PplWare Mobile

É preciso fechar ou não as apps no iOS? Há uma nova explicação que esclarece tudo

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Art says:

    Engraçado..foi-me dito pelo apoio da Apple para fazer exatamente o contrário : fechar sempre as aplicações …para poupar energia…cada cabeça cada sentença

    • Vítor M. says:

      Não faz sentido isso. As aplicações a correr em segundo plano no iOS estão otimizadas para consumos muito baixos. E se estiverem inativas mais de X tempo simplesmente ficam sem consumo. O carregar as apps é que consome energia e recursos, além de um desnecessário consumo de internet para renovar os dados que, se estivesse carregada em segundo plano, já os tinha em cache. Se alguém “da Apple” lhe disse isso, seguramente não tem lido os manuais 😉

      • Mosca says:

        Tens vários erros nessa argumentação.
        Todo e qualquer software a correr , consome recursos, sejam memória, seja no próprio loop do sistema operativo, seja condições em que pode despertar, etc.
        O que dizes é de quem nunca estudou sistemas operativos.
        Apartir do momento em que corres um software, mesmo que ele esteja em “segundo plano” que na realidade existe em qualquer sistema operativo, o software tem sempre recursos reservados.
        Segundo o que tu imaginas, carregar uma APP, como dizes, consome recursos, mas depois de a teres carregada, se ela ficar em segundo plano, segundo tu, deixa de consumir recursos.
        Repara, se não fosse necessária, não estaria em segundo plano, estaria fora dos registros e com zero load, logo aqui já terias o primeiro indício do disparate.
        Depois, se voltas a usar a APP, reparas que não demora a abrir, e não tem de carregar todos os dados de novo, logo é outra prova óbvia que está a consumir recursos.
        Um conselho, disciplina de sistemas operativos a toda a gente, ia dar muito jeito.

        • Vítor M. says:

          Eu referi o baixo consumo, e o sem consumo não é consumo zero, porque estão carregadas, mas isso só um bom entendedor entenderia.

          Depois essa argumentação do “nunca estudou…” 😉 é de colegial, miúdo ainda cheio de certezas na vida e com zero experiência. Agora, claramente e em grosso modo que uma aplicação em segundo plano passa por várias fazes, até porque algumas recebem atualizações e notificações. Mas o assunto era sobre o estar em segundo plano ou carregar sempre a cada utilização. Mas mais uma vez tu não conseguiste chegar lá.

          E sim, a Apple por várias vezes referiu que a gestão em segundo plano recorre a menos recursos e menos consumo de energia.

          Aliás, para quem é assim esperto como tu, deveria saber que a app até sem estar a ser usada, portanto sem estar carregada, consome recursos, visto que se não a usares durante x tempo, o sistema operativo “remove” a app. Calma, não a remove na totalidade, mas faz um bom serviço (se quiseres depois explico-te como a Apple faz).

          Agora um conselho para ti 😉 estuda, porque como ainda és um miúdo, vais ver que tiras proveito no futuro.

          • ervilhoid says:

            Vitor, o estar em segundo plano nem deve ter nada a ver com a app em si,
            Repara, no meu caso tenho tudo em 2° plano desligado, e recebo as notificações na mesma, quer deixe no gestor de tarefas quer feche, porque penso que seja um serviço à parte a correr

          • Vítor M. says:

            Ter a ver tem, porque é a app e as suas definições (autorizações) que permitem essas notificações. Agora a gestão é feita para consumir o mínimo de recursos. Aliás, o sistema de notificações da Apple é muito bom por isso mesmo.

            Depois difere se a aplicação é nativa ou de terceiros. Também aí a gestão é diferente, como seria de esperar. Aliás, até no consumo de recursos.

            Além disso depende do tipo de aplicação.

            Uma aplicação de edição de imagem tem um comportamento diferente de um Waze, por exemplo, em termos de ação e atualização em segundo plano.

