PplWare Mobile

Dica: aprenda a ligar o seu iPhone à rede por cabo

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. orring says:

    A minha única questão aqui é:

    – Quem é que vai perder tempo a ligar um smartphone seja ele com o sistema que for fisicamente a outro equipamento, sobretudo quando o pode fazer sem fios via Wifi ?

    • Vítor M. says:

      Deve haver alguns cenários. Por exemplo, numa residência no interior do país, o casal que arrendava a casa não sabia a passaword do WiFi do router. Nem sabia nada como entrar no router e tal… mas era preciso internet, porque só havia rede GSM 3G. Com este adaptador (que não era para o iPhone, mas para o iPad Pro) foi possível sacar um cabo de rede, ligar ao router e ter internet.

      • orring says:

        Não Vitor, lamento, nos dias que correm este cenário já não existe, este cenário era há 20 anos, hoje com as tecnologias, a probabilidade de alguém sequer ter um adaptador USB-C para ethernet em casa é zero, seja para que dispositivo móvel for…

        • Vítor M. says:

          Não destes resposta nenhuma à tua pergunta. Porque o cenário que te dei foi real. Mas há mais. Imagina que no meio de uma fábrica tens um computador (desktop) que precisa de acesso à internet e a rede local não funciona. Podes usar este adaptador, ligar a um smartphone e fornecer internet ao computador. Outro cenário que também é real. Mas há mais. Assim de repente lembrei-me destes.

          E este adaptador é muito mais comum do que julgas, nem falo ao nível dos profissionais da informática, falo, por exemplo, a muitas pessoas que o usam nos tablets para ligarem alguns periféricos, ou a pessoas que compraram máquinas (portáteis) apenas com portas USB-C e tinham outros periféricos para se ligar. Este adaptador é um must have 😉

        • Castro says:

          :S
          Eu tenho um adaptador USB-c para ethernet e é algo que podes encontrar em várias lojas… Se ninguém comprasse certamente as lojas já teriam deixado de vender. Há algumas situações em que preciso usar com o meu portátil… certamente poderia dar jeito nalgumas situações com um smartphone mesmo que sejam raras.

    • Bruno says:

      Vários motivos, e simplesmente tem a haver que nem sempre o WiFi chega a todo o lado, ou nenhum AP encontra-se ali naquele momento.
      Adaptadores USB-C existem e bem mais pelos Macbooks, por isso é uma boa opção para o iPad até.

    • Oliver says:

      Não é útil pra ti? Não use! Pode ser útil para outras pessoas.
      Para de reclamar e vai lá fora ver se tá a chover.

    • ZERTO says:

      Simples que preserva a segurança e a velocidade de acesso à rede.

      Desde o meu note8 que uso cabo de rede para ligar a net no escritório e em casa.

      Como se configura um router após reset sem cabo de rede? (estou a falar de router seguros não aquelas coisas que as operadoras instalam nas casas que qualquer lamer quebra a segurança)

      Como acede a consola de gestão de um servidor sem ser por cabo?

      Aqui está mais uma tecnologia bazi a que a Apple deixou ficar para apresentar como novidade em 2023….

  2. carlos T says:

    Deivam aproveitar a “falta de WiFi” para namorar

  3. Ricardo Horta says:

    Esse orring deve ser um miúdo, não percebe ainda as dificuldades da vida.

    Onde é que este adaptador ligado ao meu smartphone (iPhone e Android) me foi útil:

    Eventos ou Conferências:

    Em grandes eventos, conferências ou feiras, a sobrecarga nas redes Wi-Fi pode resultar em conexões lentas ou intermitentes. Tive muitas vezes necessidade de ligar um cabo ao meu smartphone para poder ter uma rede estável e rápida, para poder passar os meus trabalhos para a redação.

    Demonstrações ou Apresentações Profissionais:

    Já tive necessidade (numa apresentação profissional em que tive um problema no meu portátil) de usar o meu smartphone como fonte de conteúdo, liguei o cabo de rede o que me garantiu uma ligação confiável à Internet, evitando problemas de latência ou quedas de conexão.

    Testes de Rede ou Solução de Problemas:

    Em situações em que precisei testar a conectividade de uma rede ou solucionar problemas de conexão, ligar diretamente um cabo de rede ao smartphone ajudou-me a isolar problemas e diagnosticar a origem dos problemas de rede.

    Ambientes Industriais ou Empresariais:

    Em ambientes industriais, corporativos ou laboratórios onde há uma infraestrutura de rede com fio estabelecida, ligar um smartphone diretamente à rede com um cabo pode ser necessário para termos acessos recursos específicos ou realizar tarefas críticas.

    Desenvolvimento de Aplicações ou Testes Específicos:

    Como programador de aplicativos móveis (com uma perninha como técnico de TI) várias vezes precisei e em determinados cenários que não interessa agora esmiuçar, ligar os meus smartphones à rede com fio para realizar testes específicos, depurar problemas de rede ou garantir que determinadas funcionalidades estavam a funcionar corretamente em ambientes específicos.

    Portanto, esse jovem não sabe o que diz.

    BTW: bom artigo. Parabéns pelo trabalho. Bom ano!

  4. Aves says:

    “Para ligar o iPhone [15] à Ethernet, é necessário um adaptador com uma porta USB-C com uma interface RJ45, para ligar um cabo de rede.”
    Para os iPhones anteriores também existem adaptadores com conector Lightning e porta RJ45. O adaptador de corrente + Ethernet da Belkin, à venda na Apple Store, é bastante caro (119,95€)
    https://www.apple.com/pt/shop/product/HMJU2ZM/A/adaptador-de-corrente-ethernet-belkin-com-conetor-lightning

  5. Driver says:

    Realmente é muito útil para profissionais. Saudo alguém do staff da página a dar os parabéns pela explicação de profissionais quando quem lhe dá clicks e views são os curiosos que 99% nem sabem que existe tal coisa.

    • Zé Fonseca A. says:

      Ainda bem que não tenho nenhum desses “profissionais” a trabalhar comigo.

      • Bruno says:

        Desculpa como assim? Não tem nada a haver com 2010, simplesmente são cenários operacionais que podem acontecer a muitos técnicos. “Uii aquele usa um adaptador Ethernet, já não trabalho com ele”…
        Quando se nota quem realmente trabalha na área, e quem não trabalha. Independentemente da situação, por exemplo eu, preciso de ter conectividade confiável e praticamente permanente, e o Ethernet já safou umas boas vezes. Não é prático, mas é preferível a dados móveis saturados, ou pior, WiFi público.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.