Famoso fotógrafo Austin Mann testa o iPhone 16 Pro e dá uma aula
A Apple volta a apostar na fotografia e vídeo para promover o seu mais recente iPhone. De facto, a empresa vende fortemente a ideia que este é um dos equipamentos mais impressionantes para captura de imagem. No entanto, o que dirá um fotógrafo profissional, famoso pelos ambientes mais incríveis onde atua, usando um iPhone 16 Pro? Veja a aula dada por este profissional.
Poderá o iPhone 16 Pro substituir uma câmara profissional em viagem?
O famoso fotógrafo de viagens Austin Mann testou recentemente o novo iPhone 16 Pro, que chegará amanhã às mãos dos utilizadores um pouco por todo o mundo.
Para testar o dispositivo, Mann escolheu um local de tirar o fôlego - o Quénia - com as suas paisagens deslumbrantes e luz excecional, ideal para levar as funcionalidades do iPhone 16 Pro ao limite.
As imagens estão disponíveis no seu site, assim como uma análise exaustiva às características técnicas do equipamento. Fala também na captação de áudio que o deixou igualmente impressionado.
Mann examinou várias das principais funcionalidades do iPhone 16 Pro. Um dos avanços mais notáveis é o sensor ultra-amplo melhorado de 48 megapíxeis, que, segundo ele, proporciona resultados “espantosos”. Quer se trate de capturar paisagens panorâmicas ou objetos em movimento rápido, o sensor permitiu a Mann captar detalhes incrivelmente nítidos.
No total, foram tiradas mais de 10.000 fotografias durante os seus testes, bem como 3 TB de vídeo ProRes, todos captados utilizando o botão de Controlo de Câmara, que, segundo o fotógrafo:
Simplifica e acelera o acesso e a captura de fotografias.
À semelhança de outras análises, o fotógrafo conclui que o botão de controlo da câmara é agradável e prático, mas não essencial.
Gravação de áudio e vídeo
As novas funcionalidades de gravação de áudio também não deixaram de impressionar. Austin Mann apreciou a capacidade de gravar em ProRes Log de alta taxa de fotogramas diretamente para um SSD através da ligação USB-C, uma inovação interessante para quem trabalha em produções de alta qualidade.
Salientou que a transição de Lightning para USB-C é uma grande melhoria, não só tornando a transferência de ficheiros mais rápida, mas também permitindo a compatibilidade com uma gama mais vasta de acessórios. Em última análise, o USB-C facilita a vida em muitas áreas...
Estilos fotográficos e profissionalização
Um dos aspetos que mais agradou a Mann foi a introdução de estilos fotográficos, uma funcionalidade que permite personalizar imagens diretamente a partir do dispositivo, dando ao utilizador um maior controlo criativo sobre o aspeto final das suas fotografias. Este nível de personalização é essencial para os fotógrafos que pretendem impor a sua própria assinatura visual sem terem de utilizar software de retoque complexo.
Por último, Mann elogiou o empenho da Apple em fornecer ferramentas cada vez melhores aos profissionais da imagem: carregamento mais rápido, novas opções de acessórios... que continuam a melhorar a cada geração de iPhone.
Com o iPhone 16 Pro, a Apple parece estar pronta para aperfeiçoar a fotografia móvel mais uma vez.
A Apple está a dar a fotógrafos como Austin Mann ferramentas poderosas para captar o mundo com precisão e criatividade.
Abaixo encontra-se o vídeo da expedição de Austin Mann ao Quénia.
Viagem de sonho, imagens brutais. Pena não vermos projetos destes feitos com outros equipamentos de topo de gama, em vida real, para vermos como se portam.
Quanto é a Apple que lhe pagou para fazer publicidade, sabendo que o topo de gama da Samsung é de longe superior?
Quanto é que a Samsung te pagou para escreveres isto?
… LOLOLOLOL !!!
São excelentes equipamentos, mas as fotos dos Samsung são lindas, não são as reais. E por isso é que o iPhone supera Canon e Nikon como câmara mais popular do mundo.
Comparas o incomparável.
Eu não, isso são dados de plataformas de alojamento de fotografias.
Ambos são bons equipamentos, mas os 200Mp do Samsung não quer dizer que é “de longe superior”. Aconselho a visualização deste teste, com casos reais e provas. Esperemos que este youtuber não tenha sido pago pela Apple e Samsung a meias e que os 2 milhões de subscritores não seja uma treta também. 😉
https://www.youtube.com/watch?v=VY0Zcas5LYI&t=451s
e mais um teste, este youtuber com 19.5 milhões de subscritores, esperemos que seja um “pouco” mais “credível”.
https://www.youtube.com/watch?v=vSIbvJB4WdI
😉
Sim, o iPhone 16 Pro Max é o melhor equipamento no que diz respeito à captação de imagem. Isso tem sido transversal. Mas o mais notável é o salto tecnológico face à Samsung, que normalmente conseguia resultados muito próximos e atualmente está a ficar para trás.
Então mas ele usou o Pro ou o Pro Max? É que no texto acima está apenas o Pro. Não obstante, na realidade é indiferente dado que a única diferença entre ambos os modelos é 0,2″ de ecrã (literalmente).
Ele usou o Pro e o documentário foi o Pro Max. E tal como dizes (e bem) não interessa se as tecnologias são as mesmas no ponto que é usado no documentário.
In parcial
Pro fissional
Aahhahahaha nem mais… Qualquer leigo pega num e noutro e percebe imediatamente a diferença, então se for ao zoom…. Acho que é só tirar a pala dos olhos e ser honestos!
Mas os adeptos de um clube da 3a distrital também dizem que o clube deles é o melhor do mundo portanto…
já viu os testes que aqui partilhei ? Está na hora de tirar a pala e ser honesto, ou também vai dizer que os testes foram encomendados pela Apple e Samsung ?
