PplWare Mobile

Estudo revela que utilizadores do Android querem um iPhone

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Djsuca says:

    Eu não faço parte deste estudo…
    Android 4 ever…

    • Henrique Crachat says:

      Igualmente…não faço parte desse estudo, que mais deve ser uma tentativa de parar a crescente evolução do nosso querido android 🙂

      • eduardo says:

        Tenho a leve sensaçao que os resultados deste estudo vao ser diferentes

        • Dj_suca says:

          realmente vai ser mais o contrario…

          • Vitor Ferreira says:

            Bem…este “estudo”, parece mais uma resposta de um iPhone user ao post de ontem (Android com quase 50% do mercado mundial)…porque se assim fosse, estavam a querer dizer que este era o ponto alto do Android e que agora vai entrar em declínio.
            Ou seja, notícia de ontem, 50% do mercado mundial é Android, com esta noticia de hoje 42% dos Android users pensam comprar iPhone, está aqui uma contradição. 😀
            Como já disse, acho que isso que disseram neste post não vai ser o Android, mas sim o iPhone, devem se ter enganado! 😀 llooll
            Android for ever! 😀

          • Pedro Pinto says:

            @Vitor Ferreira
            O artigo foi escrito por mim e sou 100% Android. Quanto a mudar par a iPhone…bem…um deixa ca ver…hum..Quando tinha um A1 e mexi num iPhone notei que a diferença era muita…Agora tenho um LG Dual-Core e ….estou simplesmente rendido. Gostava de ter um iphone assim como gostava de ter um Android dos últimos 🙂

    • Maraduxo says:

      Estudos realizados nos USA é suspeito, já que o povo de lá só vai em modas…
      Se a moda for atirarem-se ao poço, vai tudo atrás lol

      Djsuca estou contigo…

      ANDROID 4 EVER!

      • Henrique says:

        Isto não é um estudo, isto porque a amostra utilizada nao é representativa de nada.
        Nao se pode tirar qualquer conclusão de uma amostra tão pequena e tão localizada geograficamente.
        lol

        • AnCa3000 says:

          Concordo a 100%.
          Isso está tão explícito, que uma ridicularidade destas nem devia ser publicada… Nem num livro de anedotas!
          Nem estão em causa as conclusões, mas aquilo que lhes serve de base…
          Enfim…

      • Miguel says:

        @MAraduxo – Talvez a tua resposta seja a mais adequada já que a explosão de equipamentos nos Estados Unidos são exactamente isso…explosões que depois apenas em algumas excepções é que perduram no tempo…vamos a ver nos próximos tempos com a evolução do android, com a saída do próximo Iphone e com o desenvolvimento constante de ambos os market, para que lado pende a balança para o futuro 🙂

      • CaloãSanches says:

        E a moda cá é Android, como deves calcular a moda é ditada pelo poder de compra e pela mentalidade/forma de funcionamento do mercado em questão. Aqui o poder de compra é menor e como a moda é ter um smartphone as pessoas recorrem ao que podem pagar, porque aposto que se o poder de comprar fosse superiro já terias a colecção de iphones que saíram ate hoje…
        Nos US eles dão te a possibilidade de ter um telefone de top por um preço mais dentro do teu orçamento através de um plano tarifário de assinatura, que feitas as contas acaba por ser aquilo que gastamos por mês sem nos darmos conta…mas como a mentalidade é não estar preso a vínculos são feitas escolhas a curto praso e não são tidas em conta as vantagens a longo praso.

    • Conimbrigae says:

      Eu tb não me vejo representado nesse estudo. Na verdade optei pelo Samsung Galaxy S II que estava mais caro do que o IPhone 4… portanto…

  2. Olly says:

    Antes de ter um Android ainda “piscava o olho” ao iPhone mas agora… não penso nisso sequer.
    Ainda ontem estive com o meu primo que comprou um recentemente e descobri que, tirando a excelência do aspeto gráfico e a suavidade do scrolling, o meu SoftStone (de 79€) faz tudo o que iPhone dele faz… por isso, por estes lados não estou a pensar mudar (ainda, eheh).

  3. Alexandre Alves says:

    Eu estou de acordo com este estudo 🙂
    Possuo um HTC Desire e muito sinceramente estou a pensar comprar um iPhone. Razão???? Simples … não posso fazer updates ao meu HTC, update a longo termpo no HTC = novo HTC.

    Samsung fora de questão … não gosto da qualidade da capa … demasiado plástico.

    Logo fico reduzido a ao iPhone 🙂

    • Queda says:

      claro claro… boa razão.
      Quem me dera ter o Desire em vez do meu Boston…
      deixei de ter updates oficiais a partir da versão 2.1 e não foi por isso que deixei de os fazer, actualmente estou na versão 2.3.3…
      tu com uma maquina dessas não é difícil de os arranjar na net.

      • Daniel© says:

        mas uma pessoa que paga bem pelo seu smartphone deveria ter actualizaçoes oficiais na marca a meu ver…

        • Queda says:

          tambem concordo, mas continuo a achar uma justificação para mudar.
          quando eu compro um pc não não estou preocupado com isso pois se for preciso e quando for preciso faço um update. pois é um produto que é meu e só meu e se estiver à espera de outros para o fazer mais vale esperar sentado… o mesmo acontece com o telemovel. a apple faz a papinha toda e os outro não, que fazer? comprar só apple? não me parece… nem tenho dinheiro para isso.

          • Daniel© says:

            eu acho mal todos os fabricantes que adoptem android se aproveitem dos developers para nao lançar roms oficiais, pois ja sabem que eles vao fazer cooked roms. eu tambem nao sou rico e consigo ter um iphone e um macbook pro, poupei noutras coisas que sao nocivas e superfulas, e nao estou nada arrependido, pois ja tive android e ja fui usuario windows muio tempo. Mas isto sao opinioes e nao condeno nenhum usuario, muito pelo contrario, cria mais rivalidade no mercado e evoluçao 🙂

      • Tiago Dias says:

        A questão não é arranjar.. o que continua a deixar-me de pé atrás em relação às marcas que vendem Android (não em relação ao próprio Android), é o facto de não fazerem o seu trabalho no que toca a actualizações e correcções, e deixarem para os utilizadores esse trabalho, que devia de ser das marcas.

        Mas a política da Google já mudou, e bem. Vamos ver como se portam os fabricantes agora.

        • DrKein says:

          Pois é.. mas temos que ver que a apple apenas tem um “smartphone” para actualizar e no entanto a HTC tem dezenas e dezenas de modelos no mercado.
          Já agora gostaria de perguntar se os utilizadores do Windows Mobile e Windows Phone 7 estão fora de esse estudo ou se não fazem parte da comunidade pplware uma vez que também não constam no survey.

          • Daniel© says:

            windows phone 7 ainda esta longe do ios e android, acho que a inclusao deste SO no estudo era para humilhar…
            A HTC que nao mande modelos a torto e a direito, quantidade não é qualidade 🙂

    • Porquinhobranco says:

      vais ver que comprar o iphone nao é soluçao! pelo menos tendo em conta a razao que alegas! Se comprares hoje um iphone, quando sair o iphone 5, vais querer comprar um porque vais achar o teu obsoleto, por causa de alguma feature nova que o 5 tem e o 4 nao!
      Alem disso, o Desire ainda agora recebeu a versao 2.3 do Android (oficialmente)!

      • Alexandre Alves says:

        Pois recebeu com cortes nas aplicações …

      • Tiago Dias says:

        “Se comprares hoje um iphone, quando sair o iphone 5, vais querer comprar um porque vais achar o teu obsoleto, por causa de alguma feature nova que o 5 tem e o 4 nao!”

        Vamos lá ver uma coisa, e isso não acontece em todas as marcas? Algum fabricante lança um produto inferior ao anterior?

        Isso tem muito que se lhe diga. Quem tem um 3GS, poderá não ter sentido a necessidade de comprar o 4. Ainda há pessoal com o 3G a funcionar bem, embora com algumas limitações. Quem tem o 4, dificilmente precisará de adquirir o 5.

        Aliás, a Apple apenas lança um modelo por ano, bem menos que outras marcas. É indiscutível que até agora o iPhone tem sido o smartphone com maior longevidade suportado pela marca. Veremos como será o suporte para os mais recentes high-end Android, mas sendo a Samsung, LG, HTC, etc, apenas vendedores de hardware, vão querer vender sempre os novos modelos..

        • Alexandre Alves says:

          Exactamente 😀
          Se fosse nesse sentido já tinha corrido para ir comprar o HTC Sensation.

          Mas o meu Desire (1 versao) serve para aquilo que preciso, mas gostava de poder ter software updates sem recorrer a roms não oficiais, sem cortes nas aplicações etc.

          E até agora só a Apple com o iPhone tem mantido upgrades para o seu iPhone.

          A HTC se quero update das duas uma … ou recorro a roms, or compro o novo modelo …

          A samsung não sei, se bem que com o Galaxy SII não deverá ter o mesmo problema com o limite de espaço uma vez que tem 16GB de memoria interna.

          Esperar mais um bocado até o meu querido Desire morrer. 🙂

    • Ricardo Silva says:

      Mas o problema do Desire já foi mais do que discutido e prende-se com a RAM. Daí a HTC não ter lançado (pelo menos por OTA)a actualização para o Gingerbread com o Sense 2.1.
      E o problema é mesmo o Sense 2.1, porque se fosse só o Android já teria sido actualizado há muito tempo!

      Eu tenho o meu Desire com Gingerbread e Sense 2.1 (+ apps do 3.0) há bastante tempo e só tenho a dizer bem. Como é óbvio tenho uma Custom ROM. Faz o mesmo e vês que vai mudar a tua vida 😀 hehe

    • Mario Mendes says:

      Ideos X5 barato e mudas tudo.

    • afrsa says:

      Se a tua preocupação é updates e não queres meter rooms, então compra um smartphone pure google… nexus one ou nexus s! Ainda agora saiu o gingerbread para o Desire… cortaram 2 aplicações da treta da HTC mas no geral o importante está lá!

    • kekes says:

      A google já tem um acordo para minimizar esses problemas, 18 meses têm suporte, pelo menos.

    • ZMiguel says:

      Isso simplesmente não é razão….

      Tenho um HTC Hero GSM e nem que me dêm um iPhone não o queria!

      O meu HTC vinha com o Andorid 1.5 e a HTC actualizou-o para 2.1, a garantia foi-se, melhor, Root + Rom de 2.3.4

      • Rui C. says:

        Eu também tenho um HTC Hero…
        Estou super satisfeito também.
        No entanto, se me oferecessem, aceitaria o iPhone de bom grado.
        Não posso negar que o iPhone seja um bom telemóvel, até melhor que o HTC Hero, mas, pessoalmente, não estou disposto a pagar o que pedem por ele.
        Se, eventualmente, o Hero for para a reforma, então optarei, muito provavelmente, por um telemóvel da HTC, sendo que é uma marca que, a meu ver, tem excelentes telemóveis, com um óptimo sistema operativo, e com um preço ligeiramente mais razoável.

        A título de off-topic, também o meu Hero tem Android 2.3.3 + Sense 2.1 .

  4. Cesar Couto says:

    É quase tão arrogante como os utilizadores de iPhone chamar de estudo a uma pesquisa localizada com meia dúzia de utilizadores… Eu não me revejo neste “estudo” e recentemente comprei um iPad, foi a pior asneira que fiz recentemente, embora seja um grande equipamento e bonito o iOs é simplesmente ridículo na minha opinião e foi construído para crianças ou utilizadores muito… muito básicos. O iOS 5 que demora por chegar traz algumas melhorias significativas é verdade, mas está atrasado um ano… Gostava muito de no safari mobile poder fazer um upload de um ficheiro num formulário web.. só por exemplo…

    • Maraduxo says:

      Ora aí esta a resposta por toda a gente gostar da marca Apple…
      “O iOs é simplesmente ridículo na minha opinião e foi construído para crianças ou utilizadores muito… muito básicos.”

      Cesar Couto gostei dessa, assino por baixo 🙂

      • Rui says:

        Qual é o problema de querer um SO simples e funcional? há com cada resposta… Queres ver que é necessário tirar algum um curso para usar um Android.
        Para perder tempo a pensar em como fazer coisas já me chega quando estou a fazer programação, e quando faço desenvolvimento para android e ios, faço a pensar na simplicidade de utilização. O facilidade de utilização é o que cativa as pessoas. Aliás, essa é uma das primeiras recomendações que a Apple faz para quem desenvolve para ios. Certo?
        Era o que faltava para um SO ser bom ter que ser complicado de utilizar!

        • Filipedgb says:

          Antes de mais, eu nem uso Apple. (simplesmente porque é demasiado caro e não há capital para isso)

          O que o César Couto e o Maraduxo disseram foi que simplesmente o iOS é demasiado básico para utilizadores mais avançados que queiram fazer coisas mais avançadas.

          No entanto concordo que tmb há pessoal que gosta de ter mais trabalho a fazer as coisas só para dizer que é geek (porque eles conseguem e os outros não! brutal!)… isso irrita-me profundamente também. Não estou a dizer que é o vosso caso (César Couto e o Maraduxo), mas infelizmente muitos são assim..é ridiculo

          • kekes says:

            Eu gosto de levar os aparelhos ao limite, fazer deles coisas que muitas vezes nao foram desenhadas para eles, por vezes não tem qualquer tipo de interesse para as outras pessoas mas nós divertimo-nos assim 😀
            Eu gosto de pegar numa ROM da comunidade por exemplo e colocar só o que quero e adquar-la as minhas necessidades adicionar isto aquilo, tirar aquilo, é divertido por isso e que iOS não é para mim.

        • Rui says:

          e que coisas avançadas serão essas que se faz num Android e não num iphone? 🙂

          • Eu mesmo says:

            tens mais liberdade num android sem root que num iphone sem jailbreak

          • Vítor M. says:

            Rui… aí tens uma resposta “tens mais liberdade num android sem root que num iphone sem jailbreak”… é o mesmo que dizer… não se sabe bem ao certo porque não se conhece o mundo iOS… é tipico! 😉

            Mas ainda vais ouvir mais…

          • Rui says:

            Complemento a minha pergunta…
            “e que coisas avançadas serão essas que se faz num Android e não num iphone para o utilizador normal?”
            Não se esqueçam que dos 50% de quota de mercado que o Android tem, se calhar nem 0,01% sabe o que é uma ROM 🙂

          • Hugo Cura says:

            Rui, achas mesmo? A aplicação ROM Manager já esteve no TOP3 de aplicações pagas no Market. Agora está em 9º e, pelo preço que tem, dá a entender é bastante usada e apetecida.
            Serão só 0.01%?

          • Rui says:

            é fácil de saberes. faz as contas a qtos fazem o download e qtos dispositivos tem o android e logo vez se há por aí tanta gente a perceber de ROM’s
            e mesmo pagando pela app, acredita que muita gente depois nem a sabe utilizar.
            por acaso gostava de saber qtas pessoas (em %) que tem android em Portugal que andaram fazer tunning nos telemóveis 🙂

    • estigonhof says:

      Ainda bem que não compraste um galaxy Tab, porque esse não vai levar updates.

      Tens ainda a garantia que poderás actualizar para o iOS5, coisa que não tens noutros produtos com Sistemas operativos concorrentes.

      Por fim tens uma outra vantagem: jailbreak, e software pago de forma gratuita.

  5. Paulo says:

    Como se pode chamar estudo a isso? Só têm 216 pessoas?!

    Eles até podiam colocar esse estudo se aplicassem metódos estatisticos nessa amostra e assim criar um “populção” que fundamenta-se o estudo! :S

    Obviamente foi algo muito mal elaborado por essa empresa…

    e realmente, factos são factos! como pode ser isto verdade, quando o nº de utilizadores de android aumenta a cada dia, e ao mesmo tempo o nº de app’s para android?

    • Ricardo Silva says:

      Se fizeres um estudo no centro do Porto sobre qual a preferência clubística dos habitantes, chegas à conclusão que 99% dos portugueses é Portista. Lol

      Esse estudo de credível não tem nada! 216 pessoas numa só localidade?!

      Acho um pouco despropositado este artigo vir aqui no pplware…

      • Pedro Pinto says:

        Hum, não sendo eu Porto ou do Benfica, tenho ideia que no Porto há mais benfiquistas 🙂

      • Ecchin says:

        99% não digo, mas sim, é mais ou menos essa a ideia!
        (Não esquecer as carradas de habitantes do Porto que não vivem no porto fora do período de aulas)

        • Ricardo Silva says:

          Lol
          Meus caros, o meu comentário é meramente exemplificativo, até porque eu não faço ideia da percentagem exacta. Mas na cidade do Porto existem mais portistas que benfiquistas (por exemplo) o que não se verifica no resto do país!

          O objectivo era chamar à atenção da validade de um estudo deste género (Numa localidade e com uma amostra tão pequena).

    • Lourenco says:

      Devias ir ver a definição de estudo antes de vir atirar pedras….

      Apesar de explicitamente pequeno, não deixa de ser um estudo… Um estudo local… Que a única coisa que prova, é que uma percentagem de gente daquele local pensa da seguinte forma….

      Acredito que a ideia nunca foi reflectir o mundo inteiro neste estudo, caso contrário n tinham referido o local e n’ de pessoas….,

      Portanto para lá de atirar pedras e de pensar mais um bocado sff…..

      • Ricardo Silva says:

        “Que a única coisa que prova, é que uma percentagem de gente daquele local pensa da seguinte forma…”

        Nisso concordo contigo… mas o que pensas ao ler um título que diz:
        “Estudo revela que utilizadores do Android querem um iPhone”.

        Acho muito pouco rigoroso, e como já disse, despropositado!

      • dingas says:

        Vou fazer um estudo com algumas pessoas que conheço e são proprietárias de SmartPhones lol

        Resultados estimados à partida:
        utilizadores 10
        android : 6
        iphone: 1
        symbian: 2
        blackberry: 0
        outros: 1

        será que os resultados poderão ser fiáveis ? lol

        • lourenço says:

          em termos formais são!!…, mas acho que nem sequer é por ai que queres entrar!…
          a partir do momento em que defines que estas a fazer um estudo…
          todos os resultados são fiáveis desde que cumpram um criterio!..
          nunca em lado algum foi definido que para um estudo ser considerado valido ou fiável tem de ter mais do que 215 pessoas, ou 4, ou 3, ou 1000!…
          voces no geral é que vos faz confusão este estudo ter apenas 215 pessoas!..
          n deixa de ser um estudo, e não deixa de ser fiável e valido!..,
          tal e qual como todos os estudos, as pessoas têm de aprender a encarar em que circunstancias foi feito o estudo e ve-lo como tal!… ao invés de pegarem nos resultados e considera-los verdades universais, que é o que acontece sempre q o pplware mete 1 estatística aqui!.., fica logo tudo a assumir verdade e se for preciso a infectar a comunidade com estas verdades, que apenas são verdades dentro de um contexto especifico, neste caso, naquela terra, com aquela percentagem de pessoas!

          • Ppietra says:

            concordo!
            muita gente não sabe interpretar dados destes, ou prefere usá-los para os seus próprios interesses.

      • Paulo says:

        definição?! eu não critiquei isso -.-

        e tu se fosses mais esperto e também soubesses minimamente, percebias o que queria dizer…sim?! eu vou explica quando fazes um “estudo” destes, como é óbvio não perguntas a população toda, perguntas a uma “pequena” quantidade chamada amostragem, e depois com métodos como interpolação (método estatistico dos mais básicos) entre outros descobres o resultado do estudo, entendes? é assim que é feita as sondagens, e as pesquisas de marketing, etc…

        e como, tu próprio disseste foi um inquérito feito numa só região…onde está o objectivo disto? não tens quaisuqer informações do estudo, idades compreendidas, sexo, etc…

        e depois, senão concordaste cmg porque te deste ao trabalho de responder? ignoravas!

        passa bem 😉

      • kekes says:

        Eu estudei estatistica, não sei em que parametros foram feitos estes mas o valor aqui é ser estatisticamente valido ou não. Até as estatisticas para as eleições por vezes sao duvidosas em termos estatiscos e apresentam varios problemas.