            Tudo isto, além da nossa percepção e do conhecimento de quem é programador, está o segredo de como a Apple gere tudo no iOS.

        • ervilhoid says:

          O consumo de estar em segundo plano deve ser bem inferior a carregar de novo a app.
          A memória ram tem sempre alimentação, portanto ter la a app em segundo plano o consumo deve ser mínimo, carregar novamente a app deve ser bem pior

    • mamba says:

      source: dude, trust me

    • Security says:

      Por Apple falas pessoas que estão na iStore ou algo do género a vender equipamentos?
      Já foi falado diversas vezes que as apps ficam em modo standby e não consomem qualquer energia adicional. Consomem sim, sempre que forem abertas. Ou seja, mais vale deixar tudo “aberto”, em segundo plano.

  2. gambito do rei says:

    esta explicação é nova, em 2010

  3. Daniel S. says:

    Interessante minimizar aplicações como Google Maps e Waze sem as fechar efetivamente… LOL

    • Repara says:

      No multitasking do iOS, as apps em segundo plano que não estão ativas – ou seja, não estão a fazer nada, não gastam bateria. Quando se ativam e passam para primeiro plano continuam a partir do mesmo ponto onde tinham ficado.
      Uma app em segundo plano que esteja ativa, por exemplo a fazer um download, até o terminar, naturalmente gasta bateria.
      As apps de navegação, Google Maps e Waze, podem estar em qualquer dos modos. Por exemplo, se se fez uma pesquisa nos favoritos, se se passar para segundo plano, fica “congelada” sem gastar bateria. Quando se ativa inicia-se no memo sítio.
      Em modo de navegação, quando passa a segundo plano, naturalmente continua ativa e a gastar bateria. Só fecha, efetivamente, carregando em Sair.
      Sabe-se que as apps de navegação continuam ativas em segundo plano através de uma barra azul na parte superior do ecrã (ou, no iPhone 14, o símbolo de navegação na Dynamic Island)

      • Ze das Quintas says:

        Não é assim tão linear, mas teoricamente sim não deveriam gastar bateria.
        Eu sinceramente não percebo a razão da Apple não querer implementar este botão de fechar todas as apps, porque é algo que faz sentido do ponto de vista do utilizador.

  4. Repara says:

    De vez em quando a Apple responde a e-mails que lhe são enviados e a Tim Cook.
    É conhecida a resposta da Apple, em 2016, à pergunta: “Do you quit your iOS multitasking apps frequently and is this necessary for battery life?” A resposta foi curta e simples “No and No”.
    https://9to5mac.com/2016/03/10/should-you-quit-ios-apps-answer/

  5. says:

    Já que o iOS é tão eficaz, porque não usar essa “poderosa” “sabedoria” nos macOS também e tirar o botão de fechar janelas? É menos numa coisa a incomodar o utilizador.

    • Repara says:

      Patetice. Os “pontos” vermelho (fechar a app), amarela (minimizar a janela) e verde (janela em ecrã completo ou parte) demonstram de facto sabedoria, muito superior ao modo com o Windows as gere.
      Não sei de onde foste tirar essa de incomodar o utilizador. Usas MacOS ou ouviste dizer?

  6. Ze das Quintas says:

    Isso é completamente falso, se querem mesmo poupar bateria fechem as apps, pois mesmo em estado suspenso pode sempre haver algum trabalho em background sou iOS developer por isso sei do que falo.

    • jotabê says:

      Fala das tuas aplicações, o utilizador comum abre a mesma app várias vezes no mesmo dia, e se essa app estiver em “pausa” irá consumir menos energia na inicialização. A tua teoria só se aplica a apps com pouca utilização.

    • Repara says:

      A que tipo de trabalho em backgroud te referes?

