PplWare Mobile

Hackers exigem dinheiro à Apple para não apagarem dados

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Goncalo says:

    Entao e a tao famosa seguranca que mais nenhum consegue igualar?
    Sim, todos os sistemas sao faliveis, mais uma prova que todos vendem equipamentos e servicos equiparaveis e nada justifica tentar vender gato por lebre quando tudo e gato e a lebre e apenas uma miragem.

    • Guiomar says:

      Tens noção que o que é dito dá a entender que só são algumas contas? Por aí se pode supor com alta probabilidade que se está a falar de dados de contas roubados por phishing às pessoas, algo que se sabe que infelizmente acontece um pouco por todo o lado.

    • Brasão SS says:

      Já ouviste falar em engenharia social, ou esquemas de pishing?
      Isto nada tem a ver com equipamentos. Nem ninguém está a vender gato por lebre. É evidente que ao se comprar um equipamento seja que marca for tem serviços cloud associados. Isto é com cada lógica! São serviços que qualquer empresa está sujeita. A Google até tem sido a mais “castigada” com o vazamento de emails e senhas. Também não sabemos se algumas das contas são criadas por esse grupo com o objectivo de fazer bluff como comentou o @LG para extorquir dinheiro à Apple.
      Esperamos até Abril e já saberemos o que aí vem.

    • Sujeito says:

      O que vale é que pessoas mais inteligentes como tu vieram para nos guiar .

      Tão inteligente que nem percebe que este artigo não fez menção a sequer a chino foi obtido o suposto acesso nem se é real.

    • Nope says:

      Não aprendeste nada com a sucessão de posts do pplware quando foi o célebre caso dos nus das celebridades?

      Mesmo com a Apple a garantir que não tinha havido qualquer ataque de força bruta ao iCloud, continuavam os posts: “Sim senhor, foi ataque de força bruta, e o programa foi desenvolvido pelo Brutus”.

      Quando os culpados, pelo menos três, foram julgados e condenados – comprovando-se que não tinha havido qualquer ataque de força bruta e que o acesso às contas foi obtido recorrendo sobretudo a engenharia social – nem um post.

      Por isso, tomares como certo que os hackers podem fazer o que diz o post …

      • Nope says:

        … o acesso às contas – incluindo as do Gmail

      • Daniel says:

        Posso confirmar, e maior parte das contas foram Gmail. Mas até admira a pplware não ter postado. Esse artigo renderia muitos cliques

        • Nope says:

          Foi para não ficarem encavacados (nunca se enganam e raramente têm dúvidas) 🙂

          • Almeno Rocha says:

            Eu desde uma célebre discussão por causa de uma “rede social portuguesa” que tinha sido lançada, deixei de fazer comentários por aqui… 🙂 🙂 Existem alguns moderadores mal educados!!! 🙂

          • Vítor M. says:

            Almeno Rocha, não existe nenhum mal educado, por vezes há pessoas que não gostam do contraditório e até interpretam de forma errado o que os moderadores querem dizer 😉 repara que já estivemos de acordo em algumas coisas e em desacordo noutras. 🙂 Liberdade de expressão não te dá direito, nem a nós, de partir para o insulto.

        • Vítor M. says:

          Daniel, tu que nos segues e que nos tens sempre como fonte principal, deverias ter estado mais atento ao artigo que causa. Com mais de 500 comentários, estou a ver que te escapou algo. 😉

      • Haters gonna hate says:

        Mesmo que a conseguissem entrar na cloud é mais que óbvio que a Apple desmentiria sempre, porque as ações e as vendas desciam e a Marca perdia valor.
        Podemos equiparar a um jogador da bola famoso ou importante, aquelas lesões súbitas nos treinos que aparecem do nada para “poupar” o jogador ou até mesmo para fazer frente a uma noticia mais escandalosa.
        Podemos ser um pouco realistas, nada é 100% fiável, ninguém pode dizer que fez o produto 100% seguro, é impossível, em qualquer área, todos vocês sabem disso. Não existe nenhuma Marca até hoje que diga “Este produto é 100% Perfeito, tanto a nível de segurança, tecnológico, como outro qualquer.”
        Lamento haters but its truth

      • Vítor M. says:

        Nope, estás enganado, completamente desfasado da realidade e a dizer inverdades 😉 vai pesquisar antes de proferires esses disparates 😉

        Falta de atenção dá nisso 🙂

        • Nope says:

          Cá estou à espera do post sobre os julgamentos e o que ficou provado 😉

          Títulos de posts do pplware:
          – Ataque ao iCloud mostra na web fotos de celebridades nuas (1/09/2014)
          – iCloud foi atacado com recurso a ferramenta Russa (5/9/2014)
          – Celebridades aparecem novamente despidas (21/09/2014)
          O post de 5/9/2014, depois de a Apple se fartar de repetir que não tinha havido qualquer ataque de força bruta, dizia:
          “No entanto, de acordo com uma investigação mais profunda da própria Apple, esta apurou que o acesso às contas das famosas foi conseguido recorrendo a um software chamado EPPB (Elcomsoft Phone Password Breaker). ..no ataque foi usado um scrip (IBrute) para obter as credenciais e o EPPB para ludibriar o sistema e efectuar o download do Backup de uma conta iCloud.”