    • Ppietra says:

      Tudo depende da amostragem! 216 pessoas pode ser suficiente, desde que a amostragem seja bem feita – tenho a ligeira impressão que não terá sido muito bem feita, o mais certo é não terem diversificado as pessoas que contactaram.
      Quanto a aplicação de métodos estatísticos na amostra, não é tão fácil quanto parece!! Teriam que fazer um estudo mais aprofundado comparando os resultados de inquéritos com aquilo que vai sendo observado na população total – tal como é feito nas sondagens das eleições!
      Estes estudos, valem mais como indicador ao longo do tempo – isto é, aquilo que se pode dizer dum estudo destes é por comparação com um estudo idêntico feito no passado.

  6. eu says:

    Comprei um android há pouco tempo por este ser bem falado e claro pela base ser linux. Não mudo por nada, é incrivel os comandos que posso executar como

    cat /proc/cpuinfo

    mv
    cp
    ping
    wget

    Só é pena nao ter gcc e make porque assim transformava num verdadeiro linux, e tambem o facto de conseguir fazer quase tudo o que um iphone certamente o fará.

  7. Oxsav says:

    Eu também não faço parte deste estudo…
    Acho que a desculpa de o samsung ter uma capa demasiado plástica é um bocado exagerada. A capa do iphone nao foge muito ao mesmo material que o da samsung. Qualquer das formas existem outras capas de silicone que protegem tlmv…
    Comprei recentemente um Samsung e estou extremamente contente com a aquisição que fiz!!
    Qualquer das formas acredito que por enquanto o IOS continue um bocado mais a frente que o Android. Mas também acredito que daqui a pouco tempo tudo vai mudar 😉

    • LProlog says:

      Sim, realmente a diferença de materiais para o iphone 4 é pouca ou nenhuma. A diferença é que quem compra o iphone a seguir enfia-lhe uma capa de material foleiro por fora porque este lhes custou os olhos da cara! lol…

  8. Dj_suca says:

    1 – estudo feito so nos EUA… Povo burro de natureza..
    2 – 216 Utilizadores??

    • KaPutnixZ says:

      Boas..

      Não querendo fazer de advogado do diabo, parece-me algo exagerado considerar os EUA um povo burro de natureza..
      Esse tipo de juízos não devia ser manifestado num site deste género..
      Concordo com a liberdade de expressão mas o bom senso é fundamental quando se comentam ou expressam determinados ideais..

    • Hugo Soares says:

      Gostava de saber se a tua opinião “1 – estudo feito so nos EUA… Povo burro de natureza..” é sustentada num estudo.

  9. migas says:

    Recentemente mudei de iphone 3g para o LG P500 (android) por causa dos €€, e, apesar da qualidade dos materiais ser inferior no LG, não estou arrependido de ter mudado, tendo como principal vantagem a sincronização com os serviços da Google,.

  10. Claudio says:

    Eu concordo plenamente com o estudo ! tenho um hero android mas quero um iphone 4, … e um desire e um sgs2 e um sensation e …. é o mal da tecnologia é viciante como qualquer outra droga !!!

  11. Simões Barata says:

    O mercado e os segmentos devem ter ditado previamente o resultado do “estudo”.
    Sempre fui fã do WM. Tive várias vezes em observação o iPhone. Sem comentários, pois entendo ser uma questão de opção multivariada do comprador, sobre os diversos OS, sobre capacidades de cada OS, direi apenas:
    1. Quem gosta de um bom telefone que dure e cumpra, adquire média ou gama alta
    2. Ora, com maior ou menor diferença, quem adquire aos operadores, tem preços muito semelhantes em planos de consumo medianos, seja iPhone, WM7 ou Android
    2. Quem toma decisões ponderadas, e pode, compra o que acha mais interessante e… ou é seguidor de modas ou não.
    Pessoalmente não sou seguidor de modas. Ainda me estou a adaptar ao Android (2 meses de perda de virgindade do OS). Num Galaxy SII, direi apenas que é… um must.
    E, abandonei a aquisição de novos equipamentos WM – e o mesmo serve para o iPhone, porque quero um equipamento meu, não que seja, mesmo após bem pago, mais da marc do que de quem pagou a sua aquisição. As férreas políticas de gestão do OS, das suas atualizações, dos diversos softwares que necessitamos e seu custo… Android é a melhor opção.
    Uma opinião… apenas.

  12. El Kabong says:

    Este estudo não faz o mínimo de sentido.

    1. Um iPhone é um dispositivo e Android é um SO.
    Logo por aqui, eu posso ter um iPhone, ou posso ter um HTC, Samsung, etc COM android.

    As pessoas querem trocar o sistema ou querem trocar o dispositivo?

    As perguntas a serem feitas deveriam ser:

    1. Preferes um iPhone ou um [Samsung Galaxy S, Samsung Galaxy S II, HTC Desire, HTC blablabla … ] ?

    2. Preferes Android ou iOS ?

    Pessoalmente, mantenho-me na ideia do Android e de um Samsung Galaxy S (1 ou 2).

    • Tiago Dias says:

      O teu ponto 1 já foi mais que uma vez discutido, e não vejo qual a razão de não se perceber, porque é perfeitamente lógico o uso desses termos.

      iPhone representa obviamente o iOS, e podemo-nos referir a iPhone pelo facto de o iOS não estar presente em mais nenhum equipamento.

      Android representa obviamente qualquer equipamento com Android.

      Não vejo qual a confusão e o porquê de críticas sempre que se faz a comparação iPhone / Android.

      Para terminar, se fosse feita a comparação iPhone / um modelo qualquer com android, então não havia qualquer termo de comparação, porque a percentagem para o iPhone seria muito superior.

      Mais ainda… se houvesse um iPhone a 200 €, muita coisa seria diferente. Da mesma forma, se fossem comparados apenas smartphones de gama alta, a percentagem de android diminuía drasticamente.

      Como já disseram, actualmente a escolha de um smartphone depende de dois pontos:
      1. Dinheiro que se está disposto a gastar;
      2. Gosto pessoal em relação ao SO (ou dependência de ferramentas específicas para trabalho).

      • El Kabong says:

        Queres-me então convencer que a experiência de utilização de Android num Samsung Galaxy S é exactamente igual à de um HTC Tattoo, por exemplo, e que com base nestes critérios, se pode então generalizar “O” Android para qualquer dispositivo?

        Não me parece.

        E dado que as opiniões que se tiram de um sistema, são em grande parte influenciadas pelo equipamento que se utiliza, continuo a não conseguir generalizar.

        Não sou nenhum android/linux/whatever fanboy, mas digo-te que mesmo que o iPhone custasse 100€, eu não comprava um.

        • Alexandre says:

          Acho que os pontos que falas são extremamente lógicos, se isto tivesse o sistema disqus eu metia “+1”.
          Isso é uma pool nitidamente comprada.

        • Tiago Dias says:

          Não estou a tentar convencer-te de nada… apenas não percebo o porquê de implicar quando se escreve iPhone. A razão é simples, o termo iOS não é conhecido como o termo iPhone… se falares em iOS mais de metade das pessoas não iriam perceber do que se tratava, enquanto o android já é bastante falado, inclusive nas campanhas publicitárias.

          Quanto aos equipamentos, é claro que tens razão, nem eu disse o contrário, e nem faria sentido dizê-lo. É mais que óbvio que um high-end, e a experiência de utilização nele, nada tem a ver com um smartphone android de baixa gama, mas isso nem se discute.

          Mas se não se pode generalizar aqui, então já não se pode dizer que o Android tem metade do mercado de smartphones… porque a grande fatia são esses “HTC Tatoo’s”, e não equipamentos high-end como o SGSII, etc.

    • Ppietra says:

      Acho que tens alguma razão!
      Para muitos consumidores o que é o Android ainda não entrou muito bem na cabeça… as marcas têm mais relevância!
      Esse é um ponto fraco do inquérito!
      Mas quanto à tua sugestão para segunda pergunta, não concordo! A noção de iOS ainda é mais dúbia que o Android, pois o que as pessoas conhecem é o iPhone – iOS é coisa que só entra na linguagem de muito poucos.

  13. The STK says:

    Estudo americano numa região americana. Quem quer iPhone quer um smartphone, quem quer Android quer muito mais…

    • César Couto says:

      Excelente citação, vou utiliza-la 🙂

    • Vítor M. says:

      Pode ter alguma razão por um lado, no facto de ser uma região amerinaca, mas não o tens por outro. Teres mais tens com o iOS e não com Android. Não é que com android não tenhas muito, que tens, mas o crescimento em termos de potencialidades são muito superiores num iOS que tem como base os mais usados e mais evoluídos dispositivos.

      Depois à a questão de quem usa estes smartphones usa com finalidades diferentes, a grande maioria usa por ser prático, completo e abrangente. O estudo cita a chegada do iPhone 5 e com ele o iOS 5, é o mais completo dos cenários tendo em conta tudo o que estará colocado à disposição do utilizador.

      As pessoas terão uma integração fantástica entre o seu smartphone e o iPad, iPod e com o seu Mac ou PC. O sistema iCloud permetirá uma nova era no que toca a usabilidade, mobilidade e segurança de informação.

      Além disso existe por trás desta escolha a garantia de um equipamento sempre com materiais de elevada qualidade, equipamentos que não são banalizados 15 dias depois de serem lançados no mercado.

      Depois cada vez mais as pessoas ouvem falar na integração com os serviços Apple do género iTunes Store, App Store e isso valoriza a compra de um iDevice.

      Os novos sistemas que compõe p iOS 5, como o sistema mirror, permitem por exemplo ter um iPad ou um iPhone como se fosse uma consola de jogos, actualmente isso já é possível utilizando um cabo HDMI mas com o sistema mirror poderás por exemplo estar a dar formação, fazer uma apresentação com um iPhone usando uma Apple TV sem haver cabos pelo meio.

      Tudo isso e muito mais e muito o que existe em repositórios fora da app store, como no Cydia por exemplo, cativam as pessoas. Este estudo poderá muito bem ter reflexos em todos os países o iPhone 4, por exemplo, ainda hoje com mais de um ano de vida é um gadget desejado e ainda muito comercializado, ou passo que um Android como o Galaxy S é hoje um equipamento ultrapassado e já sem brilho. O próprio SII enfrenta uma concorrência forte do LG que é muito bom também mas cada um deles é de imediato ofuscado por outro.

      O Nexus S? Alguém compra hoje um Nexus S? Viram o preço do equipamento? Foi um flop e porque? Porque saíram logo dois ou três modelos melhores e mais baratos… que possui um Nexus S tem um equipamento bom, sim é um excelente equipamento, mas é ultrapassado… aliás os estudos mostram que alguns equipamentos quando chegam ao mercado mundial (aos 25 países mais representativos) já estão ultrapassados.

      Agora… os mercado têm comportamentos bem diferentes e sabemos bem disso, o nosso é muito especializado, desde o tempo em que a escolha recaía apenas na Nokia, as pessoas já tinham um grande poder de escolha. Em Portugal poderá haver um equilibrio maior, claro que tem de ser relevado o factor preço.

      A verdade é que cada vez mais temos uma variedade qualitativa em termos de SO’s, venha o Windows Phone 7 para aumentar o leque de escolha e então aí é que vamos ver 😉

      • Michael says:

        Discordo aí na questão do Galaxy S e S2, caso não estejas ciente o S está-se a vender que parece coisa parva!

        Parece-me mais um estudo como este – http://www.bbc.co.uk/news/technology-14389430
        “A story which suggested that users of Internet Explorer have a lower IQ than people who chose other browsers appears to have been an elaborate hoax.”

        E os estudos aqui parecem os da rádio de manhã…
        E nunca aparece a noticia a desmentir, os seguidores do pplware acabam sempre por ficar mal informados.

      • Michael says:

        E para que conste o iphone 4 ficou banalizado assim que começaram a sair smartphones com processadores mais actuais.

        “…é aquele que não quer ver.”

        • Ppietra says:

          “banalizado”!?
          O iPhone teve um crescimento surpreendente nos últimos 3 meses, ao ponto de aumentar a sua cota de mercado!

        • Tiago Dias says:

          Faz um teste. Pega num iPhone 4 e num SGSII (ou qualquer Android de topo) e vai à rua perguntar às pessoas qual querem… Oferecido, sem terem que pagar por ele.

          E para tirares conclusões junta-lhe o facto de o iPhone 4 ter mais de 1 ano. (para ser mais justo terias que oferecer um iPhone 4 e um SGS)

          “Banalizado” não me parece ter sido uma boa escolha de palavra 😉

          • Complex says:

            olha que fiz essa pergunta a um par de pessoas e a maior parte (jovens + 16, 35-) disseram logo iphone mesmo tendo 1 ano.

          • Tiago Dias says:

            @ Complex

            Lá está o que eu queria dizer.. E fica mostrado que de “Banalizado” o iPhone não tem nada… arriscaria até num 3GS 😉

    • The STK says:

      Mantenho o que disse, isto parece sondagens para eleições portuguesas… O Android vai tomar conta do mercado, não há ninguém que venda melhores serviços do que a Google… só por ter um i atrás de qualquer coisa quer dizer que é bom? Só a Samsung já tem uma cota de mercado impressionante, blockbusters como SGS ou SGS2 e outros para vários segmentos de mercado: isso também é importante, dá para todos os gostos e para todas as carteiras…

      • Vítor M. says:

        Não acho. Alias quando o Windows Phone 7 chegar de forma concreta, com suporte para alguns recursos Windows e dentro de equipamentos Nokia, não acredito que aquela percentagem que compra telefones baratos com android se mantenha com o Android. Essa grande percentagem irá comprar um sistema operativo que tenha interacção com o Windows que está no seu portátil ou desktop.

        Nessa altura o segmento profissional também irá adoptar o Windows Phone 7 e será ao Android que irão tirar mercado.

        Por isso… o Android por esta e por outras razões (como a desfragmentação) irão abrandar claramente o crescimento do Android.

        Atenção que o sistema operativo mobile mais usado no mundo é o iOS, não se esqueçam disso 😉

        • The STK says:

          Não concordo. O WP7 ainda está para ser, uma boa promessa mas vai ser dificil conseguir entrar no mercado (apesar de eu achar que tem muito potencial). Integração com windows? Não me parece, querem é integração com facebook, serviços do google tipo contactos, calendarios, gmail, o maps que está brutal, etc.
          Vejo muitas pessoas, em especial raparigas típicas users de Nokias, que nem são nada geeks, mas usam telemóveis Android de baixo custo e não as ouço dizer mal… O mercado está a mudar a Apple quer fechar cada vez mais o iOS, enquanto que os fabricantes com Android fazem o contrário (HTC e Motorola a abrir bootloaders por exemplo)

  14. Gomes says:

    Adquiri um android recentemente e estou bastante satisfeito embora seja um android economico (huawei x3) estou a gostar da experiencia.
    Num Futuro Android será a escolha mas depende se o WebOs da HP cumprir com as promessas, penso que será o meu futuro OS.
    Iphone não me parece se não existir jailbreak estão limitados e muito, se é mais robusto, pode ser mas estão limitados ao que a apple quer dai talvez ser mais robusto, Android está cada vez melhor

    • Tiago Dias says:

      “Iphone não me parece se não existir jailbreak estão limitados e muito, se é mais robusto, pode ser mas estão limitados ao que a apple quer…”

      Dá-me exemplos… Diz-me em que medida te limitam esses limites… Diz-me o que tentaste fazer num iPhone que não conseguiste devido aos limites?

      É claro que há coisas que com um Android se fazem que num iPhone não, ou não serão tão fáceis de conseguir. Mas isso são situações específicas. O que me apercebi é que há muitos utilizadores que, sem terem experimentado iPhone, o criticam pela razão que “está na moda”, os limites impostos pela Apple… Depois vai-se a ver e não fazem mais que ouvir música…

      • Tiago Fernandes says:

        Acho que a pergunta correcta é mais: o que é que o Iphone faz que o Android nao faz, pq sinceramente, o iPhone faz muito mais que o Android. “mas so se tiver jailbreaked” … sim, e????? nao me digam que vao comprar um iphone, e nao fazem jailbreak… isso é como comprar um ferrari, e nao passar dos 120 KM/H so pq a lei diz ser proibido. O iphone sem jailbreak faz tudo o q um android faz. Com jailbreak, ganha o cydia, repositorios com software nao aprovado pela apple (who cares) com utilidade fantástica. Enfim… falam, e se calhar nunca tiveram a oportunidade ou a disponibilidade moenetária para poder testar e explorar um iphone como deve ser. Quem diz o contrário, é ignorante, e tem de aprender a viver com isso.

        • SamC says:

          Quem faz jailbreak está dependente dos esforços dos hackers e não tem uma garantia que ficará com jailbreak e um OS actualizado. Compra um iPad 2 mais recente e utiliza o mesmo argumento que podes fazer jailbreak!

          Só para dar alguns exemplos, nem preciso pensar muito no que me irrita:
          Bluetooth FTP
          Sincronização USB com o iTunes.
          Relatórios de entrega.
          etc.

          É por isso que aguardo assim como o Vítor M. por o desenvolvimento da alternativa WP7, parece-me uma plataforma que irá corresponder aos meus gostos no futuro já que não gostei também muito da minha experiência com Android (não há um sistema perfeito)

        • RB says:

          Por exemplo: no iPhone não conseguia fazer downloads de torrents e no android faço, no iPhone não conseguia reproduzir um filme para a minha tv por dlna a não ser que comprasse a aple tv… e há mais… mudei de iPhone 3GS para samsung galaxy s e sinto-me melhor servido, mais livre d usar o que tenho… Também aprecio o facto de ser mais low profile e não tão “in” com é o iPhone!

    • Vítor M. says:

      Tens uma app store com muito mais aplicações que qualquer outra. No Android sem um root continuas a ter uma variedade menor de aplicações e tens um equipamento limitado.

      Depois segundo as amostras dos novos sistemas operativos… não me parece que com o teu android vás ter sorte em termos de teres um novo sistema operativo android 😉

    • Tiago Fernandes says:

      Quem tem um iphone, e nao faz jailbreak, mais valia nem seker ter comprado o iphone 🙂

      • Rui says:

        porque? 400 mil aplicações disponíveis na app store não chegam?

        • Complex says:

          e quem disse que estou interessado nas apps e nos jogos?

          posso estar interessado nos tweaks,

          por exemplo sbs settings, notificações estilo ios5(beta)(para ios 4.x)

          • Rui says:

            lol, e o pessoal que gosta de iphones é que são os funboys 🙂
            apreveita e instala um servidor web, mete-lhe um ERP em cima, faz dele um POS, e compra umas lentes boas para substituir a SLR da canon 😉

  15. Pedro Pinto says:

    Informo que já temos mais de 216 respostas no nosso formulário 🙂

  16. Ricardo says:

    Mt recentemente (6 semanas) tive a oportunidade de escolher o meu telemovel de trabalho. O preco nao era problema e por isso podia ter escolhido qualquer telemovel no mercado : escolhi o Galaxy 2. Nc me passou pela cabeca escolher o iPhone por diversas razoes, sendo a mais pertinente: nao posso correr conteudo em Flash. Ja sei que vem falar do HTML5 ainda isso ainda nao e’ standard e ainda ha’ mt aplicacoes WEB (especialmente em ambientes empresarias) a correr Flash (adobe flex)

    • Tiago Fernandes says:

      daqui a 1 ano, falamos dessa standerizaçao 🙂 Cometeste um grave erro, sem saberes.

      • estigonhof says:

        Daqui a 1 ano o galaxy 2 está a metade do preço ou já descontinuado e o iPhone4 vai continuar a custar 500 euros…

      • Ricardo says:

        Eu troco de telemovel todos os anos por isso na vai fazer grande diferenca. HTML5 ainda nao tem librarias de desenvolvimento em condicoes. Eu trabalho como engenheiro de software ja’ ha’ 10 anos e posso dizer que nao vivo sem o Adobe Flex (flash). Nao existe (sequer) concorrencia para esse produto. A M$ ainda tens umas coisitas engracadas no VS 2010 mas nada que se compare ao Adobe Flex (agora chamado Adobe Flash Builder).

