DiskWave – Saiba quem consome o espaço em disco no seu Mac
Os discos rígidos estão cada vez com mais espaço de armazenamento. Na mesma proporção está o "consumo" de gigas desse espaço, o utilizador tem mais ficheiros para ocupar esse espaço livre e não se faz de rogado, armazena tudo o que pode!
Quem não tem centenas ou mesmo milhares de músicas no seu disco? Fotografias das férias, dos jantares com os amigos e das quadras festivas? Quem não traz no seu computador a sua vida profissional, os seus documentos relacionados com as suas despesas?
Muita gente levantou o braço e os que não levantaram provavelmente estarão a pensar que não referi os muitos jogos que têm instalados. Mas há de tudo neste novo paradigma da sociedade informatizada. Tudo serve para ir ocupando progressivamente o disco. Quando o utilizador dá conta... já o processo de limpeza está nas opções dramáticas. O que apagar, onde está o espaço ocupado, quem é o responsável?
Estas questões são facilmente respondidas, para pode ser usado o DiskWave.
O DiskWave é mais uma das muitas aplicações que já referenciamos para detectar a responsabilidade da ocupação dos discos rígidos e dos discos e cartões multimédia externos.
Este é talhado para o sistema operativo da Apple e ajuda a determinar quem está a ocupar disco, a quantidade e onde está guardado.
A aplicação faz uma verificação minuciosa à estrutura do disco para calcular o tamanho dos ficheiros guardados dentro de pastas e sub-pastas. Estes resultados são rápidos e são guardados na RAM para poder consultar os mesmo sem que isso prejudique o desempenho da sua máquina. Depois é uma questão de ir detectando e limpando.
Sabia que existem pastas que guardam tudo o que faz na sua máquina? Além do que sabia, irá encontrar muito "lixo" que desconhecia ter a "consumir" o espaço em disco.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6+
Download: DiskWave 0.2.6 [881KB]
Homepage: DiskWave
Este artigo tem mais de um ano
Parece-me bem. Vou experimentar!
Pah, EXCELENTE aplicação!
Descobri aqui bue pastas cheias de Caches e coisas do género, e pastas com fotografias com altas resoluções (toca a fazer uns resizes), e também já pus muito conteúdo de parte para passar para DVD’s.
Muito bom, vou aqui poupar uns 10GB num instante…
Boa sugestão!
Eu uso o OmniDiskSweeper, mas já está um pouco idoso no interface, embora seja semelhante e rápido.
Este parece deve ter a mesma performance mas com melhor interface ao usar o QuickLook para visualizar os ficheiros.
Para quem quiser apagar mais ficheiros desnecessários e tornar o sistema ligeiramente mais rápido até, aconselho a usarem um programa que apague as localizações (línguas) desnecessárias das aplicações e do sistema. É bem provável que com isso libertem pelo menos 4GB.
O iCleanLanguage faz o serviço completo e com segurança, embora seja um bocadinho lento.
Boas sugestões. Vou testar essas dicas.
O iCleanLanguage é grátis e faz o serviço, muito lento, mas há outros. É procurar pelo iCleanLanguage no Macupdate e ver as sugestões alternativas!
Muitos dos outros programas são pagos e fazem outras funções. Muitos deles não fazem um bom serviço a encontrar essas pastas de localização no Sistema, o iCleanLanguage lá acaba por encontrar a maioria!
AS pessoas têm que, contudo, ter algum cuidado. Antes de começarem a apagar vejam as preferências do programa para terem a certeza que não apagam as línguas que querem manter. Aconselho a nunca a apagarem o Inglês – isso leva quase sempre a problemas
Não tenho rugas suficientes para usar este software, sou pouco rugado.
Muito bom, obrigado pela sugestão 🙂 já me livrei aqui duns ficheiros que nem tinha reparado ainda ter.
Desconhecia. Tenho usado o Disk Inventory X e estou satisfeito. Visualmente até acho mais apelativo que este.
Qual seria o melhor software do genero para Windows?
Grato!
WinDirStat para Windows
http://windirstat.info/
boa sugestao no meu macbook pro fonciona be obr.
agradeço muito