iMac Pro – O Mac mais poderoso de sempre
Foram muitas as novidades que a Apple apresentou na WWDC em São José, na Califórnia. Tim Cook referiu no início que esta seria a melhor WWDC de sempre, e não desiludiu.
Sabia que este ano vai chegar o Mac mais poderoso de sempre? Vamos conhecer o novo iMac Pro.
De acordo com a própria Apple, o novo iMac Pro é o Mac mais poderoso alguma vez criado. O desenho e construção deste equipamento obrigou a muita engenharia de forma a que a máquina não viesse a sofrer de sobreaquecimento. Segundo a Apple, esta máquina garante 80% melhor refrigeração, comparativamente ao modelo anterior, não fugindo muito do design.
Qual o hardware?
O novo iMac Pro é provavelmente uma das máquinas mais poderosas construídas para venda ao público. Com um generoso ecrã de 27" retina 5K, este equipamento pode vir com um processador Xeon até 18 cores (estando disponível também nas versões com 8 e 10 cores).
Ao nível da GPU esta máquina vem com a nova e avançada Radeon Pro Vega, da AMD, que garantirá o melhor processamento de imagem. De acordo com a Apple, é possível ter mais dois ecrãs 5K ligados em simultâneo. A performance da GPU ronda os 22 Teraflops.
Em termos de memória de armazenamento, o novo iMac Pro tem suporte para drives até 4TB SSD e até 128 GB de memória ECC.
Em termos de interfaces, esta máquina vem com quatro portas Thunderbolt 3, podendo ligar-se até dois arrays RAID de alta performance.
Ao nível da rede, o novo iMac Pro traz já uma interface com suporte para 10 Gbps.
Preço e disponibilidade
Esta super máquina estará disponível no final do ano, em dezembro, com preços desde os 4.999 dólares. Esta será, sem margens para dúvidas a máquina mais poderosa alguma vez desenvolvida num espaço tão exíguo.
Este artigo tem mais de um ano
BTW este macpro ja suporte VR? 😀
essa grafica é +/- igual a uma gtx 1080, a partida sim.
Podes explicar isso, se a GPU ainda nem sequer saiu em lado nenhum?
Comparando os terá flops exclusivamente,
Comparando flops?
Os da 1080 a single precision são de 9, esta faz 22, é comparável?
Além disso esta faz 11 TFLOPs em double precision, uma 1080 não faz nada!
estava com a ideia que eram 11 em double e não em single (e estava a referir me a ti que é 11.3)
@Helder @rjSampaio
De notar que os FLOPS mencionados são uma medida teórica e não prática. Não são obtidos fazendo uso de um benchmark (sintético ou outro).
Dou como exemplo os FLOPS de single precision do Titan Xp. Sabemos que esta executa duas operações por cada instrução FMA por cada núcleo CUDA por cada ciclo. Ora a Titan Xp possui 3840 núcleos CUDA a com uma frequência de 1405 MHz. Logo 2*3840*1405*10^6=10790,4 GFLOPS. A GTX 1080 Ti têm 10608,64 GFLOPS. A diferença em ambos é aproximadamente 1,7%, no entanto a diferença de performance entre estes ronda os 8%.
Quando sair os processadores Radeon RX Vega e estes forem analisados minuciosamente poderemos ter alguma ideia da performance do Radeon Pro Vega.
A ver se realmente não vai ter problemas de sobreaquecimento, assunto já conhecido da Apple.
“Esta será, sem margens para dúvidas a máquina mais poderosa alguma vez desenvolvida num espaço tão exíguo.”
O Quê?… desculpa mas não consigo perceber!
… a mais pode quê?… não, não pode…
lulz xD
Já lá vai o tempo em que o Steve Jobs anunciava e era possível comprar num prazo de 10 dias. Agora o anúncio público é em Junho e sai para o mercado em Dezembro.
Sou user Apple há 15 anos, em máquinas poderosas que têm que correr e renderizar em Maya e uma suite de plugins muito muito pesados.
Tive que abandonar a Apple, e foi se quis montar uma workstion abaixo dos 5000 euros. Aliás, teria que mudar mesmo porque alguns dos maiores fabricantes de plugins e suites VFX já abandonaram a Apple pq os estúdios já apostam maioritariamente em Windows. Sad :/
A placa gráfica anunciada neste novo iMac já qualquer um a tem em Windows há 1 ano.
E depois para actualizar ou estender este hardware, como vai ser?
Quem trabalha a sério com computadores está-se nas tintas para se é “fino”, e não precisa de 5k para nada, pelo menos agora e nós próximo 2/3 anos.
As possibilidades do processador não são más, mas fica-se sem se saber qual o que vem com o preço anunciado.
A pouco e pouco, adeusinho Apple.
Não poderia estar mais de acordo! Haja quem perceba. E pelo valor compra-se algo bastante superior e com possibilidade de upgrade de forma simples.
Tens memória curta.
iMac – anunciados a 6 de Maio de 1998 – acesso ao público a 24 de Agosto
iPhone – anunciado a 9 de Janeiro de 2007 – acesso ao público a 29 de Junho
iPad – anunciado a 27 de Janeiro de 2010 – acesso ao público a 3 de Abril
Já nem vou falar de Software com períodos de transição que demoraram cerca 3 anos.
