Gravar CD/DVD no Mac sem instalar software
Nos últimos dias tive uns pequenos problemas no MacBook que me obrigaram a gravar uns DVD's. Para meu espanto, faltava-me uma aplicação para gravar o respectivo DVD. Mais uma vez, o Mac OS X não me deixou ficar mal este já vem preparado com software de gravação de CD/DVD.
É verdade... Se não quiser grandes adornos mas algo rápido e prático, o Utilitário de Disco (Disk Utility) do Mac OS X funciona na perfeição.
Vejamos como é fácil. Para gravar os CD/DVD iremos utilizar o Utilitário de Disco, presente na pasta Aplicações -> Utilitários. Verá esta janela.
Para quem segue os posts do Peopleware, saberá que esta não é a primeira vez que utilizamos esta ferramenta do Mac OS X, desconhecida por muita gente. Para gravar basta ir ao menu Imagens -> Gravar... ou simplesmente carregar no botão "Gravar" presente na barra de ferramentas. Aparecerá uma janela para escolher a imagem que deseja gravar. Encontrada a imagem aparecerá a seguinte janela:
Ser-lhe-á pedido que insira um CD/DVD na drive e depois só tem de carregar em "Gravar" e já está... Nada mais simples, pois não?
Esta é uma dica simples e rápida para evitar instalar ainda mais software no seu Mac e em qualquer lugar, a qualquer altura poder gravar para um CD/DVD os seus dados.
Este artigo tem mais de um ano
Este post veio a tempo para mim. 🙂 Comprei o meu mac há 1 semana e estava prestes a instalar o nero, mas sendo assim já não é necessário, pois apenas uso o nero para gravar cds e dvds… Obrigado 😉
Uso o Disco à bastante tempo. De qualquer forma, criando uma burn folder ou através deste metodo vai dar ao mesmo…
Boas.
Eu uso o toast mas as vezes crio umas pastas de gravação e depois de meter lá dentro o que quero é só gravar.
Bom fim de semana
Silvia – Não instalarias o Nero porque não há Nero para OSX. O software de gravação mais conhecido e usado em ambiente OSX é o Toast que realmente é bastante acessível e funcional.
É uma boa dica para os recém chegados ao mundo Mac, pois muitas vezes instalam aplicações, por desconhecerem que o OS X já as tem.
Por exemplo, já soube de casos de pessoas que instalaram o Apache e o PHP, quando todos os Macs já os trazem instalados de origem.
Se procurarem na pasta das aplicações, existem aplicações para quase tudo e as funções do próprio sistema operativo, muitas vezes dispensam o uso de aplicações.
Eu sou da opinião que se deve usar o máximo possível as aplicações que vêm com o OS X, porque além de excelentes, têm uma interoperabilidade entre elas e com os recursos do próprio sistema operativo, que não se costuma encontrar nas aplicações de terceiros.
Esta dica é indicada para gravar imagens de disco. Para gravar ficheiros soltos, a forma mais simples é arrastar esses ficheiros para o CD/DVD, ou criar uma pasta de gravação através do Finder, se quisermos grava-los mais tarde.
Sabes qual é o problema? É que os muitos utilizadores que vêem recentemente de windows para Mac, habituaram-se tanto à complexidade dos programas, instalações, etc… que acham que precisam fazer o mesmo com o MacOsX 😉
Ele de raiz tem practicamente tudo o que é essencial a um utilizador comum, da forma mais simples e prática que é… Se os programas têm uma função basica, o conceito da Apple é esse mesmo.
Um conselho que dou a toda a gente… explorem, procurem no google e youtube, vão encontrar muita info e no sistema vão encontrar milhares de coisas que nem imaginam que existe… e o ironico disto tudo é que são facilmente alcansaveis e faceis de usar.. mas lá está… a complexidade habituou mal o publico 😉
Exactamente! Sem tirar nem pôr!
Uma vez li uma frase algures na net dirigida aos recém chegados ao mundo Mac, e que era mais ou menos isto:
“Forget the way you used to do in Windows, because you will complicate a simple task.”
LOL.. desconhecia essa frase…
Pura verdade! Muito boa! 😀
Olha, ainda há pouco descobri uma nova!
O OS X tem servidor de mail.