      • Ze das Quintas says:

        Não se fiem no que dizem os ex trabalhadores da Apple, pois eles trabalham muito em areas fechadas, se simplesmente não querem um botão para fechar todas as apps é por pura teimosia. Em termos de trabalho de background se uma app fizer algo como agendar um download, notificações de push silenciosas, tudo isso pode fazer com que a app acorde do estado suspenso, embora isso tudo nunca é bem certo e o algoritmo esteja do lado do OS, no geral o OS tenta manter que uma app não usufrua demasiado do trabalho em background mas nem sempre isso é bem verdade, um exemplo de apps como Instagram, Messenger, Facebook fazem muito mais trabalho em background que outras apps com menos exposição de utilizadores. Agora senão querem acreditar em mim tudo bem, fica cada um com a sua teoria de treinador de bancada.

        • Repara says:

          Respondeste o que estava à espera – o que referes, trabalho em backgroud, tanto fazem essa app quando estão em segundo plano como quando estão fechadas. Não adiantaste nada que comprove que as app em segundo plano gastam mais bateria do que fechadas. Ou seja, no iOS, o botão “fechar todas as apps” (ou fechar uma) é inútil e piora o funcionamento das apps – é diferente arrancar uma app no ponto em que se a passou para segundo plano, ou arrancá-la do início.

          • Ze das Quintas says:

            “Agora senão querem acreditar em mim tudo bem, fica cada um com a sua teoria de treinador de bancada” – Fico me pelo mesmo, cada um fica com a sua opinião, concordamos em discordar.

  7. ervilhoid says:

    Conheço gente que abre inúmeras vezes o Insta e fecha logo de seguida no gestor.. dá nervos só de ver…
    reparem, ao fechar a app não traz ganho nenhum, pelo contrário ao abrir novamente tem que carregar para memória.

    a app está em 2º plano, não é por fecharem que vão deixar de receber notificacoes né? porque isso deve ser um serviço a correr

    • Monhe says:

      E um tique nervoso. Vejo pessoal sozinho no metro a tirar o telemovel, abre o menu, faz scroll e fecha. Fazem isto umas 10 vezes. Apenas tiques nervosos ou para parecerem cool quando na realidade estao sozinhos sem saber o que fazer.

  8. Ze das Quintas says:

    Vou fazer aqui um comentário pois ja me irrita o tipo de postas de pescada que estão a por aqui. Ponto n1 o iOS é um sistema operativo que não usa paginação de memória no disco, logo por ai qualquer app que ocupe mais memória do que é suposto (memory leak) é terminada. Ponto n2 aplicações suspensas podem ser acordadas se estiverem habilitadas para ser utilizadas em 2 plano ou se forem uma aplicação tipo Google Maps em que pode fazer uso da localização em tempo real e isso também é gerivel pelo utilizador. Ninguém sabe bem como o OS faz a gestão das apps em background, mas se tiverem o low power mode activo obviamente que vai ser negado o acordar de cada uma. Na minha opinião experiente de iOS dev como de utilizador, nunca se deve ter demasiadas apps abertas ao mesmo tempo, assim como não deves ter N abas abertas no Chrome, tudo acaba por ocupar de certa forma o seu peso em termos de gestão de memoria. Eu sinceramente prefiro este botão de fechar todas as apps mesmo por uma questão de UX

    • ervilhoid says:

      O iOS só deixa as últimas em memória, se ao longo do dia abres várias vezes as mesmas que vantagem tens em estar a fechar apps que depois vais obrigar a atribuir recursos para a abrir novamente?

  9. ervilhoid says:

    Já agora, nos modelos com botão home havia forma de fechar todas as apps, apesar de permanecerem la no gestor, a cache era limpa

  10. Tim says:

    Eu era da opinião do Eng da Apple até eu próprio fazer um teste.

    Aconselho o pplware a fazer um teste e publicar num artigo. É simples.

    Abrem 30 ou 40 apps em segundo plano e deixam
    O iPhone parado até ficar sem energia.

    Depois fazem
    O mesmo sem apps em segundo plano.

  11. Artur says:

    Ai jasus apple users, e tudo tão complicadinho… não quero nada a correr em segundo plano no telemovel ponto!
    Ai mas … slaaap!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.