Comparativo H.264 vs Flash
Desde que se fala da guerra entre o HTML5 e o Flash que a controvérsia tem sido constante. Entre os seus defensores existe uma enorme incongruência de argumentos, muito provavelmente por desconhecimento acerca das motivações que levam o Flash a ser substituído pelo HTML5. Hoje e através de um comparativo, vamos falar concretamente do standard de vídeos, uma vez que o Flash é padrão em vários tipos de conteúdos, mas esses serão falados noutra altura quando o crescimento do HTML5 assim o justificar.
O Flash como sabem, é actualmente o formato padrão de vídeos e embora a sua presença seja evidente em toda a parte, o lugar onde é mais notável a sua implementação é no Youtube. Este facto verifica-se desde há bastante tempo, quando numa altura não se sabia que formato de vídeo se usaria para partilhar, com a Apple a usar o seu leitor Quicktime favorecendo os ficheiros .MOV, a Microsoft focava-se no seu leitor nativo Windows Media Player, que usava vídeos em .ASF e .WMV. Sendo ambos de plataformas rivais, não se chegava a um consenso acerca de qual seria o melhor padrão, o que fez com que ambos os formatos coexistissem em paralelo, juntamente com o famoso Real Player.
Mas a necessidade de suportar um formato igual em todas as plataformas era cada vez mais evidente e foi aí que surgiu o Flash Player, proposto pela Adobe, recorrendo a plugins para cada plataforma, em todo o conteúdo seria visualizado de forma igual (aparentemente). Desde então o Flash foi-se implementando cada vez mais, não só nos conteúdos em que fora concebido, como nos vídeos (.FLV).
Sendo este formato dependente de um plugin e com o surgimento de novas plataformas, assim como dispositivos móveis, começou-se a deparar com situações pouco abonatórias para o mesmo, uma vez que cada plataforma ou tinha ausência deste plugin ou a sua performance era notavelmente diferente de plataforma para plataforma.
É claro, com o progresso da Web começou-se a pensar num substituto que não requeresse plugins, de forma a possibilitar a visualização nativa em todas as plataformas, com o auxílio de um codec padrão sem comprometer demasiado a performance pelo excesso de "pontes" para a sua visualização e integração com o sistema.
Sendo o H.264 o codec mais implementado em todas as plataformas, começou-se então a pensar que este seria o codec perfeito. Sendo um codec proprietário, uma vasta maioria de utilizadores ficou muito céptico acerca dos interesses por detrás desta mudança e radicalismo no corte do Flash, mesmo depois de explicadas as razões, como problemas de performance, segurança, estabilidade e qualidade, muitos continuaram reticentes sobre esta mudança.
Outros, com o passar o tempo e depois de ver todo o potencial, concordaram, seria justificada a mudança, embora o uso de um codec proprietário fosse o maior problema - o que fez com que a Google adoptasse o WebM e talvez com isso tenha ajudado a MPEG-LA (consórcio responsável pelo H.264) a torná-lo gratuito para sempre em conteúdos gratuitos via Internet, juntamente com a força de outras grandes marcas que cada vez mais o definem como padrão a adoptar.
Sendo cada vez mais evidente a sua utilização primária, hoje decidimos testar as diferenças entre os dois leitores e foi escolhida a plataforma que mais sacrificada se encontra (a seguir ao Linux) para demonstrar as diferenças e quais as vantagens da adopção de um novo padrão, que não só irá beneficiar os computadores, como outras plataformas, das quais destacamos as consolas e smartphones.
No vídeo demonstrativo que se segue, é aconselhada a sua visualização em HD (720p) para se ter noção das diferenças de processamento, aquecimento e RPMs usados pelo cooler para manter a estabilidade necessária, no sistema operativo Mac Os X Snow Leopard.
* Este foi o vídeo testado, ambos encontram-se na resolução de 720p.
Dado isto, e juntamente com outros testes que foram efectuados por períodos de tempo mais prolongados, podemos concluir que:
O Flash utiliza o dobro do processamento do CPU
- Processamento médio H.264 - User: 15% Sys: 6% Flash - User 30% Sys: 11%
Usa mais 77MB de memória RAM
- A explicação mais plausível para o uso de este extra de RAM pode ser justificada pelo uso do plugin Flash, da Adobe.
Elevadas temperaturas
- Testes por longos períodos de tempo demonstraram que o H.264 mantém a temperatura normal a rondar os 55ºC, ao contrário do Flash que eleva em alguns casos até aos 80ºC fazendo subir gradualmente as rotações por minuto do cooler para poder refrigerar o CPU. Este acentuado aumento de temperatura e o consumo adicional de recursos por parte desta tecnologia, fazem com que a duração média da bateria de um portátil possa diminuir drasticamente em média até 40%.
Os testes foram feitos através da extensão para Safari chamado "Click to Flash" que, para além desta vantagem apresentada, não carrega automaticamente todo o conteúdo Flash, ficando a cargo do utilizador clicar sobre esse mesmo conteúdo para autorizar a sua reprodução. Esta situação é bastante boa para quem usa Internet móvel uma vez que poderá poupar e muito o tráfego usado, em especial no excesso de conteúdos Flash com publicidade.
Diferenças de visualização?
- Não foram verificadas diferenças significativas na qualidade de imagem, embora o H.264 permita uma imagem mas nítida, por estar a ser reproduzido directamente da fonte, saltando assim os filtros do plugin Flash que lhe dão um ligeiro efeito "blur".
