iPhone 8… que aspecto terá e onde será fabricado?
Já se fala bastante no próximo iPhone. Uns dizem que é iPhone 8, outros iPhone X... não se sabe nem o nome, nem onde será fabricado. Será na China, em Taiwan ou nos Estados Unidos? Estão milhares de postos de trabalho em causa.
E o aspecto? Será com linhas tradicionais ou a Apple irá arriscar e deixar de ser aborrecida?
Hoje saíram várias notícias que dão conta de uma hipotética deslocação da produção do iPhone (ou de alguns componentes) da China para outros países. Uma das mais sonantes notícias é a suposta nova unidade fabril da Apple e Foxconn, juntamente com a Sharp, que poderá criar entre 30 a 50 mil postos de trabalho. Esta "novidade", avançada pelo chairman da Foxconn, Terry Gou, refere que a unidade nos Estados Unidos poderia sair da união entre empresas, com um investimento de 7 mil milhões de dólares, e seria dedicada a produzir ecrãs para os futuros dispositivos iOS.
Trump quer a produção do iPhone nos Estados Unidos
Esta ideia seria uma resposta ao mote dado pelo presidente Donald Trump, quando este referiu na sua campanha, como uma luta pessoal, trazer para solo americano os empregos e as empresas que deslocaram a sua produção para o exterior.
Estas declarações, e mesmo a intenção do novo presidente, vão contra o que Tim Cook afirmou anteriormente. Para o CEO da Apple, a China faz muito mais sentido como um centro de produção - não apenas porque os custos de trabalho são significativamente menores, mas também porque há um grande número de trabalhadores qualificados. Esta afirmação de Tim Cook é apenas um reforçar do que Steve Jobs havia dito anteriormente, quando, respondendo a uma pergunta de Barack Obama, em 2010, sobre o fabrico nos EUA, disse: Esses trabalhos não vão voltar.
Palavras contrárias aos actos
Apesar da possibilidade da Foxconn abraçar a produção nos EUA, a verdade é que Terry Gou tem reafirmado o compromisso de fabricar na China. Na semana passada, outro relatório afirmou que a Foxconn está a planear construir uma nova unidade de prototipagem em Shenzhen, China. Isso "ajudará melhor a Apple a criar protótipos" para futuros produtos, ao mesmo tempo que aperta a segurança.
iPhone 8 será produzido por empresa de Taiwan
Para aumentar as incertezas que envolvem a produção do novo iPhone, a publicação coreana DigiTimes dá conta que será a empresa Taiwanesa, Wistron Corp, a encarregada pela produção do próximo iPhone. As informações referem que não será um abandono total à Foxconn, isto porque tanto a empresa como outros fornecedores podem ser ainda necessários caso o iPhone 8, ou iPhone X, tenham uma procura que exceda a capacidade de produção da nova empresa.
As informações referem que, já a contar com o novo cliente, a Wistron aumentou a sua capacidade de produção de smartphones tanto na Índia como numa outra unidade que detém na China. Confrontado com estas novidades, o CEO da empresa, Simon Li, recusou-se a comentar o assunto.
Quem é a empresa Wistron?
A empresa de Taiwan, foi fundada em Maio de 2001 e dedica-se à produção de PCs, equipamentos de armazenamento, servidores, IA, networking, desenvolvimento de dispositivos para veículos eléctricos e de assistência médica, etc. Com uma facturação de 18,8 mil milhões de dólares em 2015, esta empresa tem estado no ranking da Forbes 500.
Não sendo inicialmente uma empresa dedicada aos smartphones, tem, contudo, mudado o seu rumo desde 2012. Segundo o seu CEO, é esperado que, a partir de 2017, estejam já em total disponibilidade os sectores para produção de smartphones, servidores, dispositivos IoT e desktops. Há várias apostas noutros mercados para que a empresa consiga manter o crescimento registado nos últimos anos, isto dada a estagnação do segmento dos notebooks onde a empresa era muito forte.
