Cuidado! Novo malware infeta o iOS pelo iMessage e não requer intervenção do utilizador
Questões de segurança não são normais no iOS ou no macOS. A Apple trata de proteger os seus sistemas operativos e garantir que estes estão imunes a problemas. Uma nova ameaça está a circular e a atacar o iOS, com uma simples mensagem a infetar este sistema, sem que o utilizador tenha de fazer nada.
Há um novo malware a atacar o iPhone
Esta é uma nova ameaça e que até agora não era conhecida no iOS. O nome da campanha que está a usar este malware é, por agora, Operation Triangulation, procurando infetar muitos utilizadores deste produto da Apple, de forma completamente silenciosa.
A sua forma de atuação é igual a muitas outras e que foram já vistas no passado. Uma simples mensagem enviada para o iMessage tem a capacidade de infetar o iOS com este malware e que chegará de forma completamente silenciosa, sem que o utilizador tenha de realizar qualquer ação.
Uma mensagem do iMessage inicia o processo
Assim que este está infetado, e novamente de forma silenciosa, tenta roubar dados do utilizador. Ao conseguir permissões de administrador no iOS, algo que aparenta ser simples com a suposta falha que está a explorar, rapidamente consegue acesso a áreas mais sensíveis do sistema da Apple.
Nesse momento consegue ainda comunicar com o seu servidor remoto e descarregar e instalar algum código adicional. É aqui que vai recolher a informação e enviar para o seu ponto de destino, onde entrega todos os dados que forem recolhidos do utilizador.
Apple tem de resolver o problema do utilizador
Há ainda uma particularidade interessante e que o torna ainda mais silencioso. Após realizar a função para que foi preparado, este malware trata de apagar todos os seus vestígios e da sua intervenção. Chega ao pormenor de eliminar a mensagem do iMessage que levou a que entrasse no iOS.
Curiosamente, e depois deste ataque ter acontecido, a Rússia veio acusar os EUA de estarem a usá-lo para infetar os equipamentos dos funcionários do governo. Acusa especificamente a NSA de gerir esta campanha, que estará a realizar com a suposta ajuda da Apple.
Este artigo tem mais de um ano
O artigo da Kaspersky e o artigo do FSB (serviços secretos russos) são os dois de 01/06/2023. Não é uma coincidência, a Kaspersky trabalha para o FSB.
Agora, tal como estão as coisas, isto tem todas as características de uma operação de contra-informação, de criação de “fake news”. Não faz sentido que os iPhones estivessem a servir para espiar os russos e ao mesmo tempo a Apple ter deixado de vender iPhones na Rússia, em fevereiro de 2022, devido à invasão da Ucrânia.
o maior mercado de iphones é na China e andam a espiar os chineses há muito tempo. Muitos iphones vão em segunda e terceira mão recambiados de Shenzhen para a Russia, o mercado é grande.
Não admira os US estarem a espiar tudo e todos… depois dizem e metem a culpa na Huawei’s e afins.Aliás a Amazon anda a espiar os utilizadores e a passam informações a outros departamentos. Na Europa ninguem diz nada nas TV’s e jornais. Nos States pagaram uma multinha… mas nada os impede de continuar a recolher todo o tipo de dados por ai.
https://finance.yahoo.com/news/amazon-fined-30-million-enabling-095400450.html
@Johnny, gostava mais de Portugal fosse um dos aliados da China / Rússia e companhia lta, e perderes todos os teus direitos e liberdades?
Não sou grande fã dos EUA, mas uma coisa é inegável, prefiro infinitamente que Portugal seja influenciado pelos EUA do que pelos ditadores Chineses, Russos, Norte Coreanos etc.
A Apple negou em comunicado: “Nunca trabalhámos com nenhum governo para inserir um backdoor em nenhum produto Apple e nunca o faremos”.
O artigo da Reuters é bastante detalhado e dispensa ir ao site do FSB através do link no último parágrafo do post https://www.reuters.com/technology/russias-fsb-says-us-nsa-penetrated-thousands-apple-phones-spy-plot-2023-06-01/
Sou novo no Iphone. Alguém pode sugerir algum antivirus, de preferência gratuito para Iphone?
Não existem antivírus para iPhone
desativa o iMessage. Ninguém usa isso de qualquer maneira. Cá, usa-se WhatsApp maioritariamente.
De resto, é só ter dois dedos de testa e não abrir links ou sites manhosos. De qualquer fora, o risco de virus é infinitamente menor em iOS quando comparado com Lagdroid.
Desativar o iMessage seria um disparate, deixava-se de poder receber/enviar SMS normais.
“Lagdroid” comentário mais fantástico k ouvi até hoje. Este sujeito deve ser um gênio “mente extremamente fechada”
Tenho um desses “Lagdroids” com com cerca de 200 e tal aplicações instaladas e não tenho lags e ainda por cima é um média gama, sou mesmo um iluminado