- Em termos de performance nos testes efectuados em Mac, o adiantamento e retrocesso do vídeo é instantâneo, não existindo grandes paragens de "buffering" como nos vídeos em Flash.
- Nos testes em Windows não foram verificadas melhorias significativas devido a esta extensão ser programada para usar os APIs nativos do Safari que recorrem ao Quicktime e, sendo este um reprodutor multimédia não nativo do Windows, poderá encontrar algumas dificuldades tais como o avanço ou retrocesso rápido assim como o uso de mais CPU. As vantagens do H.264 poderão importar apenas nos Netbooks, dado que estes são os mais sacrificados na performance em vídeos de alta resolução, onde a extensão obteve melhores resultados nesses casos específicos, contra o Flash.
- De fora e a aguardar sugestões dos nossos leitores ficou o Linux que infelizmente não tem suporte para o Safari o que possivelmente terá como solução alternativa quando esta extensão for portada para o Google Chrome, já que este usa APIs semelhantes ao Safari, portanto caso tenham alguma sugestão para partilhar com os restantes leitores, seria bastante interessante (excluindo os tradicionais reprodutores multimédia dedicados, pois o que se pretende é manter a visualização dos conteúdos directamente no browser e não em aplicações aparte).
Após este comparativo as vantagens do H.264 são evidentes, em especial destaque para os utilizadores Mac e em casos de netbooks com Windows igualmente.
Outra forma de poder reproduzir os vídeos do Youtube directamente em H.264 ou WebM, sem qualquer tipo de extensões e com apenas um browser compatível é subscrever na página BETA e ter em conta que apenas alguns vídeos irão estar disponíveis, uma vez que o reprodutor HTML5 nativo do Youtube não permite a visualização de conteúdo que contenha publicidade embutida.
Na minha opinião, a utilização desta extensão é de longe mais vantajosa, isto porque o reprodutor usado será o nativo do browser e não aquele que o Youtube tem definido para HTML5, obtendo com isso melhores resultados de performance (provavalmente por se encontrar ainda em fase beta). De notar ainda que este processo irá ter ainda mais progressos e de futuro não irá ser preciso qualquer tipo de extensão. Esta foi usada apenas para fazer o "bypass" do Flash e ler directamente o MP4 tal como acontece nas plataformas móveis (Android e iPhone) através da página m.youtube.com que já se encontra em HTML5.
Agradecimentos à Ana Narciso pela ajuda preciosa.
Este artigo tem mais de um ano
Excelente artigo. Parabéns pelo trabalho !
Obrigado! 😀
so para informar que o flash também usa o codec H.264, apesar da maior parte das implementações ser em flv
O video do teste usa em ambos o codec h.264, só que o flash usa esse codec “embebido” no flash, o que faz a tal “ponte” com o plugin, como referi no artigo.
Mas ambos os testes são da mesma fonte, só que a “ponte” extra do plugin faz consumir mais recursos (desnecessáriamente).
Ou seja, para fazer o mesmo, o plugin flash está ali no meio a consumir recursos desnecessariamente, e é precisamente isso que o HTML5 através de TAG’s de video quer acabar, o que fará com que os beneficios sejam evidentes.
Mais performance, menos recursos usados, mais segurança (já que o plugin flash é um buraco de segurança). E em especial destaque nos smartphones, não precisam de videos especialmente comprimidos para serem visualizados. A fonte dos videos, seja desktop, laptop, netbook ou smartphones é sempre a mesma.
Sim claro, eu conheço isso tudo, e tens toda a razão. Eu só disse isto porque o artigo parece que é o “Flash” vs H.264 “o codec”. Podia ser mais Flash vs HTML5(“video nativo no Browser”)
Hummm também fiz um comparativo.
Aqui fica:
1080p, h264
2% Nativo
4% Flash
http://dl.dropbox.com/u/1174918/h264_flash_afriend.jpg
Tal como se conclui.. o Flash usa quase sempre o dobro dos recursos. 😉
é uma extrapolação bem rude, mas sim, acho que se pode concluir isso.
A questão é: sao os 4% significativos? Que eu saiba o Flash consegue fazer coisas que o html5 (ainda?) nao é: anotações, efeitos, melhor control do video?
Vê esta demonstração:
http://9elements.com/io/projects/html5/canvas/
Isso não é um video e muito menos H264.
Isso é uma animação mais um som.
Depende do ponto de vista
Numa grande máquina, isso não é signficativo. Num Smartphone ou Netbook a cantiga é outra….
Se é… eu no meu EeePC estou limitada aos 480p no Youtube…
Eu tenho um Aspire One e 720p é para esquecer.
E acrescento, fui “forçado” a retirar de lá o Linux porque a situação piorava DRASTICAMENTE.
Com h.264, 720p parece manteiga…até dá gosto. 😉
Se queres ver as possibilidades para o video que o HTML5 traz (com tudo que normalmente se associa ao HMTL5) visita este site:
http://www.craftymind.com/factory/html5video/CanvasVideo.html
precisas do chrome ou do safari!
Está também acessível no Opera.
Mas em todo o caso grandes potencialidades que o HTML5 promete trazer…
Boa Noite.
Só gostaria de referir um ponto. O flash não se limita apenas a visualização de vídeos, é muito mais do que isso.
