iOS 10: Utilizadores vão poder registar-se como dadores de órgãos
A Apple prepara-se para dar ao iOS 10 e aos seus dispositivos móveis uma novidade que será do agrado de todos. Em Setembro, quando esta nova versão chegar à sua versão final, os utilizadores vão passar a poder registar-se como dadores de órgãos.
Este era um desejo de Tim Cook já com vários anos e que agora está prestes a tornar-se realidade.
O homem forte da Apple anunciou numa recente entrevista à Associated Press que será já a partir de Setembro que os utilizadores do iOS 10 vão poder começar a registar-se como dadores de órgãos, podendo assim salvar vidas.
A novidade vai estar integrada na aplicação Saúde, que contará com um novo botão para que o registo seja feito, facilitando todo esse processo. Ao usarem esse botão vai ser feito um registo directo na base de dados do serviço de saúde norte-americano. Como é natural, esta opção estará apenas disponível para os utilizadores dos Estados Unidos, mas a Apple poderá alargar mais tarde a outros países e a outros sistemas de saúde.
A origem da ideia dos dadores de órgãos
A ideia de Tim Cook surgiu depois de tomar contacto com o difícil processo que foi o encontrar um fígado compatível para Steve Jobs e os tempos de espera que este teve de passar, em 2009.
A intenção da Apple é alertar os seus clientes para este problema e facilitar o seu registo como dadores de órgãos, recorrendo apenas à app Saúde e a um botão.
Outras iniciativas para dadores de órgãos
Apesar de muito importante, este passo da Apple não é pioneiro. Já desde 2012 que os utilizadores norte-americanos do Facebook podem registar-se como dadores de órgãos, num processo também simples.
Na altura em que esta opção foi disponibilizada, Mark Zuckerberg referiu também que a inspiração veio do processo pelo qual Steve Jobs tinha passado, na sua luta contra o cancro do fígado, que acabaria por levar à sua morte.
Este artigo tem mais de um ano
Desde já há bastante tempo que nos países civilizados como Portugal todos são automaticamente dadores, excepto se optarem explicitamente por não ser.
Em Portugal, vigora o «consentimento presumido», que prevalece «na generalidade» dos países europeus. Ou seja, um português é dador, a menos que vá ao centro de saúde inscrever-se no Registo Nacional de Não Dadores.
VERDADE.
Isto em Portugal valeria ZERO. Porque estamos muito mais avançados que os Estados Unidos nesta matéria.
Sempre que há órgãos disponíveis de uma pessoa que morreu há pouquíssimo tempo ou que está prestes a morrer (seja porque circunstância for), é automaticamente dador, se naquele momento alguém no país estiver a precisar.
Portanto, tecnologia ZERO para Portugal esta.
A APPLE é que pensa que por criar 2 ou 3 coisas novas, já é pioneira e diz logo que é a melhor do mundo, enfim.
Apple pensa?
Só ódio nesses dedos!
Quem disse que isto foi feito de propósito para Portugal?
O que disse é que a APPLE diz meia dúzia de coisas, nas convenções e apresentações em que apresenta novos modelos de iphones, ipads, e ios, e sempre que refere alguma coisa nova, diz ser a melhor do mundo, bla bla bla. Quando muitas vezes até já existem coisas semelhantes noutros serviços ou aparelhos. Isso tenho que admitir, que irrita já um bocadinho…
E não, não sou hater nenhum da apple, até porque tenho o famoso ipod 30 GB branquinho, e gosto muito…
A Apple nem disse nada, para tua triste informação.
Os iHaters como tu é que é uma coisa triste de se ver, e está a Internet cheia deles.
Há, e BTW, nos EUA, este “coisa” está ligada a um programa que eles têm, o sistema de saúde dos EUA não é como Portugal. Alguma marca que tenha esta ligação? Não, pois não!
O mundo não acaba em Portugal.
Fear the human centipad. Cada vez mais perto da realidade lol
“…será do agrado de todos.” ui ui ui! muito cuidado a vender este peixe, quem se anuncia como dador de orgãos tenha em mente que certas mafias ao ter acesso a essa informação vão-vos tornar alvos para colheira de orgãos para vender no mercado negro, serão alvos de “acidentes” ou até raptos, isto acontece todos os anos, tenham medo.
Daí que esta informação é directamente enviada para os registos nacionais de doadores, que são confidenciais.
Não há nada confidencial nos tempos de hoje, acorda!
Mania da perseguiçao David 🙂
ser dador de orgãos não torna ninguém em alvo preferencial para essas mafias, apenas está a declarar como é que deseja proceder em caso da sua morte nos hospitais.
Se estás assim tão preocupado questiono se sabes que és, como português, automaticamente um dador de orgãos até que te declares como não dador.
Falsa sensação de segurança nos numeros, vou já declarar-me não dador, vai tudo para o forno quando falecer.
continuas sem explicar a tua teoria da preferência das máfias. Controlam os hospitais, a lista de transplantes?
A Mafia controla muita coisa até governos, é preciso explicar mais?!
agora até controla os governos! Mas se controla os governos pode esconder tudo, não precisa da lista de dadores para nada, basta escolher um pobre coitado que lhes dê jeito.
E quando precisares? Vais buscar ao forno?