          Reconheçam que foram dos posts mais infelizes que fizeram e façam um do que ficou provado nos julgamentos. Agora, não convencem é ninguém de que não dar notícia dos julgamentos foi um esquecimento inocente ou que não acharam o assunto relevante.

          • Vítor M. says:

            Mas recuas a um dos vários com o que a Apple na altura declarou. Depois, tal como refere o nosso artigo, houve informações contraditórias às da Apple e foi tudo explicado com detalhe.

            Não estou a ver qual é a tua dúvida. Aliás, a Apple fez uma declaração oficial, se acreditas ou não, se há provas em contrário, resta esperar pela declaração oficial. Conversa da treta anda o mundo cheio, é preciso é informações oficiais.

          • Guiomar says:

            Vítor M., o que ele está a dizer é que já houve uma conclusão oficial em tribunal daqueles casos, ou não sabias?

          • Vítor M. says:

            A decisão de outubro passado? Mas os artigos que ele referiu são de 2014. Como é possível em 2014 adivinhar o que se passaria depois em 2016? Se a versão oficial da Apple era uma e havia indícios de outras acções, que reportamos. Por isso ele não está a dizer coisa com coisa.

          • Guiomar says:

            Vítor M. acho que fica claro para qualquer um que ele está a fazer um apanhado do histórico dos artigos aqui no pplware, apontando que não parece haver nenhum artigo posterior que fale do resultado oficial das investigações, o que esclareceria muitos mal entendidos que foram noticiados.
            Esse resultado vai de encontro à informação dada pela Apple na altura do incidente, sendo que essa informação, segundo o que ele diz, ficou deturpada nos artigos do pplware.

          • Vítor M. says:

            Não foi nada, faltam vários artigos onde está explicado.

          • Nope says:

            Refiro duas coisas:
            – Os posts de 2014 – metia-se pelos olhos dentro que estavam enganados, ninguém escrevia com tanta convicção “foi o Brutus foi Brutus, as fotos vieram do iCloud”, mas, enfim, qualquer um se engana.
            – As sentenças de 2016 – e pergunto porque é que o pplware não escreveu uma palavra.
            E concluo, visto que conheciam as sentenças e o que ficou provado – que foi para não ficarem encavacados (nunca se enganam e raramente têm dúvidas).

          • Vítor M. says:

            Não referes nada, porque não estás a ser correcto nem honesto. Mas eu explico-te… e aos seguidores:

            No dia 1 de setembro, o pplware publica o problema e, nessa altura, o que se sabia foi o que foi publicado: http://bit.ly/2mYwN8M
            No dia 3 de setembro, a Apple faz uma declaração pública e nós deixamos ipsis verbis o que Tim Cook disse: http://bit.ly/2mYzsPQ
            No dia 5 de setembro, depois de muitas publicações estarem à volta disso, sai uma informação consistente na Wired (entre muitas outras) que dá conta de um possível ataque via brute force, nós deixamos a informação que circulava e que poderia ser um facto, visto este tipo de software já no passado ter feito acções “semelhantes”: http://bit.ly/2mYzs2D

            O caso arrastou-se até março de 2016 e durante o ano chegamos a falar no caso e mais tarde no seu desfecho. Contudo, tendo em conta o tempo que passou e já o que se havia falado e porque perdeu o foco, não foi feito um artigo dedicado. Não achamos relevante depois de tudo o que já havia sido falado. Mas sem dúvida que foi tudo contado ao pormenor.

          • José Rodrigues says:

            Não não era Vítor, a posição da Apple nunca foi essa, essa foi a posição de alguns blogs.

          • Vítor M. says:

            José, não é verdade e temos isso explicado até com declarações dos intervenientes. Agora, se não querem ver o que não vos interessa, isso é outra música, falta de coerência de vossa parte.

          • Guiomar says:

            Vítor M., faltam vários artigos? Quais!? É cómico como te dás ao trabalho de pôr os links para os artigos que ele cita, mas nenhum link para esses vários outros artigos que dizes existirem.
            Em segundo lugar, o Nope menciona um citação (“esta apurou que o acesso às contas das famosas foi conseguido recorrendo a um software chamado EPPB”) dum dos artigos que claramente é falsa, pois a Apple nunca disse aquilo.

          • Vítor M. says:

            Sobre o teu primeiro ponto, eu já te passo isso.