Cumprimentos
Acho que a discussão é sobre o futuro do flash como plataforma para video face a uma alternativa! O flash vai continuar por muito tempo, mas muita gente prevê que perca rapidamente a sua dominância na distribuição de video na internet, o que vistas bem as coisas não é a função para que ele foi criado
Só uma duvida do dilema capitalista:
O que a concorrência realmente faz?
Ora aqui está um teste interessante.
Boas notícias para o meu iPhone. Venha lá esse HTML5 que já ontem era tarde. 😀
Só uma duvida pertinente… Quem não sente falta do flash porque sentirá do HTML5?
Só mesmo por curiosidade…
Provavelmente as novas versões dos browsers irão suportar HTML5. Quem tiver versões mais antigas irá sofrer algumas consequências a nível de layout, interacção e acesso a formulários.
Muito bom;) gostei de ver!
Sou utilizador de Linux unicamente, e realmente para o youtube recorro à versao beta do HTML5 tanto no Desktop como no Netbook.
cumps!
Hmmm realmente está aqui um excelente comparativo. Não fazia ideia do abismo existente no consumo de recursos… ainda é maior o consumo do que aquele que eu imaginava.
Quer isso dizer que HTML5 é um alivio para as baterias…. de forma notória!
Excelente análise Rui.
De notar que tão abismal consumo é mais notorio em Linux/OSX que em Windows.
Eu não tenho grandes “contras” em relação ao Flash.
Desde que saiu a versão 10.1 com suporte ao D2D o Flash ficou muito menos “guloso”. Noto imenso a redução nos consumos.. por exemplo, ver um video em HD (1080p) no Youtube, com o player HTML5 e o codec WebM consome 80% do Processador.. e os coolers disparam.. com o Flash, mantém-se nos 20/30% graças ao “trabalho” da placa gráfica =)
Mas acredito que nos Mac a história seja completamente diferente.
Concordo absolutamente. Desde o 10.1 o flash alem de não consumir nada por ai alem numa maquina recente ficou bastante fluido e sem aqueles arrastanços todos.
Já o que me faz preferir H264 face à concorrencia (WebM, WMV, etc) é mesmo este trunfozinho da aceleração gráfica.
Nem mais.
Notas menos guloso no CPU.. mas essa gula está a ir toda para o GPU… acredita… 😉
Agora imagina quem tem o Flash 10.1 sem suporte para GPU como é o caso dos netbooks.. é uma miséria… :S
É o teu caso? A tendencia do suporte de h264 aos GPUs é quase total hoje em dia. Até as graficas Intel já suportam.
Se o teu computador devorar H264 pelo DXVA sem dificuldades, devorará igualmente bem pelo flash.
A questão é:
Porque é que vou usar um glutão se posso usar uma alternativa mais leve que me poupa bateria e não precisa de plugins, com a vantágem de suportar BEM netbooks e smartphones…?
Poupança.. optimização.. também se quer não? Já viste o que seria do mundo se tivesse-mos todos que ter camiões para poder levar os amigos atrás? 😉
Achas que alguma empresa igual a Adobe vai ficar parada vendo o circo pegar fogo?
Duvido agora que se naum estão trabalhando noite e dia para um melhor rendimento do flash.!
@Eduardo Garcia
Claro que não vai ficar parada. Eles já assumiram que irão trabalhar nas melhores ferramentas que o HTML5 irá ter… lol
Queres dizer que para eles o flash naum tem mais serventia e que todos estão trabalhando harmoniosamente em prol do html5?
Faça me o favor, eu mesmo naum vejo futuro em algumas tagzinhas. Sabendo trabalhar bem qualquer conjunto de linguagens consegue fazer o que o flash faz e muito mais rápido, e ae o flash acabou… É que nem briga de linux versus windows. Todos sabemos que linux é melhor, mas todos nós usamos? ou a grande maioria usam?
O único problema é que estão comparando o flash como player de video (mesmo que seja a maior funcionalidade dele no momento…) mas ele é mais que isso, foi um dos precursores da RIA e muito mais, torna a web mais dinâmica.
E além do mais, esse naum é o único produto da adobe.
E a concorrência é bom, pq se agora o flash há alguns pontos negativos, trata a Adobe melhorá-lo para concorrência. É isso que faz girar nosso mundinho capitalista, em beneficios dos usuarios… 😉
O titulo está tecnicamente errado. Devia ser: Flash h264 vs HTML5 h264
também estou de acordo que o titulo devia ser como tas a dizer
Concordo, o artigo assim parece mais tendencioso para quem desconhece.
Os artigos não são feitos para se ler só o titulo!
Leiam tudo. Convém. Já agora os vídeos também. 😉
Mas também não são para enganar. Não consigo perceber como é que se faz um comparativo entre duas coisas (Flash, vs. HTML 5) e chama-se ao artigo Flash vs um codec que o Flash tb usa
Não mas o resto do texto, o artigo em si se leres, irás perceber que faz sentido o título dessa forma.
Arrisca, lê o artigo todo e verás que tem lógica 😉
Naum tem nada a ver!, flash é plugin e h.264 é formato de video, mesmo que a maior utilidade dele hj seja para player de video, ele naum é necessariamente um player de video!
Tecnicamente estarias certo se a página que acedemos fosse HTML5…
Neste caso especifico estamos apenas a falar dos formatos de video, sendo bem explicito isso no artigo. Basta lerem tudo para perceber isso.
“Sendo um facto cada vez mais evidente, hoje decidimos testar as diferenças entre os dois leitores e foi escolhia…”
Onde está “escolhia” não deveria ser “escolhida”?