Quer que coloque testes que dizem precisamente o contrário?
Pegue num S24 Ultra faça zoom num e noutro e chegue as suas conclusões… Se ainda assim achar manter a sua opinião está tudo dito!
Se tivesse visto os testes perceberia que em determinadas situações é melhor o iphone e em outras é o samsung, portanto não me venha cá com as tretas de mau perdedor e fanboy. Quanto ao zoom, sendo optico a qualidade deixa muito a desejar, mas ok, tem mais zoom, que se dane a qualidade.
Ahahahahahaha opah muito bom!
Tenho um amigo, fotógrafo de profissão, com mais de 40 anos de experiência que me disse há poucos meses que uma máquina fotográfica para tirar fotos tão boas como as do iphone 15 pro max, custavam muito mais dinheiro que o iphone. Estou “mortinho” que chegu o meu 16 pro max…. e ir para o Douro Vinhateiro tirar umas fotos e uns vídeos com o mavic 3 🙂
Famoso fotógrafo ou Youtuber??
Fotografia miserável. Bouquet é distorção. B&W é tudo cinzento. Detalhe viste-lo. Grão então, dava para fazer um rancho à moda de Viseu!!
Há uma fotografia noturna no site, em que parece que foi aplicado um efeito “aguarela” nos objetos (humanos)… estão todos com cara de Acidente Vascular Cerebral!
Claro que tem uma ou outra foto apresentável mas, como como todos sabemos, até um relógio parado dá horas certas duas vezes por dia!!
Este amigo, como tantos outros da mesma espécie, vive de mexer muito as mãos à medida que vai regurgitando specifications da boca para fora, dizer coisas como “and ahhhhh” 30 vezes por minuto, agradecer muito a quem lhe patrocina o seu modus vivendi mas, de substância, ZERO!!!
Não vim aqui dizer que o iPhone é mau ou que o Samsung é pior.
Os “retratos” são razoáveis, dentro do que se espera de um smartphone de topo mas, por favor, não comparem isto com fotografia, porque é uma ofensa à arte.
Mesmo que deixemos as questões artísticas de lado, qualquer reflex digital de média gama, com objetivas standard, nas mãos de um fotógrafo minimamente capaz, dá cabazada, com direito a “cuecas”, “cabritos” e “golos de joelhos” em cima da linha de baliza.
Mas, também, já estou por tudo desde que ouvi alguém dizer, com toda a prosápia, toda a jactância, toda a pesporrência: “antes feito que perfeito”.
Muito obrigado e boa noite.
Tens de mostrar o teu trabalho ao lado do dele, se não dá aspeto que ficaste um pouco invejoso e estás apenas a argumentar sem nexo, ferido no ego 😉 não custa nada criticar o trabalho dos outros com palavras soltas ao vento. O que custa é ter o que mostrar. Tu não tens, ele tem. Existe uma grande diferença, percebes? E digas o que dissestes, ele tem sempre a vantagem de falar com conhecimento de causa, por todo o trabalho, um pouco por esse mundo fora, que já fez. 🙂 É a diferença.
Excelente comentário. Aqui compara-se uma Canon ou Nikon a um smartphone. Enfim.
Imagina quando descobrir um pixel
Não se cansem:
Pixel 9 Pro – fotografia e câmara selfie
iPhone 16 Pro – vídeo e funcionalidades extra
Galaxy S24 Ultra – versatilidade
Comentário perfeito
Nem mais… Agora iPhone e foto… Parem lá com isso… No vídeo para edição com programas sem dúvida, vídeo comum mesmo assim atualmente tenho dúvidas mas… Até pode ser!
Óh, até podes dizer que foi a IA que mostrou a Lua como nunca a vimos, mas daí até poderes provar 😉 podes dizer até que a Terra é plana. És tu a dizer e vale o que vale. Agora, quem mostra o seu trabalho ao mundo, com factos… é diferente da tua crítica, não achas 🙂 E o que vale para quem quer ver factos, são estes exemplos como mostra o fotografo, onde dá uma aula de usabilidade e pormenor, com a sua experiência.
Exatamente… E os factos mostram que os iPhones ficam em 4° lugar no que toca a fotografia 😀 😀 😀
Portanto podes dar 30 cambalhotas, e 23 mortais, enquanto dás o pino ao mesmo tempo que escreves os teus posts que lá está valem o que valem e não é por tu dizeres que são verdade!
O teste do fotógrafo é um teste apenas onde faz agradecimentos… 😀 😀 😀
Queres quantos a mostrarem o contrário? Vai a net e vez, aliás em teste cego até te surpreendes com as escolhas… Mas ok mais uma vez digo para ficares contente o iPhone é melhor que máquinas profissionais, é o melhor de sempre em fotos, vídeos, som, ecrã tudo e mais não sei o quê, tá bom?
O sol em todas as fotos está horrível. Todos acham fantástico porque nem sequer sabem como fica o sol quanto a foto é tirada com uma máquina fotográfica. Mas experimentem … A foto noturna é um desastre com o “lens flare” claramente visivel . Quanto aos detalhes, esses foram todos à vida ! A foto em telephoto tambem deixa muito a desejar com a falta de detalhe da mesma, seja no primeiro plano seja nos planos mais afastados. as fotos são bonitas quanto à cor, brilho e contraste parecendo-me que com o objectivo de distrair da falta de detalhe. Por isso, comparar isto com máquinas fotográficas é de uma tamanha falácia que até mete dó. Comparem-se só com o universo dos telefones.
Ao ver o tipo com o Aifone na mão até fiquei a pensar se ele não o mandaria cá para baixo para ver se resistia à queda…
Há quem tenha “feito” 😀 https://bit.ly/3XRAP6Y