            Quanto ao segundo, e é feio truncar as coisas (sim isso é que é cómico e pouco honesto), essa citação está no artigo que foi publicado onde era, à altura, sugerido que o acesso ao iCloud havia sido feito através do tal software. Várias fontes fizeram eco dessa situação. O facto de a Apple não ter dito que era não quer dizer nada, a Apple por várias vezes ou não diz nada ou é simplesmente vaga nas respostas.

          • Guiomar says:

            Vítor M., se fosse para dar já tinhas dado, pois não é nem a primeira nem a segunda vez que te pedem que mostres os artigos em que foi dada a informação das conclusões dos julgamentos!

            Tens problema com truncar (para não ocupar tanto espaço) uma frase completa que já foi dada num comentário anterior!?
            “No entanto, de acordo com uma investigação mais profunda da própria Apple, esta apurou que o acesso às contas das famosas foi conseguido recorrendo a um software chamado EPPB (Elcomsoft Phone Password Breaker)”
            ficas mais feliz, assim? É claro como a água que a frase faz uma afirmação errada sobre o que a Apple disse!

          • Vítor M. says:

            Estás a mentir porque nunca mostras nada, apenas rodas em volta da mesa. Quanto a dar o que disse que há, calma, já procuro, tenho estado ocupado, já pesquis0 calma. Normalmente apresento conclusões e não faço como tu, que apenas divagas. Deixei já a explicação quanto ao assunto que truncaste (deixei os links e as devidas conclusões), mas como não te agradou 😉 voltaste e dar o dito pelo não dito, e mais uma volta á mesa.

          • Guiomar says:

            Vítor M., bem… a frase é tem uma origem bem real num artigo do pplware, vais negar? Vais negar que a frase está errada sobre a Apple? E não menti em lado nenhum pois não disse que a frase completa tinha sido num comentário meu, a frase aparece no comentário do Nope que dá início a esta sequência de comentários, ou seja, já fazia parte da discussão.
            A única pessoa a divagar e a dar voltas aqui será quem não conseguiu por diversas vezes apresentar os artigos que diz existir. Sempre dá uma ajuda ao mealheiro.

          • Vítor M. says:

            Não está nada errada, quando saiu, tal como está no resto do artigo que não leste, era o que à altura se sabia, hoje, perante as investigações decorrentes, provou-se que não foi daquela forma, pelo menos pelo que a justiça conseguiu apurar e condenar o jovem a 18 meses de prisão. Mas isso está tudo cronologicamente contado como eu referi, não é como tu que te agarraste a essa frase e andar em bandeira come la sem fazer ideia do que estás em causa. Até te deixei por ordem cronológica os artigos e a devida explicação. Lê, vai ler e não andes sempre em volta da mesa, sempre a dizer a mesma mentira. Vai ver o que foi escrito e depois o timing em que foi escrito. E se tu não sabes onde estão os artigos, como não sabias nos que já mostrei, não andes a dizer que não existem, a culpa é tua que não sabes pesquisar. 😉

          • Guiomar says:

            Vítor M., mais uma moeda para o mealheiro… “Não está nada errada, quando saiu, … era o que à altura se sabia”
            Explica lá como é que é possível dizeres que se sabia que a Apple tinha apurado e divulgado uma coisa que a empresa nunca disse em lado nenhum?
            Os artigos que deste são os artigos que o Nope mencionou, de modo que não trouxeste nenhuma novidade para discussão, nem sequer pelas voltas que dás

          • Vítor M. says:

            És duro de ouvido meu caro. Não vale a pena, está explicado o que se sabia à altura e o que foi veiculado como possível acção. Se não queres perceber…. não vou estar aqui a perder tempo contigo 😉 Tu nada trazes para a discussão, nada, em qualquer discussão apenas andas à volta da mesa, é sempre assim, repara bem no teu discurso em toda e qualquer discussão 😀 pois para o teu peditório… já dei.

          • Daniel says:

            Dedica tempo a noticiar um caso de um iPhone quente num sub Reddit todo manhoso. Não dedica uma notícia a uma das decisões de tribunal relativamente a um dos casos de segurança mais emblematicos do século.

          • Guiomar says:

            Vítor M, está explicado que vocês sabiam que a Apple disse algo que não disse? muito lógico

          • Vítor M. says:

            O que se sabia foi explicado e está num artigo, escusas de inventar.

          • Guiomar says:

            … e mais outra moedita

          • Guiomar says:

            Qual invenção, são vocês que dizem que o que é dito naquela frase era uma informação da própria Apple! Negas?