Cumps.
Obrigada pela correcção, passou-me.
Pior que tudo… passou-me a mim! 😀
Obrigado pelo reparo.
boas..
irei usar webm porque é free mesmo para conteúdos pagos não é assim?
cmps
Boas,
Não. WebM é outro codec alternativo e em conteúdos pagos será usado sempre o H.264.
A vantagem do H.264 é permitir ambos os conteúdos (comerciais e domésticos), com a mais valia que todos os dispositivos de há uns anos para cá já suportam H.264.. o mesmo não se pode dizer do WebM, ou seja, esta corrida dificilmente o WebM será usado como codec primário. Mas com certeza será mantido e usado como alternativo.
Errado
O webm é totalmente free podes usar da maneira que quiseres.
o h.264 não é free ficou free que é diferente.
Nem eu disse o contrário.
Simplesmente o WebM não é usado como padrão comercial mas sim o H.264 e já há muito tempo e assim será durante muito tempo.(Video CD… DVD… Blu-Ray… Videos Digitais (Aluguer ou compra), etc…etc…)
Na area comercial sempre foram usados os codecs da MPEG-LA, daí ser considerado o “Standard dos Standards”.
Ele virou “gratuito” para o uso livre, e só teria que virar. Não fazia sentido nem havia forma de fazer os útilizadores todos pagarem pelo codec. Alias, acrescento, nem precisamos usar o codec para ele ser usado como padrão. Eu posso gravar algo em WMV ou MOV, enviar para o Youtube (por ex) e eles próprios fazem a conversão.
Falta um comparativo em Windows. E falta também um comparativo com vídeo em fullscreen. Os valores são bem diferentes.
Não se deve atirar pedras sem ter um teste completo.
boas..
eu diria que falta um comparativo em linux, porque não se fez um comparativo webm,flash,h264?
cmps
Os recursos usados são precisamente os mesmos.
Os 720p continuam lá, estão é em “downscale” embebidos na página e ao fazer fullscreen, faz o “upscale”.
Por acaso testaste isso antes de falares?
É por isto que eu digo que este comparativo está furado.
HTML 5 – Windowed – 24 %
Fullscreen – 67 %
Flash 10.1 – Windowed – 21 %
Fullscreen – 25 %
Com qual é que achas que o PC está mais disponível para outras tarefas? Flash claro.
A utilizar um dual core com uma ATI 4870
boas…
também foste logo sacar de um canhao de uma grafica, claro que o flash deve ter ai aceleração grafica pelo meio, experimenta com o webm
cmps
Tive de mudar de browser e de vídeo.
webm – windowed 36 %
fullscreen 68 %
flash – windowed 18%
fullscreen – 22%
O problema está mesmo aí..
Aceleração gráfica pelo meio o CPU usage irá ter pouco aumento, já que o GPU é que está a processar isso tudo e o Flash no Windows usa e não é nada pouco o GPU.
Eles transferiram grande parte dos processos do CPU para o GPU, o que faz dar a ideia que o Flash é leve “visualmente a verificar o cpu usage” mas se formos a ver o GPU usage a cantiga é outra.
Em relação à placa canhão, posso dizer que testei agora mesmo no meu portátil que tem uma 7400 (fraquita, portanto):
Dual core 1.7 com 7400Go
HTML5 – windowed 50%
Fullscreen – 90%
Flash – windowed – 50%
Fullscreen – 50%
Como podes ver , não é preciso nenhuma bomba para acelerar o flash.
Em relação ao uso do GPU com a ATI 4870 dá-me isto:
Flash 10.1:
windowed 0% – 3,38%
Fullscreen 2,5% – 10,57%
O consumo de GPU não é nada de especial, e permite libertar o CPU para outras tarefas.
Aliás, a gráfica nem chegou a subir a frequência, ficou sempre no modo de baixo consumo.
A gráfica do portátil não consegui testar porque o rivatuner não se dá bem com ela.
Em Windows, caso não saibas.. o flash usa mais GPU que CPU.
Logo nunca irás ter diferenças “abismais” no CPU usage.
E sim, testei. Fui eu que fiz o comparativo deste artigo. Em Fullscreen o crescimento rondou os 3% a 5% em ambos e bastante inconstantes, quer em decrescimos, quer em aumentos, o que não se poderia tirar alguma conclusão a ponto de ser importante ser mensionada no artigo.
Pois bem se testaste isso só em Mac então isso devia estar bem explicito no título do artigo ou logo a seguir, bem destacado.
Metes em letras garrafais que o flash consome o dobro do tempo de CPU do que o HTML5 mas não metes que isso só acontece em Mac.
Quem lê o artigo a correr fica com uma ideia errada da performance das tecnologias, ou seja, a informação não está a ser bem passada.
Em windows, desde que haja uma placa gráfica que dê suporte ao flash, o flash é notoriamente superior.
Em relação ao fullscreen como podes ver pelos meus resultados (em windows, já que não tenho nenhum mac para poder testar) os valores variam bastante, tornando-se o HTML5 uma tecnologia bastante lenta.
Ou seja, em windows com uma gráfica que dê suporte ao flash 10.1, o html5 é completamente atropelado.
Sei que escrever estes artigos dá bastante trabalho e todos nós leitores agradecemos, mas custa um bocado ver tantas pessoas a fazeres comentários pro html baseados em performance, quando isso não corresponde à realidade.