Mas a Apple poderá mudar de fabricante e o aspecto "tradicional"?
Segundo vários relatórios, a Apple irá abandonar o chassi em alumínio e voltar a apostar no vidro e no aço. O iPhone do décimo aniversário deverá ser uma "evolução" do iPhone 4 em termos de estrutura, isto é, deverá ter vidro na parte de trás e ter um chassi em aço. Terá linhas mais finas, um aproveitamento extremo da moldura do ecrã e novas funcionalidades na área do botão Home.
Estão já a ser avançadas várias imagens de concepção que ilustram o hipotético iPhone X:
Estas imagens, este concept, da autoria de Imran Taylor, mostra um iPhone mais fino, mais quadrado, com uma área mais agradável ao agarrar. Com vidro na parte de trás e no ecrã, como é óbvio, as dimensões parecem mostrar um modelo convencional, mas mais bem aproveitado.
No vidro de trás, as câmaras tomam uma posição vertical, ao contrário do que existe actualmente com a câmara dupla no iPhone 7 Plus e é possível ver também um Smart Connector, tal como existe no iPad Pro (um apontamento que não tem sido falado por não trazer, para já, qualquer utilidade).
Estes rumores parecem afastar a hipótese do novo ecrã ser OLED, fabricado em plástico pela Samsung Display.
Em resumo...
Adicionando os vários rumores e algumas indicações de responsáveis das empresas, a Apple poderá estar a trazer a si, de novo, um modelo inovador dentro do segmento dos iPhones, apostar noutras empresas que fabricam componentes, desligando o vínculo, por exemplo, à Samsung, apostando em empresas mais discretas mas com igual capacidade de produção para retomar a sua tradicional política de sigilo e segurança de informação sobre os seus produtos. Eventualmente, poderá deslocar para os Estados Unidos a produção de algum produto... mas não será o iPhone, pelo menos para os próximos anos.
Este artigo tem mais de um ano
Duvido muito destes rumores.
se fosse como nas primeiras imagens. seria o iphone mais feio de todos
+1
Era para ficar na prateleira independentemente das specs xD
Antes do iPhone 8 deve sair o 7s
cheira-me que este ano deverão lançar apenas um e logo o 8.
O botao de home desaparecer e ficar incorporado com o 3d touch é um passo lógico 🙂
Pq se dá crédito a mockups claramente saídos apenas de conceitos idealizados por fãs?
wwwinnnssstronnn cadeee vccc
winnnssstroooonnnnn
#naufragokkkkopssserawilson
Com as ameaças do trampa em agravar com taxas os produtos fabricados fora dos muros, provavelmente este não digo, mas os próximos serão fabricados em casa.
Já vi algures que poderá ser fabricado na Índia.
A Wistron é falada para produzir iPhones na India para o mercado indiano, não é com o intuito de substituir a Foxconn como o principal fabricante.
Por sinal todas têm sede em Taiwan
O aspecto não sei… mas onde será fabricado esta é fácil China!
“a Apple irá arriscar e deixar de ser aborrecida?”
Biased much? Diria que se na opiniao do autor a Apple e aborrecida ele deveria guarda-la para si, ou escusar-se a escrever um artigo sobre uma empresa sobre a qual não é capaz de manter um ponto de vista neutro. A bem da imagem do site…
Pedro, para terem escrito isso é porque finalmente deixaram de ser parciais.
Só as coisas da maçã é que são boas e as outras tem problemas de malware, problemas nos aparelhos, problemas em tudo. E se alguma vez alguém disser alguma coisa que seja o contrário, as virgens ofendidas aparecem logo. Se te sentes ofendido por uma verdade, pega no teu iphone e sabes onde é a porta.
