Pplware

iOS 12.1 traz gestão da bateria e limite de desempenho ao iPhone X e iPhone 8

Depois de todos os problemas que a Apple teve com o iPhone 6S e o abrandamento deste para evitar problemas de baterias, o iOS passou a incorporar um controlo manual para ativar ou desativar estas funções.

Não se esperava que este mecanismos de controlo fossem aplicados nos modelos do ano passado, mas a verdade é que o iOS 12.1 agora lançado trouxe para o iPhone X e para o iPhone 8 estas medidas para garantir o melhor desempenho.


Quando, com o iOS 11.3, a Apple apresentou esta novidade, declarou na sua página de suporte que os mais recentes modelos não precisariam destas limitações, pois estes equipamentos “usam um projeto de hardware e software mais avançado que fornece uma estimativa mais precisa das necessidades de energia e da capacidade de energia da bateria”.

Assim, apenas os modelos anteriores, nomeadamente o iPhone 6, 6S e 7, estavam a usar estes mecanismos que limitavam a utilização da bateria através da imposição de um limite de desempenho.

O estranho, e que foi agora detetado, é que a mais recente versão do iOS traz para estes equipamentos mais recentes, com apenas 1 ano de utilização, estes limites que as versões mais antigas já tinham presente.

Com esta mudança, a Apple acaba por contrariar as suas palavras e mostrar que afinal estes equipamentos podem também vir a padecer dos mesmos problemas de bateria que os modelos anteriores.

A própria página de suporte foi alterada e deixou de referir o iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X como estando imunes a este envelhecimento das baterias e ao seu controlo.

Agora, a Apple refere que no caso do iOS 12.1 e do iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X, a gestão do desempenho poderá ser menos óbvia devido ao hardware e software mais avançados.

Todo este processo limite de desempenho aconteceu no ano passado e iniciou-se com a descoberta de um utilizador doo Reddit. O caso escalou rapidamente e a Apple viu-se obrigada a admitir que estava a aplicar esse limite de desempenho e a dar aos utilizadores a possibilidade de o desativarem no iOS.

Recentemente a Apple foi multada por uma entidade governamental italiana, precisamente porque abrandou os seus equipamentos sem notificar os utilizadores. A multa atingiu os 10 milhões de euros.

Tendo estes equipamentos apenas 1 ano, não se sabe ao certo o impacto que a degradação da bateria possa estar já a ter. No entanto, a Apple parece estar a preparar-se ativar estas medidas e assim evitar problemas num futuro próximo.

Exit mobile version