PplWare Mobile

Os atalhos de teclado do Windows 8

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Gonçalves says:

    Não consigo de forma alguma habituar-me a este Windows.
    Ainda bem que testei numa máquina virtual… Um amigo meu instalou e arrependeu-se.

  2. Redin says:

    Leva um pouco a criar o hábito de encontrar as coisas agora noutro local e de outra forma.
    Nesta versão foi retirada a possibilidade de poder usar a interface tradicional com o botão start antigo.
    Parece-me que assim deste jeito vou ter de suportar uma desempenho mais pesado. Alguns aplicativos do SO demoram muito tempo a arrancar. Um caso típico é o IE10 em relação ao Firefox que testei.
    A estabilidade foi um dos pormenores que saltou à vista. Nunca tive uma quebra de desempenho depois dos programas arrancarem nem ecran azul.
    A ver vamos…

  3. corvo says:

    Penso que o windows 7 vai permanecer na minha maq. tanto tempo qt o windows xp =) e sem arrependimento….. os dois melhores windows já feitos 98 SE, xp e 7…. em cada um bom sai sp 2 maus, penso que o 8 vai manter se na tradição da microsoft =)

  4. Pedro says:

    Eu quando volto ao Windows 7 é que atrofio… de tao habituado que estou ao windows 8 mas mantenho o Win7 só por causa do BattleField 3
    Mas já estou muito adaptado ao MetroStyle

    • RCS says:

      Então o MetroStyle, mesmo para utilização com rato e teclado, é produtivo?

      • Pedro says:

        se estiveres habituado msm sem atalhos do teclado… eu como atalhos só uso a tecla windows ou o atalho para procurar ficheiros em Metro Style ou então para pesquisar dentro das apps em metro style
        Eu acho produtivo… mexo muito mais rapido com o win8 do que com o win7 custa um bocado ao inicio… mas depois é sempre a andar…

      • Luis Andrade says:

        Sim, claro que leva tempo a habituar, mas não é um bicho de sete cabeças como as pessoas dizem.

        • Pedro says:

          Pelo menos para mim nao foi… então utilizando o rato sabendo onde estão as coisas é extremamente rapido… na minha opinião… eu já nao consigo voltar facilmente à ideia do Windows7 estou tão habituado à rapidez de trabalho do Win8 mesmo no metro style
          Claro eu andei os primeiros 2/3 dias a passo de caracol… mas dps quando mais o utilizava mas rapido eu ficava…. penso que é o que vai acontecer à maioria dos utilizadores… mesmo aqueles contra o Metro UI

      • Redin says:

        O MetroStyle não foi construído para ser usado com rato/teclado. Por isso não poderemos ser exigentes ao ponto de dizer mal do SO nesta situação.

        • Pedro says:

          Mesmo assim acho que está muito bem conseguido… para os users que nao tem touch screen.
          Simples de usar e rapido… com o rato e teclado no metrostyle trabalha-se muito bem….
          Pelo menos é a minha opinião

    • Emannxx says:

      É mesmo uma questão da habituação.

      Eu no inicio andava mesmo perdido dentro do sistema, mas depois comecei a perceber o funcionamento e agora não quero outra coisa.

      No entanto, a tecla Windows é-me essencial. Não consigo atinar com o atalho “invisível” do Start Center no canto if esq. do ecrã… Parece que o modo de abertura muda sempre que se lá vai e não consigo arranjar um “movimento padrão” para que sempre que clico, ele abra.

      O que eu acho que deveria ser feito, era uma melhor integração da interface “desktop” com a interface Metro. Os botões, as cores etc. podem ser todos modificados (como se de um tema se tratasse), tornando o sistema muito mais coeso e homogéneo, pois a interface Metro e o Windows Aero não combinam de todo.