É só colocar um ficheiro php, na pasta sites (localhost), com a função mail do php, e é enviado um mail.
Não é preciso instalar nem configurar nada!
Após um ano e meio de ter mudado para Mac, ainda me continua a surpreender! 😉
Enquanto a “diversão” do Windows é fazer tweaks, instalar programas, optimizar, para que ele funcione bem, no Mac a diversão é descobrir as milhares de funções que ele faz nativamente, que acreditem não são nada poucas mesmo… se o Windows fizesse só um quarto do que o MacOsX faz nativamente..(E não comparem com o Windows 7 já que tudo aquilo que o Mac tem, ainda andava a Microsoft a lançar o XP…por isso pra compararem o Windows ao MacOsX, têm que vir com o Windows XP, Vista e 7.. já que a teoria agora é comparar apenas ao 7 e o idoletrar com coisa que o Mac já tem a “500” anos…)
Tenho quase 100% certeza que grande parte dos Mac users usam apenas cerca de 20% da capacidade que o sistema tem…
Essa função de PHP já conhecia… é simplemente um mundo aparte do que o pessoal está habituado 😀
Continuo a aconselhar, procurem na web (Google, Youtube, Apple) por:
MacOsX Hidden Features
MacOsx Tips
etc..etc..etc.. e quando se questionarem se “será que ele grava nativamente ficheiros para um CD/DVD” é só procurarem… dei este exemplo devido ao tópico mas todas as duvidas que tiverem encontram facilmente na web e vão ver que têm quase tudo ao alcance sem a necessidade de instalar software extra. 😉
Também eu sou novo neste ambiente, o problema é que nem o tenho. Este computador, foi formatado Macbook Pro, e colocado o Windows XP o problema é que o DVD que teria o Leopard, nao está funcional. como poderei pedir uma cópia para voltar a instalar no MAC.
Se conheceres alguém que te empreste um DVD de instalação, podes instalar à vontade. Não te é pedida nenhuma serial, nem activação.
Ou vai à assistência Apple com o DVD estragado, que certamente te instalarão o sistema operativo original.
Muito obrigado pela dica.
Boa dica … mas chegou um pouquito atrasada. Cheguei ao reino da maçã à pouco mais de 15 dias e senti imediatamente essa dificuldade porém, descendentes de aventureiros de territórios desconhecidos além mar … procurei e achei no próprio SO do Mac. É fantástico não é?! Estou cada vez mais … macieira ?-:))
Pelo que percebi do post e pela minha própria experiência permite gravar imagens ISO para CD’s ou DVD’s.
Mas penso que não funciona para se gravar simplesmente ficheiros que estejam no disco rígido para CD ou DVD. Nessa circunstância o que me tem “resolvido” o problema é o Burn ( http://www.apple.com/downloads/macosx/system_disk_utilities/burn.html ).
Não é necessário instalar software extra.
Just “Drag and Drop” 😉
Aqui vai o video exemplo, que é melhor do que estar a explicar.
https://www.youtube.com/watch?v=HLnXk6XaKsI
Ou esta maneira 😉
https://www.youtube.com/watch?v=u_hLoD6bJgg
MUITO OBRIGADO por estas 2 dicas e agradeço a indicação dos links de vídeo.
Os vícios do Windows ainda me levam a complicar o que é simples em Mac OS X.
Mais simples, é impossível! 😉
Para quem quer algo um pouco a mais que o Utilitário de Disco, recomendo o Burn. http://burn-osx.sourceforge.net/Pages/English/home.html
Além de ser software livre, possui bastante opções e para quem vem do mundo Microsoft é um excelente substituto do Nero Express.
Mais informações: http://www.maclivre.net/2009/03/08/burn-21u-software-de-gravacao-de-cddvd-gratuito-para-mac-os-x/
O Burn :http://burn-osx.sourceforge.net/Pages/English/home.html é muito bom para software livre.
Utilizo e recomendo.
O Mac OSX é brutal!
E então, para ver um DVD já lá tá tudo, não precisa de nada?….
E esta, hein?…
Sim, já está lá tudo!
