Find My Mac e Sosumi – Mantenha o Mac debaixo de olho
Uma das novidades que trouxe o iCloud foi o serviço Find My Mac. Este serviço veio alargar a oferta já existente de monitorização geográfica dos equipamentos Apple. Antes a Apple tinha apenas incluídos no serviço Find My iPhone os dispositivos iPhone, iPod Touch e iPad.
Este serviço é solicitado via iCloud recorrendo ao browser, se quisermos uma app só para esta funcionalidade podemos usar o Sosumi. Já agora, sabe onde está o seu Mac?
Find My Mac
O Find My iPhone, nativo nos dispositivos Apple que referenciei, permitem tirar proveito da antena GPS e referenciar geograficamente o dispositivo. No caso do Find My Mac e porque os Macbook ainda não estão equipados com antena GPS a Apple desenvolveu um sistema que utiliza a placa de rede wireless que interage com o ID de utilizador iCloud permitindo o Macbook ser referenciado usando a triangulação das antenas WiFi.
É um serviço que permite detectar o seu Mac, enviar uma mensagem sonora e ou escrita e permite encetar acções que visam proteger o seu conteúdo, como bloquear o Mac com palavra passe ou mesmo apagar todo o seu conteúdo. É um fabuloso serviço que não tem de pagar mais por ele, são estas pequenas pérolas que fazem da Apple uma empresa que pensa para melhorar a experiência de utilização dos seus sistemas operativos.
Sosumi
Enquanto os dispositivos com iOS trazem uma aplicação desenvolvida para traduzir esta informação, o “Find my (iDevice)” não existe na realidade uma aplicação dedicada para o Mac. É aqui que entra o Sosumi, esta é uma aplicação gratuita, open-source que lhe permite outro nível de informação no Mac. Esta é uma forma simples de identificar o local onde se encontram os seus dispositivos Apple que gozam desta funcionalidade.
Desta forma, sem ter de abrir o browser e depois de configurar a sua conta iCloud, o Sosumi permite numa interface simples, detectar a localização dos seus dispositivos iPhone, iPad, iPod Touch e Macbook. Claro que cada um destes dispositivos terá de ter a opção Encontrar activada e a iD do iCloud introduzida.
Esta função poderá também, ao nível empresarial e comercial, saber onde andam os seus estafetas, caso estes tenham como ferramenta de trabalho um iDevice, poupando dinheiro em soluções profissionais de geo-referenciação. Um simples iPhone oferece um vasto leque de opções e funcionalidades.
Artigos relacionados:
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Max OS X 10.6+
Download: Sosumi 1.3.2 [1.1MB]
Homepage: Sosumi
Este artigo tem mais de um ano
Nice, tipo Prey para PC!
🙂
Boa noite,
Possui dois MBP 17 e um Iphone5 o localizador funciona na perfeição , mas tenho uma duvida !
Vamos imaginar que um dispositivo é roubado e eu vou ao icloud e procuro o dispositivo !
No momento em que é detectado é enviado para o meu e-mail a localização exacta dos dispositivos. ok até aqui não hã problema .
Agora a duvida é a seguinte quando recebo o e-mail , em cada dispositivo aparece uma mensagem a dizer este dispositivo foi localizado. ou seja no mesmo momento o individuo que o tiver (imaginemos um larapio lol) fica a saber que está a ser “seguido” logo ele formata logo apaga a conta do icloud e depois ??? Existe solução ??
Não existe maneira de localizar o dispositivo sem que apareça a tal mensagem em todos os dispositivos de modo a que quem me furtar não saiba que o estou a seguir?
Obrigado desde já !
2 ipads e 3 iphones? REALLY?
Neste caso a aplicação ainda mais jeito dá.
nao percebo a ideia… no icloud.com pode-se fazer o mesmo, e escusamos de instalar mais um software para ocupar espaço e memoria..
sim…, mas imagina lá isto!..
eu e a mulher temos iphone, e ha também uma amiga dela q não sabe mt bem como é que a questão do find my phone funciona e por isso confiou a conta para casos de urgencias (q ja aconteceu)…, nesse caso são á 3 contas diferentes no mm software que te permite ver TODOS em simultaneo sem termos de andar a mudar de users a dada conta que queremos usar!..,
no meu caso uso-a com 5 contas, a minha, irmão, mulher, a amiga e pai!.., dá jeito e poupa tempo em troca de espaço e memoria!
Não quero ser pedântico nem nada, mas há um erro no artigo “iPone”.
Em relação ao artigo em sim, a localização geográfica é cada vez mais utilizada e pode-nos ajudar nalguma situação, seja em caso de perda ou roubo, acho uma mais valia tirando o aspecto negativo de poderem monitorizar onde nós estamos e tirando de certo modo a nossa privacidade.
Obrigado. Reparado o problema. 😉
Boas. Já agora alguém tem conhecimento de algo parecido mas para Android. É que me roubaram o telemóvel e não quero que aconteça o mesmo com este que tenho agora .Obrigado
Será que só a mim é que o find não “finda nada”
Tenho 1 macbook pro, 1 pad 3 e 1 iphone 5 e já testei várias vezes pegar no meu iphone e ver se conseguia localizar o mac e o ipad, ambos estavam em casa ligados à net, apenas protegidos pela password, e obtinha no iphone que estavam offline.
Em casa como agora tenho a localização dos 3 dispositivos, mas quando realmente testo à distância não vejo a funcionalidade a trabalhar, está a opção activa em todos os dispositivos.
Resumindo se só me dá a localização quando os equipamentos estão a funcionar desbloqueados, para que em serve isto, pois se for roubado o gatuno 1º vai andar pelo menos um tempo sem conseguir utilizar o equipamento.