      • Ricardo says:

        O’ Tiago mas sabes que qualquer o Android tb suporta HTML5 ano sabes?

  17. Ze Sousa says:

    Android 4ever

  18. racpxt says:

    Amostra insignificante e os resultados nem reflectem as cotas reais de mercado. Para além do tamanho insignificante, a amostra está restrita a uma região quando o mercado “em estudo” é global.
    Depois “O estudo revela que os utilizadores que possuem um dispositivo com Android querem é ter um… iPhone.”, é como o “Nhe nhe nhe nhe a minha boneca é melhor que a tua.” típico de meninas de jardim de infância.

    Nada contra este tipo de brincadeiras, só tenho mesmo pena de quem dá valor sério a isto e tenta tirar conclusões daqui…

    • Vítor M. says:

      É um estudo numa região e pode, como dizes, não ter qualquer reflexo ao nível global, que acredito que até nem tem, mas seja como for é interessante ver que a Apple mesmo tendo apenas um smartphone cada vez que lança um modelo novo vende mai… cada vez mais, de algum lugar chegam esses novos utilizadores.

      Com o iPhone 5, se for esse o próximo a sair, a quota irá aumentar e para além dos já utilizadores iPhone, virão muitos de outros sistemas operativos. O crescimento faz-se também dessas pessoas que constantemente estão a trocar para iPhone, não te parece?

  19. Gonçalo Viana says:

    se o SO do iPhone for Android, eu também mudo para o iPhone.. 😀

  20. Vitor Ferreira says:

    E quando vão revelar os resultados?
    Ansioso por ver algo credível! 😀

  21. Pedro Rocha says:

    Penso que este estudo não devera ser tido em conta, eu tenho um android e se fosse comprar um smartphone , compraria outro android.
    Alias tenho casos de colegas que normalmente eram fans da “maça” que ainda não compraram um smartphone, mas que querem comprar… e querem comprar um android.
    Ja tenho visto o contrário, ou seja, utilizadores de iphone a mudarem para android… agora o inverso nunca vi!

  22. Tavares says:

    Acho que esse “estudo” foi realizado pelos mesmos que chegaram à (brilhante!!) conclusão que os utilizadores do IE são “atrasados” mentais…rsrs!!E,possivelmente,ainda recebem um qualquer subsidio para realizar o estudo…

  23. Hugo Cunha says:

    O estudo devia ter sido feito aqui no Pplware antes de ser divulgado o estudo anterior… e depois era comparado um com o outro… assim desta maneira os resultados podem ser influenciados.

  24. Vicente Rodrigues says:

    iPhone sem duvida, depois de se mexer num iPhone não se quer outra coisa.

    • Daniel© says:

      ora aí esta alguem que me compreende 🙂

    • K says:

      Fala por ti 😛
      Eu tive um iphone4 e QUERO outra coisa 😛

    • Vítor M. says:

      Sim isso é obvio, aliás não conheço ninguém que tenha feito o downgrade do iPhone para android.

      Conheço muitas pessoas que fizeram o contrário e hoje estão muito satisfeitas e dizem mesmo, que deveria ter sido a primeira escolha. Compraram um android baratuxo (que é a grande maioria dos utilizadores de android, têm máquinas abaixo dos 250 euros) e depois quando passaram para o iPhone tiveram uma experiência de utilização completamente diferente e positiva.

      • Vitor Ferreira says:

        Não percebi a parte do Downgrade…

        • Tiago Fernandes says:

          Por nao perceberes, é que nem se ker deves comprar um iphone 🙂 mais vale um nokia para ti 🙂

          • Daniel© says:

            um 3310 🙂

          • Eu mesmo says:

            tao downgrade q um SGS2 é superior ao iphone… etc, mta parcialidade

          • Vitor Ferreira says:

            Claro que sim!:D
            Como disse ontem, os do iOS, devem andar todos com as mesmas calças a mesma camisa, devem todos ter a mesma namorada…visto que para ter iOS e preciso ser sempre a mesma carcaça as mesmas características que todos os outros têm!! Não têm gostos diferentes.
            E como alguns colegas a cima dizem e bem, “o iOs é simplesmente ridículo na minha opinião e foi construído para crianças ou utilizadores muito… muito básicos. “
            Para finalizar… opiniões, mas umas mais correctas que outras! 😀

          • MV says:

            Utilizador de IE. 🙂 E depende do Nokia, senão nem para ti servia.

        • Lunatis says:

          Vitor Ferreira: Se houve aqui alguem q copiou alguem, foram todas as outras empresas de smartphones. A Apple é pioneira nos Smartphones de qualidade, o Android é o unico que anda lá perto. La pq gostamos de um telefone de qualidade, nao quer dizer q necessáriamente tenhamos de andar com as mesmas calças e afins. Se achas que foi feito pra pessoas muito basicas, nao passas de outro ignorante que nao tem as bases de conhecimento para poder comentar algo sobre o melhor smartphone do mundo.
          Devias instruir-te um pouco antes de começares com a diarreia verbal.

          • Vitor Ferreira says:

            1º Partilho da mesma opinião que muita gente (inclusive aqui deste blog, mais precisamente aqui deste post).
            2º Já andei com um iPhone 4 (3 meses)…pode ser pouco mas já deu para ver o que era, mais precisamente o que poderia fazer com ele. (Uso Android e desenvolvo para Andoid)
            3º O que para mim (opinião), tira grande parte do valor ao iOS, é que para o ter, tenho que ter igual a todos os outros. (sem explicar novamente isto).
            4º Como pode ver só gostava de uma explicação técnica (se sabe o que é), de o porque de dizer downgrade. A minha opinião é que não é downgrade mas RESPEITO as opiniões e explicações dos outros, concordando ou não.
            5º Por você ter iOS não quer dizer que é o melhor do mundo…
            6º Aumenta um bocado o teu vocabulário… já estou cansado de ler comentários teus com (“diarreia verbal.”). Não leves as coisas a “peito”, e não penses que só o que tu sabes e dizes é que é o correcto, e que nada mais o é.

        • Tiago Fernandes says:

          Claro que é downgrade, mas eu tb respeito a tua ignorancia quanto ao facto de achares que nao é. Se em 3 meses nao viste nada no iphone, se calhar uma mundança no ramo de actividade seria a melhor decisao da tua vida, visto dizeres estar na parte do desenvolvimento (suponho que, aplicacional) do Android.

          Quanto a parte do meu vocabulário, nao és ninguem para o julgar, até pq o topico nao é para julgar o vocabulário, mais ou menos extenso, de alguem. Limita-te a tratar do que o topico se refere.

          Eu nao levo nada a peito, eu sei o que é bom e o que é menos bom no que toca a smartphones, tu é que tens um problema em entender isso, mas mais uma vez te digo: respeito a tua ignorancia.

          • Hugo Cura says:

            Caro Tiago Fernandes,
            cuidado que estás a pisar a linha.
            Este é um espaço de discussão e deves tratar a opinião dos outros sem faltar ao respeito.
            Dos cerca de 20 comentários teus, mais de metade são de carácter ofensivo e sem o mínimo de conteúdo útil à discussão.
            Modera o vocabulário sff.

          • Vitor Ferreira says:

            Uma resposta credível sobre o downgrade, está a baixo. E ai já concordo mais.
            Mas continuando com as ignorâncias, pelos teus comentários abaixo deu bem para perceber quem é ignorante! 😀 Devias te instruir mais, antes de vires para aqui disparatar! 😀
            Olha pensar que o iPhone vinha com o processador downclocked só porque não precisava de usar tanto!! 😀
            Chorei de tanto rir!:D

      • Hugo Araújo says:

        Peço desculpa mas isso é das comparações mais absurdas que tenho lido, várias vezes neste site mas também noutros. É o mesmo que dizer: Comprei um Kia Picanto depois mudei para um Mercedes, é uma experiência de condução fantástica e totalmente diferente, o conforto, a velocidade, etc…
        Eu continuo a preferir o meu BMW 😉

      • Ricardo Silva says:

        Acho essa do Downgrade do iPhone para Android simplesmente ridícula! Em primeiro lugar está a comparar iPhone (equipamento) com Android (SO).
        Não falas de iOS comparativamente com Android, nem fazes comparação de iPhone com, por exemplo, Galaxy S II ou HTC Sensation!

        Até porque não sei como queres comparar iPhone com Android de 100 ou 200€!

        Comentário de muito pouco bom senso.

      • Alkapone says:

        Acho que a resposta para a mudança dessas pessoas que conheces está no facto de terem adquirido aparelhos com hardware da treta para correr o Android e depois mudam para outro com o hardware adequado para correr o IOS. A experiência que tiveram no Android estava condenada logo aí, vamos lá fazer uns tweaks ao Iphone de segunda geração, instalar o IOS5 que está para sair, por a venda por tuta e meia e depois recolher opinião dessas pessoas sobre a sua experiência no Iphone!

        • Vítor M. says:

          Pois mas a maioria dos utilizadores Android têm equipamentos da treta, como podes comprovar facilmente pelas vendas do operadores. Aí é que está a grande verdade, muitos users Android porque podem comprar smartphones baratos, é uma treta de android, é apenas porque são baratos nada mais. (não são todos, mas é a grande maioria e se reparares são os que passam a vida a apontar a Apple como exploradora pelos preços que pratica… está tudo dito) 😉

          • Ricardo Silva says:

            Mas como já podes ter reparado, até por comentários já colocados aqui, quem tem a possibilidade de comprar um iPhone ou um Galaxy S II, não tem dúvidas em comprar o Samsung.

            Eu gosto do iPhone e de várias das suas características, no entanto, prefiro um telemóvel com Android… de preferência de gama alta.

            Colocando o SO de parte ninguém ninguém trocaria um iPhone por um telemóvel de 100€ ou 200€.

            É preciso também ser rigoroso nas comparações que se faz.

          • Tiago Dias says:

            Exacto..

            Mas depois para comparar as vendas mundias, pode-se considerar tudo o que é android.. num inquérito destes, já queriam que se fizesse a distinção entre marcas e modelos… alta e baixa gama…

            É claro que quem compra um SGSII ou algo desse nível, compra porque quer um Android. Quem compra um Android abaixo de 200 € (atenção que não quero generalizar, falo apenas de uma parte dos utilizadores), compra porque não pode/quer gastar mais num smartphone. Se houvesse um iPhone a 200 €, muita gente que actualmente tem um Android teria um iPhone…

            E falo por mim mesmo. Se comprasse neste momento um smartphone, compraria um Android de menos de 150-200 €. Se gastasse mais de 500 €, compraria um iPhone, não por ser melhor que Android, mas por gosto pessoal.

          • Maraduxo says:

            Vitor M já toda a gente sabe que vais defender a Apple com unhas e dentes, agora não compares o Iphone 4 com o Samsung Galaxy S II pois é ridiculo…

            Iphone é muito inferior em hardware e se queres falar de OS porque que o windows 7 custa pra cima de 120€ e o novo da Apple custa nem metade?
            Qual o melhor?
            Iphone é caro pq a empresa o quer, pois o custo de produção do iphone é de 180§ e eles custam 600€ venda ao publico.
            É pena não conseguir saber o custo de produção do SGS2 mas se alguém souber que diga.
            Outra coisa, que eu saiba ainda não vi ninguém a queixar-se que rebentou nas mãos um Samsung Galaxy S2 nem de ficar sem rede…

            P.S. Ainda estou à espera que digas que maquina é essa fabulosa que escreves…

      • Hugo Cura says:

        Na verdade, a palavra downgrade está bastante forte, nomeadamente estando-se a falar de smartphones. Em tablets sim, seria um downgrade.
        É claro que falando em Androids baratuxos para iPhones… outra coisa não poderia ser se não um downgrade.
        A fluidez do iOS é única, como nenhum outro a tem, e tem um leque de aplicações de excelência, bonitas, devido a essencialmente terem requisitos mínimos para serem aprovadas.
        O Android, de facto, não tem aplicações tão bem acabadas esteticamente mas tem aplicações, muitas aplicações bastante úteis (sem root) que um iOS nunca poderá ter (sem jailbreak).

        Já se falou aqui que um utilizador é incentivado na compra de um iPhone por ter o Cydia inerente. Mas… do lado do Android está uma grande comunidade, não como o Cydia, porque isso está no Market (outra vantagem) mas a melhorar e a colmatar as falhas de actualização em vários modelos, também essa pronta a ser corrigida.

        A integração com serviços Google é perfeita (pré-iCloud) e há sempre algo possível de modificar. A organização tem outro nível, com widgets a evitar que seja necessário abrir aplicações para delas visualizar informações… Teclados “à escolha do freguês”…

        Assim de repente, não vejo em que medida será um downgrade.

        • Hugo Cura says:

          Atenção que não estou a colocar o Android acima, estou sim a colocá-lo ao lado por ter várias diferenças. É claramente inferior nalguns pontos e superior noutros, mas nunca um downgrade.

          • Tiago Dias says:

            Sim, neste momento é como dizes, estão lado a lado, sendo uma questão de gosto a escolha entre um e outro (ou a necessidade de aplicações específicas, tanto em iOS como Android).

            O que me faz “entrar na guerra” é quando dizem, sem conhecimento e sem qualquer justificação, que no Android fazem muito mais que no iPhone, e dizem que o iPhone não vale nada porque só se instala o que a Apple quer, e não sei que mais, e no fim de contas só usam o android para ouvir música e navegar no browser, falando mal gratuitamente e entrando no ciclo do diz que disse…

          • Miguel Fonseca says:

            Boa tarde Hugo Cura, eu sei que isto é offtopic mas não poderia deixar de destacar a maneira excelente, objectiva e educada como escreves os teus comentários! Assim como a facto de teres chamado a atenção de um utilizador que estava claramente a faltar ao respeito a outro nos seus comentários.
            Isto é o que eu procuro quando venho a este site e tu és o melhor exemplo disso mesmo.
            Lamento que nem todas as pessoas sejam assim, mas enfim…
            Quanto ao tópico em si, a tua avaliação, é, na minha opinião a mais correcta. O iPhone é claramente o melhor smartphone do momento pelo seu conjunto, hardware e software (iOS e Apps). Mas o OS Android está em grande desenvolvimento e, penso que dentro de algum tempo estará ao nível do IOS. Penso que a partir daí será uma “guerra” de hardware e de preços. Visto que o software estará em pé de igualdade. Irá então estar em causa a performance dos equipamentos em si, os preços e também importante nos dias de hoje, o seu visual (mais ou menos bonito/apelativo).

            Cumps.

          • Hugo Cura says:

            Obrigado Miguel Fonseca, por nos visitares e pela parte que me toca.

            Um abraço

        • Tiago Fernandes says:

          Por ser de repente, é que nao ves…

        • Vítor M. says:

          O downgrade que refiro é a passagem de um iPhone para um android das massas Hugo. Se falamos de iPhone 4 para um Samsung Galaxy S II.. ok aí não será de maneira alguma um downgrade, mas como a maioria dos utilizadores Android têm máquina baratuxas (e sabes bem que é verdade) é de certeza um downgrade.

          Atenção que o novo market está a causar alguns problemas, por ser lento, como há muitos relatos.

          Além de ter o iOS mais aplicações, melhor graficamente, não te esqueças Hugo dos serviços que nao tens no Android. Não tens um iTunes Store, não tens uma integração com o Lion ou com qualquer outro SO como tens no iOS, não tens a expansão para iPad e iPod onde existe claramente proveitos nessas novas áreas.

          Não tens tecnologia tão vanguardista como a que existe no iPhone, onde existe sobre este projectos ao nível médico únicos no segmento smartphone (isso quer dizer muito), etc….

          Depois referes que no Android sem rooting tens mais opções…. tu a primeira coisa que fizeste foi um rooting ao teu verdade?

          Porque o que te serviam nativamente não te chegava… pois no outro lado também o sentes.

          É um falso argumento esse das opções de um nao ter sem o Cydia…. sabemos que o Android sem rooting está também despido.

          Mas podemos ter esta conversa pessoalmente, já no fim deste mês 😉

          • Hugo Cura says:

            Mas quem compra um iPhone pelo seu preço (porque investiu em algo bom), irá depois, hipoteticamente, investir num low end?! Claramente irá querer novamente da gama alta.
            Eu estava a deixar de fora as diferenças em hadrware, até porque estamos a falar de características dos SOs.

            Sim, claro, nomeaste várias vantagens do iOS, com toda a razão e mérito, e são todas verdadeiras. Assim como as que eu também referi no Android.

            Bem, o que eu e tu fazemos nos equipamentos, porque somos entusiastas, pode não ser (não é de certeza) o que faz a maioria. O que referi, considerando o equipamento tal como se compra, é que no Android há muito mais margem de manobra nas funcionalidades que podem ser usadas. Isto vai de encontro a outro ponto que tem sido decisivo, já aqui referido por muitos, que é a escolha do iPhone em detrimento do Android devido ao seu suporte claramente superior. É um argumento mais que válido, não haja dúvida… mas quem diz isso é dos que não faz root (já que se viu “obrigado” a mudar por falta de suporte). Portanto, é possível que também não vá fazer jailbreak.

      • MV says:

        Vítor: “Downgrade” do iphone para android? Isso é opinião não tendenciosa?

        Android barato para iphone – é natural que sintam diferença. Aliás, tudo vai de cada um, digam o que disserem que android é melhor/pior que ios.

        A nível de OS, tecnicamente, poderiamos discutir vantagens e desvantagens, e factos, de cada um, mas, no final do dia, o utilizador tem considerações que ultrapassam a própria razão, por isso discussões destas são inúteis. Embora por vezes engraçadas.

        • Vítor M. says:

          MV o que está em causa, se reparares pelo cerne do post, é o iPhone versus equipamentos com Android.

          É um downgrade tremendo sair de um iPhone 4 para um android abaixo de uma ou duas referencias HTC, LG e Samsung… isso está de caras.

          Tendenciosa é a premanente visão errada que os pro-andoid t~em em tentar ombrear com o iPhone. Lembro-me de chamarem ao Galaxy S o iPhone Killer e viu-se que um morreu e o outro ainda é o expoente máximo. Ou não é verdade?

          Onde anda o Nexus e o Nexus S? As vendas do Samsung Galaxy S II (embora seja uma máquina da minha preferência) está muito abaixo das vendas do iPhone 4, mesmo este último ter mais de um ano de mercado.

          Tendenciosos? Não meu caro, realista. Sou, como já referi muitas vezes, utilizador diário de um iPhone e de um Android e gosto, por isso uso, mas sei bem ver as diferenças.

          Tendencioso é olhar e não querer ver… mas isso cada um que se governe, verdade?

          É engraçado e marca pontos, estas discussões. Delas já nasceram muitos utilizadores de um e de outro segmento e plataforma. Muita gente hoje, graças aos nossos posts e aos comentários produzidos, ficou na curiosidade e optou por uma destas plataformas… isso é a garantia da utilidade.

          • MV says:

            Bem diferente comparares iphone a modelos android. Independentemente se o galaxy s ou outro modelo qualquer sai de foco (e sai por existirem tantos diferentes), não é isso que pretendia ilustrar.

            As vendas não são argumento para downgrades/upgrades tecnológicos.

            Entenda-se, para evitar confusões, que não pretendo favorecer nem android nem iOS.

            Não aprecio o teu tom, mas isso é problema meu. No entanto, antes de falares com tanto aparente conhecimento de causa, lê bem antes de carregar no Submeter. Como alguém ligado ao pplware, deverias adoptar uma postura menos arrogante e mais de esclarecimento para nós todos, os tais que se governam.

        • Vítor M. says:

          MV é só impressão, não tem nada de arrogante, a escrita não transmite emoções, por isso cada um de nós é que decide o tipo de humor que o redactor hipotéticamente terá. Acredita que o meu não tem nada de arrogãncia, apenas gosto da troca de ideias. Não atirem no correio se as notícias são más, deixa o pplware em paz porque apenas estamos a conversar sobre um tema pessoal de cada um de nós.

