Cuidado se usar o modo incógnito no Mac… afinal não é seguro
O modo incógnito surgiu recentemente nos browser, como forma de manter secretas as páginas web que se visitam.
Se muitos consideram este modo seguro e anónimo, a verdade é que ele não o é, pelo menos nos computadores da Apple. E a culpa não é da Google!
Este problema veio agora a público com o relato de um utilizador que viu surgir uma imagem bem conhecida quando lançou o Diablo III no seu Mac. Em vez de ver surgir o normal ecrã do jogo, viu aparecer uma imagem de uma das páginas web que esteve a visitar antes, no modo incógnito do Chrome.
Esta é uma situação anormal, mas que Evan Andersen descobriu da pior maneira. Do que pôde entender o problema está associado aos Mac que estão equipados com as placas gráficas Nvidia e com a inexistência de uma limpeza da memória da GPU que é usada.
Qual a origem deste problema?
Ao deixar de ser necessária, esta memória é marcada como estando livre e entregue novamente ao sistema. Mas como não é limpa todos os elementos estão presentes na mesma, independentemente do que são. No caso do Diablo III, que também não limpou a memória disponibilizada, a imagem acabou por ser apresentada.
Para ver a extensão do problema e identificar de forma clara a sua origem, Evan Andersen conseguiu criar uma aplicação que avalia os conteúdos da memória livre e chegou a conseguir capturar imagens de páginas visitadas por outros utilizadores do seu Mac, área onde não era suposto ter acesso.
O que dizem os envolvidos neste problema?
Quando detectou o problema pela primeira vez, Evan Andersen reportou-o à Nvidia e à Google, mas ambas as empresas recusaram-se a resolvê-lo, apontando o problema para a Apple e para o seu sistema operativo.
Segundo a Nvidia, o seu driver está a funcionar como é suposto e é o OSX que não faz uma gestão correcta da memória. A Google respondeu também, garantindo que o modo incógnito não garante a privacidade dos utilizadores dentro da mesma máquina, mesmo sendo esta uma das ideias que transmite ao apresentar o modo incógnito.
Não parece que vá existir em breve uma solução para este problema. Ao fim de dois anos ainda se mantêm presente, mesmo com várias actualizações do OSX, dos drivers da Nvidia e do próprio Google Chrome. A verdade é que este modo seguro afinal não o é e a privacidade que proporciona pode na verdade ser nenhuma!
Este artigo tem mais de um ano
Só não é seguro no Chrome, usem o Safari, It doesn’t take a genius.
Não é nem do Chrome nem do Safari nem do modo incógnito, mas sim da má gestão da memória gráfica do OSX. Todas as aplicações no OSX estão sujeitas a isto (segundo o que percebi no artigo).
Ou usem ATI ou Intel.
Pelos vistos este problema também afecta os computadores com GPUs da AMD e Intel.
O que é que isso tem a ver com o Mac? Isso é culpa do Google Chrome!
É por isso que só acontece no mac e o windows está sem problemáticas…
Acontece no Safari? Não, pois não…
Acontece com ATI’s? Não!
Acontece com Intel’s? Não!
Claramente, a culpa é do Mac!
Acontece com o Mac? sim!
Só se quiseres…
O problema também afecta as placas ATI.
Também ainda não se sabe se este problema afecta outros programas para além do Chrome.
Tem a certeza absoluta?
Nenhum SO é seguro a 100%
Builds diferentes, código diferente, arquitetura diferente. é quase um programa simplesmente diferente….
Tu és tão engraçado. O 8 é a tua idade ou o teu qi?
burn
O modo de navegação privada não é um modo seguro. É um modo “privado”.
Mesmo com este modo, o utilizador está exposto a monitorização, ameaças de malware, e deixa vestígios no computador, caso de caches e algumas cookies.
Nunca ouvi falar de tal problema, embora não use chrome no OS X. Sei dizer pelo menos que no Safari e no opera isto não acontece.
Meu rico portátil com Windows (e tem um GPU nVidia lol).
Meu rico Xperia Z5 com Android.
E eu já usei Apple, mas abri a pestana.
Quem abre a pestana a tempo tem 100 anos de perdao…
+1
Ja tive PCs Apple e 1 iPhone, e alem de ficar desiludido ainda fiquei chateado comigo mesmo por pagar uma quantia enorme pro equipamento que valia menos de metade do que paguei.
Apple nunca mais, e muito menos agora, pelas politicas monopolistas que estao cada vez mais evidentes, so um cego nao ve isso.
deves ser mesmo inteligente. E conseguiste ver isso tudo? well…
Tanta gente que nem leu a notícia ou não percebeu patavina! O problema não está no modo incógnito, não está no chrome. Este problema está no facto de existirem na memória da gráfica “dados” de aplicações que entretanto foram dadas como terminadas mas que mesmo assim foram apresentadas no ecra!
A notícia está mal direcionada porque tenta apontar o modo incógnito, mas isto até podia dar sem modo incógnito, como podia muito bem dar noutra aplicação. Eu é que curto fan boys e haverá a virem defender ou a atacar sem perceber a notícia.
Isso parece ser um problema de drivers (sim OSX também tem drivers), nada que um update não resolva.
Não parece que um update resolva… “Não parece que vá existir em breve uma solução para este problema. Ao fim de dois anos ainda se mantêm presente, mesmo com várias actualizações do OSX, dos drivers da Nvidia e do próprio Google Chrome. “
Li esta noticia em sites internacionais, e o problema era exclusivamente com o Chrome.
A resposta da google, é caricata: não garante a privacidade… mas isso já sabemos, Google e privacidade na mesma frase não combina!
Uso pouco a navegação no safari, mas quando uso, nem o auto-preenchimento da barra de endereços funciona, a não ser claro que esteja nos favoritos ou no histórico de navegação não privada.
entao meninos da apple, aonde é que vocês andam. não era um sistema super seguro e privado.
o problema está no sistema operativo. muito provavelmente vai fazer o mesmo com outro hardware ou software. visto que o problema não é das placas graficas e do chrome.
não era a apple que resolvia os problema muito rapido, ja passaram 2 anos e nada. lol
Gostava de ver onde leram que isto acontecia com outros browsers que não o Google Chrome. Li esta noticia noutros lados, antes de ler aqui, e era essa a informação: Só acontece com o Chrome.
Tanto quanto se sabe, esta falha, foi descoberta agora, não há 2 anos…