Já é possível fazer jailbreak ao novo iPhone X da Apple
Há muito tempo que o tema jailbreak não surgia. A Apple tem conseguido fazer um bom trabalho em proteger os seus equipamentos, afastando destes as vulnerabilidades exploradas.
É por isso que a notícia do jailbreak ao iPhone X chegou como uma surpresa e está a levantar muita curiosidade. Bastaram apenas algumas semanas para que o novo iPhone da Apple fosse quebrado.
A Apple tem conseguido manter seguros os seus sistemas operativos, sem que estes tenham falhas que possam ser exploradas para fazer jailbreak. Não tem sido uma tarefa simples, mas têm sido bem-sucedidos.
Essa segurança parece ter agora caído, e justamente nas mais recentes versões do iOS. Na última POC2017, que decorreu em Seul, na Coreia do Sul, a empresa KeenLab mostrou que o iOS 11.1.1 pode ser explorado para fazer jailbreak.
A prova de conceito, mostrada ao vivo durante uma apresentação desta conferência, usou um dos recentes iPhone X e foi possível ver o jailbreak a ser aplicado. A KeenLab mostrou ainda que é possível fazer jailbreak às versões beta do iOS 11 e ao iOS 10.3.2.
iOS 11.1.1 jailbreak by Liang Chen from Keen Lab. pic.twitter.com/WLI07Us5pV
— vangelis (@vangelis_at_POC) 10 de novembro de 2017
Depois da prova do jailbreak, a KeenLab não disponibilizou qualquer ferramenta pública para que este possa ser explorado e nem se espera que o venha a fazer.
Provavelmente a KeenLab irá vender a falha a outras empresas, para que estas o possam explorar noutros contextos. Pode ainda apresentá-la à Apple, que tem aberto um programa de caça aos bugs nos seus sistemas operativos.
A simples prova de que é possível fazer jailbreak deixa algumas esperanças que outros atores mais presentes comecem a procurar por vulnerabilidades nas novas versões do iOS, tornado depois essas falhas públicas e facilmente usáveis.
Este artigo tem mais de um ano
Seul fica na Coreia do Sul
Isso…como normalmente os ataques chegam “de norte” 🙂 Obrigado pela correção.