“Quem lê o artigo a correr fica com uma ideia errada da performance”
Aí a culpa é de quem lê a correr. O texto é bem explicito até mesmo os videos.
Em Windows, os testes serão feitos e ficou bem explicado o porque de ainda não terem sido feitos, mas havemos de lá ir e nesse vamos até mesmo mostrar o CPU e GPU usage, para terem noção para onde vai parar todo o processamento.
O H.264 é de longe melhor e mais fiável em todas as plataformas, porque pode recorrer aos API’s gráficos nativos, sejam DirectX, sejam OpenGL… só logo aí dá para se ter a noção da vantagem de performance/fiabilidade.
Continuas a insistir que HTML é melhor do que o flash em todas as plataformas. Eu pergunto, em windows tens alguns números que suportem isso? É que eu farto-me de testar e dá-me sempre o contrário.
Mas dizes que o teste em Windows será feito em breve, por isso nessa altura falamos melhor. É mais fácil discutir isto quando tiveres visto por ti mesmo.
Em relação aos users que lêem isto a correr, é preciso ver que nem toda a gente tem tempo para ler tudo com atenção. Sem falar naqueles que têm poucos conhecimentos. Por isso a informação tem de estar facilitada para estes.
Continuo a achar que devia estar mais destacado que estes são os resultados em OSX.
Tinha alguma curiosidade também em ver os testes que fizeste noutro browser sem ser o Safari. Só para confirmar que não há favorecimentos com nenhuma tecnologia no browser na “casa”.
Para acabar só quero agradecer teres respondido a um gajo chato como fui hoje.
@RCS
Nunca se pode comparar o HTML ao Flash.. são coisas distintas e HTML é uma linguagem de interpretação…
E o que eu falo é concretamente dos videos…
E não há nem se pode concluir aqui nenhum truque ou magia para o Mac correr melhor. Simplesmente a Apple teve o cuidado de já ter o browser bem preparado assim como o sistema para usar os API’s certos. Daí o desempenho e melhoras terem mudanças significativas frente ao Flash.
O mesmo terá (e irá) acontecer com os outros browsers e sistemas, que terão que fazer a parte deles, como a Apple fez a parte dela.
Quando eles tiveram tudo a 100% a funcionar, com certeza que o H.264 irá ter igualmente um suporte bem superior ao Flash. E acrescento, com o Internet Explorer 9 a ter aceleração gráfica nativa, juntamente com os APIs do DirectX, irá ser precisamente o mesmo que foi verificado no Safari/Mac.
Não se trata de “favorecimentos”.. trata-se de optimizações, e estas estão a cargo de quem produz cada browser.. e é isso que todos eles têm feito, seja Chrome, seja Opera, seja Firefox…
Fiz o teste no Chrome… o WebM correu pior que o Flash (em CPU usage) o que é natural.. não tem aceleração gráfica.. Já o H.264 teve melhores desempenhos. Não tão bons quanto o Safari, mas lá perto.
No Safari, a Apple optou por usar API’s do Quicktime (Quartz/OpenGL) para a reprodução desses videos, já a Google no Chrome está a optar por uma aceleração gráfica no próprio browser, tal como acontece com o IE9 e actualmente no Firefox (de momento, versão Windows apenas)
Esta coisa dos codecs de vídeo não é nada linear, porque há que distingui-los dos formatos (ou contentores). Basicamente é: um codec pode ser utilizado em mais de um formato, mas cada formato (geralmente) só usa um codec.
Na lista a seguir vêm primeiro os codecs e entre parênteses os formatos ou contentores:
– H.264 video (.f4v,.mov,.mp4,.3gp,etc..). É também o codec de vídeo para HTML5
– ON2 VP6 video (.flv), que são os vídeos em formato Flash
– AAC/AAC+ audio (.mp4,.m4a)
– MP3 audio (.mp3)
O que vem sendo dito é que os vídeos em H.264 têm vindo a aumentar rapidamente e os em .flv a cair. http://techcrunch.com/2010/05/01/h-264-66-percent-web-video/
Note-se que o H.264 para dispositivos móveis é simplificado. Passar por exemplo de .mov para .3gp exige recodificação (conversão de formatos).
P.S.1 – A questão dos vídeos em formato flash tem uma uma estreita relação com o Adobe Flash Player, uma vez que é um plug-in para browsers, que reproduz vídeos em flash … mas note-se que o Adobe Flash Player também reproduz vídeos H.264
P.S.2 – É bem provável que os vídeos em flash morram, sem que se lhe note a falta. A questão é da construção de sites em flash, a “forma prática de os designers construírem sites sem saber programação”.
P.S.3 – Tenho um iPhone sem flash. Ver vídeos em flash nunca senti a falta. Agora não conseguir aceder a sites construídos em flash já senti.
P.S.2 – É bem provável que os vídeos em flash morram, sem que se lhe note a falta. A questão é da construção de sites em flash, a “forma prática de os designers construírem sites sem saber programação”.
Se assim fosse, não haveria uma procura tão grande de “programadores Flash” (programadores com conhecimentos e experiência, sobretudo, em AS3).
Actualmente, os sites em Flash, possuem mais “programação” do que “desenho”. Claro que ainda se trabalha com a “timeline” para fazer animações e desenhar elementos (não muito diferente de usar o Visual Studio para desenhar os ecras); mas cada vez mais, os sites Flash são verdadeiras aplicações, que rivalizam em tempo e código aplicações de desktop.