Quando precisar faço-me de forte, mas será muito provável que venha a necessitar, temos que viver inteligentemente, investir na saude para não gastar em remendos.
uando precisar faço-me de forte, mas será muito pouco provável que venha a necessitar, temos que viver inteligentemente, investir na saude para não gastar em remendos
Sim, não comes nada, não bebes nada, não respiras, não estás sujeito a qualquer tipo de radiação, não tens predisposições genéticas… fia-te na virgem e não corras!
E é preciso declarar-se dador para ser alvo da máfia?
“Não é dador? Então pedimos desculpa pelo rapto, vamos já libertá-lo”
U made my day
Não limbus é mais assim: “Ai pertences a uma minoria a que ninguem liga e és dador?! vais sofrer um acidente ou rapto que nem sabes o que te aconteceu!”
e pagam aos médicos e enfermeiros no hospital onde morre para olharem para o lado ou até fazer a recolha, não é?
Isso e muito mais, a realidade supera a ficção todos os dias, nem queiras saber a realidade a fundo sempre poupas muita da tua sanidade e ficas com medo de ter filhos.
Não será mais fácil cagarem para a tua vontade de doar ou não, raptar-te e tirarem os órgão que precisarem?
Não é que queira dar ideias, mas é mais fácil e barato.
@ David, não parece que tenhas poupado na tua sanidade. O mercado negro não anda atrás de listas de dadores para matar alguém, nem tem um hospital inteiro à sua mercê para aproveitar o alvo depois do crime sem ninguém cá fora saber.
Pronto, este agora lei isto no Facebook Brasileiro, vai agora andar a propagar como se fosse verdade…
Ridículo!
Não tenho facebook, ridiculo!
Não, porque as máfias ainda te vão apanhar!
Brinca brinca, tens filhos? tem medo!
O que nao vale alguém vir até cá para fazer a malta se rir um pouco.
iOS 10: Utilizadores vão poder registar-se como dadores de…hardware…
E assim nasceu o Android.
Em Portugal tem de ser o inverso. Ou seja dar a opção de ser “Não doador de orgaos”
Segundo a nossa lei, somos todos doadores. Para não ser doador temos que pedir para não o ser….no centro de saúde?
Não entendi a noticia …. Mas sou dador onde ?
talvez se pplware fosse fazer uma busca na legislação portuguesa, evitava traduzir esta não noticia.
“Como é natural, esta opção estará apenas disponível para os utilizadores dos Estados Unidos, mas a Apple poderá alargar mais tarde a outros países e a outros sistemas de saúde.”
Diz lá, não é necessário ir ver a legislação neste sentido, até porque ela é clara e pode ajustar-se ao que a Apple tem para oferecer.
A saber:
Qualquer pessoa, ao falecer, é um potencial dador de órgãos ou tecidos para transplante, desde que, em vida, não se tenha manifestado contra esta possibilidade, nomeadamente através de inscrição no Registo Nacional de Não-Dadores. (No caso de se tratar de uma pessoa menor de idade ou mentalmente incapaz, é válida a vontade de quem detenha o poder paternal)…
in http://bit.ly/29lGFUz
Ora, com a app da Apple, a pessoa pode também em Portugal ter informação relativa, embora noutros países seja mais relevante que noutros.
Assim fica mais completa a informação sobre o artigo. Nem todos os portugueses sabem que são dadores de órgãos, salvo se não se tenham manifestado contra esta possibilidade.
“Como é natural, esta opção estará apenas disponível para os utilizadores dos Estados Unidos, mas a Apple poderá alargar mais tarde a outros países e a outros sistemas de saúde.” Pois aí seria noticia em Portugal .
Obrigado, pois a tua resposta deu enquadramento ao artigo
Por favor utilizadores da Apple, façam-no já, façam-no o quanto antes. Já todos sabiamos que vocês são seres úteis e todos gostamos de vocês aqui no planeta.
Apple, who cares?
You !
li nos termos de serviço da Apple, que será para todos os órgãos excepto o cérebro
Off topic. A Spotify já venceu a Apple, ninguem tinha percebido, mas eu explico:
Eles nao podiam promover na app iOS que a subscrição pode ser feita fora da app.
Agora submetem a app novamente sem esse aviso.
Entretanto o mundo inteiro ficou a saber que era possível.
https://pplware.sapo.pt/apple/apple-responde-spotify-procura-tratamento-preferencial/#comment-1711742
Ai sim?
http://i.imgur.com/MHHJhh4.jpg
meu caro Tony, a Spotify já fazia promoção disso em muitos outros locais, e se reparares bem a maioria das notícias nem se centram, nem explicam bem o facto de já ser possível fazer subscrições fora da loja, falam isso sim na Spotify reclamar da Apple a estar a prejudicar e querer acabar com o pagamento de 30% à Apple, como se pode até constatar nos teus primeiros comentários às notícias.
O que a Spotify ganha é publicidade a si própria e fazer passar a Apple como o mau da fita com as várias insinuações que disse em púbico.
Antwin, o que tu sabes sobre o mundo mobile não é o que a média sabe. E não ha como uma boa polemica, sobressaí nas notícias aos mais distraidos
e como é que os distraídos vão saber o que estás dizer se esse pormenor nem aparece na maioria das notícias que lêem?
a informação está no site da Spotify e muitos daqueles que têm iPhone já chegaram a receber emails a informar.
Mas a verdade é que para andar com um iPhone é preciso vender um rim…
Mas eu em Portugal já sou dador, será que vou poder comprar um iphone mais barato …