          Na falta de argumentos não atirem pedras ao site sff.

          Quanto ao que disseste, tens a tua razão e não vou discutir isso, se as vendas não são argumentos… escolhe outro.

          • MV says:

            As minhas desculpas pela resposta. Acabei por fazer o que te culpei: carregar no submeter antes de ler melhor.

            E a escrita transmite emoções, ou só lês posts tecnológicos? 🙂

            Não deitei culpas ao site, apenas a ti, mas exagerei depois de ler melhor o teu post – foi no seguimento de ler outras asneiras e acabei a responder a ti o que devia ter dito a outros. Visito o site com frequência e aprecio a maior parte dos posts. Gosto imenso das discussões. Leio muitas coisas engraçadas que tenho de impedir um riso mais alto aqui no serviço. Imagino vocês desse lado. 😉

      • racpxt says:

        Claro que não conheces. Pos mudar de iPhone para Android não pode ser chamado de downgrade. Downgrade é mudar para pior.

      • PorquinhoBranco says:

        haaaaa….ai esta o problema! A primeira escolha, que recaiu num android de menos de 250€ é que foi a errada, nao por ser um android!
        Eu tambem tive uma experiencia completamente diferente de utilizacao quando mudei do Boston pro LG Optimus 2X….

      • Paulo p. says:

        pois eu mudei, tinha o 3gs e depois de experimentar o iphone4 por um mes,(era de um familiar), e um samsung g2,por 2 semanas, não tive duvidas e comprei o samsung. Iphone nunca mais..

  25. João Gonçalves says:

    Parece-me que ultimamente o PPLWARE anda a publicar uns estudos um bocado para os lados do duvidoso. Utilizadores do IE que são “mais burros” que os que tem outro browser, agora utilizadores Android que querem trocar para iPhone… Não consigo perceber…
    Tinha um iPhone 3G, avariou, conserto custava tanto como um novo, troquei para o 4. Tou satisfeito. Antes disso precisei de um smartphone para trabalho e estive quase a comprar o Desire HD, usei e gostei. NÃO TROCAVA POR IPHONE. Mas a minha escolha acabou por ser o HD7. Digam o que disserem prefiro o WP7 ao Android ou iOS. (gostos). Não trocava Android por iOS como não trocava WP7 por iOS.

    • Vítor M. says:

      São os estudos que estão na ordem do dia, faltou-te aí o de ontem, deves ter esquecido esse. 😉

    • Pedro Pinto says:

      São os estudos que fazem manchete nos media mundiais! Mais importante do que o estudo em si é as opiniões partilhadas neste espaço.

    • João Gonçalves says:

      PoisVítor, estava-me a referir a estudos duvidosos. O de ontem não tem nada de duvidoso. 🙂
      É facto que Android tem a maior quota de mercado. Como é facto o IE ter maior quota de mercardo, como é facto o Windows ter maior quota de mercado, etc.

      Pedro Pinto, acho que com isso não queres dizer que todos os estudos são crediveis… há estudos e estudos. Referi estes como duvidosos e um bocado para o lado da brincadeira da minha parte. NAda de mais. E tambem dei a minha opinião sobre o assunto (acho eu). Não vim só “atirar lenha para a fogueira”.

  26. Rui says:

    Continuo a achar que o que diferencia bastante android de ios são as actualizações. o ios é mais facil de actualizar e tem uma marca que o vai actualizando. o utilizador do android para o actualizar tem de andar á procura na net de patch e updates e rom’s. no ios é ligar o itunes.
    o iphone custa 700€, os htc, lg e samsung topos de gama tb custam +- o mesmo. o market tem 300k ou 400k de aplicações, a appstore tb tem.
    no market há aplicações gratuitas, na appstore tb.
    acho que é o gosto pessoal e a carteira que decidem.
    tenho em casa android e ios, gosto de ambos. para uso pessoal, gosto mais do iphone 🙂

    • Olly says:

      No meu caso foi mesmo a carteira… no entanto volto ao exemplo do meu primo que deu 250€ mais um plano mensal de 50€ pelo iPhone versus os meus suados 79€ sem carregamentos obrigatórios pelo android e faço tudo e mais alguma coisa… se é mais ou menos resistente ou fiável a longo prazo? A ver vamos, depois digo.

  27. Michael says:

    Parece-me mais um estudo como este – http://www.bbc.co.uk/news/technology-14389430

    “A story which suggested that users of Internet Explorer have a lower IQ than people who chose other browsers appears to have been an elaborate hoax.”

    Os estudos aqui parecem os da rádio de manhã…

    • Vítor M. says:

      Isso foi coisa da malta do Google 😀 mas a BBC está aí com uns rodeia… falam falam mas concretamente também pouco ou nada dizem verdade?

      Depois há ali umas expressões… tipo…saídas de alguém mais “ofendido”… quem será? 😉

      • Eu mesmo says:

        “Questions about the authenticity of the story were raised by readers of the BBC website who established that the company which put out the research – ApTiquant – appeared to have only set up its website in the past month.

        Thumbnail images of the firm’s staff on the website also matched those on the site of French research company Central Test, although many of the names had been changed.

        The BBC contacted Central Test who confirmed that they had been made aware of the copy but had no knowledge of ApTiquant or its activities.

        acho q n podiam ser mais claros uma vez q o site hoax se recusou a responder aos contactos…

        • Vítor M. says:

          Deixa ver o que diz a CNN, eles foram um dos mais expressivos meios a publicar este estudo. A BBC não apresenta nada de concreto, apenas essa “prova”… que não é prova de nada… seja como for o estudo deve ter a mão aí de alguns dos competidores…

  28. aver says:

    Esquisito ninguém falar do custo das app para um dado SO (se alguém falou não dei conta).

    Já gastei um data de massa em app para iPhone. Agora vou mudar-me para o Android e voltar a comprá-las ?

    O mesmo entre smartphones e tablets. Boa parte das aplicações são universais, ou seja dão para iPhone e iPad. Se tenho um iPhone e a app universal vou comprar um tablet Android ?

    Não sei como é a questão das app universais smartphone/tablet no Android, mas provavelmente vai vender mais tablets quem vender mais smartphones, por causa das app universais.

    (A menos que haja por aí pirataria mais que a conta).

  29. Rui Carvalho says:

    É um lugar comum, dizer que se troca de partido político, troca-se de mulher, só não se troca de Clube. Estou na dúvida, onde é que se encaixam aqui os Smartphones? Afinal troca-se ou não se troca?

    • Vítor M. says:

      Claro que se troca de smartphone, cada um tem de escolher o que melhor o serve, seja em qualidade do So seja em qualidade do equipamento… seja no conjunto.

      Isto é como nas televisões, consolas e afins… hoje tens um android mas amanhã se quiseres podes ter um iPhone, cada um sabe o que pretende.

      • Rui Carvalho says:

        Vítor, claro que se troca. Eu sou um satisfeito cliente dos produtos da Apple, desde o primeiro iPod Touch, ainda nem havia AppStore e já lá vão uns anos, e ainda funciona muito bem. Já me passou pelas mãos um iPhone 3G e um iPhone4. Nunca senti necessidade de trocar, não faço jailbreak e uso o meu iPhone ao máximo das suas potencialidades. Também tenho um HTC Hero, e a opinião sobre o equipamento não é a mesma. Esquecendo a estudo e o benchmarking utilizado, a minha opinião, é que, a percentagem de “switchers” é maior de Android para iOS do que o contrário. E não é preciso perder muito tempo a procurar essa informação.

    • aver says:

      Questão muito pertinente.

      Vale a pena “googlar” por “smartphone addiction”.

      Numa definição mais simples, se alguém no smartphone tem mais de 30 app e as usa todas é um “smartphone addicted”.

      De hardware toda a gente é capaz de trocar, para um melhor. Agora a adição certas app e ao ambiente criado pelo respectivo SO é mais que muita.

      P.S. As frases que se lêem em alguns comentários “meu querido Android” entendo-as como “meu querido smartphone e minhas queridas app” (idem para “meu querido iPhone”, se alguém a escrever). São essas frases que me levam a crer que os smartphones vão continuar a ter um crescimento exponencial. Bastante maior que o dos casamentos e o dos adeptos, convictos, dos clubes de futebol 😉

  30. ruca says:

    Não foi aqui veiculado um estudo em que “demonstrava” que quem tinha Iphone fazia mais sexo do que quem tinha outros smart???

    Silly season

    The silly season is the period lasting for a few summer months typified by the emergence of frivolous news stories in the media.

    Fonte, wikipedia

  31. K says:

    A única pessoa que conheço (um amigo meu) que mudou, partiu de um boston, passou para um blackberry e acabou num iphone. O único motivo pelo que o fez foi estética. Não está particularmente interessado em fazer muito mais que chamadas, mensagens, um mail ou outro mas gosta do design do aparelho. Ou seja, nem sequer teve a ver com o sistema operativo em si. No entanto o itunes irrita-o para além do razoável, criar uma conta na appstore foi um filme porque os servidores fartavam-se de dar erros, só passados uns dias é que funcionou e mesmo fazendo só isso, ele queixa-se que a bateria vai à vida até mais rápido que no boston.

    São gostos, suponho. Eu não trocava o meu SGS por nenhum iphone existente até à data. flash, calculo de chaves para routers, sincronização gapps, superAMOLED, widgets, personalização (teclado (->SWYPE<-), lockscreens, launcher, voodoo sound, etc estava aqui o dia todo) = GG iphone

    • Vítor M. says:

      Além disso que podes ter facilmente num iPhone ainda tens qualidade do equipamento, qualidade do SO e serviço anexos que o iPhone te proporciona. É uma questão de conhecimentos… se conheceres o mundo iOS, indo até aos repositórios Cydia…. terás uma ideia completamente diferente… acredita 😉

      • Daniel© says:

        nem mais 🙂

      • K says:

        Lamento, não acredito. 🙂 Trocadilhos de palavras à parte, nem é uma questão de acreditar, como já disse, já tive um iphone4, já explorei o cydia tanto quanto me foi possível e tenho um amigo a trabalhar no apple care center, segmento iphone que está sempre em cima do acontecimento de novidades neste ramo para o iphone, com o qual estou constantemente a trocar informação. Não de incluas no grupo de desinformados que fala da boca para fora com total falta de conhecimento 🙂

        Entre outras coisas, a diferença também está que a maioria da personalização existe no android sem recorrer a root (launcher, teclado, etc) coisa que apple expressamente não quer e me irrita. Este tipo de “liberdade” é um bocado ao que as pessoas se referem quando dizem que o android é mais aberto que o iOS, entre outros. Como também deves perceber, a experiência de uso de qualquer coisa, nunca é conseguida ter transcrita em palavras, logo a probabilidade de eu te conseguir descrever com exactidão porque é que eu prefiro android, e viceversa, é média, no seu melhor.

        Por isso, que tu gostas dele, já percebi e respeito, mas tenta compreender que não é o end-all be-all deste segmento para todos, não para mim de certeza. 🙂

  32. Francisco says:

    Neste momento tenho um Android, mas no futuro quero um iPhone claro

  33. Tiago Fernandes says:

    K, aconselho o teu amigo aprender a mexer com um computador em 1º lugar… ele quis o iphone so para fazer chamadas e ver uns mails?? lol… ele q aprenda um pouco de unix, e com isso aprenda a mexer num smart phone de verdade. ter um iphone para ver emails e para umas chamaditas é dar nozes a quem nao tem dentes. as pessoas tem de perceber o pq de investir 600 euros num iphone, e mta gente nao faz a minima ideia. comprar por achar que é o melhor telefone ou pq é bonito e nem sabem das qualidades do telefone. o teu amigo ao menos sabe o q é o jailbreak? o servidor da apple dá erros?? lol… eu leio cada merda q ate me da vontade de vomitar com tanta diarreia verbal q aqui leio. Vcs sao ignorantes quanto as possibilidades do que um iphone pode fazer… de facto o teu amigo, nao precisa de um iphone, um nokia era o suficiente.

  34. Carlos says:

    Sou o feliz proprietário de um SGS2 e não o trocava pelo iPhone da minha esposa.
    O grosso do mercado do Android são máquinas baratas que obviamente não são comparáveis ao iPhone. Se eu tivesse um Android de 90€, se me oferecessem um iPhone trocava. Se tivesse de comprar e estando disposto a pagar, preferia o SGS2, que foi o que comprei.
    O SGS2 ainda assim é bem mais barato que o iPhone4.

  35. Art says:

    haaaaaahahaha um estudo feito…nos estados unidos, só pode!
    é que são tão burros que um andróide é demais para eles!!! vejam la que nem sabem enviar 1 mensagem para 2 destinatários!!! hahahahahhaaaaaa

  36. Serva says:

    Bom dia ,

    Mais uma opinião já nesta longa sequência de posts , penso que falar neste momento de qualidade e só achar-mos que é a Apple que tem qualidade de construção é viciar a realidade , o facto é que um user de Android digam o que disserem gosta de tecnologia e de mexer, e transformar o seu equipamento a sua bela maneira e sobretudo sentir que o equipamento que comprou é dele , e se a marca não proporciona updates para o SO existem sítios aonde encontrar , claro que salvaguardo algumas excepções para ambos os lados , a qualidade como dizia no inicio assim como o preço já não são argumento porque há quem opte por comprar um smartphone com Android ao mesmo preço de um Iphone , concluo para não ser muito longo , cada um terá a sua virtude a escolha essa está a ser dos actuais compradores e esse é o maior estudo que se pode fazer ou ter , este estudo com pouco mais de 200 pessoas é ridículo e não expressa de forma alguma a realidade actual do mercado .

    Termino para dizer que não quis dizer que os users de Iphones não gostem de tecnologia (pelo menos alguns) , mas a realidade é que a maior parte os compra pela ostentação os que compram porque gostam de tecnologia recorrem ao jailbreak , cito só o namorado da minha sobrinha comprei este Iphone porque me ensinaram a fazer o jailbreak senão não o teria comprado não passava de um tijolo .

    Só que quando se faz jailbreak a dita estabilidade ,fluidez desaparecem e mesmo assim não se consegue resolver a falta de suporte nativo a flash de uma forma satisfatória , onde deveriam aparecer imagens aparecem quadrados ou outras formas em preto e só clicando em cima dos ditos quadrados a imagem lá carrega , já disse várias vezes o mundo Apple é demasiado fechado mas tem uns seguidores muito fieis que por vezes não querem admitir as vulnerabilidades dos equipamentos e quando postam até parece que os seus equipamentos não têm um únic defeito a apresentar e que são super completos e blá , blá e que nunca avariam e que têm um som espectacular etc , etc , etc , tudo isto é falso , sejam mais honestos e postem com honestidade , tentem ser imparciais é isso que vos peço a aceitem que surgiu uma alternativa ao IOS que se chama Android , é isto mesmo uma alternativa que reconhecidamente faz as tarefas para o qual foi concebido com eficácia , não o neguem SFF .

    Cumprimentos

    Serva

    • Tiago Fernandes says:

      Ter o iOS sem jailbreak, é o mesmo que teres um Android sem root, começa logo por ai.
      Flash num smart phone, e pura estupidez devido ao alto consumo de energia que gera no telefone. HTML5 está ai, e acreditem ou nao, veio para mudar o que de errado ha com o flash (claro que nem todos compreendem isto). O flash que necessito no iphone é para ver o youtube, e de facto no iphone, continuo a conseguir usufruir do mesmo.
      Fazer jailbreak tira estabilidade? nunca tive falta de estabilidade no meu iphone, e uso jailbreak passado 30 minutos de ter adequirido o iphone; ja la vão uns anos. o iPhone é um tijolo sem jailbreak? apenas tens de pagar pelas aplicaçoes, mas isso é o mesmo que o Android sem o root. Pura falta de conhecimento nessas tuas palavras, mais um ignorante…
      De facto o Android é uma alternativa… A alternativa dos pobres, principalmente em conhecimento.

      • Carlos says:

        isso depende do ponto de vista, eu poso dizer que o ios é uma alternativa ao android, e se tu és livre para teres essa opinião os outros também o são, e por diferente da tua não os faz mais ignorantes ou conhecedores do que tu, gostos são gostos, e por muito que gostes de maçãs alguém pode gostar mais de manga.
        “apenas tens de pagar pelas aplicaçoes, mas isso é o mesmo que o Android sem o root”, eu ainda não meti o root, e tenho muita coisa gratuita, Pura falta de conhecimento nessas tuas palavras, mais um ignorante… (doí a ler, não?)

      • eu mesmo says:

        realmente isso revela uma tremenda falta de conhecimento… nao precisas de root. basta ires às opções e tirar o visto para “instalar aplicações de fora do market” voilá, tá feito…

    • Gil says:

      É certo que um utilizador do Android devia ter o poder de “moldar” o sistema como queria, no entanto, é preciso “rootar” o telemóvel para o fazer. A meu ver isso é o contrário da filisofia do software livre que a Open Handset Alliance e Google querem fazer passar. Se um telemóvel android é meu quando o compro não devia ser necessário estas técnicas. Os outros SO são fechados (WP7, ios) pelo é normal ter que crackar o sistema para fazer alguma coisa.

      Quanto às actualizações, se comprar um iphone sei que pelo menos durante 2 anos (se continuar assim) vou ter actualizações do SO (a Apple acha que ao fim de 2 anos é altura de trocar de iphone), se comprar um dispositivo WP7 também tenho actualizações, ao comprar um dispositivo android, se este vender, a marca lança uma actualização, se não tenho que comprar um novo. (Estou a falar APENAS de actualizações oficiais.)

      Outras questão referente às actualizações da marca (e operadores moveis) é que põe muito “lixo” em cima do android, o que me leva a pensar que o android quando é lançado pela Open Handset Alliance pode ser um sistema bastante rápido e fluido e depois de passar pelos fabricantes e operadores essas características são bastante afectadas.

      Caso se compre gama média ou alta, vai aproximar os preços dos vários equipamentos independentemente do Sistema Operativo, logo aqui compra-se pelo gosto do sistema operativo e não pelo preço.

      É certo que os aficionados da apple não vêm muitos dos defeitos dos sistemas, mas não existe nenhum perfeito portanto os defeitos existem. Quanto à falta de suporte do flash no ios, por um lado dou razão à apple, o flash é uma coisa que acaba com os recursos de um qualquer computador e os telemóveis não são excepção, até no android, por isso a falte de suporte é uma abordagem a esse problema, não é a melhor, mas ainda assim uma abordagem.

      • Vítor M. says:

        Então nã0? Falta tanta coisa no iPhone (no iOS nativo), para colmatar temos de ir ao Cydia, por exemplo.

        E existem problemas que serão resolvidos com o próximo iOS 5. No android existem muitas coisas boas, e eu gosto da ambiguidade que esse SO permite.

        Embora que para mim o iPhone é o expoente máximo em termos de smartphone na sua plenitude.

        Quando refiro plenitude estou a falar na utilização compulsiva dos recursos, como o telefone, a autonomia, a qualidade gráfica, as aplicações disponíveis, a navegação do browser, o sistema de mail, o router que tanta falta me está a fazer agora que estou de férias, a qualidade da integração com o meu Mac e com o iPad, a iTunes Store que tem conteúdos fabulosos, a interacção com a minha Apple TV que me permite alguns acções fantásticas… enfim, pelo que conheço do Android, embora goste e uso diariamente, não está ainda à altura.

        Depois há claro a qualidade dos equipamentos e a forma como um utilizador é tratado dentro das estruturas de apoio da Apple.

        Tudo isso e muito mais… é incomparavelmente melhor no iPhone.

        • Tiago Fernandes says:

          Ha muitos que nem sabem o q é o Apple TV…

          • MV says:

            E há muitos – uma grande parte – que simplesmente não tem recursos para ter Apple TV, iPad, Mac e afins, logo, teoria sem grande teor prático.

            Se para o Vítor, que tem outras iCoisas, o iPhone serve o propósito, muito bem, é perfeitamente válido. Mas têm de admitir que é um caso pouco frequente.