Pois a mim parece-me que o autor da noticia meteu o dedo na ferida. Epá, eu já fui um consumidor da Apple, na altura que saiu o lindíssimo 4S, agora olho para os actuais iPhones e vejo… aborrecimento, tédio, quase que me deixo dormir, no entanto pego no meu S7 e a história é outra!
Eu penso o mesmo, para mim os iPhone 4, 4s, 5, 5s e o novo SE, são sem duvida nenhuma os telefones mais bonitos alguma vez produzidos, os novos, são mais do mesmo do que existe no mercado que quanto a mim são todos iguais, e demasiado finos, pois aliado ao tamanho torna um verdadeiro exercício mantê-lo na mão sem o deixar cair…..
Quanto ao restante não há nada a dizer continua a ser referência do mercado e os outros correm a trás…….comprei um telemóvel recentemente por 200 e poucos euros (pois o meu dinheiro não é só para telemóveis e um 5s ainda estava a 100€ de distancia com características muito inferiores ao meu Zenphone 3) para substituir o meu velhinho iPhone 4 (8 anos de mercado), e se o novo é incomparavelmente melhor em quase tudo, à coisas que o 4 está ainda anos luz à frente…..
Cada vez é mais difícil fazer telemóveis diferentes, ou são arredondados ou quadros.
iPhone X… Realmente era um bom nome, se fosse iPhone 7x, pois essa imagem realmente é junção do iphone 7 com o one plus x. Como o OnePlus X é parecido com o iphone 4, a Apple está indiretamente a copiar o design do 4 para o novo “iphone x”
A imagem é de alguém, não é oficial. E ainda bem.
Se resolvessem os problemas que ios10 tem… é que era de valor.
Sim, porque eles claramente largaram o seu trabalho para vir escrever um artigo no Pplware. Boa lógica
que problemas tão graves no iOS10 te levam a escrever uma coisa dessas?
Venho ler notícias aqui e às vezes fico a pensar que lógica é que tem fazer um artigo que afirma coisas ilógicas.
Então , faz algum sentido noticiar que uma empresa vai dum ano para o outro mudar a produção toda e cessar o uso das actuais contratadas?
E desde quando o local de produção é considerado um”rumor” acerca dum produto?
Zero sentido.
E ler? É que a Apple, tal como está referido, procura sempre parcerias novas. Já dependeu da Samsung nos processadores, hoje tem outros parceiros. Já dependeu de outras empresas nos mais diversos componentes, e hoje já não tem essa dependência.
Agora, tal como refere o texto, poderá…. leia nem, poderá deslocar a sua produção para outra empresa, esta em Taiwan. Mas poderá também mudar de fornecedor dos ecrãs, a Sharp não é estranha à Apple.
Leia bem e perceba que onde há fumo… há fogo 😉
De acordo, já o fizeram e fa-lo-ão mais vezes. Nunca pus isso em causa. A questão que levantei mantém-se.
Penso que a Apple vai de qualquer modo criar um modelo baseado no Samsung Note7 uma vez que este saiu do mercado. :):):)
lindo , tirando esta parte e como sempre a bombar, sem problemas técnicos, … possivelmente tenho sorte com 3 pessoas em casa, foram todas mudando da concorrência para iPhone…
Desde que tirem a enorme moldura que actualmente os iPhone 7 têm… Até porque mais feio e aborrecido do que são estes modelos deve ser bastante difícil!
Esta noticia não ter a mínima credibilidade, são puras invenções! Provavelmente de hostes que único desejo é verem a queda da Apple, contudo isso nunca irá acontecer.
É preciso ser demasiado faccioso, com uma tremenda falta de visão, de péssimo gosto e de uma tremenda falta de respeito!!! Para escrever “a Apple irá arriscar e deixar de ser aborrecida?”, na minha opinião a pplware não deveria permitir pessoas destas escreverem na sua edição.
pplware, apontem, dizer a verdade é serem facciosos… enfim!
Mas até te digo mais, eu como utilizador Apple, que tem tudo o que é produto Apple… e que conheço a Apple desde…. sempre.
