Dica: aprenda a ligar o seu iPhone à rede por cabo
Depois de deixarmos algumas dicas para os utilizadores com o novo iPhone 15 tirarem mais proveito da porta USB-C, percebemos que há quem não saiba que é possível ligar o iPhone diretamente ao router e ter internet por cabo. Vamos mostrar como o podem fazer, já que por vezes o Wi-Fi não é a melhor opção.
Com a porta USB-C presente no iPhone 15, os utilizadores podem reunir uma série de funcionalidades que antes eram mais "caras", visto que os cabos e adaptadores "não convencionais" Lightning eram bem pagos à Apple. Portanto, aqui há uma vantagem na mudança.
Hoje debruçamos a nossa atenção numa dica "esquecida", visto que desde sempre é possível ligar o iPhone desta forma.
Como ligar um cabo de rede ao iPhone
O processo é simples e desde sempre que este dispositivo, assim como o iPad, tem a opção de se ligar à internet sem ser "wireless". Vamos ver o que tem de fazer.
- Para ligar o iPhone à Ethernet, é necessário um adaptador com uma porta USB-C com uma interface RJ45, para ligar um cabo de rede.
- Ligue agora o adaptador ao iPhone, via porta USB-C, e ligue um cabo de rede ao adaptador. A ligação Ethernet terá prioridade sobre as ligações sem fios.
- Agora poderá desligar tudo o resto e navegar via cabo.
Possivelmente haverá muito poucas circunstâncias que exijam ligar o iPhone a um cabo de rede. No entanto, a ligação à Ethernet pode ser a melhor opção se o Wi-Fi não estiver disponível ou se for instável.
Quando estiver com o cabo de rede ligado, o iOS irá mostrar um menu onde o utilizador poderá ter acesso a alguma informação sobre a ligação.
- App Definições;
- Ethernet;
- Interfaces;
- E aqui dentro poderá ter acesso a informações relativas à rede e à ligação.
Esta funcionalidade também poderá ser usada para, por exemplo, servir Internet a um computador desktop que não tem Wi-Fi nem Bluetooth. Se ligar um cabo de rede ao computador e ao iPhone, o iPhone poderá fornecer internet a essa máquina.
Existem, seguramente, outros cenários onde esta dica pode ser muito útil. Aliás, este recurso não é exclusivo do iPhone.
Se tiver um Android poderá fazer exatamente a mesma ação:
- App Definições;
- Ligações. Rolar para o final e escolher a opção Mais definições de ligação;
- Ethernet;
- Agora dentro deste menu poderá ter acesso a algumas opções de ligação à rede.
Se tiver em vista cenários onde esta dica possa ser útil, partilhe connosco.
A minha única questão aqui é:
– Quem é que vai perder tempo a ligar um smartphone seja ele com o sistema que for fisicamente a outro equipamento, sobretudo quando o pode fazer sem fios via Wifi ?
Deve haver alguns cenários. Por exemplo, numa residência no interior do país, o casal que arrendava a casa não sabia a passaword do WiFi do router. Nem sabia nada como entrar no router e tal… mas era preciso internet, porque só havia rede GSM 3G. Com este adaptador (que não era para o iPhone, mas para o iPad Pro) foi possível sacar um cabo de rede, ligar ao router e ter internet.
Não Vitor, lamento, nos dias que correm este cenário já não existe, este cenário era há 20 anos, hoje com as tecnologias, a probabilidade de alguém sequer ter um adaptador USB-C para ethernet em casa é zero, seja para que dispositivo móvel for…
Não destes resposta nenhuma à tua pergunta. Porque o cenário que te dei foi real. Mas há mais. Imagina que no meio de uma fábrica tens um computador (desktop) que precisa de acesso à internet e a rede local não funciona. Podes usar este adaptador, ligar a um smartphone e fornecer internet ao computador. Outro cenário que também é real. Mas há mais. Assim de repente lembrei-me destes.
E este adaptador é muito mais comum do que julgas, nem falo ao nível dos profissionais da informática, falo, por exemplo, a muitas pessoas que o usam nos tablets para ligarem alguns periféricos, ou a pessoas que compraram máquinas (portáteis) apenas com portas USB-C e tinham outros periféricos para se ligar. Este adaptador é um must have 😉
:S
Eu tenho um adaptador USB-c para ethernet e é algo que podes encontrar em várias lojas… Se ninguém comprasse certamente as lojas já teriam deixado de vender. Há algumas situações em que preciso usar com o meu portátil… certamente poderia dar jeito nalgumas situações com um smartphone mesmo que sejam raras.
Vários motivos, e simplesmente tem a haver que nem sempre o WiFi chega a todo o lado, ou nenhum AP encontra-se ali naquele momento.