            Aborrece discutir que o iOS é melhor que o Android, ou o inverso. Ainda mais com gente que só sabe realmente fazer mesmo isso, discutir. É melhor/pior dependendo da utilização pretendida e considerações pessoais, nada mais.

            Sobre comentar aqui considerando as opiniões deixadas por outros, admito que é um prazer culpado. Acho piada ao que se vai aqui dizendo. Os conhecedores, e até os moderadores do site – pelo menos os com conhecimentos decentes, e isso não são todos – devem se rir à brava com o que por aqui vai ficando. E com alguns comentários que devem censurar entretanto. 🙂

          • Vítor M. says:

            Sim mas isso mostra a falta de informação que distorce o seu conhecimento entre as plataformas… isso digo eu muitas vezes…

          • Pedro says:

            Sem contar com a infinita escolha de assessórios que complementam o iphone.

  37. says:

    “216 utilizadores com dispositivos móveis da região de Minneapolis”, este estudo é igual a lixo, a amostra populacional não é nada plausível de ter resultados viáveis.

    • Daniel© says:

      participa aqui na votaçao entao 🙂

    • Vítor M. says:

      Vamos dizer isso a quem fez o estudo. Temos aqui o Zé que percebe de estudos e diz que 216 é uma amostra igual a lixo… e está dito!

      caro Zé… é um estudo com poucos exemplares, isso é verdade, mas não é lixo atenção. Depois, para aquela zona” pode ter um impacto considerável, embora não o seja de todo ao nivel mundial… mas não é lixo homem…

  38. João Caldeira says:

    Iphone? Cruzes, estou plenamente satisfeito com o meu Android!
    E nem preciso de melhor! Paguei 290€ pelo meu Samsung Galaxy ACE e já não quero outra coisa!

  39. Android, pelo menos até achar que o iPhone vale a pena!

  40. JMGomes says:

    Bem se eu quiser algo mais do que o meu android faz….compro um PC.

    • Tiago Fernandes says:

      …e quando saires de casa, guarda-o no bolso, e colas o monitor à cabeça com fita cola. mas se calhar com um iphone, farias melhor figura…

      • Art says:

        Ignorância pura x2!!!

        • Carlos says:

          este Tiago Fernandes deve ter a mania, ou não bate bem da bola, é cada comentário..
          ouve lá, e os portáteis? conheces? Asus Eee PC 4G por exemplo, não precisas de monitores na cabeça, porque um portátil é um pc (personal computer), e com voip também tens telemóvel. deves tar algum trauma com o iphone, não?

  41. bcuraboy says:

    eu faço aqui uma pequena observaçao.eu trabalho num hospital,e a maioria dos medicos,tem iPhone,porque ta na moda ou porque é bonito e isto e aquilo…eu nao sou medico nem nunca estudei para tal,mas o que é certo é que eu ja me apercebi que eles,mesmo tendo cursos superiores,nao sabem tirar nem metade do proveito das capacidades de um iPhone,enquanto eu com o meu excelente Sony Ericsson Xperia Neo,que para mim,ao preço que foi e a qualidade dos componentes e por ai fora,consigo tirar muito mais rendimento do meu equipamento do que eles.
    Ainda ha tempos esteve lá um turista que queria entregar umas flores,e tinha na mao o iPhone 4,e eu com o meu xperia neo,tinha que lhe indicar onde era um outro hospital.
    Bastou-mme ir ao google maps que em cinco segundos tinha a direcçao correcta para o outro hospital,enquanto que o iPhone ainda estava a procura do hospital…
    Portanto,nao sei até que ponto adquirir um iPhone poderá ser vantajoso,para além de ser caro,os acessorios a ele acoplados tem que ser todos originais da apple,senao nao os aceita,e segundo,se o android consegue ultrapassar o iOS em termos de rapidez de trabalho,para que iPhone?? só para engatar,pois já li aqui em tempos que um iPhone só servia mesmo para isso 😀
    Abraços e continuaçao de bom trabalho ao PPLWARE

    • Tiago Fernandes says:

      LOL… isso é motivo pra preferires o Xperia? enfim.. Nao podes criticar um telefone so pq o utilizador que o tem, nao tem capacidade cerebral para mais. ja um iphone nas tuas maos se calhar ia ter outra retabilidade, rentabilidade essa que tenho a certeza seria mt superior ao teu Xperia. Pensa nisso…

    • Vítor M. says:

      Olha que por acaso tenho um familiar que é médico, já escreveu para nós alguns artigos e ele, jovem médico, diz que as aplicações médicas existentes para iOS d\ao 10 a zero ao que existe para android… e que são poucas as que existem em português.

      Existe um vasto leque de ferramentas médicas dedicadas ao iPhone e iPad e cada vez mais são utilizadas pelos médicos e pessoal ligado à saúde.

      Por isso te digo, a tua avaliação é escassa e sem sentido. Não acredito que seja por ser só bonito e ter estilo, acredito que possuem uma ferramenta de trabalho, um equipamento fiável e completo que nos mais altos estágios dá garantias que os outros não dão.

      Posso arranjar-te alguns testemunhos de médicos amigos… se vires que tal. 😉

      • kekes says:

        Se por uma lado o que disseste é verdade, eu posso dizer que a maior parte dos medicos não usam essas aplicações medicas, usam o iPhone para telefonar e mandar mensagens nada mais.

        • Rui says:

          O pessoal com Androids faz o mesmo, acredita.
          Para muita gente, ter um nokia com browser já excede em muito o que fazem com o telemóvel 🙂
          É um pouco como comprares um Audi Q5 e depois andares com ele no transito em Lisboa… HEHEHE
          Nesse aspecto o Android ganha vantagem porque há aparelhos mais baratos.

  42. aver says:

    Já agora, uma proposta para as questões da “pool” sobre smartphones:

    “Tem adição (é viciado) no smartphone ?”

    http://www.guardian.co.uk/commentisfree/poll/2011/aug/04/smartphones-mobilephones

  43. José Rodrigues says:

    A explicação é simples: quem usa Android é um user normal que pode mudar de opinião conforme a oferta apresentada. Quem usa Iphone e produtos Apple pertence a aquela religião quase tão doente como a de muitos extremistas árabes. Não critico Steve Jobs, ele só está a aproveitar o que os carneiros fazem.

  44. João Ramiro says:

    Por agora, iPhone 3GS e este ainda me vai durar muito, pelo menos até o iOS e iPhone 6 saírem visto que até lá tenho total suporte pela marca. Depois, quem sabe…

    • Tiago Fernandes says:

      claro que vai durar, tenho o mesmo equipamento, e continua a trabalhar fluidamente mesmo com tantos updates de iOS que já houveram. Quando o software é desenhado para um hardware, e nao para multiplos hardwares em que uns sao piores que os outros, nada funciona com a fluidez que o iphone funciona. o iPhone nem precisa de tanta velocidade de processamento, e a titulo de exemplo, o iphone 4 ate tem o processador downclocked por nao precisar de tanto processamento para o seu leve sistema operativo.

      • Eu mesmo says:

        isso de downclocked é normal, a titulo de exemplo, é fácil fazer overclock ao processador hummingbird do SGS para 1.2 GHz, e até há registos dele a correr a 1.6 Ghz… gasta mta bateria e aquece mto

        • Lunatis says:

          claro que gasta mta bateria. tu pra fazeres overclock tens de aumentar a voltagem (entre outras coisas). o que quis dizer com o underclock, foi que, o iphone para ser rapido, nem precisa da total velocidade do seu fantástico A4. enquanto os outros tem de andar a fritar os processadores para chegar perto dos calcanhares.

      • Gil says:

        Essa é uma das grandes vantagens da apple, ter o software optimizado para um conjunto de hardware, pensando que não, pode fazer toda a diferença, por este motivo é que se diz que os SO da apple são mais rápidos e dão menos erros.

  45. Luís Ribeiro says:

    Troquei um iPhone por um Galaxy.
    Quanto ao estudo, é muito fraquinho.

    • Tiago Fernandes says:

      Quanto a troca, foi a demonstraçao da pura ignorancia.
      O estudo apenas irrita a tua ignorancia.

      • afrsa says:

        Calma iSheep… ele não pode ter preferido outro equipamento? Ou tem que ser tudo como tu achas que tem que ser?

      • Luís Ribeiro says:

        Melhor dizendo comprei o Galaxy, e aprecei-me a vender o iPhone. Se compararmos o apenas o SO, o Galaxy é muito melhor.
        Relativamente ao estudo, acabei de fazer aqui um, e tanto eu como o meu colega preferimos o Android, e nem pensamos em mudar.
        Andoid 100%.
        iOS 0%
        Vai buscar ignorante.

  46. Rui Carvalho says:

    Temos todos que ser “geeks” para utilizar um smartphone? Unix, Root, Jailbreak, etc, não passam de chavões que não interessam à maioria das pessoas. Qual é o problema de alguém comprar um iphone para ler email, tirar fotos, navegar na internet? É burro? Então os que compram Mercedes para andar nas mesmas estradas dos Fiats e Renaults? Também são burros? Agora os americanos também são burros, parece que os comentários acima, são de pessoas com elevados QI’s. Se amanha aparecer um estudo feito nos EUA em que os utlizadores de iPhone mudam para android, então os Americanos já são inteligentes. Meus amigos não se insultem. Usem o vosso android ou iphone da maneira que vos agrada mais e sejam felizes.

    • Ppietra says:

      concordo!!

      • Tiago Fernandes says:

        Nao deixas de ter a tua razao, mas um smart phone nao é um carro. claro que podes ter um iphone ou um android so pra ler mails ou ir a internet. mas pra que gastar 600 euros, quando com um nokia de 100 euros fazes isso? claro que se cagares notas de 500 e andares a limpar o cu com as de 100, nao haverá problema nenhum em ter o iphone pois esbanjas dinheiro. agora, a gente deve racionalizar as nossas possibilidades face ao uso que vamos dar ao dispositivo que pretendemos adequirir, e com isso comprar um telefone q vá de econtro as nossas necessidades. Pensa que, muita gente tem um telemovel hj em dia, e anda prai 60% do tempo dentro do bolso.

        • Ppietra says:

          Mas será que não percebes que ele diz para cada um escolher o lhe bem apetecer!!!!!!!!!!!!!

          • Tiago Fernandes says:

            é claro que eu percebo. Mas nao posso deixar de achar estupido so pq tu ou ele kerem…

          • Ppietra says:

            Então chamas estúpido à livre escolha! Bem… é deveras interessante essa tua posição. Será que vamos ter que pedir licença para sair de casa ou do trabalho, ou achas que estúpido sequer pensar nisso.

        • Tiago Dias says:

          Esqueces-te que às vezes não é só o que se faz, mas a forma como se faz…

          A experiência de utilização, mesmo nessas coisas simples, não tem comparação, mesmo dentro de dispositivos com Android.

  47. X-Pippes says:

    iPhone é como alcochete…..

    jamé! LOL

    Android 4ever!

  48. Preto says:

    O estudo sendo bom ou não!!?? Já foi bom pela discussão criada aqui…que de certeza envolveu muito mais gente, que o proprio estudo!!
    A discussão na minha opinião faz-me lembrar a discussão ter um Mac ou outro tipo de laptop ou desktop??!!
    A grande vantagem dos produtos apple, são a simbiose entre hardware e software(OS),a grande razão na minha opinião. Apesar de tambem serem muito bons em design e marketing na minha opinião, neste momento é uma marca que faz modas.

    Se me derem a escolher entre um Galaxy SII e um IPhone4, nem pensava duas vezes, o SII.

    Está é a opinião de um Nokia fã, humilde;-).

    Abraço

    • Vítor M. says:

      Preto mas isso é bom, a discussão ajuda as pessoas. Pelo menos gera argumentos e pelo facto de estares indeciso entre duas grandes máquinas, mostra que vale bem a pena estes tópicos.

      Gostei do teu comentário.

  49. RzR says:

    O inquérito não está muito bem feito (o do pplware). Eu tenho um Android e se pudesse comprava um iPhone. A pergunta é “Qual o smartphone que comprará no futuro?” : irei comprar um Android porque não tenho possibilidades de comprar um iPhone.

    • Vítor M. says:

      Eichhh és mesmo mauzinho 😀

      Estou curioso por saber os resultados, mas atenção que o nosso segmento tem muitos e bons utilizadores Android e a comunidade está a crescer. O mesmo se passa com a nossa comunidade iOS, em crescimento e isso vê-se pelo interesse cada vez maior nos posts onde haja assunto Apple.

      • Ppietra says:

        O argumento dele é razoável! Aliás é o tipo de cuidado que se deve ter num inquérito para não dar azo a más interpretações.
        Mas para aquilo que é feito aqui não creio que seja grave.
        Só peço é que haja cuidado com as interpretações… muita gente gosta de pegar nestes números e tirar conclusões que não podem tirar.

    • Lunatis says:

      vá lá.. uma resposta modesta. Alguem que nao é invejoso 🙂

  50. Luis says:

    Pedro Pinto

    É verdade existe no porto benfiquistas, mas estatisticamente falando tal e qual como se fala aqui, a probabilidade de em 214 pessoas do porto pelo menos 150 serem do FCP é bastante elevada.

    Quanto a esta discussão Android, iPhone…Sinceramente nunca gostei da Apple penso ser uma marca com um marketing muito bom e esteticamente apelativa, contudo a preços exorbitantes, porque vou dar €€€€€ em algo que consigo apenas com €€.Em relaçao a pc´s a partir que a apple adoptou processadores intel a maior parte dos utilizadores poe o windows nos mac´s, logo para quê pagar mais?? iphone e android esteticemtne e graficamente(ja não tanto) melhor mas o que conta é as potencialidades e o android nisso não fica atrás logo eu sou a favor VIVA OS PREÇOS BAIXOS 😛

    • Tiago Fernandes says:

      So alguem muito, mas mesmo muito muito muito (…) BURRA é que mete o Win7 num Mac Book PRO. a unica desculpa para esse SO estar num Mac Book PRO será apenas se estiver com dual boot em que se pode alternar entre o Mac OS ou Win7… e mesmo assim, ate me arrepia ver um simbolo de uma janela na tela de um MAC…

      • JMGomes says:

        Cá está um defensor de apple e iphones…o Steve Jobs já sabe da tua existência?

        • Tiago Fernandes says:

          defensor? oh bla, tu vais comprar um mac book pro de 1600 euros para lhe meteres o Win7? achas isso algo normal? para isso compras um laptop razoavel para teres o windows 7. fodasse, es assim tao estupido para entenderes as minhas palavras? eu se quiser ter um SO microsoft, compro um portatil por exemplo da DELL que oferece um excelente serviço de assistencia, e tem um hardware porreiro para o efeito. se escolher comprar um mac book pro, como e logico, vou usar o MAC OS pois é a principal razao pela qual as pessoas o compram, é por ter o OS da Machintosh pois funciona muito melhor com certos software de produçao de musica ou de video e imagem. MAC é para uso profissional, por isso, seria muito estupido como ja referi meter-lhe um windows em cima.

      • Vítor M. says:

        Tiago atenção aos adjectivos. Mantém o diálogo elevado. Não queremos insultos nem má onda por cá….

        Obrigado.

  51. JFFD says:

    Penso que a amostra é demasiado pequena para ser um indicador válido, ainda que acredite que possa haver essa tendência de os utilizadores Android virem a comprar um iPhone.
    Por outro lado penso que as opções disponíveis no inquérito são insuficientes e como tal influenciaram os resultados.

    A minha resposta seria: Escolherei mediante as opções oferecidas pelo mercado na hora da compra.

  52. franz- says:

    Que grande piada! Android forever!

  53. Vasco says:

    Telefone actual: Blackberry
    Prox. telefone: Blackberry (qdo este der o berro ou estiver obsoleto!)

    Do outro lado do oceano aparecem estudos bizarros!!

  54. Jorge Désirat says:

    sou android e admito que preciso de ter um iphone.

    perdi o meu pisa-papeis :'(

  55. Pedro Pinto says:

    Update 14:14

    Mais de 1200 participações !!!! Adianto já que os resultados são interessante 🙂

  56. Xis says:

    Não entendo como é que vocês desperdiçam tempo e espaço com um estudo feito a 216 pessoas e apenas numa região de um país…
    Que ridículo…querem um estudo feito a 200 pessoas que dizem o contrário??
    Não deve ser muito difícil arranjar.

  57. Eu mesmo says:

    é injusto comparar um iphone com 1 android de 100€… não é a mesma liga, para isso comparme o iOS com o Android…

    mas se querem comparar iPhone com smartphones com android comparem com os high end da Samsung ou da LG, etc… ao adepto da maçã que sugeriu ir à rua perguntar às pessoas o que preferem, entre o SGSII e o iphone, muito ao estilo vox pop… seriam estupidos em escolher iphone, visto que o SGSII é em tudo superior, mas lá está se calhar vão pelo aspecto e escolhem o iphone, depois usam para fazer chamada e mandar sms… não é por ai, não estamos aqui a ver qual é o mais bonito.

  58. Tiago Rodrigues says:

    Boas PPLWARE.

    Só tenho uma coisa a dizer mesmo….
    BADA OS poe muitos a um canto… muito bom mesmo..
    Cumps..

  59. Ricardo trigo says:

    Eu vivo em Londres e digo-vos, ver um android por aqui parece uma raridade. Todo o mundo tem iPhone e/ou BB, os ordenados dao para isso. Sou um feliz proprietario de um iphone 4, sei que e caro, mas e de uma qualidade incrivel, alem de que quem diz ser um equipamento com um SO para criancas, desafio a fazer um jailbreak e disfrutar de um mundo sem limites.
    Abraco pro pessoal e pro Pplware

  60. Serva says:

    @Tiago Fernandes ,

    Desculpa mas não te admito a tua falta de educação ”IGNORANTE” és tu , e não eu , mantenho o que disse o Jailbreak e muito diferente de teres acesso Root e sabes porque ??? porque o acesso Root não constitui nenhum impedimento para updates posterioes enquanto que com o jailbreak cada vez que sai um novo firmware lá se vai o jailbreak ou fazes tudo de novo e tens de esperar que a comunidade descubra uma vulnerabilidade como foi esta última no PDF para que saia o jailbreak para o novo firmware certo ?|…,portanto não te troques todo .

    Depois digo-te concordo que o flash consome mais bateria ???????…… mas 48% das páginas Web ainda usam flash o que é que queres fazer ???? , se me dissesses que o HTML 5 existia em 90/95% das páginas Web ainda podia entender a opção da Apple , depois em relação ao consumo de bateria e já que sou um ignorante e que não sei o que falo etc… diz-me lá quantos proprietários de iphones usam o brilho do display no máximo ou mesmo 3/4 do brilho e a bateria continua a ter pouca autonomia ou vais negar isso ?| … se calhar com flash seria um completo desastre , ou não seria ? , aqui é que está a verdade da opção de não incluir o flash nativamente e depois tens a tal fluidez , pois é , é que o flash consome muitos recursos de cpu o que tornaria o teu adorável ícone numa bela bosta , isso mesmo BOSTA .

    Não chames de ignorantes pessoas que não conheces e demonstra mais respeito da próxima vez que postares .

    Serva

    • Hugo Cura says:

      Serva, como deves reparar o Tiago Fernandes não está aqui para argumentar com conteúdo, está para trollar, não merece essa atenção. Como se diz: “Don’t feed the trolls”. Ele está sob vigilância.

      • Miguel Fonseca says:

        Boas Hugo Cura, a minha pergunta é, como é que é possível vocês deixarem o Tiago Fernandes “postar” aqui?! A linguagem que ele utiliza é a mais baixa que eu já vi num site! E está constantemente a ofender as pessoas que discordam das opiniões dele!
        Se os comentários por norma ficam a aguardar moderação, onde está essa moderação?!
        Esse senhor ofende as pessoas e faz uso do vernáculo para escrever e vocês deixam os “posts” dele serem publicados?!
        Sem comentários! Façam alguma coisa!

        Liberdade com responsabilidade.