A Apple está aborrecida, está a produzir sem a qualidade do passado e está sem o brilho que a caraterizou desde a sua aparição. Falta rebeldia e posição dominante….
Se me conseguires contradizer… força.
Pese essa verdade, ainda é aquela empresa que mexe no mercado. Mas já mexeu muito mais.
Caro Marco, fica o desafio para me contrariar, não só pela frase que citou mas também pela minha opinião pessoas deixada aqui neste comentário.
PS: o pplware é hoje um dos mais preponderantes sites de língua portuguesa, por esse motivo, porque escrevemos só a verdade… doa a quem doer 😉
Os meus cumprimentos.
Nem mais!!
+1
“Falta rebeldia e posição dominante”
Só pode estar a brincar Sr Vitor!!!…
Uma empresa que foi contra o governo americano no caso de desbloqueio do tlm em que envolvia a violação de privacidade e onde a empresa mantém o principio de proteger os seus clientes… mesmo assim mandou o caso para “opinião publica” Mais rebeldia? os casos das violações de patentes que não deixa passar em branco?…
Uma empresa que faz com que os concorrentes andem sempre atrás como é o caso do lançamento do Iphone 5s em que saiu com com o leitor de impressões digitais, no 6s deu-nos o force touch, estes são alguns que me veem a cabeça… já para nem falar no seu software credível/confiável que o senhor deve conhecer que nos dá facilidades no dia a dia. mais dominante?
É lamentável alguém que se diz conhecer a apple desde sempre e achar que existe perda de potencial…
talvez o senhor queira dizer grande numero de concorrência atrás!… que d’antes não havia!…
Ir contra o governo não é o que se está aqui a referir. Isso é tudo para “inglês ver”. Esquece isso, vamos a coisas práticas. Não te percas em coisas que só servem para desviar a real atenção: inovação de produtos, de funcionalidades. Isso sim, agora patentes e afins… não percas o norte.
Quando falas do iPhone 5S… só me estás a dar razão. Recuaste bem lá atrás para ver uma… vá, três no limite. E daí em diante? Onde está o WOW? Sim, adoro os produtos e o desempenho das minhas ferramentas… mas falta a rebeldia de ser ousado, de ter algo mais. De ter forma de guardar segredo, de não mostrar tudo, falta o que no passado, como referiste e bem, havia.
Lamentável é tu não teres o foco… é contentares-te com pouco 😉 isso é lamentável e nem “parece teu”. Eu já não sou assim, mesmo gostando das marcas, eu quero é usar e não amar.
Concorrência? Não conheces a história da Apple 😉 vai ler e depois falámos.
em vez de se dar importância à critica, devia-se conhecer e explorar o que temos de novo! e lembre-se disto e certamente há-de-me dar razão “os maiores críticos da apple que conheço, são os que nunca lidaram com iOs”, mac, iphone… o que for.
Nada, mas nada em smartphone algum é lançado sem que seja explosão no iphone primeiro! dei-lhe os exemplos mais recentes das linhas iphone até porque a apple faz lançamentos 1x por ano, por isso não pode haver muitas mais mudanças certo?
Lembre-se que se há empresa inovadora, esta é a apple!
É a minha opinião, vale o que vale, e para mim, enquanto se aguentar e andar na boca do povo está muito bem!
Sou o primeiro a criticar (não é a dizer mal, acho que está a confundir) a Apple. Mas garanto-lhe que sou utilizador há anos dos seus produtos, conheço de trás para a frente os sistemas e lido com tudo todos os dias. Por isso dou-me ao direito de criticar. Aaaa e sou um bom cliente… preciso das ferramentas para trabalhar.
A sua opinião é necessária. Obrigado.
A Apple não tem arriscado em inovação. Tem sido claro, para mim. Isso tem cabido aos concorrentes. Tem acontecido que quando implementa o faz bem e cria standards no mercado. Alguns caracterizarão isto como inovação outros como melhorias. Para mim, a melhor excepção foi a touch bar dos macbook.