E o teu comentário sobre a gráfica já estar disponível há um ano é mentira. Esta gráfica só saiu ao mercado no final de Abril.
Sinceramente, assim que sair ao mercado duvido que consigas fazer uma workstation, spec by spec mais barata do que esta.
*Acredito que consigas fazer uma workstation, spec by spec mais barata do que esta.
Fixed that for you, porque se achas que tens de largar aquele dinheiro por aquelas specs. .. enfim.
Lembra-te, é desde, não é 5000 pelo top of the line.
Fico à espera de um orçamento
E depois também corre macOS?
Uma workstation spec by spec, que fique ao mesmo preco é sempre uma boa opcao, pelo simples facto que facilmente se faz upgrades. É possivel colocar 1 disco extra, mais RAM, daqui a 2 anos melhor GPU.
Quem precisa de uma workstation nao está minimamente preocupado se muito bonita ou feita, uma máquina dessas nao é para estar exposta na sala, é pura e simplemente para ser o mais funcional possível.
O problema é que esta máquina não tem como função principal ser um servidor. Isso terá o MacPro que vai sair no próximo ano.
A principal função desta máquina é para computação científica e estatística. Claro que isto não é para o orçamento das universidades portuguesas, mas estas máquinas a substituirem os iMacs actuais em universidades como Harvard, Stanford, etc.. Imagino que em grandes organizações financeiras esta máquina também venha a ter muita popularidade.
Nestes casos, não interessa muito a capacidade para fazer upgrades. O orçamento permite renovar os computadores quando for necessário. E não estou a ver universidades ou empresas grandes a substituir peças. Querem é a máquina pronta a funcionar.
“principal função desta máquina é para computação científica e estatística. ”
Errado. Para isso teriam de ter outra grafica.
@Cortano
Errado, para maior parte das aplicações uma gráfica com 2/3 teraflops é mais que suficiente. Este mac permite ir até aos 11 teraflop . A performance não é particularmente importante. O que é mais importante é prevenir a corrupção de dados. Daí a memória ECC e o Xeon a acompanhar
Para isso apostavam nas QUADRO!
@João Reis. E as Radeon Vegas também são workstation class. Claramente a Apple não está virada para CUDA, mas antes para Open GL e Metal. E vendo o tipo de performance que é tirada de aplicações como Final Cut Pro, não censuro a decisão.
Um comentário realista. Quem quer uma maquina de trabalho, seja para o que seja, nos dias de hoje já não depende da Apple para nada, pois já não se destacam da concorrencia.
Não sabe mesmo do que fala, fica nesse meme falso…
Se é o pc mais poderoso do mundo em tão pouco espaço, então a Acer e mentirosa, e que depois de a uns dias ter apresentado o predator 21x acho que compacto e poderoso não há melhor
É o pc mais poderoso no ecossistema apple que esta sempre atras
A apple diz ser o melhor imac de sempre… o que não é difícil…
Preços para ricos e sem qualquer conhecimento de informática.
A realidade mostra que a Apple já perdeu o barco á muito tempo com cada vez mais profissionais a apostar em máquinas mais poderosas e baratas em Windows.
Se não fosse o iPhone já tinham fechado portas á muito….
Verdade. E nem sei como o iPhone ainda sobrevive, com a oferta de equipamentos bem melhores a precos mais justos.
‘Equipamentos bem melhores…’ – melhor em que?
melhor specs não quer dizer melhor telemóvel. o iphone provou isto e continua a provar
Tava com esperança que não viesse com ecrã 🙁 Isso inflacciona muito o preço é não faz falta nenhuma para produção musical 🙁
+1
Aparentemente ainda está a ser desenvolvida, uma vez que vai ser lançada apenas em Dezembro :)!
Estes artigos, quase retirados do anúncio da Apple sofrem de um problema, anunciam capacidade máximas e preço mínimo (desde bla bla bla).
Os $5000 devem ser para o processador base que custa uns $500, a versão com 18 cores custa mais de $3000 e só com isso o preço deste Mac vai subir para perto de $8000, junte-se mais lucro, discos maiores, mais memórias e vamos ter um computador de facto brutal mas cujo preço facilmente chega aos $20000…. Junte-se o IVA para Portugal.
Só uma duvida: Estes 18 cores são de um processador Intel, certo?
É que como o processador X10 Fusion do novo iPad tem….. uma performance equivalente a um PC, porque é que a Apple não meteu nisto uns 4 ou 5 X10 e tinham rebentado com a concorrência….?
LOL. Boa anedota.
Porque o X10 Fusion não tem a performance equivalente a um processador de desktop decente.
Mas quem é que quer comprar um “monstro” destes nos para já ditos 5000 dólares que vai custar nos Estados Unidos da América ?? Só um louco !! Ou só quem for pedir um crédito para comprar (sub-repticiamente), e sem dar cavaco a quem pede o crédito,que vai gastar uma fortuna num “bicho” destes !! É que isto é mesmo só para ricos !! Qual a empresa que compra iMacs Pro de 5000 dólares para cima em Portugal ?? Só se se contarem pelos dedos das mãos,pelo amor de Deus !! 🙂
Acho que um dos principais pontos negativos destes “iMacs”devido ao facto de não se poder controlar outra maquina, problema que já vem desde o Retina. Pois o ecrã é bastante bom.