Cuidado, foi descoberto o primeiro malware de 2017 para macOS
O macOS, o sistema operativo de desktop da Apple, tem conseguido ao longo dos anos escapar a ataques e outros tipos de problemas de segurança, que poderiam fazer baixar os seus padrões de segurança.
Mas o passado recente tem mostrado que esta realidade mudou e que agora o macOS está a atrair mais os atacantes e que isso o torna muito mais vulnerável. Um novo malware está à solta e a atacar os utilizadores deste sistema operativo, colocando-os a eles e aos seus sistemas em risco.
Este novo malware, descoberto por um mero acaso por um administrador de sistemas, está a revelar-se bastante incómodo. Revelado ao mundo pela MalwareBytes, o novo problema apenas foi possível de detectar por ter provocado tráfego de rede anormal, o que chamou à atenção e levou a uma investigação mais profunda.
O seu funcionamento é parecido com outros casos de malware, procurando roubar dados dos utilizadores e enviando-os para um ponto central para depois serem usados. Do que pôde ser observado, este malware consegue capturar imagens da utilização do macOS, revelando assim a utilização que é dada a qualquer uma das máquinas infectadas.
Algo anormal neste malware é a idade do código usado. Algumas das partes do código usam funções que são anteriores às primeiras versões do sistema operativo da Apple. Estas são usadas na criação de imagens, algo em que este software se baseia.
As investigações levadas a cabo dão conta de que este malware poderá ser uma cópia de um outro que é conhecido desde 2014 e que tem um comportamento similar.
A Apple já tem conhecimento deste problema e lançou inclusive uma actualização de segurança para corrigir o Fruitfly, nome dado pela empresa a este malware. Também a maioria das soluções de anti-malware e anti-vírus tem já a capacidade de detectar e corrigir o Fruitfly.
Esta é uma falha que mostra que ainda existem brechas nos sistemas da Apple e que muitas delas têm já muitos anos. A empresa procura dar resposta imediata a todas estas falhas e os utilizadores devem por isso manter os seus sistemas actualizados.
Via MalwareBytes
Este artigo tem mais de um ano
boas! podem-me enviar o artigo em que um dos vossos tinha feito a troca do Windows pela mac?
abraço
É isto que procuras?
https://pplware.sapo.pt/informacao/opiniao/dia-abandona-windows/
Abraço
sim Brasão! obrigado 😀
abraço
ainda dizem mal do windows
Gostava de saber em que parte é que o OSX não tem tido problemas com ataques….
“Esta é uma falha que mostra que ainda existem brechas nos sistemas da Apple e que muitas delas têm já muitos anos”
Alguma novidade?!
Qualquer software tem problemas e isso é sabido por todos, com excepção dos fãs da maçã!….
Mas não deixo de pensar que uma empresa que controla hardware e software, tenha falhas com muitos anos!!!
E depois criticam os outros….
Como não usas, podes ficar descansado atrás do bastião de segurança que são o Windows e/ou linux que não têm falhas de segurança com muitos anos!
Os fãs da maçã sabem muito bem que todos os OS têm problemas…
Uns mais, outros menos…
Mas é claro, todos sabemos que em 2017, o Windows não teve problema nenhum, não foi descoberto malware nenhum, ninguém fala disso!
Sabe como é….no quintal do vizinho tem sempre defeito, e no meu não. E tem mais um que serve: NUNCA acontece isso comigo!
Eu já peguei MacOs infestado de virus, essa falsa ‘sensação de macos’ não tem virus. Mas embora eu não tenha tido paciencia de saber como no mac de cliente, como ele infestou. Mas acredito q deva ser dos hotspots free, e wifi da faculdade, pq t.i que é t.i jamais usaria qq hotspot free e wifi de faculdade.
Vírus não encontrou seguramente. Talvez algum tipo de malware (que não é o mesmo que vírus).
Já agora. “infestou”? Não quereria dizer infectou?
Pode ter sido virus ou não.
Virus e Malware é exactamente a mesma coisa. Virus é um dos muito tipos de Malware que existe.
https://en.wikipedia.org/wiki/Computer_virus
Eu sei que isto vai parecer estranho mas segurança informática é um problema seriamente complexo.
O problema da Apple é, pelo menos aparentemente, preferir fazer anúncios grandiosos do que realmente fazer o trabalho difícil de implementar um SDL, por exemplo.
Curioso. Eu diria que é um problema comum à indústria. Da qual, a Apple até parece ser o que menos se preocupa em anúncios grandiosos. Cuidados sim, mas longe das fortunas que os concorrentes gastam no mesmo marketing.
Curioso que esses ditos fãs nunca dizem isso, apenas os ditos haters que não têm mais que fazer que comentar sem acrescentar nada num tópico que nem lhes diz respeito.
A “novidade” é que “A Apple já tem conhecimento deste problema e lançou inclusive uma actualização de segurança para corrigir o Fruitfly, nome dado pela empresa a este malware.” coisa que os “Outros” tardam em fazer.
Faltou ainda dizer que “Apple calls this malware Fruitfly and has released an update that will be automatically downloaded behind the scenes to protect against future infections.”
Isso faz-me lembrar a frase “Time flies like an arrow, fruit flies like a banana.”
Boas, quem tiver a IOs que não instale um antivirus não….
Podes-me recomendar um bom Anti-Virus para iOS?
podes recomendar-me*
Não há uma alma que faça um comentário construtivo? Soluções, ponto de situação relativamente a esta ameaça, nada? Eu vou resumir o que pessoal diz e vai dizer neste e noutros tópicos com assuntos semelhantes: “Windows top, macOS porcaria” vs “macOS top, Windows porcaria”. “Mac afinal não é seguro” vs “Windows tem mais vírus conhecidos porque tem mais utilizadores”. Pronto, agora que este assunto está arrumado, digam algo de jeito!
este nao e o unico nem vao ser o ultimo, se usas tudo o que e binarios arranja um antivirus. as precaucoes sao as mesmas para todos os sistemas, tal como as vulnerabilidades e comecam todas no mesmo sitio, o utilizador
Deixei de usar antivírus quando, em 2009, comprei um MacbookPro. Nunca me dei mal.
Faltou a parte mais importante da historia deste artigo. Este Malware foi criado aparentemente para espionagem em laboratórios de investigação e não anda por ai espalhado ..
Leiam o artigo
Abc