Seria brilhante que se estreasse neste ano de aniversário, com um smartphone/tablet dobrável, mas a tedência diz-me, com pena, que se continuarão a fixar em detalhes fundamentalmente estéticos.
Smartphone/tablet dobrável?! Depois a Apple teria de pagar royalties e a Apple não quer isso.
A Apple anda a tirar conectores para evitar pagar royalties a terceiros, e agora ia fazer uma coisa que iria pagar do belo aos outros (aka Microsoft)?
Sem falar na estética, a perda de qualidade é evidente, por experiência própria afirmo que o 5s e 6s, a captação de rede é claramente mais fraca, do que no 4.
E não é defeito é feitio, é um telemóvel que não é telemóvel em zonas menos favorecidas de rede.
O ios 10 continua a gastar bateria que é coisa louca, o auricular bluetooth continua a perder a ligação, e bloqueia o telemóvel durante as chamadas.
Não era isto que esperava quando gastei 700€ num telemóvel.
Procura alguns ajustes, ou no software ou no nosso de utilização.
Não foi essa a minha experiência é não é a de vários amigos meus, pelo que algo pode estar mal. Ou nas definições, hardware ou nas expectativas.
Onde se lê nosso era”modo”.
Não há nada a fazer, 2g, 3g é igual, vodafone, meo, é igualmente proporcional a captação.
No meu caso que que vivo numa zona com pouca rede, a diferença do 4 para 5s e o 6s é entre ter pouca rede, ou não ter rede.
Não há nada a fazer, 2g, 3g é igual, vodafone, meo, é igualmente proporcional a captação.
Não há nada a fazer, 2g, 3g é igual, 91, 96, é igualmente proporcional a captação.
Isso parece-me ser defeito ao nível do utilizador.
Não vão por aí, isto porque ainda em termos de sistema operativo e dada a sua arquitectura, tudo é mais fluído, mas bem desenhado, mais rico em pormenor e cor. Mas isso nem é o que está em causa, porque actualmente se a Apple não lançar alguma “moda ou tendência” o mundo parece que fica em estado latente.
Sim é verdade que dada a essa falta de arrojo, outras marcas tentaram posicionar-se na frente, mas não conseguiram propriamente trazer novidade, muito menos marcar o segmento dos smartphones.
A Apple tem um ambiente protegido, não tem concorrência no seu sistema operativo, não tem concorrência no que toca a uma legião de consumidores que gostam de usar os dispositivos, uma legião dos que amam a marca e uma legião dos que vêem na marca competência. Os outros não têm isso, mas isso só prova que a Apple está a dormir um sono bom á sombra da bananeira.
Procura esta frase no Google: Tim Cook made Apple ‘boring operations company”… depois conversamos e verão que não é só a minha opinião.
wiko HIGHWAY PURE …. ??!?!?
foi a primeira coisa que me veio a cabeça quando vi aquelas imagens
frame aluminio e telefone muito fino
lol
Era bom que a Apple inovasse alguma coisa, porque nestes ultimos anos é só tédio.. Aquilo pareceu me um Huawei não sei porque, talvez por ser mais quadrado ou talvez queriam seguir a tendência do próprio IOS.. (quadrado)
O iPhone tem que voltar basicamente aos modelos 5 e 5s, esses sim, são os verdadeiros iPhones com a estrutura em aço e aquele género de moldura com classe, hoje os iPhones, 6, 6s, 7 e creio que o 8 com estas molduras em alumínio arredondado mais parece um Samsumg, estão a andar para traz em termos de estetica, o 4 e 5 sim, tinham classe e cunho de verdadeiros iPhones, de resto são máquinas extremamente avançadas e fáceis de manejar. Eu gosto dos iPhones excluindo a caixa como a traz disse.