iOS 17: descarregar e utilizar mapas offline com o novo Apple Mapas
A Apple apresentou o iOS 17 e com ele chegam muitas novidades. Entre elas está a possibilidade do utilizador poder descarregar e utilizar mapas offline. O novo Apple Mapas aproxima-se cada vez mais do Google Maps e esta novidade é mais um passo nessa perseguição ao concorrente. Hoje mostramos como usar um mapa sem necessidade de ligação à internet.
A plataforma de Mapas da Apple melhorou muito na última década, mas uma área que sempre faltou foi o uso offline. O Google Maps e outros permitem que o utilizador descarregue mapas para ficarem disponíveis offline durante muito tempo. Agora, no novo iOS 17, a empresa de Cupertino vem colmatar esta lacuna.
O Apple Mapas permite descarregar uma região do mapa para armazenar no dispositivo para ser utilizada quando não existe uma ligação de internet ou o utilizador não permite gastar dados móveis.
Apple Mapas com mais recursos
Os mapas offline são úteis quando viaja para o estrangeiro, mas também em casa, ou dentro de edifícios quando há problemas de ligação à rede. Se viaja frequentemente através de pontos mortos de rede móvel, especialmente em zonas mais remotas e áreas suburbanas, ter mapas disponíveis offline é uma boa prática, para nunca deixar de saber onde está e para onde vai.
Com o Apple Maps no iOS 17, pode guardar uma região do mapa localmente no seu iPhone. Desde que se mantenha dentro dos limites do mapa descarregado, pode obter direções passo a passo totalmente offline; para conduzir, caminhar, andar de bicicleta, para o trânsito. Pode também deslocar e ampliar o mapa na aplicação Mapas, sem ter de esperar que o mapa carregue. Os mapas offline também incluem dados de PDI, como horários de funcionamento.
Outra boa novidade é que os mapas da Apple descarregados para o iPhone também estarão disponíveis no Apple Watch, quando o iPhone emparelhado estiver por perto. No entanto, o relógio não pode descarregar mapas diretamente.
Como descarregar um mapa offline no iOS 17
- Para descarregar um mapa, prima o seu avatar no painel e prima o novo botão Mapas offline.
- Selecione "Descarregar novo mapa".
- Procure a área que pretende transferir. O iOS sugere automaticamente a sua área de residência.
- Na pré-visualização, pode refinar os limites e a aplicação indica-lhe o espaço de armazenamento necessário para guardar o mapa.
- Prima o botão "Transferir" para confirmar e o mapa aparecerá na lista Transferidos.
Como é óbvio, quanto maior for a região, maior será o tamanho da transferência. Pode repetir o processo e descarregar o número de regiões diferentes que necessitar. O que também é bom é que os mapas offline não são uma imagem estática única; serão automaticamente atualizados com as últimas alterações, quando estiver disponível uma rede.
Por predefinição, os downloads são efetuados apenas através da rede Wi-Fi. Pode alterar a definição para descarregar também através do iPhone.
Modo apenas offline
Com um mapa descarregado, quando não houver uma rede disponível, o Apple Mapas utilizará o mapa descarregado, se aplicável à sua localização atual. Quando a internet está disponível, o Mapas procura sempre dados através da rede para inserir informações como o trânsito em tempo real.
No entanto, pode forçar a aplicação a utilizar apenas o conteúdo do mapa descarregado. Para tal, no mesmo painel de definições descrito acima, ative a opção "Usar apenas mapas offline".
Este é mais um passo para a Apple alcançar o seu concorrente que já não está longe. Aliás, em várias ferramentas está já melhor que o serviço da Google.
Este artigo tem mais de um ano
A sério? Mais uma inovação da Apple.. Daquelas como sempre fazem, 10 anos depois da Google consegue fazer isso? A sério? Mesmo? Isso é algo de enaltecer? Para mim é objeto de ter e vergonha como o dinheiro que ganha só entregar isso agora.. Vergonha vergonha maçã podre
Tanta frustração por não teres um iphone? Também já conheci pessoal que passou por isso mas não desanimes. Na vida há quem tem iPhone e depois há os xiaomis, a classe baixa de camponeses também e importante numa sociedade
Compraste o teu a 24 ou 36 meses ? É que a maioria dos ifoge são comprados a crédito. Eu da classe baixa tenho um xiaomi,,,com 4 anos e está aí para as curvas, chega e sobra para o que preciso mas lá está, não me dá o estatuto do ifoge. Entretanto tenho algumas coisinhas de classe baixa que os “estatutos” dos créditos não têm, uma A7R, PS5, Gopro11, Vr2, Sim Racing Cockpit com o respetivo Fanatec, mota, carro….tudo a pronto visto que os camponeses de classe baixa não têm acesso a crédito.
Quem usa um Xiaomi com 4 anos porque acha que “está aí para as curvas “, não é definitivamente um potencial utilizador de iPhone … nem tem forma de compreender . Como está o seu telefone ao nível de CVEs ? Impecável e “para as curvas” decerto …
Em relação ao Maps, a Apple precisa de melhorar ainda mais a app – a da Google É MELHOR … (espero não ser expulso do clube Apple como os utilizadores de Android parecem ser , se falarem bem de um iPhone )
Realmente dá vontede de rir e antes da Google ja a Microsoft fazia no Windows Phone, para melhor. Ainda hoje é melhor.
O iphone também faz isso ha anos com apps da google, here we go entre outras. Your point ?
Sem defender/atacar ninguém… O Waze da Google ainda não suporta mapas offline.
Sem defender/atacar ninguém… O Waze da Google JÁ suporta mapas offline. Ora vê no link abaixo:
https://pplware.sapo.pt/truques-dicas/usar-waze-em-modo-offline/
Sim, não tem a informação ode trânsito, mas por razões óbvias…
Claramente isto é gozo ainda para mais vindo de um admin. Além de ser necessária internet ao definir a rota, não é uma solução como fazer download de uma porção do mapa. Alguém que usa o waze todos os dias olha para esta resposta como uma clara tentativa de gozo
Fazes questão de interpretar da pior forma possível e por isso não posso fazer nada. Não foi e nem será essa a minha postura ou intenção.
Sim, o Waze tem modo offiline. Aparentemente não é da forma como querias, mas isso não temos culpa.
Posto isto… continuo na minha, há e pode ser usado. Quanto à tentativa de gozo, repara que o barrete só te serviu a ti.
Um bom fim de semana.
App third-party, ok. Nada a ver com o iPhone.
Que só por acaso tem origem na já citada Microsoft através da aquisiçao da Nokia.
E só o cheiraste após 2016 qd a Nokia, entretanto descartada pela MS, vendeu a divisão Here à Audi, BMW entre outras.
A
O Googlemaps só permitiu mapas offline bastante mais tarde e no entanto ainda hoje é imperfeito pois não descarrega por fronteiras.
Fico curioso para perceber as reais capacidades desse inovador sistema de mapas offline da Apple 12 anos após o surgimento dessa possibilidade no meu 1⁰ Lumia.