Exemplos:
http://www.picnik.com/
http://www.pixlr.com/editor/
http://www.photoshop.com/tools?wf=editor
Uso imenso o Picnik para posts aqui do Pplware. Ter esse site desprovido de Flash é que era!
Por alguma razão em especial?
o contentor webm não usa vp6 mas sim vp8, o vp6 deveria ser o formato que a on2 tinha quando foi comprada.
cmps
Boas a todos!
Existem diversos pontos que não foram considerados nesta análise e que convém dar dicas para os interessados estudarem:
1. O Flash 10.1 tem diversas e grandes optimizações, pelo que deverá ser a versão de teste a usar. Já agora, porque não usar o Chrome para fazer os testes, em vez de um browser com pouco share de mercado (como o Safari) e que possui “funcionalidades” pró-Apple. — http://www.readwriteweb.com/archives/does_html5_really_beat_flash_surprising_results_of_new_tests.php
2. No MacOSX (onde o teste acima foi feito), até ao Flash 10.1, não havia aceleração por hardware, porque a Apple não tinha libertado as API necessárias — http://blogs.adobe.com/flashplayer/2010/08/flash-player-hardware-video-acceleration-for-macs-enabled.html — http://www.osnews.com/story/22997/Comparing_Flash_HTML5_Performance
3. O flash faz muito mais que aquilo que o HTML5 Video faz. Por exemplo, quando estamos no youtube com um video e diversas layers com outros elementos gráficos. Como acham que aquilo é feito? Isto é MUITO importante! — http://blogs.adobe.com/penguinswf/2010/01/solving_different_problems.html
4. HTML5 Video não tem forma de controlar streaming de conteúdos. (Ainda) serve ao YouTube, até se lembrarem de fazer stream de séries. — http://www.webmonkey.com/2010/08/vimeo-spreads-the-html5-love-with-web-native-video-player/
5. O WebM é descendente directo do VP8 (o formato default do .FLV). Ou seja, o Google adquiriu à empresa On2 o VP8, usado no Flash, por ser o que tinha a melhor relação qualidade/compressão. Vai melhorando-o! Fez marketing! Publicou-o! E agora a Adobe vai usá-lo na próxima versão do Flash Player. — http://www.streamingmedia.com/Articles/Editorial/Featured-Articles/First-Look-H.264-and-VP8-Compared-67266.aspx
Mais questões, é só perguntar.
o webm não é descendente de nada o webm foi o nome dado ao processo de encapsulamento de vp8(video)+ogg vorbis(audio).
qualquer coisa é so perguntar que se tiver tempo respondo.
cmps a todos
Parece que não me expliquei bem.
O VP8 (video codec) existente no webm (container format) já não é o mesmo VP8 (video codec) usado actualmente no Flash.
Sabendo que o VP8 (video codec) foi adquirido de propósito pelo Google, e sabendo que foi (e continua a ser optimizado) podemos dizerque é uma versão melhorada.
Se quisermos tentar mostrar que o WebM nada tem a ver com o Flash (que é o que muita gente quer) podemos continuar a dizer que o WebM nada tem a ver com nada.
Se pretendermos dizer, que no entanto a tecnologia base do WebM é uma evolução de parte da que está a ser ainda usada no Flash, talvez muita gente se surpreenda e não goste nada.
Quer queiram ou não, a verdade é que o Flash é uma tecnologia que ainda faz a diferença.
Tanto quanto eu sei o Flash ainda não usa o VP8! O que usa é o VP6, mais antigo e diferente.
boas,
a google não comprou o vp8 a ggogle comprou a on2 a uns anos atras e o flash usa salvo erro vp6, ouve melhorias para o vp8, é evidente que as tecnologias, salvo excepções são uma evolução de algo que ja existe, é assim em tudo, mas o flash nada tem a ver com o vp6, estes codec s são feitos pela on2.
cmps
Ainda bem que postaste esses links.
Este comparativo tem demasiados buracos e os leitores do blog podem ficar mal informados.
1. O melhor streaming que vi até hoje foi no evento da Apple.. e não foi em Flash.
2. Diversas layers no vídeo = Publicidade
3. O Mac tem aceleração gráfica H.264 via Plugin Adobe.
Resultado? Está a vista de quem o pode testar.
E mais não digo… 😉
1. Qual streaming? Daqueles que só chega aos utilizadores web que têm iTunes instalado.
2. Não é isso que os profissionais na área dizem. Aliás, utilizo a técnica de layers e elementos flash TODOS os dias, e não é para publicidade.
3. Como?! Concerteza não leste os links que dei. Aceleração só surgiu na 10.1 depois da Apple libertar as API.
Não há muito mais para dizer… 😉
” Aceleração só surgiu na 10.1 depois da Apple libertar as API”…?
Tb só surgiu com o 10.1 no Windows! As API que referes foram disponibilizadas a todos ao mesmo tempo – não esquecer que elas são recentes e as API não se tornam publicas de qualquer maneira
http://www.boygeniusreport.com/2010/03/11/does-adobe-flash-actually-outperform-html-5/
“On the Macintosh, HTML 5 performance is boosted by the presence of H.264 decoding built into Safari for the Mac while Flash performance is significantly worse as Mac OS X does not provide access to the APIs necessary for GPU acceleration. If Apple opened up the appropriate hooks for Adode to tap into, CPU utilization by Flash could be reduced significantly and its performance would rival that of HTML 5. So yes, Steve, Adobe Flash is a CPU hog but only on the Mac and one of the reasons is because you let it be.”