  5. Flávio says:

    com tantos atalhos fica-se baralhado :S:S LOL

  6. Rúben Lopes [Lopesmaio] says:

    Não é que eu costume ter problemas de adaptação a novos ambientes de trabalho, mas desta vez já não me senti “em casa”… creio que neste momento os ambientes em que me sinto mais “em casa” é o KDE e o Windows 7/Vista… o Windows 8 tornou algumas coisas mais práticas, e melhorou o desempenho nalgumas situações, é verdade, mas também complicou as tarefas que anteriormente eram mais básicas… Por este andar o Windows 8 vai ser mais um “Vista”… muita coisa mudou e ninguém tem tempo para se habituar a tantas mudanças… e por este andar também vou para o Linux de vez… já nada me impedia, mas com esta situação começo mas é a ser “impedido” de usar Windows…

  7. Hélder Ferreira says:

    O Windows 7 também trouxe muitas coisas novas face ao Windows XP, e os utilizadores adaptaram-se às novas funcionalidades e ao novo design, apesar de que é um design melhorado do que o Windows XP tinha.

    No Windows 8 será a mesma coisa, a adaptação será um pouco mais longa certamente, mas as novas funcionalidades e os grandes melhoramentos do sistema irão superar as controvérsias à volta do Metro UI.

    Apesar de também não ser o maior adepto do Metro UI no Windows 8, o Metro certamente a longo prazo irá fazer mudar muitas mentes. O Metro UI dá uma imagem mais organizada do nosso ambiente de trabalho e uma forma muito melhor para organizar-mos os nossos programas, jogos e ficheiros / pastas.

    A adaptação vem com o prolongado uso.
    Também os gestores de redes diziam o mesmo quando saiu o Windows Server 2008. Muita coisa mudou no WS08, apesar de ainda haver muitas empresas que usem o Windows Server 2003, as que passaram para o Windows Server 2008, ao longo do tempo de uso, ficaram a conhecer onde as coisas ficavam e como funcionavam as novas ferramentas, etc.

    As pessoas estão a ligar mais ao visual do que às novas funcionalidades e às novas grandes melhorias.
    De que interessa um sistema ter um design que todos gostam, se o sistema for um “fail”?

  8. Marco Freitas says:

    Este windows 8 está brutal, com o descktop tradicional faço tudo o que faço com o windows 7. O metro style é simplesmente brutal, lindo e muito muito funcional, dá para fazer pin to start a pastas e todo o tipo de programas, estou curioso para começar a ver as minhas aplicações favoritas feitas para o metro, acho que tem muito potencial. O search está muito bom tudo o que pesquisei foi encontrado. A maneira que está feito a mudança de aplicações e voltar ao home com o rato esta muito boa, muito bem pensado por parte da microsoft. Apesar de todos os defeitos que esta versão tem e, de ter de estar a usar as aplicações de desktop, só tiro esta versão do windows 8 para a versão final.

    • Marco Freitas says:

      Esqueci de referir a minha funcionalidade preferida, a instalação e desinstalação de aplicações, a instalação de aplicações metro é em apenas um click, a desinstalação de aplicações(versão descktop e metro) que estejam afixadas no metro é tão simples como click com o botão direito e escolher a opção desinstalar, brutal! Como é possível a malta dizer que a interface é complicada. Na minha opinião este S.O. para mim vai ser o melhor que a microsoft já fez.

      • lourenço says:

        impressionante…,

        o melhor q a microsoft já fez, e mesmo assim é mau!…, haja orgulho em manifestar tão pouca exigencia!

        • alexandre says:

          não digo que seja o melhor, mas porque acha que é assim tão mau?

        • Paulo says:

          Mesmo assim é mau? lol.
          Tanto tecnicamente, como em questões de usabilidade, é claramente o melhor sistema operativo para o utilizador comum.

          Não percebi o teu comentário, e sinceramente acho que nem tu sabes porque o disseste, visto que nem te deste ao trabalho de argumentar.

        • Marco Freitas says:

          O Lourenço cheira-me a fanboy da Apple e, muito provavelmente falas sem saber o que dizes, coitado, argumenta lá as tuas afirmações.