    • Vitor Ferreira says:

      Faço das suas palavras as minhas…na integra

    • a Friend® says:

      Posso só dizer que hoje em dia são cada vez mais raros os sites que ao publicarem conteúdo Flash (nomeadamente videos) são raros o que não têm “scripts” que ao identificar um iPhone ou iPad, abrem esse conteúdo em HTML5.

      Graças a essa pressão da Apple é que muita coisa evoluiu nesse sentido e se o HTML5 está a massificar em força, certa parte podemos agradecer à Apple.

      Vejam a notifica mais recente de todas… da própria Adobe que assume isso mesmo e já tem uma ferramenta em fase “preview” que consegue muito facilmente fazer animações de HTML5 para os mais leigos, como se de flash trata-se. Ainda há um caminho a percorrer como é obvio, mas tenho sérias dúvidas que utilizadores iPhone e iPad sintam falta do Flash.

      Se a Apple tivesse dito “não ao flash” e não arranjasse alternativa, aí sim, teriam toda a razão em dizer que a Apple está doida da cabeça. Agora tendo eles pressionado para o avanço da tecnologia futura, e têem feito com que esta tenha crescido em passos record… não devemos apontar muito o dedo nesse sentido à ausência do Flash no iOS.

      Já agora para os interessados no HTML5, fica aqui a dica:
      http://tv.adobe.com/watch/adc-presents/preview-of-the-edge-prototype-tool-for-html5-/

      • Hugo Cura says:

        Sou totalmente a favor de HTML5. Não é que o precise, mas porque há que evoluir e o HTML5 tem tudo para substituir o flash. Está claro, a Apple foi essencial no empurrão para abrir os olhos à Adobe.
        Mas não vejo tanta migração como a que descreves… ou visitamos sítios totalmente diferentes ou então alguém não está a reparar nos conteúdos.

        • Eu mesmo says:

          @Hugo Cura +1

        • a Friend® says:

          Há sites que podes visitar e o conteúdo abrir-te em flash em que possas ter a ideia de “bem este site está em flash se tivesse um iPhone não conseguiria abrir” .. mas acontece é que um utiilzador iPhone ao abrir esse site, irá carregar conteúdo HTML5 ao invés do flash.

          Em videos, nos dias de hoje, são raros os sites que não usam directamente videos do Youtube ou Vimeo e esses carregam sempre em HTML5.

          Depois dentro dos player, que muito sites têm em flash (como RTP,SIC, CNN, etc..) se abrires num iPhone o conteúdo abre-te em HTML5… e isto é mesmo muito comum acontecer salvo rarissimas excepções.

          Jogos…isso excluo totalmente. Com o leque de jogos que tenho na AppStore a correrem nativamente nunca iria perder tempo a jogar jogos flash, ainda por mais que a vasta maioria são feitos para click e teclado, coisa que num touch exclui qualquer explicação…

          A migração tem sido gigante mesmo e basta agora a Adobe finalizar a vasta maioria de ferramentas que isso terá aquele “boom” final.

          As empresas do ramo que conheço e trabalham muito com o flash têm vindo a adoptar cada vez mais o HTML5. A única vantagem actual do Flash é apenas em conteúdo e animações complexas, mas isso é só mesmo para sites muito especificos cujo os clientes nem sempre os optam.

      • Ricardo says:

        Friend … ai’ nao estou de acordo consigo. Desde que a apple anunciou ao mundo que ia acabar com o Flash nos seus equipamentos (marco de 2010 ) NADA MUDOU. O HTML5 ainda nao e’ uma linguagem finalizada. Mais de 60% dos conteudos de paginas web sao FLASH. O HTML5 ainda nao tem librarias em condicoes (nativas HTML5). Isto e’ uma falha mt grande nos equipamentos Apple

  61. Esse “estudo” põem em escolha coisas diferentes!

    Compara Android (um sistema operativo) com iphone (um equipamento).
    A escolha do lado do iphone, deveria ser ios.

    Faz algum sentudo que os utilizadores do sistema operatico Android gostassem de ter um iphone, claro está com sistema operativo Android. Isto porque algum hardware onde é utilizado Android, pode deixar um pouco a desejar.

  62. a Friend® says:

    Honestamente que não percebo os comentários mais “exaltados” dos pro-Android.

    Eles no fundo sabem perfeitamente que sim, é verdade! As pesssoas compram o Android porque é um “pseudo” iPhone que não podem adquirir, infelizmente por razões monetárias.

    Mas qualquer pessoa os deseja ter. Quer pela qualidade quer pela simplicidade em que tudo gira em torno da Apple. Desde updates, Qualidade do Software, Fluidez, Simplicidade, Design, etc…

    As Apps são mais bem desenhadas, dão menos problemas, tem menos “lixo” visual já que as operadoras não podem injectar nada. Portando qual é o espanto de os utilizadores Android preferirem o iPhone/iOS?

    Eu vejo isso pela quantidade enorme de pessoas que conheço, quer com Android, quer com Symbian, quer com Blackberry, que ao mexerem num iPhone ficam fascinados e pensam seriamente em comprar um!

    • RCS says:

      Atenção que também há pessoas com iphone que ficam fascinadas com o que dá para fazer no android.
      Se não querias ter no iOS algumas coisas que já existem no android então é porque não conheces o android suficientemente bem.
      Aliás a apple tem tentado seguir algumas implementações existentes no android e acredito que o continuará a fazer. pastas, multitasking, notificações, etc. Qual será a próxima ideia “adoptada” pelo ios ?

      • a Friend® says:

        Só te tenho a dizer uma coisa…

        Onde estava o Android antes do iOS? Se ele era tão bom e evoluido…porque só esterou 1 ano depois do iPhone?

        O facto de certas features terem aparecido primeiro no Android faz com que seja melhor? Importa é como é que ele as faz e não se as tem ou não e infelizmente o Android tudo o que lança é quase em fase BETA e vai crescendo assim, mas o que interessa é que é só para dizer que “tem”.

        Dou-te o exemplo mais cómico de todos ao criticarem o iOS do seu “multitasking”

        “Ah e tal.. temos 100% multitasking” .. depois abrimos o artigo do Viber e mais de metade diz não usar porque consome muitos recurosos e bateria em Background… BOA!

        https://pplware.sapo.pt/apple/iphone/viber-%E2%80%93-comunicacoes-gratuitas-a-partir-do-android-e-iphone/

        Qualidade > Quantidade.

        • RCS says:

          Bom então essa aplicação está mal feita e os utilizadores devem indicá-lo nos comentários do market para a empresa poder corrigir o problema. Além disso o viber é uma aplicação que nasceu no ios e passou recentemente para o android. É normal que ainda não esteja tão afinada neste. Aconteceu uma situação parecida com o “Tango”. Em android funcionava perfeitamente e no ios era uma bela trampa.

          Em relação ao android estar em fase beta: o multitasking não é beta, as pastas também não, as notificações também não. A única coisa que podes dizer que está em beta é a fluidez do sistema (muito diferente de rapidez). De resto não concordo.

          Chamar beta ao android, e ao ios um sistema acabado é uma questão de perspectiva só. Se reparares bem, o android 1.6 já era bem mais completo do que o ios é agora. Ora isso para mim não e um sistema completo. O sistema de notificações do ios por exemplo, está mal pensado e portanto nem a uma fase beta deveria ser chegado. Aquilo simplesmente nem deveria ter saído do papel !

          • a Friend® says:

            Meu caro, não é questão de estar “AFINADA”…ou ter nascido no iPhone.

            Simplesmente se o Android não faz como o iOS, duvidir nativamente o multitasking por diferentes API’s… logo por mais AFINAÇÃO que tenha, terá sempre que correr Apps em background a 100%, quando poderia ser como no iOS que corre apenas 1% para indicar ao utilizador que pode receber uma chamada, poupando recursos e bateria.

            É simples. O Android nasceu sem moduldura alguma, nasceu como um diamante por lapidar…e conforme vai lapidando, mais se aproxima do iOS.

            Ser mais rigido, mais controle, mais padronizado, aprovação na market para segurança, etc… tudo aquilo que criticavam no iOS por ser “fechado” é precisamente aquilo que o Android tem adoptado para atingir qualidade.

          • RCS says:

            Epa se dizes com o android corre as apps em backgroud a 100% então não sabes do que estás a falar.

          • a Friend® says:

            @RCS

            Para certas apps, como o viber é necessário. Senão não receberia chamadas.

            Por isso é que depois têm que andar a controlar as Tasks e fazer “kills” às apps quando estas andam a roubar recursos. Coisa que no iOS não precisas, mesmo que tenhas 20 apps a correr ao mesmo tempo. Tem 7 apis diferentes que podem ser usados pelo sistema de forma a não gastar desnecessáriamente recursos, nem tão pouco exigir ao utilizador que “mate” umas, para poder usar outras com a máxima fluidez.

          • Hugo Cura says:

            a Friend®, achas que só por uma aplicação “estar em espera” vai usar 100% dos seus recursos? Tens de rever os possíveis estados dos processos e serviços no Android.

            O Viber nos meus Androids não provoca o que alguns descrevem. É claramente um problema na optimização da aplicação (que não afecta todos, porquê não sei).

            Sim, não haja dúvida que é esse o trunfo no iOS para conseguir tamanha fluidez.

          • RCS says:

            tenho n aplicações penduradas em background no android e nenhuma delas está sequer a 1 %. O que descreves está errado.

    • afrsa says:

      Que eu bem me lembre ainda há pouco tempo não tinhas o iPhone 4! Na volta querias e não podias ter por falta de €€€!!! Certo?

      Agora vê as coisas por outro lado… se calhar TU é que queres um iPhone e não o podes ter e essa vontade deve ser tão grande que pura e simplesmente projectas a tua frustração!

      Pensa que meter toda a gente no mesmo saco, onde ditas que as pessoas não têm dinheiro para comprar uma coisa cara que TU gostas, é típico de pessoas de países pobres! É também bacoco e fica-te mal!

      Ficas a saber que tenho dinheiro para comprar um iPhone e até para te oferecer um se a coisa estiver assim tão preta :)… mas decidi-me por outro sistema! Apenas tens de aceitar as decisões dos outros e não entrares em tiques de novo-riquismo!

      Leva isto como uma crítica construtiva!

      😉

      • a Friend® says:

        Acho que me estás a confundir com alguém só pode.

        Tenho iPhone 4 quase desde que ele saiu! Assim como tive o Galaxy S, o iPhone 3Gs, o iPhone 3G entre outros tantos!

        E graças a Deus dinheiro não me falta, trabalho para isso. Na hora que me apetecer ter outros androids ou iphones é só ir à loja e comprar, sem créditos, como aconteceu com todos os telefones que tive. Alias, dadas as parceria que tenho com empresas que trabalham comigo, existem alturas que até posso adquirir smartphones de forma gratuita.

        Disse alguma mentira que há pessoas que não podem ter um iPhone por razões monetárias? Ou vais-me dizer que TODA A GENTE pode comprar um telefone de 600 euros?

        O android vende que se farta graças aos low e mid cost que rondam entre os 100 e 200 euros… achas que essas pessoas se não pudessem gastar mais não gastariam, na sua maioria? Mas vocês têm dificuldade de ver isso ou é só mesmo mania e birra de perseguição?

        Eu ficava feliz por toda a gente puder ter iPhones e nem me acho mais importante por ter e alguns não puderem ter. E infelizmente conheço centenas de casos assim… que limitam-se a comprar o que o bolso deles pode. Acima de tudo, aprecio a humildade dessas pessoas que admitem isso mesmo.

        Agora não faças é confusão porque iPhone 4 sempre tive (e tens o Vitor M como testemunha) e cheguei mesmo a andar com 2 iPhones e um Galaxy S ao mesmo tempo, assim como lido com eles diariamente dado que a minha empresa em parceria com outras fora de portugal trabalham no desenvolvimento de software para smartphones, independente do SO que tenham. Por essa razão é que sei a palhaçada que é o desenvolvimento de software para Android. Por essa razão é que o critico e irei criticar até que produzam algo mais maduro e “amigável” quer para programadores, quer para consumidores comuns!

        É um ambiente completamente desusutado, inconsistente e fragmentado que é perfeitamente natural essa confusão fazer com que os consumidores prefiram o iPhone. As pessoas querem smartphones para usarem, não é para ser babysitter deles, à excepção dos “geeks” ou pseudo que se entretêm com isso e fazem disso um passatempo!

  63. v2racing says:

    o vitor m. tem razao. ainda vão ser clientes da apple

  64. Maraduxo says:

    a Friend®

    Para mim continuas a ser mais um nabo em julgares as escolhas das pessoas pela questão financeira…

    Samsung Galaxy S 2 sabes quanto custa?

    Eu tenho um e não o comprei por não ter dinheiro para a bosta do Iphone, simplesmente detesto Apple e todos os seus derivados, pois tenho coisa melhor e superior que essas merdas brancas que ficavam bem na cozinha.

    E as pessoas que ficam fascinadas com o Iphone como dizes, são ignorantes pois ficam fascinadas com tão pouco lol

    Esperemos pelo Iphone 5 para ver se é mais um fracasso a nível de captação de rede e de explodir nas mãos dos utilizadores…

    Qualquer dia oferecem-te uns óculos à Penafiel e metem-te a maça na frente…

    • a Friend® says:

      Maraduxo.. o teu nick diz tudo.

      Eu não julguei as pessoas pelas questões financeiras…apenas disse que o Android vende mais porque são os low e mid cost qu vendem mais.. ou conheces algum high end que venda mais que o iPhone?

      E gosto especialmente de buscarem modelos cujo a marca cresceu a roubar ideias ao iPhone.. ironico 😉

      Dual Core para aquecer o bolso.. porque jogos e conteúdo que tire partido disso.. chapéu.

      Ainda há dias um tipo que conheço comprou um, depois quando se apercebeu do tijolo gigante que tinha nas mãos decidiu trocar por um iPhone. Felizmente a loja facilitou-lhe a vida.

      • Maraduxo says:

        @a Friend®

        O meu nome diz tudo… tens cá uma piada, acho que te vou mesmo oferecer os óculos.

        Eu estou-me lixando se a marca roubou ou não ideias à outra, o que me interessa é que seja operacional e para mim é bastante, mais que essa gerigonça com o símbolo da maça que tens…

        Mas parece que a Samsung tens fornecido bastante material à apple, afinal é uma mistura o Iphone lol

        Quanto aos jogos, estas bem enganado, não comprei um telemóvel para jogar pq para jogar tenho o meu PC que mete o teu no bolso e a minha PS3.

        Chamas tijolo ao SGS2 então espera pelo Iphone 5.

        Quanto ao top de gama que venda mais que o Iphone, a resposta é simples…

        À quem evolua e mude e à quem viva para sempre assim…

        • a Friend® says:

          “Eu estou-me lixando se a marca roubou ou não ideias à outra,”

          A tua resposta diz tudo 😉

          Nada mais a acrescentar.

          • Maraduxo says:

            Eu entendo o teu momento de frustração com falta de argumento, mas esta tranquilo que vou ser bonzinho e deixar-te responder ao pessoal.

            P.S Mas antes, não voltes a mencionar questões financeiras pois fica-te muito mal, assim como o Vitor M. que tem falta de argumentos para me responder…

          • a Friend® says:

            Não entendes o que os outros escrevem e depois “os outros” é que têm falta de argumentos? OK.. lol

          • Luís Ribeiro says:

            Estas-te a esquecer que a Apple é que copiou o sistema de notificações do Android não?
            Bem me parecia.

        • Tiago Dias says:

          “Quanto aos jogos, estas bem enganado, não comprei um telemóvel para jogar pq para jogar tenho o meu PC que mete o teu no bolso e a minha PS3.”

          “À quem evolua e mude e à quem viva para sempre assim…”

          “Eu entendo o teu momento de frustração com falta de argumento…”

          LOL

          Em 5 ou 6 comentários que fizeste, argumentos válidos a dar mérito ao que defendes e argumentos válidos com críticas válidas ao iPhone (ou Apple) foram zero.

          Haviam mais excertos igualmente divertidos, mas não vale a pena continuar 😉

  65. Serva says:

    @ a Friend

    Desculpa , mas estas muito desatento na evolução deste tema ou não tinhas escrito o que escreveste , pedia-te que não usasses sempre a mesma cassete , pelo menos coloca lá umas variáveis com mais conteúdo , então agora toda a gente que compra Android não tem ”PODER ECONÓMICO ” belo adjectivo , resumindo somos uns pedintes que nos resignamos a ter um pseudo Iphone ?|…… @ a Friend os dispositivos que usam Android e que são de topo são tão caros como os Iphones , desculpa se não consegues ver isso ? .. só que em termos de características técnicas são bem superiores aos Iphones , tens o exemplo dos cpus que já estão a ser lançados com dual cuore a 1,2 GHZ em dispositivos que equipam Android (em principio só vais ter isso no Iphone 5 , certo ) , maiores displays , câmara fotográfica bem superior ao Iphone 4 ,chamadas de video para qualquer dispositivo móvel que suporte esse tipo de chamadas ,e não quem tenha facetime ou seja Iphone (grande limitação esta que te esqueces sempre ), video a 1080p , suporte nativo de flash etc , etc …. consegues ver isso , nunca te passou pela tua cabeça que são opções que as pessoas fazem, por maior versatilidade e características técnicas mais avançadas , que não são os pedintes que falas ,mas que afinal até têm intelecto , afinal a saída a 1080p deve ser para ligar a um televisor CRT porque não há dinheiro para comprar um Lcd Led Full Hd ….. será que somos todos assim tão parvos ? … ou afinal somos aqueles que ligamos aos pormenores e não nos impressiona-mos pelas modas e tal ….. e quando compramos sabemos o que estamos a comprar ….. será que esta realidade para ti não existe ?…. será que somos nós os 50% de users de smartphones que andamos a alucinar ?.

    Reflecte lá um pouquinho e depois muda lá a tua cassete que já estamos um pouquinho fartos de ser maltratados com as tuas desconsiderações .

    Cumprimentos

  66. Eu mesmo says:

    num tema relacionado:

    “O director do departamento legal da Google, David Drummond, acusa a Microsoft, Apple e Oracle de “orquestrarem uma campanha hostil” de aquisição de patentes para combaterem o êxito do sistema operativo Android.”

    http://www.publico.pt/Tecnologia/google-acusa-microsoft-apple-e-oracle-de-orquestrarem-plano-contra-sistema-android_1506201?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+PublicoRSS+%28Publico.pt%29

  67. Rui Carvalho says:

    Primeiro nível do “Cut The Rope – Experiments” completo com 3 estrelas em todos. Vá lá, quem tem um Android tente fazer melhor!!!! Pois é, ainda não existe para Android, temos pena. 🙂

    • a Friend® says:

      Gosto especialmente quando se gabam do hardware dual core, xpto e depois não têm leque de software que usufrua do mesmo. lol

      Tipo um jogo complexo que corre num simples “single-core” da maça.

      http://www.epicgames.com/infinityblade/

      Depois as “palas” estão nos utilizadores de iPhone. 🙂

      • RCS says:

        Em primeiro lugar há vários jogos com o markting virado para o Tegra, portanto tiram partido do dual-core. Depois podes jogar títulos com o Fifa em qualidades decente, não com o framerate da tanga do iphone4.

      • Maraduxo says:

        Se compras um Iphone para jogar, és muito limitado então…

        • Eu mesmo says:

          n vale a pena discutir com o Afriend é provavelemente o maior fanboy da apple em portugal, até tem uma conta no twitter so para falar mal da Google e da Samsung, quem vê até pensa que ele tá no payroll da apple, deve ser daqueles q trabalham na apple store um “apple genius” frustrado

          • a Friend® says:

            Eich, um frustrado que até tu segues no Twitter…

            clap clap clap. Com argumentos destes só me resta fazer uma vénia.

          • Vítor M. says:

            Eu mesmo, quando um tipo não tem argumentos… e fica claramente pelo caminho…. só resta dizer que o outro é um fanboy… que falta de cultura porra!!!

            Se não sabem mais, não adjectivem depreciativamente, sejam inteligentes e usem argumentos com vantagem ou então calem-se… que mania de apontar alguém como fanboy quando levam uma ripada de informação.

