iOS 18.3 beta 2 já está disponível para programadores
O iOS 18 vai receber mais um incremento com a chegada do iOS 18.3. Para já sabe-se que há algumas, poucas, novidades. O que ainda não se sabe é se é nesta que o Apple Intelligence chega à UE, mais concretamente aos utilizadores de Portugal.
iOS 18.3 beta 3
Depois de uma pausa de três semanas para as férias, a Apple voltou a lançar o iOS 18.3 beta.
Esta nova beta está agora disponível para os programadores de testes beta antes do seu lançamento previsto para o final deste mês.
Conforme pode ser visto no site developers.apple.com, o iOS 18.3 beta 2 apresenta o número de compilação 22D5040d. A empresa de Cupertino ainda não lançou uma nova beta pública, mas esperamos que seja nesta beta a abertura para os testers.
Não havia muitos novos recursos ou alterações no iOS 18.3 beta 1, como tal, não era esperado que o iOS 18.3 beta 2 fosse diferente.
A atualização concentra-se em correções de bugs e melhorias de desempenho e não inclui novos recursos do Apple Intelligence.
- Suporte para aspirador robô na app Casa
- Ícone ajustado para a aplicação Image Playground
- Correções de erros na API de ferramentas de escrita e nos Genmoji
- Já é possível iniciar sessão na aplicação Feedback utilizando o Face ID ou o Touch ID
- O ícone do menu Controlo da câmara na página Acessibilidade das Definições suporta agora o modo escuro.
E correções?
Foi corrigido um bug na app Calculadora. As operações repetidas estão novamente disponíveis após a remoção no iOS 18. Isto porque, quando a Apple lançou o iOS e o iPadOS 18 em setembro, as atualizações trouxeram mudanças grandes e pequenas para uma grande variedade de aplicações do sistema. E a Calculadora foi uma delas.
A Apple introduziu pela primeira vez a aplicação Calculadora no iPad, mas também aproveitou a oportunidade para fazer algumas alterações na aplicação no iPhone. No entanto, nem todas estas mudanças foram bem recebidas.
Uma alteração negativa, em particular, foi a remoção do suporte para operações repetidas. Anteriormente, ao realizar um cálculo, era possível pressionar repetidamente o botão de igual para executar cálculos adicionais.
Por exemplo, se introduzisse 3 x 6 e pressionasse o botão de igual, veria a resposta, 18. Mas, ao pressionar novamente o botão de igual, 18 seria multiplicado por 6 novamente. O resultado, 108, poderia ser multiplicado por 6 mais uma vez com outra pressão no botão de igual.
O iOS 18 removeu este comportamento, mas agora foi restaurado no iOS 18.3 beta 2. Assim, pode pressionar o botão de igual repetidamente para realizar novas operações, tantas vezes quanto desejar.
Mais versões beta 2
Além do iOS 18.3, a Apple lançou também a beta 2 para macOS Sequoia 15.3, visãoOS 2.3, tvOS 18.3, watchOS 11.3 e HomePod 18.3.
“ainda não se sabe é se é nesta [versão iOS 18.3] que o Apple Intelligence chega à UE”, para os iPhones compatíveis.
Do que se sabe, continua tudo na mesma. Em junho, a Apple tinha anunciado que na UE seria adiada, por “incertezas regulatórias” relacionadas com a Lei de Mercados Digitais da UE. Em outubro confirmou que seria em abril de 2025. Ou seja, provavelmente no iOS 18.4.
Os utilizadores da UE puderem usar os recursos que foram sendo disponibilizados:
– com o iOS 18.1 (outubro) – se tivessem uma Conta Apple dos EUA e as configurações de Idioma e Região do dispositivo estivessem definidas para o inglês dos EUA.
– com o iOS 18.2 (dezembro) – a Apple expandiu o suporte ao inglês de várias regiões, incluindo Irlanda, Austrália, Canadá, Nova Zelândia, África do Sul e Reino Unido
Diz-se que, em recursos, a Apple Intelligence passou de 4GB no iOS 18.1 para 7GB no iOS 18.3
A entrada de Trump pode mudar as coisas. Pelo menos as empresas estão convictas disso. 😉
As tecnológicas dos EUA estão é com medo das taxas aduaneiras que Trump ameaçou (de 25% com o Canadá e o México, mais 10% com a China e taxas com a Europa conforme as compras que fizer de gás natural aos EUA). O que disseram no CES 2025:
“As tarifas sobre produtos de tecnologia podem levar a um declínio de US$ 90 a US$ 143 mil milhões no poder de compra do consumidor dos EUA.
As compras de laptops e tablets podem diminuir em até 68%, o consumo de consoles de jogos pode diminuir em até 58% e o consumo de smartphones pode diminuir em até 37%.
O setor de tecnologia é o motor económico da América, impulsionando a inovação global e a criação de empregos. As tarifas são um imposto sobre empresas e consumidores americanos. Instamos a administração e o Congresso a priorizar uma Agenda de Inovação que promova o crescimento.
A retaliação de nossos parceiros comerciais aumenta custos, interrompe as cadeias de suprimentos e prejudica a competitividade das indústrias dos EUA. A política comercial dos EUA deve proteger os consumidores e ajudar as empresas americanas a ter sucesso globalmente.”
Rezam a todos os santinhos para se tratar de ameaças negociais e que não vão para frente.
https://www.ces.tech/press-releases/us-tech-industry-forecasts-record-sales-tariff-threats-loom/