          • Vítor M. says:

            Está dito no artigo tudo o que tem a ver com os dados disponíveis à altura. Já te fiz uma cronologia dos assuntos e do que se sabia, além de dados que a imprensa mais chegada à Apple ia libertando (especulando), mas só mais tarde, como referimos nos vários artigos, se soube da posição oficial e somente quase dois anos é que o tribunal dei como confirmado o que a Apple tinha dito e que tínhamos igualmente informado. mas isso já te tinha dito, sobre este assunto, como já respondi a tudo e existem artigos que têm todas as informações. Dou como concluído. Não voltaremos a ele, é perda de tempo andar sempre à volta da mesa após ter já mostrado tudo o que foi escrito. Gostava de ter o teu tempo livre para ir pesquisar mais artigos onde são trazidas a público dados sobre o assunto, mas não tenho esse dia todo livre. Mesmo assim, já te respondi a tudo com a realidade dos factos à altura.

          • Guiomar says:

            Vitor, és incapaz de responder uma simples pergunta?
            O pplware não é imprensa chegada à Apple e o que foi escrito não é apresentado como especulação, é uma afirmação de conclusões da Apple sobre o assunto! Coisas que a Apple não disse, num artigo que apareceu dias depois da Apple já ter feito uma comunicação oficial.

        • Daniel says:

          Vítor M.:

          Quero dois links do pplware para duas notícias que tenha como título:

          – Apple desmente que o iCloud foi comprometido.
          – Juízes concluíram que a celebgate foi um esquema de phishing.

  2. LG says:

    Cheira-me a bluff…

  3. iSad says:

    A minha conta tem 2 factor authentication. Por isso podem se jogar para o chão

    • Pedro Nunes says:

      same here

    • Miguel Tavares says:

      Não sejas assim tão esperto! Tens um iphone, és o maior, nada de acontece!
      Um ataque feito a um servidor nada terá certamente a ver com as politicas de segurança dos terminais.
      Não estaremos a falar nem de 1, nem 2, nem 10 métodos de segurança, mas algo muito mais complexo que nos ultrapassa completamente.
      Espero que não corra mal, mas às vezes quem julga estar acima de tudo, merecia um belo sustinho!

      • José Rodrigues says:

        Não tem nada a ver com servidores, tem a ver com contas de utilizador, logicamente obtidas através de phishing, temos pena, protejam-se e activem dupla autenticação além de não caírem em esquemas fraudulentos.

      • Guiomar says:

        O que é dito no artigo da motherboard é acesso a um conjunto de contas roubadas, não é acesso ou ataque a servidores da Apple. E o que o iSad fala não tem nada a ver com possuir ou não iPhone, mas sim com uma prática de segurança que muitos serviços online usam, que caso esteja activa numa conta do iCloud impedirá que um hacker concretize esta ameaça nessa conta.

        • iSad says:

          Nem mais! Não falo somente de iCloud mas outros serviços por exemplo que uso da MS ou Google. Mas enfim malta gosta de dar tiros por todo o lado.

  4. R says:

    nada é inquebravel…
    mas apenas fiquei com uma duvida, se os hacckers conseguiram aceder á apple cloud por servidores ou por azelhice dos utilizadores.

    se foi por culpa da apple, acho que deviam pagar e corrigir os erros.
    se foi por culpa dos utilizadores, nao pagaria nada!

  5. Zéi says:

    Anda tudo atrás do dinheiro da Apple ganho com muito esforço e sacrifício.

  6. Alvega says:

    Eu sou um leigo na matéria, mas “cao que ladra nao Morde”.
    Isto é TRETA, e apesar de ser anti-apple, acho que nao devem pagar um cêntimo.
    Ainda que fosse verdade, tinham até 7 de Abril, para fazer back-up das contas.
    Os TURCOS estao na crista da onda, vai andar tudo (À Espera de Godot) até dia 7 Abril.
    Por segurança, vou SOLD, as minhas VALIOSÍSSIMAS aços da Apple, pois se for verdade a Apple já era.

  7. Daniel says:

    Vice, a Breibart dos independentes

  8. Andrade says:

    Não é bluff não isso é fácil de fazer lol…

  9. RuiZ says:

    Se eu tivesse acesso a 300 milhões de contas Apple ID, eu pedia bem mais de 75 mil dólares!

    Screenshots de emails? B*** please!

  10. Joao 2348 says:

    É melhor quem tem contas na iCloud da Apple começar a mudar as senhas já e guardar tudo localmente, pelo sim, pelo não.
    Para estarem a ameaçar com tanta antecedência pode ser alguma vulnerabilidade de segurança desconhecida, ou como já disseram andaram na pescaria dos incautos que metem a senha cada vez que aparece algum email ou sms a dizer que tem de entrar já na conta clique aqui.

  11. AcmSeBr says:

    Apple = iCloud = Titanic

  12. José Rodrigues says:

    Isto no meu ponto de vista é golpe para fazer descer o valor das acções da Apple que têm subido imenso nos últimos tempos. Mesmo que fosse bluff nunca pediriam um valor tão irrisório.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.