      • Rui Palmeira says:

        as aplicações metro são apenas pedaços de html+javascript. duvido que vás ter muitas apps assim LOLOL

  9. Miguel says:

    Eu jogo battlefield 3 no Windows 8 Com uma AMD RADEON HD 6450 OC de 1GB DDR3 jogo em Full HD nas configuraçoes medias a unica coisa que noto no jogo e um ligeiro lag no som de resto nada

  10. Paulo C. says:

    Tenho tido o Windows 8 a correr na minha máquina desde o dia em que foi lançado e acho que está formidável em termos de desempenho. Não só está bastante mais leve como é bem mais rápido que o Windows 7 a arrancar. Também não tive grandes dificuldades a adaptar-me à ausência do menu “Iniciar” e ao interface “Metro”. No entanto, na minha opinião a Microsoft devia separar as águas e lançar uma versão “Metro” para dispositivos como tablets e smartphones e outra com o interface tradicional para desktops e laptops, pois tenho consciência que a maioria dos utilizadores vai ter bastantas dificuldades a adaptar-se a este sistema hibrido. Neste já tenho o windows 7 instalado na minha máquina novamente, mas apenas porque sendo uma versão beta, o Windows 8 ainda tem algumas incompatibilidades com alguns programas e igualmente alguns bugs que certamente serão corrigidos. Só o desinstalei por isso mesmo, senão ainda estava a trabalhar com ele. Não sei se será o “flop” que muitos insistem, porque tem realmente potencial para se tornar no melhor sistema que a Microsoft já lançou. E olhem que sou um fã assumido do Windows 7, o que é dizer pouco…

    • Pedro says:

      Concordo plenamente contigo Paulo C. eu mantenho-me a usar o Windows8 para tudo até que nao encontrei grandes bugs ou incompatibilidades com programas que me obrigassem a voltar para o Win7, mas continuo com o Win7 instalado apenas para jogar BattleField 3 pois ainda não me perdi tempo a sacar as drivers da ATI. Mas todos os outros jogos Call of Duty BO, MW2, MW3 correm na perfeição com as Drivers BETA da ATI no Windows8 por isso agr é esperar pela versão final…

    • Liquidz says:

      também concordo contigo, deveria de existir 2 versões. acho que não faz sentido usar este novo design num computador que não seja suportado touchscreen.

  11. zee says:

    instalei em dual-boot, a para já posso dizer que gostei muito desta versão… iniciar e desligar muito mas muitooo mais rápidos em relação ao win7, muita fluidez, e até um certo aumento de autonomia da bateria do portátil…

  12. Berto says:

    Para quem testar o win 8 em cima do hardware, mas sem apagar fazer partições/fazer upgrade/formatar a maquina, aqui fica um post do Scott Hanselman de como criar e instalar o win 8 em vhd.

    http://www.hanselman.com/blog/HowToGuideToInstallingAndBootingWindows8ConsumerPreviewOffAVHDVirtualHardDisk.aspx

    Fiz isto na minha maquina e funciona na perfeição, mas como ele diz no site: “Works on my machine”, não quer dizer que funcione na vossa 😉

  13. Paulo says:

    Por muito bom que esteja o windows8, nem tão cedo o irei usar pois não estou disposto a desembolsar muitos € por esse sistema, e ao contrário de muito pessoal,”incluindo os que postaram aqui”, eu não gosto de usar sistemas ,”piratas”, por isso vou continuar a usar o windows7 que veio com o meu pc para jogos e o Linux para trabalhar no dia a dia. Também só uso o Windows para jogos… 🙂

  14. Miguel says:

    Saiu hoje dia 14/03/2012 novos drivers para Amd e Nvidia RC0/1 com os devidos issues resolvidos que tinha os primeiros que sairam para esta nova versão do Windows so quando chegar a casa e que os vou testar tanto no portatil com Nvidia como no desktop em casa com Amd.

  15. Rafael says:

    como desinstalo agora esta versao. quero remover e nao sei fazer isso, podiao me dizer como se faz

  16. alexandre says:

    Instalei o Windows 8, primeiro em dual boot, mas rapidamente percebi que a versão BETA é perfeitamente capaz de correr todas as aplicações que preciso (acrobat pro, photoshop, indesign, ilustrator, revit) Só o autocad teimou em não instalar.
    não sinto falta do botão iniciar no desktop, como já não sentia no Windows 7, mesmo que ele existisse. a adaptação foi rápida (num portátil usando teclado e touchpad), e penso que todos aqueles que estranham, rapidamente vão entranhar.