Adaptadores USB-C existem e bem mais pelos Macbooks, por isso é uma boa opção para o iPad até.
Não é útil pra ti? Não use! Pode ser útil para outras pessoas.
Para de reclamar e vai lá fora ver se tá a chover.
Simples que preserva a segurança e a velocidade de acesso à rede.
Desde o meu note8 que uso cabo de rede para ligar a net no escritório e em casa.
Como se configura um router após reset sem cabo de rede? (estou a falar de router seguros não aquelas coisas que as operadoras instalam nas casas que qualquer lamer quebra a segurança)
Como acede a consola de gestão de um servidor sem ser por cabo?
Aqui está mais uma tecnologia bazi a que a Apple deixou ficar para apresentar como novidade em 2023….
Deivam aproveitar a “falta de WiFi” para namorar
Para isso nem é preciso não haver WiFi. 😉
Esse orring deve ser um miúdo, não percebe ainda as dificuldades da vida.
Onde é que este adaptador ligado ao meu smartphone (iPhone e Android) me foi útil:
Eventos ou Conferências:
Em grandes eventos, conferências ou feiras, a sobrecarga nas redes Wi-Fi pode resultar em conexões lentas ou intermitentes. Tive muitas vezes necessidade de ligar um cabo ao meu smartphone para poder ter uma rede estável e rápida, para poder passar os meus trabalhos para a redação.
Demonstrações ou Apresentações Profissionais:
Já tive necessidade (numa apresentação profissional em que tive um problema no meu portátil) de usar o meu smartphone como fonte de conteúdo, liguei o cabo de rede o que me garantiu uma ligação confiável à Internet, evitando problemas de latência ou quedas de conexão.
Testes de Rede ou Solução de Problemas:
Em situações em que precisei testar a conectividade de uma rede ou solucionar problemas de conexão, ligar diretamente um cabo de rede ao smartphone ajudou-me a isolar problemas e diagnosticar a origem dos problemas de rede.
Ambientes Industriais ou Empresariais:
Em ambientes industriais, corporativos ou laboratórios onde há uma infraestrutura de rede com fio estabelecida, ligar um smartphone diretamente à rede com um cabo pode ser necessário para termos acessos recursos específicos ou realizar tarefas críticas.
Desenvolvimento de Aplicações ou Testes Específicos:
Como programador de aplicativos móveis (com uma perninha como técnico de TI) várias vezes precisei e em determinados cenários que não interessa agora esmiuçar, ligar os meus smartphones à rede com fio para realizar testes específicos, depurar problemas de rede ou garantir que determinadas funcionalidades estavam a funcionar corretamente em ambientes específicos.
Portanto, esse jovem não sabe o que diz.
BTW: bom artigo. Parabéns pelo trabalho. Bom ano!
Ora, cá está uma partilha que dá gosto. Obrigado Ricardo.
Bons use cases! Subscrevo como técnico de IT.
Subscrevo a isto também como profissional de TI
Vives em 2010?
Bacano, vivo numa dimensão que, para te explicar com palavras que conseguisses perceber, teria dificuldades substanciais. Mas foca no essencial, nos exemplos, nunca se sabe quando terás de viajar no tempo!
Bom ano para todos. ٩(◕‿◕)۶
“Para ligar o iPhone [15] à Ethernet, é necessário um adaptador com uma porta USB-C com uma interface RJ45, para ligar um cabo de rede.”
Para os iPhones anteriores também existem adaptadores com conector Lightning e porta RJ45. O adaptador de corrente + Ethernet da Belkin, à venda na Apple Store, é bastante caro (119,95€)
https://www.apple.com/pt/shop/product/HMJU2ZM/A/adaptador-de-corrente-ethernet-belkin-com-conetor-lightning
Existir existe mas tem de ser alimentado externamente
? não precisa de ser alimentado externamente para funcionar. O adaptador é que permite ligar o cabo ethernet e carregar o iPhone ao mesmo tempo.
Realmente é muito útil para profissionais. Saudo alguém do staff da página a dar os parabéns pela explicação de profissionais quando quem lhe dá clicks e views são os curiosos que 99% nem sabem que existe tal coisa.
Ainda bem que não tenho nenhum desses “profissionais” a trabalhar comigo.
Desculpa como assim? Não tem nada a haver com 2010, simplesmente são cenários operacionais que podem acontecer a muitos técnicos. “Uii aquele usa um adaptador Ethernet, já não trabalho com ele”…
Quando se nota quem realmente trabalha na área, e quem não trabalha. Independentemente da situação, por exemplo eu, preciso de ter conectividade confiável e praticamente permanente, e o Ethernet já safou umas boas vezes. Não é prático, mas é preferível a dados móveis saturados, ou pior, WiFi público.