Penso que assim está explicado. Existem dezenas de sites com esta informação bem explicadinha, sobre a razão do Flash no MacOSX ter uma performance desgraçadinha 🙂
@Fernando Silva
primeiro que tudo volto a frisar que o flash 10.1 (que saiu em junho de 2010) é a primeira versão (para qualquer sistema) que disponibiliza aceleração video – certamente que não pretendes dizer que o Mac andou a atrasar a Adobe em todos os sistemas!?
Em segundo lugar fazes referência a um artigo de Março de 2010, que obviamente é anterior ao 10.1 aparecer ao publico (em geral), por isso o argumento é um pouco descabido como explicação para o Flash ser mau no Mac – quando digo mau é no sentido de estar mal optimizado! ALiás sempre o foi, mesmo antes de termos a alternativa de aceleração video pelo browser! Tal como no Linux sempre se reclamou!
E tal como disse essa tecnologia e API são recentes no sistema. Aliás para a Adobe isso não foi propriamente um obstáculo pois já andava com versões beta no Mac com aceleração mesmo antes de ter o acesso total às API. Não era propriamente um segredo fechado a 7 chaves.
Conclusão: estás a dar-me razão ao salientar que de facto as API no MacOSX não estavam disponíveis de forma pública.
Não competia à Adobe “chafurdar” em APIs privadas para encontrar uma solução, mas sim à Apple disponibilizar aquilo que sempre existiu no Windows.
Quanto ao Linux, apesar do resultado ser o mesmo (e não haver aceleração gráfica) as razões são diferentes. E entramos numa discussão sem fim.
Julgo que o antonio brandao (mais abaixo) resumiu o que deve ser resumido.
@Fernando Silva
“estás a dar-me razão ao salientar que de facto as API no MacOSX não estavam disponíveis de forma pública”
Já podias ter ficado feliz mais cedo pois nunca disse o contrário e é de conhecimento público que só aconteceu em Abril!
Tal como é de conhecimento público e parece que isso não tem qualquer relevância para ti que a aceleração de video no Windows só apareceu na versão 10.1 em Junho de 2010! Por isso não sei em que medida é que o Flash andava propriamente em desvantagem por causa da Apple.
Parece-me tb que não percebes que Adobe não precisava das API para desenvolver uma solução.
iTunes instalado?!
1. Apenas um browser preparado para HTML streaming. No caso, Safari. E quem viu, sabe bem a qualidade que tinha.
2. Trabalho na area, videos em flash é só em containers. O HTML5 vai-nos dar o poténcial de os usar fora de containers e fazer ainda mais brincadeiras como esta:
http://craftymind.com/factory/html5video/CanvasVideo.html
3. Surgiu depois por causa da pressão que a Apple fez à Adobe. Aos anos, muito antes de se falar em HTML5 que a Apple e utiilzadores pressionam a Adobe, muito antes até de se falar do 10.1 com aceleração gráfica (em qualquer plataforma) que a Adobe é pressionada e nunca se preocupou muito com a Apple. Só abriram os olhos quando viram o iPhone a crescer.
Qualquer pessoa que trabalhe com Mac há anos confirma o que estou a dizer.
Correcção:
Onde disse HTML Streaming é obviamente HTTP Streaming.
1. E então o Internet Explorer, Firefox, Chrome e Opera?
2. Sugiro que alguém faça exactamente o mesmo teste usando Flash e depois compare não só a performance (que no Flash será relativamente inferior) e a qualidade (que será bastante superior)
3. Já coloquei um link acima, com a explicação, por forma a não se inverterem as situações.
Quanto ao Flash, por muito que custe a muita gente, ainda andará bastantes anos no “mercado”.
Não sou apologista de Flash ou de HTML5. Sou defensor para cada tarefa deve ser usada a ferramenta adequada.
Nota: Acabei de ver as estatisticas de um site com 20 mil visitas mensais (de utilizadores normais, não técnicos). A percentagem com Flash instalado é de 99.90%
O flash é 99% usado?
Só se for em publicidade e videos. E isso será a coisa mais rápida a ser substituida pelo HTML5.
O Flash só irá continuar em sites 100% flash.. de resto irá perder a maioria dos padrões.
Internet Exploer, Google, Firefox e Chrome já estão a caminho e em grande fase evolutiva.
Deixa-os todos estarem a 100%, em especial o IE que é o browser mais usado que verás uma migração a pique de muitos dos padrões actuais de Flash para HTML5, especialmente vídeos que será a primeira fase..
E acrescento, o HTML5 consegue correr o Flash com outras linguagens consegue correr animações Flash sem plugins.. só isso irá dar uma enorme vantágem.
Estamos perante uma viragem onde todos os browsers já se encontram em fase BETA a implementar o máximo de TAGS possíveis…. estamos apenas no inicio da viragem… mas arrisco dizer que a meio de 2011 iremos ver notoriamente a grande mudança.
O Flash continuará a existir… deixará é de ser padrão em muitas coisas desnecessárias. Uma delas, os videos. Sendo que se o HTML5 já consegue ler H.264, deixará de ser necessário o plugin flash, como é obvio. 😉
o google não adquiriu o vp8 a on2 o google comprou ha uns anos a on2, é diferente.
cmps
O resultado é o mesmo, certo?