    acima de tudo, penso que a nova interface vai abrir verdadeiramente o computador ao consumidor menos experiente, nomeadamente as camadas mais idosas! e considerando que a maior parte da base de computadores instalada é windows, isso pode mudar muita coisa, nomeadamente abalar o actual mercado de tablets (que as pessoas adoram!, mas volta e meia têm de voltar ao pc para qq coisa que não conseguem fazer no tablet…)
    O Windows 8 terá a capacidade de colmatar esse problema

    a interface metro está bastante bem conseguida, é muito limpa, e cria um ambiente similar em todas as aplicações que permite aos menos experientes navegar facilmente, o que nem sempre se pode dizer das aplicações tradicionais.

    e não concordo que o metro seja só útil para touchscreens…
    embora ainda não tenha drivers específicos para o touchpad (o que limita as funcionalidades sobretudo em aplicações metro), rapidamente me converti a este novo modo de usar o PC, e já não quero voltar ao Windows 7

    Concordo com quem diz que METRO e AERO n casam. mas duvido que a Microsoft trate disso….
    o mais certo é que na próxima versão o actual desktop desapareça, ou seja substituído…

    e nos entretantos de certeza que haverá montes de gente a fazer temas METRO para o desktop.

  17. Serva says:

    Excelente post Pedro Simões , acredita que andava a procura deste tema porque no próximo fim de semana tenho de instalar o 8 , a minha empresa vai ter este SO , portanto como imaginas tenho que me por ao corrente , já se fala em uma pequena formação , mas até quero conhecer o melhor possível este SO .

    Cumprimentos

    Serva

  18. Serva says:

    Caro @alexandre ,

    Boa tarde , concordo inteiramente com o que escreveste , penso que uma das armas que este SO vai trazer é a sua total integração smartphones / tablets /portaeis / desktops , são os primeiros a ter este tipo de integração e isto irá fazer abanar o mercado dos tablets , que ainda não têm SOs adultos embutidos , sei que vai haver muitas novidades em Linux , mas para empresas que usem Microsoft não sei se irá pegar .

    Cumprimentos

    Serva

  19. António says:

    é óbvio que este windows foi feito a pensar na moda dos gadgets, smartphones, tablets, ultrabooks, etc. tudo menos os PCs, pois aí dominará sempre o teclado e rato.

    a única coisa que eu preciso que ele tenha é a barra de tarefas para poder ter rápido acesso a todos os programas abertos em simultâneo e rápida transição entre eles.

    o menu iniciar é isso mesmo, um menu para iniciar coisas, pode ser alterado à vontade ou desaparecer e se substituído por algo, não é grave, é só uma maneira diferente.

  20. João says:

    Quem nao se habitou ao windows 8 é porque nao o quis, instalei, no 1º dia andei um pouco à nora, no segundo dia ja conseguia manejar bem e agora nao conseguiria voltar ao windows7 provavelmente devido a todas as ferramentas que ele dispoe, as aplicaçoes apenas a ocuparem 15% do ecran é brutal. o SO é eficiente, é rapido, o metro só nao é funcional para quem nao quer

  21. pSmileX says:

    Win + X – Lança o menu Iniciar.

    Lança o menu Iniciar ?? O que é que é suposto fazer este atalho mesmo ? Aqui não fez nada…

  22. Rui says:

    mais uma vez, aparece-me um post do pplware destacado no facebook, que já tem uns meses largos :/

    No entanto é óptimo pois não conhecia grande parte dos atalhos, especialmente os mais “novos”.

    Bom trabalho 😛

    • Vítor M. says:

      Por norma fazemos isso, repara, temos mais de 20 mil artigos, o tempo vai-os colocando para trás e não quer com isso dizer que esses mesmo artigos percam a validade, apenas estão menos expostos. Usando as redes sociais, podemos mostrar esses artigos e dar a conhecer muitas das vezes novidade a muita gente que nos segue também aí.

      Ainda bem que foi o teu caso. 😀

  23. Bruno Bessa says:

    Sou o único que não consegue usar todos atalhos? Será que estou a usá-los incorretamente? (ps: ainda sou novato no w8)
    Já agora, existe algum atalho que permita fechar as aplicações abertas?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.