É só meter o DVD e o leitor de DVD abre logo! 😉
http://support.apple.com/kb/HT2499?viewlocale=pt_PT
E para quem não sabe, também traz uma aplicação para criarmos os nossos próprios DVD’s:
http://support.apple.com/kb/HT2516?viewlocale=pt_PT
Tens razão, é mesmo brutal! 😉
E o iMovie, que é um excelente editor de vídeo, que vem com todos os Mac’s:
http://www.apple.com/pt/ilife/imovie/
Acho piada ver estes gajos a explorar o Mac OS X. Qualquer coisa é uma maravilha. O Disk Utility é muito bom e até permite gravar mais do que uma sessão num CD/DVD. Eu lamento é que 90% das pessoas que compram computadores Apple lhe espetem com o MS Windows em cima. e aqui temos muitos desses.
Estão habituados ao MS Windows e nem se dão a trabalho de pesquisar na internet, depois sai isto, só gente com a boca aberta maravilhados com o SO Mac OS X. Exercitem esses neuróneos seus preguiçosos e pesquisem.
aka ou ácaro?
Nossa, so podia ser um portugues mesmo! para chegar tao arroganet e ecom vocabulario desprezivel! Querido, abaixe a bola! Colonizacao acabaou faz tempo, hein! Ao que me sabe, portugal nao e referencia em nada na area de tecnologia… ja o brasil! Desculpa ai, ta.
Maria, em primeiro lugar diga-me sff: quando é que passa esse estigma da colonização?
É que por cá nós já nem nos lembramos que colonizamos o Brasil, vocês passam a vida a falar nisso, irra que já enjoa.
Segundo, o que sabe a Maria do nosso parque tecnológico?
Nada. Mas eu ajudo e esclareço a Maria com alguns dos mais emblemáticos projectos nacionais.
Como deveria saber, Portugal é um dos países no mundo com a melhor cobertura de sinal de Internet. Temos Internet por Fibra óptica com velocidades de 200Megas, temos Internet por ADSL com velocidades até 50Megas, temos Internet móvel onde a cobertura GSM é estendida praticante a todos os recantos do país.
Temos já muitos projectos regionais de internet livre, com cobertura wifi garantida por autarquias e outros operadores privados.
Temos o melhor sistema de gestão e controlo de entradas nas nossas auto estradas, tecnologia levada para o Brasil pela nossa empresa Brisa Estradas de Portugal que detém capital de várias empresas aí no Brasil.
Temos capitais nas vossas maiores “usinas” hidro-eléctricas e temos capitais na vossa exploração de petróleo.
Compramos e investimos nos vossos maiores operadores da rede móvel e introduzimos tecnologia portuguesa da propagação do sinal dentro do vosso país.
Temos dos melhores serviço de aeronáutica com tecnologia usada pela vossa companhia aérea VARIG, que diga-se, recebeu em tempos um injecção de capitais portugueses numa fase muito má da empresa, ajudando na altura a salvar muitos postos de trabalho.
Mas há mais.
A NASA usa software português que avalia o nível de stress e causa de erros possível desenhado pela empresa de Coimbra Critical.
Mas… nem vou continuar pois existe muita tecnologia espalhada pelo mundo com label Luso… mas como poderia a Maria saber?
Poderia sim senhor se lesse mais sites portugueses, como nós portugueses fazemos diariamente ao ler sites americanos, ingleses, australianos e mesmo brasileiros, além claro dos nossos sites nacionais.
Chama-se cultura.
Não somos mais do que ninguém, temos as nossas dificuldades, não vivemos à “pala” do petróleo, nem das guerras e do seu armamento. Somos civilizados e altamente centralizados cultural e tecnologicamente.
Cada criança em Portugal a partir do primeiro ciclo, dos 6 anos portanto, tem direito a um computador (Projecto Magalhães). Máquinas estas que são a baixíssimo preços de aquisição e em muitos milhões de casos, são gratuitos.
No segundo ciclo têm o projecto e-escolas, onde podem adquirir mais uma vez por um preço baixíssimo um computador portátil e na faculdade têm o E-universitário.
Aí no Brasil?
Olham quando estive aí, vi ainda escolas onde os alunos nem livros tinham. E não é por falta de recursos, que esse país fenomenal em riquezas naturais nem precisava de ninguém para ser dos mais avançados tecnologicamente, tem tido é povo atrasado à frente dos desígnios estatais.
Por isso minha cara Maria, nessa escola de vens já lá dei eu aulas.
Pensa nisso. 😉