          • Eu mesmo says:

            vitor m, só disse um facto, os argumentos q o afriend usa não o são… e tu com “argumentos” do mesmo calibre tb mostras bem a camisola q usas… o android n faz uso do duel core? é pá q coisa mais ridicula, só pelo facto da poupança de bateria já vale a pena, quando o iphone 5 sair e usar dual core já é o melhor… de acordo com o afriend e companhia o android n tem nada de bom, o iOS é q é bom e n ha nada melhor… isso é ser fanboy quer gostes ou n do termo. e há os dos 2 lados.

          • Vítor M. says:

            Eu mesmo, isso é uma treta homem, eu visto a camisola do que melhor me serve e não sou como tu que discutes sem conhecer o iOS, eu pelo menos conheço bem ambos os lados e se tenho uma preferência é devido ao que cada um vale para o meu trabalho… já tu… quando não tens mais nada… é funboys para um lado, tendenciosos para outro… cassete para isto… camisola para aqui… é conversa da treta…

        • a Friend® says:

          Sim tens tu razão, que compras dual cores para aquecer o bolso porque o resto chapéu…

          • Luís Ribeiro says:

            Quando o Iphone tiver dual core quero ver a tua conversa.

          • Poeta says:

            Lembro-me dos Apple fanboys gabarem o processador PowerPC e dizerem que os Intel nunca…
            Aonde estão eles agora? Caladinhos como ratinhos…

            Nunca digas nunca, o Iphone tal como qualquer tecnologia nunca é um produto 100% perfeito, tem sempre upgrades que podem ser realizados…

            Só fanáticos é que não vêem isso.

            Eu não trocava o Android pelo IPhone, podem ter certeza, quanto ao estudo, cá para mim foi encomendado por alguém e de proveniência manhosa…

        • Rui Carvalho says:

          Claro que não é só para jogos, posso muito mais longe, coisas que os Androids nem sonham sequer, pelo menos para os próximos tempos. Uso o iPhone e o iPad para produções musicais com excelente qualidade, mas disso ninguém falou. Amplitube, Ampkit, Nano Studio, Studio HD, Meteor Multitrack, etc. Mas como isso não é coisa de geeks, fica no esquecimento.

      • Hugo Cura says:

        Cuidado a Friend, não acredito que não conheças as vantagens de um dual-core… estás a desvalorizá-lo por não o teres no teu iPhone 4. Quando o tiveres no teu iPhone 5 será o best ever.
        Mas… achas que o Android não o usa? Que fundamentos?

        Mas, supondo que desconheces, dá uma espreitadela aqui.

        • a Friend® says:

          Desvalorizar o Dual Core? Onde viste isso? Eu desvalorizo é um dual core mal usado! Isso sim!

          Quando o iPhone o tiver vou dar valor como é obvio. Alias, já o tem no iPad2… mas sei que ele puxa e bem por aquilo. Não está ali para enfeitar e dizer aos “pseudo-geeks” …

          “Somos os maiores porque temos…”

          • Hugo Cura says:

            Mas… achas que o Android não o usa? Que fundamentos?

          • Hugo Cura says:

            lol, achas que isso é resposta à minha pergunta relativamente ao teu argumento “Dual Core para aquecer o bolso.. porque jogos e conteúdo que tire partido disso.. chapéu.”??

          • Jorge Désirat says:

            falam os inventores da cloud !! xD
            falam os inventores da capa para o iphone!! xD
            falam os inventores de video conferencia por wifi!!

            omg 🙂

            android dom dual core é treta mas no iphone já é brutal! wtf? arranjem mas é mulheres para sair a noite, dizem que isso faz bem aos homens

          • a Friend® says:

            @Hugo Cura

            Tens esse conteúdo que ele exemplificou?!?!

          • Hugo Cura says:

            Que tem isso a ver com a nossa conversa de dual-cores? 😮
            Não te convém a pergunta que fiz?

          • a Friend® says:

            Eu é que estou a fugir?!? Só podes estar a brincar.

          • Hugo Cura says:

            Típico… como se eu não estivesse habituado às tuas “reviengas”.
            Mas lê de início sff e responde ao que perguntei.

            Estás-me a deixar preocupado com o teu problema em conseguires seguir uma discussão sem fugir ao tema.

          • a Friend® says:

            O Hugo Cura, de uma vez por todas, não me confundas contigo. Isso é tipico de ti.

            Mas pela ultima vez faço-te o favor:

            Abri o topico com isto:
            “Gosto especialmente quando se gabam do hardware dual core, xpto e depois não têm leque de software que usufrua do mesmo. lol”

            Tu negaste. Eu perguntei-te se tens as apps e jogos que exemplifiquei. Não respondeste e ainda acusas-me a mim de fugir?

            É preciso lata. Tens mesmo um sério problema de interpretação do que escrevem, só pode.

          • Hugo Cura says:

            Hmm, se essa era mesmo a tua resposta (pois fiquei bastante reticente) eu resumo-a para ver se realmente coincide:
            – tu dizes que o dual core no android serve para aquecer o bolso porque não tem aplicações como Amplitube, Ampkit, Nano Studio, Studio HD, Meteor Multitrack, etc.!!

            Então e o sistema operativo é o quê? Não é o que gere aplicações e a forma como usam os recursos? E a fornada de jogos desenhados para tal? E ainda por cima estás a falar de iPhone que não tem dual-core.

            Ok, ok, nem precisas de dizer mais nada, eu aceito de bom grado o teu argumento 😆

          • a Friend® says:

            ah, tavas a falar do SO… ok, mas isso é novidade?

            Isso já eu tinha dito há tempos que compreendo o desejo dos Android users terem um Dual Core pelo peso do Java, Vectoriais e afins…o Android é um glutão de recursos, habitualmente por falta de optimização especifica dado que é um SO feito para vários tipos de hardware e o trabalho das marcas é fraco, visto que se ele fosse bem optimizado (de raiz, para aquele aparelho) o desejo por dual cores era menor…

            Basta ver o exemplo do Android 3 nos tablets…que nem o Dual Core lhe faz milagres…

          • Hugo Cura says:

            Certo, mas não quer dizer que estivesse especificamente a falar do SO.Se dizes que “está no bolso para aquecer”, não estás a ser específico, e admiti a generalidade de tarefas.
            O teu argumento incidiu na qualidade e abrangência de aplicações (não sei bem pq), que até por caso é substancialmente melhor no iOS.

            Depreendo então que, segundo o que disseste, o dual-core no Android funciona bem e ajuda a desempenhar mais rapidamente as tarefas, apenas é “demais” para a oferta actual de aplicações.

            Se sim, compreendi e aceito (embora não concorde). A falar é que nos entendemos e, por vezes, não custa ser um pouco mais específico para que realmente se compreenda no que cada um pensa, pois ao dizeres que “eu desvalorizo é um dual core mal usado!” é mais indicativo que o SO não é capaz de o usar do que “a oferta de aplicações não ser tão boa como na concorrência”.

            Mas lá está (e daí a minha dúvida), um dual core serve para todas as tarefas (não só para as aplicações) e há várias vantagens em sê-lo e que estão a ser completamente aproveitadas no Android… tal como está detalhado no link da engadget que dei.

          • a Friend® says:

            @Hugo Cura

            Mas lá está, eu desde inicio especifiquei “leque de software” .. ou seja referia-me a Apps.

            E acho mal aproveitado de qualquer forma, porque ele está a canalizar o hardware “em bruto” para o SO e não para as Apps especificamente.

            E quando falo em “mal aproveitamento” é no sentido de, por exemplo, veres o iPad 1 e iPad 2.

            Ambos correm o mesmo SO, ambos lado a lado não notas diferenças abismais de performance em uso de apenas do SO (há excepção de alguns efeitos parecem estar mais fluidos mas é preciso muita atenção para se notar e abertura mais rápida de apps pesadas, naturalmente).

            Depois, quando é que se nota verdadeiramente o poder do dual core? Quando metemos apps que vão puxar por esse hardware, como aquelas que foram faladas assim como jogos. Loadings mais rápidos, renderização mais rápida, efeitos mais fluidos e mais constantes e conseguem até (no caso dos jogos) usar mais texturas e efeitos (este ultimo por causa do GPU mais avançado).

            O Android, a roubar esses recursos quase todos no SO, quando estiveres a usar Apps não garantes fluidez… é altamente subjectivo, pois o pessoal poderá cair no erro de dar asas ao SO para usar e abusar do dual core (com tweaks, etc…) que quando for a usar apps ele não tem margem para aguentar o SO e apps ao mesmo tempo, com a máxima fluidez. É algo que só “geeks” conseguirão gerir e mesmo assim depende de vários factores, já que tudo depende de como as apps são optimizadas, se para aquele aparelho em questão, ou não.

            Eu por exemplo, ja testei centenas de vezes o Galaxy S2 ao lado do iPhone 4 e não ví um unico ponto que dissesse: o Galaxy S2 envergonhou totalmente o iPhone 4. (se calhar à excepção do Boot quando desligados, que foi a única parte que vi o Galaxy SII ser mais rápido)

            Agora em Apps iguais, a correr lado a lado, muitas vezes vi o iPhone as correr com maior fluidez (em efeitos, pinch to zoom, etc..). Para não falar que na versão iPhone são normalmente mais arrumadas e esteticamente mais bonitas e em alguns casos até mais simplificadas.

            Depois aparte disso, mas algo que tem influencia na compra é o suporte. Daqui a 2 ou 3 anos tenho garantias que eles, single ou dual core, terão suporte e apps a usufruir do mesmo… um utilizador de Galaxy S2 poderá dizer o mesmo? Os proximos updates “grandes” do Android, serão suportados?

            Este tipo de assuntos não são rigorosamente novidade alguma, já que o Android é actualmente aquilo que o Windows Mobile e Symbian foram… e basta ver como acabou a história. Antigamente também toda a gente comprava pelo “hardware” só… melhor que o iPhone… iPhone Killers, etc… e hoje nenhum deles já tem qualquer tipo de suporte ou usufrui do hardware massivo que tinham e continuam a ter.

  68. Ricardo Praça says:

    O título está completamente errado.
    Além de a população do estudo ser estatisticamente sem interesse (o número de inquiridos é diminuído e não se sabe a distribuição por faixa etária, sexo e etc) e como tal não se deve tirar conclusões. Mas mesmo tirando, como foi feito, só se pode dizer que a maioria das pessoas quer um iPhone visto que o número de pessoas que quer Android é igual ao número de pessoas que TEM Android, até pode ser que todos os que tenham Android queiram continuar com Android, uma vez mais o estudo é omisso em relação à distribuição por OS original.
    Não é normal estes erros pelo PPLWARE que até estranhei xD

    • Vítor M. says:

      Estes truques de semântica que usaste até eu fiquei com dúvidas, quando li o comentário e li Ricardo Praça… porra… até estranhei! 😀

      Excelente Ricardo… foi excelente!!! 😀

      Abraço.

  69. Maraduxo says:

    Quero desde já dizer que não tenho nada contra o pessoal da pplware, só um pequeno desentendimento com o Vitor M. mas ele sabe bem o porque.

    Se me deram um Iphone aceito sem exitar, agora é assim gosto das coisas justas e o pessoal é muito tendencioso e não vêem mais nada à frente.

    Nunca fui pelas modas nem pela cabeça dos outros, eu vou pelo que entendo da matéria e neste momento Iphone 4 esta ultrapassado pela concorrência e a Apple sabe bem disso e com certeza vai lançar algo à altura, isso vai originar mais concorrência e novos smartfones quadcores e etc…

    Apple é uma marca da moda quer queiram quer não.

    • Daniel© says:

      para chegar a marca da moda é porque deve ter algo de especial que os outros nao tem nao achas? 🙂 nao é so por ter marketing e uma maça que meio mundo vai querer os produtos da apple 🙂

    • JMGomes says:

      Concordo plenamente com o Maraduxo.

    • Tiago Dias says:

      Nos teus próprios argumentos deitas a tua “”argumentação”” por água abaixo.

      Ora pensa lá bem, quanto tempo de mercado tem o iPhone? Quanto tempo de mercado o iPhone tinha até lançarem smartphones que o consigam acompanhar?

      Se as coisas continuarem como estão, a Apple lança o iPhone 5, e todos os outros andam mais 1 ano para o alcançarem… quando o fizerem, supondo que conseguem, mais um iPhone para manter todos entretidos…

      Gosto do android, e há equipamentos excelentes, sendo o Galaxy S2 o que mais gosto actualmente, mas irra, enxerga-te! Relê as barbaridades que já escreveste aqui e reflecte!

    • Vítor M. says:

      Maraduxo eu não tenho qualquer desentendimento contigo… o que lá vai lá vai homem. Alias nem sei do que estamos a falar… e nem quero saber. Bola para a frente 😉

  70. Mega says:

    como sempre a conversa fugiu para a tradicional guerrilha entre “fan-boys”

    desculpem mas opiniões do tipo “faço com o meu A1\boston\etc o que faço com o iPhone” são tão úteis como……….. estarem calados.

    Comparação: fazer uma viagem Lisboa\Porto num Audi xpto ou num daewoo matiz!
    fazem os dois a mesma coisa? Sim.
    com a mesma qualidade? Não

    profissionalmente estive num projecto que envolvia configurar mais de 200 equipamentos entre iPhones, Win Mobile(6.5) e Androids (nem toquei nos symbian pois ia haver guerra) com servidor exchange, contactos, agendas etc, para utilizadores “não-geek”. Os users iPhone são os que mais facilmente se adaptaram e perceberam o funcionamento do aparelho. (mais detalhes para quem quiser)

    off topic – pessoalmente considero caro.

    • Tiago Dias says:

      “Comparação: fazer uma viagem Lisboa\Porto num Audi xpto ou num daewoo matiz!
      fazem os dois a mesma coisa? Sim.
      com a mesma qualidade? Não”

      Exacto! Como já tentei dizer diversas vezes..

      “off topic – pessoalmente considero caro.”

      Exacto! Tal como considero caros todos os outros que se aproximam desse nível de preços.

      Completamente de acordo, Mega 😉

  71. Pedro says:

    Android para sempre… não faço parte deste teste! 🙂
    Ubuntu no computador!

  72. Tiago Ferreira says:

    Entre um Ferrari e um Rolls Royce, vou sempre preferir um Rolls Royce, menos problemas, mais classe.

    iPhone será a minha escolha até a própria marca me provar o contrário.

  73. CMatomic says:

    344 comentários é obra 🙂

  74. Raven Fx says:

    Após uma exaustivo percurso e leitura dos posts acerca deste estudo, fico cada vez mais reticiente em trocar de equipamento.
    Neste momento, não sei o que compraria.
    Nesta guerra de OS’s, o que acho é que nada é perfeito.
    Não sou um utilizador por aí além. Apenas quero um equipamento que faça aquilo que lhe compete.
    Não me interessa se tem serviços web, se faz isto ou aquilo.
    Não tenho 600€ para desembolsar para comprar um iphone.
    Nem pouco tenho para comprar um equipamento Android.
    O que acho e podem dizer que é uma opnião de alguém sem muitos conhecimentos, é que estou completamente indiferente em questão do OS. Eu quero algo funcional.
    Se pudesse, eu até faria o seguinte. Se pudesse comprar o telemóvel sem OS e depois dessem a escolher o Os pretendido, acho que era de valor. Mas, mais uma vez, posso ser criticado por isso. Bem sei. Eu gosto de tecnologia, infelizmente por razões financeiras, não posso adquirir esses eqipamentos. Os OS’s são o que são e em parte também os fabricantes não apostam no modelo que referi.
    Aliás, acho que é uma opção de futuro, tal como já existe com o mercado dos Lap e desktops. Mais digo …
    Se O facebook fizer um smartphone, não sei … Já ouvi rumores disso. Bem amigos, quando cchegar a altura de comprar, logo verei. Por enquanto, quero um equipamento que tire fotos, dê para mandar mensagens e faça umas gracinhas … O resto é acessório.
    Obrigado e espero não ser alvo de criticas destruitivas.
    Apenas quero contribuir para uma decisão futura na compra do meu 1º smartphone.

    • Tiago Dias says:

      Pelo que descreves, um Android será o ideal. (HTC Wildfire, Samsung Gio/Ace, por aí…)

      Se o limite monetário se levantar, poderás investir num Android melhor, ou num iPhone. Aí seria uma questão de gosto, e basta pesquisares um pouco, ver uns vídeos, ler umas coisas, para decidires o que será melhor para ti. Aqui no PPLWARE temos de certeza o que precisas para ficares bem informado! 🙂

  75. Serva says:

    Boa tarde ,

    Não vou responder a questão que me colocas para eu enumerar um dispositivo que venda mais que o Iphone 4 , porque isso me obrigaria a documentar com links e mais links e não terminava mais , nem me quero dar a esse trabalho o que te posso dizer é que o Iphone 4 está super ultrapassado que é limitado no que respeita as chamadas de vídeo visto só as fazer para dispositivos Apple e no seu hardware em geral , eu diria que é normal , esta industria anda muito depressa e eu ficaria muito admirado é se isso não tivesse acontecido , agora não sei o que pretendes provar com este argumento , quer dizer se existisse um dispositivo com Android que vendesse mais que o Iphone já me davas razão ? … que tipo de argumento é este ???? …é que com IOS só temos mesmo a Apple e com Android temos várias marcas , está a fugir ao tema principal e eu não quero entrar por aí .

    Cumprimentos

    • a Friend® says:

      Para te mostrar que o factor economico tem influencia… ou não percebeste isso?

      iPhone4 ultrapassado? Em quê? Arranjo mil vezes mais apps e acima de tudo profissinais nele que em qualquer Android, seja este topo ou não, portanto não sei bem quem é que anda ultrapassado.

      • Ricardo Praça says:

        As apps no Android são todas iguais quer seja tlm de topo ou não.
        Ultrapassado em várias coisas e só não vê quem não quer como por exemplo a inexistência de uma verdadeira videochamada ou a impossibilidade de o fazer via Skype.
        Há falhas em ambos os lados…porquê esse exagero?

    • Ricardo Praça says:

      Tens razão…só porque um dispositivo vende mais que outro não quer dizer que seja melhor. Um belo exemplo são as marcas brancas, muitas vezes a qualidade é menor e vende mais…
      Ambos os dispositivos têm qualidades e defeitos que os tornam únicos e cada um escolhe aquele que lhe é mais apelativo.
      O que não tenho dúvidas é que há pessoas que compram exclusivamente por ter lá a maçã trincada e não porque se deram ao trabalho de pesquisar o que é melhor…como já aconteceu com os Vaio, Nike e tantas outras marcas.
      Eu uso Android e não mudaria porque simplesmente me adapto melhor a trabalhar com este OS e porque acho o iOS um pouco limitado.

  76. rubenduarte says:

    Nem é preciso comentar a veracidade deste estudo. Se eu fizer um estudo na minha aldeia, e provável que 90% da população queira um Nokia! Sinceramente…

    Farto-me de ler comentário que dizem que o pplware está cada vez mais fã da Apple, chegando até a ser ridículo. Por varias vezes comentei a tentar defender a imagem do Pplware, mas começo a achar que quem comenta até tem alguma razão de ser.

    Foi descoberta uma vulnerabilidade nas novas baterias dos iMacs, mas no pplware essa noticia não apareceu, talvez porque não fosse para “melhorar” a imagem da apple, e como tal, não era de interesse… Claro que agora, depois de lerem o meu comentário, vão aparecer pessoas que tal como eu defendem o pplware, mas já chega de sermos cegos…

    • Tiago Dias says:

      Atenção, não se pode olhar só de um lado.

      Também parece que anda aí um malware no android a gravar chamadas dos utilizadores, e ainda nada foi falado, e ninguém pede que se fale..

      Aqui não há parcialidade por parte de quem escreve, mas também não deveria haver por parte de quem lê… 😉

      Cumps 😉

      • Eu mesmo says:

        já se falou no artigo sobre a história do android… de certeza q malware desses q se tem q instalar há tb para iOS… isso é 1 golpe publicitário, quem lê até pensa q é algo sério, quando vamos a ver melhor n passa duma aplicação que:

        a) n está no market nem nunca esteve
        b) tem listada nas permissões o que faz (grava chamadas)
        c) só faz o q o user lhe dá autorizaçao para fazer

        isto n é falha de segurança do OS

        • J Costa says:

          Pode indicar o nome dessa app, para não a instalar?

          • a Friend® says:

            Um malware pode estar disfarçado em qualquer App, não é especificamente “uma App” a fazer isso.

            É preciso é que tenham SEMPRE cuidado onde descarregam essas apps, pois poderão ter sido adulteradas o que convém optarem SEMPRE pela Market. se bem que nem aí seja 100% seguro dado as asas que a Google dá a quem lá submete apps, pode muito bem adicionar um “bicho” pelo meio e só aí, na market, é que se consegue catalogar aquelas que foram adicionadas com malware.

            Fora de lá, até uma simples aplicação oficial como Twitter, Facebook e afins pode conter códigos malignos num simples APK adulterado.

      • Miguel Fonseca says:

        Boa noite Tiago, tenho de discordar do que tu escreveste. Por parte de quem lê e comenta, pode haver sempre parcialidade e subjectividade nos comentários, agora por parte de quem informa, por parte de quem fornece qualquer tipo de informação numa posição do tipo jornalística e, digo isto sem segundas intenções, pois é isso que o Pplware faz, existe uma clara obrigação ética de ser sempre objectivo e imparcial. E, neste caso, seria o de fazer artigos sobre ambos os assuntos. O problema da bateria dos iMacs e o do malware no Android.

        Cumps.

        • Vítor M. says:

          Claro Miguel e é isso que temos. Quem escreveu o artigo tem essa obrigação e é assim que o queremos, mas temos também o lado do utilizador, o lado de quem te responde à letra e responde às questões de quem nos solicita… um tipo de jornalismo de proximidade e nesse campo temos opinião que é nossa, não tem de ser imparcial pois é baseada na nossa experiência, e temos de ser directos e correctos baseado no que nós sabemos e não numa sabedoria generalizada que se ouve por aí… é errado.

          Temos de partilhar o nosso conhecimento e a nossa forma de estar… claro que há quem não se sinta bem com isso, mas é assim que sabemos estar, perto dos nossos leitores.

          Espero que agora percebas e deixes alguma celeuma de lado, para enterrar machados de guerra. Somos assim e queremos estar sempre próximos dos nossos leitores.

        • a Friend® says:

          O problema das baterias do Macbook não é problema algum.

          Simplesmente foi descoberto que o chip que as controla, pode ser modificado, como qualquer chip.

          E para tal é preciso o acesso fisico à bateria, desmontar, e “flashar” o chip controlador de energia para modificar os parametros.

          Basicamente esta é a tal “falha” que falam. Mas se isso é considerado uma falha, então devemos dizer que TUDO O QUE CONTENHA CHIPS, tem falhas.

          Mas vá, não fosse as teorias do “eu mesmo” a tentar puxar a brasa à sua sardinha e mais uma vez tentar tapar o sol com peneiras.

        • Tiago Dias says:

          Bom dia Miguel,

          Não era bem nesse sentido que me queria referir à imparcialidade dos leitores, expressei-me mal ;).

          O que queria dizer é que quem lê, terá que ler também com imparcialidade, e não deverá ler partindo do princípio que o autor do artigo defende X ou Y e ataca Z.

          Já por diversas vezes aconteceu essa acusação, da parcialidade de quem escreve, só porque a notícia, ou os resultados de um teste, de um estudo, não agradam a determinado leitor, e é nesse sentido que falei em imparcialidade do leitor, na leitura dos artigos.

          Já nos comentários é claro que cada um deverá expressar as suas ideias, a sua forma de pensar, defender os seus ideais, o que gosta. Aliás, é para isso que servem os comentários, e aí não se pode falar de parcialidade, porque servem exactamente para expressar a opinião de cada um, para uma partilha de conhecimentos e opiniões. Tens toda a razão, claro 😉

          Cumprimentos 😉

  77. the_doop_man says:

    estudos com 256 pessoas??? Qual a distribuiçao etaria? isto e tipo os estudos dos cremes para as gajas 90% da mulheres notaram diferenças apos usar o nosso creme e depois em letras pequenas total de 20 pessoas presentes no estudo lol por amor de deus, estudos destes tambem eu faço em minha casa e arranjo ja um que diz o contrario,

    Alias segundo o meu estudo 100% dos utilizadores de iphone querem mudar ou ja mudaram para android.

    Base do estudo
    3 pessoas na zona de coimbra que sao antigos utilizadores iphone e ja vao no segundo android

    Pronto

    • Vítor M. says:

      É um estudo e tens o link com os detalhes, além do que temos escrito no post. É só ler para compor um comentário com alguma informação.

      Claro que o estudo foi naquela região, se fosse por exemplo em Inglaterra… que quase ninguém usa Android… os resultados seriam entre o iOS e a RIM… por exemplo.

    • Hugo Cura says:

      … tal como o estudo do Pplware dará resultados diferentes.
      Está tudo correcto, não se pode é generalizar quando a amostra é localizada.

  78. v2racing says:

    o iphone deita qualquer android abaixo, mesmo havendo um topo de gama android. já usei android e digo uma coisa, só problemas que tinha. ou é da rom ou é das apps darem crashes. viva o ios

  79. v2racing says:

    quer dizer. ios deita qualquer android abaixo

  80. oi says:

    Tenho um iphone e queria fazer um upgrade para o android, qual é o melhor?

  81. Luis says:

    nem todos =P e tenho um mac.. mas o android e o android.. a unica coisa que condeno é k o monopoly que ha para Ipad nao da nas tablets com android 🙁

  82. Pedro Rocha says:

    Este estudo prova que ter um iphone é mais estatuto que outra coisa.
    Metam o Android a 1000€ e ver se nao vao todos passar a querer ter um.

  83. Tiago Rodrigues says:

    em relação à guerra entre Iphones e androids só quero que se lembrem de uma coisa… o software do iphone, foi desenhado para quê? 2 ou três equipamentos?? é óbvio que tem de funcionar bem se só foi desenhado para 2 télemóveis… agora o android pode dar problemas inclusive o malware da gravação de chamadas (não interessa mas pronto), mas no final de tudo, quantos telefones diferentes teem o android? não se admirem com os problemas no android sejam mais frequentes ou não, mas a verdade é que há uma muito maior variedade de telefones com o sistema android do que telefones com o sistema da apple….

    cumps a todos e não as ofensas VERBAIS neste grade forum
    grande abraço

  84. silva says:

    Sou android, quando me perguntam sobre qual celular, questiono sobre o que a pessoa quer com o aparelho e o grau de entendimento, se for noob, é iphone, a não ser que goste de jogos.

  85. Tiago says:

    Eu tenho iphone e trocava de olhos fechados por um galaxy S.
    A minha mulher tem um Galaxy S e não trocava por iphone. Devemos de ser do contra, ou então somos apenas pessoas que sabem usar os dispositivos. lol

  86. J Costa says:

    Tenho um Galaxy S e só trocava por um Galaxy S2, se pudesse…

    iPhone jamais! jamais!

  87. Zasuk says:

    Tenho o mítico HTC HD2 mas estou a pensar adquirir um iphone ou iphod só mesmo pela questão de fazer debug ás aplicações…quanto a utilizar como telemovel prefiro o HTC com a rom MIUI 😀

  88. Prodígio says:

    Eh pah, eu arranjei um Palm Pre 2 por tuta e meia, e até agora, estou muito surpreendido!

    Os únicos senãos: bateria, qualidade de construção.

  89. Johnny says:

    boa noite desculpem o offtopic, o meu irmão anda a bater mal que quer meter o ipod touch dele com telefone, e descobriu ai uma cena (capa), que pelos vistos da para meter no ipod para o colocar a funcionar como telefone, então a minha pergunta e a seguinte, alguém tem conhecimento se isto e fiável, e se aceita os nosso cartões das operadoras portuguesas, desculpem o offtopic, abraços.

    vou deixar aqui o vídeo da tal capa que falo.
    https://www.youtube.com/watch?v=oi1Xn1bqKnM

    • Marcelo Barros says:

      Parece ser bem mais grande que um iphone.
      E no final não vais ter um iOS como um iphone 4 nem coisa parecida, não me acredito (que processador tem um ipod)?
      Podes ter certeza que um Android desses de 100 ou 150 euros é melhor que isto.

      Acredita se o teu irmão se mete nisto vai chorar o dinheiro.

      Cumps[[]]

      • Johnny says:

        Salvo erro o processador e exactamente igual ao iphone 4, apenas tem menos memoria ram, o ios e exactamente igual (funcionalidades) , apenas não faz chamadas como o iphone4 , era exactamente isso que ele queria fazer, quanto a compra de telemóvel ele não quer comprar nenhum novo apenas quer fazer alteração no MP3 dele.

  90. Nils IRCCoEH says:

    Pois eu sou dono de um boston com android froyo e estou totalmente satisfeito com o bicho tendo em conta o preco dele… Mas tb é verdade q depois de esperimentar ios ( tenho um ipad), posso dizer que estou ansioso por chegar o proximo iphone…e so depois é q pondero trocar de telele lol dito isto acho que me enquadro bem no objecto deste estudo …

    Assina: quase fanboy lol

  91. Marcelo Barros says:

    Imagino que quem compra um smartphone Android de 100 euros, vai achar que tem falta de rendimento, o touch não sera tão bom, a qualidade de imagem.

    Agora quem compra um smartphone com Android em condições não vai pensar assim, visto que este pode custar mais de 500 euros, por pouco mais comprava o iphone se tanto quer.

    Eu comprei um HTC Incredible S – Livre (440 euros no Amazon a mais ou menos 3 meses, na altura ainda não tinha Sensation na Europa), estou satisfeito.
    Talvez aproveite para trocar quando a 4G comece a bombar, mas ainda vai levar algum tempo.

    Cumps[[]]

  92. Serva says:

    Boa noite ,

    Lamentável alguns comentários , para minha completa surpresa o ataque ao Android é tal que já não sei quantos defeitos encontraram , está inacabado ????? tem falhas nas aplicações ????? …. bom meus caros , vamos lá ver se nos entendemos , então todas as aplicações que surgirão no IOS 5 correrão no Iphone 3 ?????? hum não me parece , será que o IOS está inacabado ?????? …… claro senão qual seria a razão das actualizações e das correcções de bugs que tem sido feitas no próprio IOS 4 e algumas delas de segurança .

    Eu já disse não atirem pedras quando em tecnologia todos tem telhados de vidro e meus caros , os Engºs da Apple também desenham e mandam fabricar os condensadores , transístores , motherboards , discos rígidos ou memorias flash segundo os requisitos deles , alguém quer me convencer de uma coisa destas , os automóveis tantas vezes aqui chamados como exemplos comparativos já nem a Rolls fabrica como antes as suas próprias peças , vocês sabem quanto é que isto custaria , querem me convencer que os Engºs da Apple estão envolvidos em todas as fases de produção numa empresa que não produz uma única peça de hardware , vocês sabem quanto é que ficaria a custar um brinquedo destes , este Deptº de Engenharia existe como nas outras marcas para desenhar os dispositivos dizem quais as especificações e mandam construir aos fabricantes que normalmente aplicam a tecnologia existente e produzem a mediada da Apple como produzem a medida das outras marcas , agora podes escolher o condensador que tem mais camadas de cobre , podes , eu construo os meus próprios pcs e há coisas que eu nunca poupo board , memorias e discos , sei que se escolher as correctas a longevidade dos produtos é maior resistem muito mais aos testes de stress , mas uma coisa é certa não me venham dizer que é só a Apple que escolhe os melhores componentes , porque isso seria outra falsidade .

    A fábrica Alemã de travões Continental teves que está em Palmela produz em linhas de montagem separadas pastilhas de travão para várias marcas alemãs e Francesas , os materiais são os mesmos as especificações é que são diferentes (mais camadas , maior diâmetro etc ) , só assim se consegue ter preços competitivos , quem conhece o grupo VAG , sabe que nas marcas do grupo existem cerca de 90% das peças que são partilhadas (Volkswagen , Audi , Skoda e Seat ) , eu ainda não percebi é o deslumbramento de muitas pessoas que não percebem como é que a economia real se move .

    Já falei de mais

    Cumprimentos

    Serva

    • a Friend® says:

      As apps do iOS5 correm no iOS4 e até podem correr no iOS3, ou seja, iPhone 3G sim está incluido até porque ele tem o iOS4.

      A retrocompatibilidade do iOS é bastante elevada. Uma coisa que noto dos defensores Android é que pouco ou nada conhecem do iOS … mas de longe!

  93. jardel says:

    Cara este ai deve ser um estudo feito por apples maniacos porque o iphone numca foi uma opçao pra mim, e eu usaria um orelhao se só existissem iphones no mundo!!!!

  94. Edgar Gomes says:

    Não vou estar com grandes comentários, só digo Android 4ever <3 😀

  95. Marisa Pinto says:

    Excelente artigo Pedro! Dá para ter bem a noção da forma como os utilizadores de Smartphones encaram a sua situação actual, o mercado, e o marketing. Para muitas pessoas, falando no geral, smartphone é só iPhone, e desconhecem Android; existe ainda uma “ignorância” e separação de coisas que são da mesma categoria, mas de marcas diferentes. Por exemplo, há lojas de tecnologia com espaços dedicados a acessórios iphone, e outros espaços a acessórios para telemóveis/smartphones. Isso para mim ajuda a que as pessoas “menos informadas” tenham uma noção errada daquilo que se passa no mercado e do que verdadeiramente são os produtos. Não digo com isto que o iphone seja menos que o Android, apenas não é mais.
    Eu tenho um Android, e se tivesse que comprar, definitivamente compraria outro Android. Apenas porque comprovou responder às necessidades sentidas e ainda é uma excelente ferramenta de trabalho/organização/entretenimento.

    • roliveira says:

      Ora bem, um comentário útil e equilibrado num post que se tava mesmo a ver que ia dar flame. 🙂

      É bom defender a nossa sardinha, e não nos preocuparmos com a opinião e criticas muitas vezes infundadas de outros. O que interessa é que sirva para nós.

      Também estou muito satisfeito com o android e por exemplo para mim, a qualidade de materiais é o facto de ponderação numa compra. Algo que pouco se fala aqui e é importante.

  96. Serva says:

    @Marisa ,

    Bom post o teu , concordo com a tua abordagem , eu as vezes fico a ler várias vezes o mesmo post para ver se li bem , no outro dia aqui no nosso Pplware dizia-se que a App store da Apple tinha melhor aspecto comparativamente a do Android , isto é algum argumento ? …ainda se me dissessem que a loja Android não tinha aplicações ou que eram de fraca qualidade ?.

    Aceita os meus sinceros cumprimentos , e aguardo pelo teu artigo aonde encontrar Linux em Portugal / Brasil .

    Aceita os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  97. J Pedro says:

    Eu tenho um estudo que diz o contrário, se me pagarem muito bem, eu divulgo.

    Já agora lembram-se do estudo acerca dos browsers e da inteligência ?

    Estudos ? Quantos querem ? E já agora, o que querem que eles digam ? Não esquecer, sff, o dinheirito, sem isso não há estudos para ninguém, certo ?

  98. Filipe says:

    Deveriam permitir escolha multipla. Agora tenho Iphone mas penso adquirir no futuro novo Iphone ou Android, ainda não me decidi, mas a comprar seriam os dois, se fosse só um seria Iphone claramente.

  99. Marcos Santos says:

    Tenho Android e o proximo será Android ou WP.

  100. Nuno Rompante says:

    Jurei a mim proprio que nao ia comentar este post, mas depois de ler algumas coisas aqui, achei que deveria expor a minha opniao.
    Ha uns meses atras decidi largar o meu Nokia 5800 Xpress Music e evoluir para um sistema mais a serio. Olhei entao para o mercado, um lado um vasto ramo de opcoes e precos com android e por outro lado a apple com um so equipamento bastante caro. Decidi analisar os varios equipamentos, androids com muitos bugs e muita opcoes que nao sao “user friendly”, o iphone muito intuitivo e facil de trabalhar, mas com algumas politicas fechadas da apple. Posso descrever aqui um desses exemplos que e a video chamada, todos os android tem e funciona lindamente, iphone4 tem uma coisa chamada facetime, que so funciona com wireless e so para outros equipamentos apple. Conclusao que eu cheguei, “eu nao faco video chamada, eu nao ouco as pessoas, as vezes a imagem vem toda aos quadradinhos, para que entao?”, entao olhei para o que mais preciso num smart phone, a simplicidade das coisas, isto porque nao me quero preocupar com o telemovel, porque durante o dia ja tenho muitas preocupacoes. Decidi-me em gastar 600 euros num iphone4 via vodafone. Ao comecar a usar o equipamento e ao ver os meus amigos, com android, que faz toda a diferenca para mim, toda a gente de android tem que se preocupar com o que tem aberto, por causa da gestao da ram, no meu iphone nao noto isso, sei disto porque ve-se noutros equipamentos apple, computadores e portateis apple tem uma excelente gestao de memoria.
    Tenho apple e tao cedo nao mudo, estou muito satisfeito com o meu iphone, e concordo com o Vitor M. que seria um downgrade se o fizesse.
    Como um colega de trabalho que tem android e gosta de picar, leu hoje que o iphone tinha um bug no pdf, azar porque ja e uma noticia antiga e que ja ha muito ha um upgrade que corrigi e alem disso existe um patch que corrige cirurgicamente o bug.
    Nao repodio completamente android, sinto que vai ser o sistema operativo para telemoveis do futuro. Mas ainda falta muito para andar. Inclusive, acho que se a Nokia nao tivesse apostado na microsoft e tivesse se virado para android teria muita mais sorte.
    Existe muita coisa que vos poderia expor relativamente ao iphone em relacao a android, mas passaria a noite toda a escrever e nao tenho tempo, ESTOU DE FERIAS!
    Um abraco a todos.

    • oi says:

      O problema da falta de memória dos androids é dos aparelhos de 100€ se comprares um android de 600€ como o teu iphone não tens problemas nenhuns.
      Eu tenho IPhone pessoal e tenho Android do emprego e digo-te que os android de topo São pelo menos tão bons como o Android senão melhores em alguns aspectos.

  101. Pedro says:

    Tenho um iPhone e nem sonho em comprar outro que nao um… iPhone, está claro!!

  102. Lukas says:

    A ùnica coisa que gosto no android,è sua interface com widgets,icones,tudo bunitinho,e a tela de 4 polegadas,è uma maravilha para ver videos. e a bateria.

    por acaso a bateria do meu iphone 3gs dura mais que 2 dias?

  103. Mateus says:

    Olha esse estudo deve estar muito desatualizado porque os existem mais androids no mundo do que iphones e isso foi confirmado

  104. Luis says:

    Acho piada tudo e todos querem sempre pôr o iphone em primeiro lugar, quando conheço imensos utilizafores de iphones que estão fartíssimos deles…
    O iphone foi ultrapassado pelo galaxy SII, a tecnologia presente neste telemóvel a apple nem em 2 versões consegue pôr num iphone… enfim… mas nas revistas e tudo continua o iphone em primeiro, até chegam ao cumulo de nalgunas casos dizer que as fotos do iphone são melhores do que as do galaxy sII… só aí se precebe o que percebem, mas enfim… Android 4 ever… 😉

  105. regina says:

    Tenho um android… comprei porque o meu filhote precisava para aprender a falar, e como gosta de tecnologia, achei que ele se motivaria mais com um tablet…
    Acredito que a maioria da juventude goste mais do android, porque tem mais jogos e aplicações gratuitas, mas eu arrependi-me BASTANTE de não ter comprado um i-pad… Android não tem aplicações para crianças com necessidades especiais, e as que existem, não estão bem preparadas, ou contêm erros…Não sou fundamentalista, mas a APPLE está num nivel largamente superior neste aspecto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.