Em que medida é que o Safari apresenta “funcionalidades” pró-Apple…? Será que por alguma arte mágica o Safari se comporta melhor do que o que é fisicamente possível!? O flash no Mac é um produto da Adobe (tal como em todos os outros), se não tem melhores resultados é por causa da Adobe.
Não percebi a parte do “HTML5 Video não tem forma de controlar streaming de conteúdos”?? O streaming não tem nada a ver com o HTML5, isso ocorre ao nível dos protocolos do h264 (e codec do browser) e dos servidores por detrás do conteúdo. Tendo em conta que todo o h264 foi implementado há já alguns anos para satisfazer a distribuição de video pela indústria, seria um pouco caricato se não conseguisse fazer um mero streaming… o flash não é a única forma de se ter um servidor!!
O VP8 é o codec video do WebM (com algumas alterações depois da compra pela Google) e tanto quanto eu sei ainda não é usado pelo flash. O que é usado no flash é o VP6. Quanto a qualidade, o VP8 pode ter sido a melhor compra para a Google mas para muito gente isso não faz dele o melhor que se pode ter
http://x264dev.multimedia.cx/?p=377
1. Apple’s new “HTML5 Showcase” doesn’t show much HTML5, and is browser-specific — http://my.opera.com/haavard/blog/2010/06/04/apple-html5
2. Does Adobe Flash actually outperform HTML 5? — http://www.boygeniusreport.com/2010/03/11/does-adobe-flash-actually-outperform-html-5/
3. HTML5 Video: Not Quite There Yet — http://www.longtailvideo.com/support/blog/11887/html5-video-not-quite-there-yet (ler com MUITA atenção a secção STREAMING) da qual coloco aqui um pequenino excerpto.
“HTML5 does not specify a streaming mechanism yet. While this is being worked on (W3C: Fragments, Media Multitrack API), it means that live, DVR and long-form video content cannot be played using a video tag. Most browsers do provide an alternative, such as utilizing the range request header to do pseudo-streaming, but this is no long-term solution.
Safari, however, does provide a working streaming solution. It is easy to use (although a simple ingestion tool is still missing) and follows the emerging standard of chopping up videos into small fragments and delivering those to the browser.”
4. Quanto à qualidade do VP8, toda a gente sabe que é inferior à do H.264, mas que a relação compressão/qualidade é bastante superior! O VP8 não é (ainda) um codec orientado à perfeição, mas sim à funcionalidade.
Não vou fazer spam de mais links, há muita informação (com dezenas de argumentos) a justificar ambos os lados.
Aqui está a actualização ao link que acima colocaste. http://x264dev.multimedia.cx/?p=499 O panorama continua a ser favorável a um codec que não o H.264.
Pergunta: o que vai fazer a Apple no MacOSX quando o WebM se tornar o standard? Teremos o Google a desenvolver um plugin que a Apple não quer?
@ Fernando Silva
1. Apple’s new “HTML5 Showcase” doesn’t show much HTML5, and is browser-specific
Não sei onde é que isso é relevante para a performance do video, que é o que se está a discutir, nem isso prejudica o Flash! O HTML5 em si nada tem a ver sequer com a performance do video… está tudo dependente do codec e do decoder no browser, que qualquer um pode implementar! É um argumento sem qualquer base.
3. O HTML5 não tem que especificar um mecanismo de streaming, não é essa a sua função, afinal de contas o HTML5 não é um protocolo de transmissão de dados – isso recai por exemplo no HTTP, onde o streaming já é abordado, embora haja outros protocolos, e muitos deles já suportados pelos browsers. A única coisa que será preciso é os browsers terem o cuidado de suportarem os protocolos existentes.
4. O artigo que referes nada tem a ver com compressão/qualidade do codec mas sim com performance do decoder. A razão compressão/qualidade é relevante para determinar a largura de banda necessária, já a performance do decoder é para a capacidade do terminal em interpretar o sinal no bitrate pretendido. Tendo em conta que não há comparação com os decoders de h264 oficiais não há muita forma de saber sobre quem vem primeiro neste assunto. Tenta arranjar esses dados para se poder realmente falar disso.
Daquilo que sei o VP8 é um bom codec, ao mesmo nível do h264 em certas condições – daí não haver um consenso claro sobre quem é o melhor! Mas o h264 é muito melhor na escala alargada de aplicações possíveis!
Sobre o WebM se tornar um standard é muito improvável… não é a Apple sozinha que escolheu o h264! Este foi desenvolvido como um verdadeiro standard por consenso alargado na indústria. A Apple simplesmente apoia e pretende ter produtos de qualidade com esse codec. E imensas outras empresas fizeram a mesma escolha, entre elas a Microsoft, que chegou a tentar impor o seu codec mas desistiu.
A única razão para toda a celeuma com a escolha do codec no HTML5 é porque a Mozilla não quer ter uma despesa para ter o codec no browser – é só isso! Até aqui nunca ninguém se importou se os codecs eram proprietários ou não, ninguém se importava pois os plugins faziam o trabalho por eles.
1. Para justificar o facto do Safari ter caracteristicas “próprias” que lhe permitem certos “truques”, tais como os evidenciados acima.
2. Como não comentaste o ponto 2, penso que tenha sido assumido e entendido 🙂
3. Curioso, que o artigo é bastante especifico no que diz respeito ao HTTP video streaming. Portanto, em nada contrapões o que é dito. E novamente provei o meu “argumento” pró-Apple.
4. Melhor compressão, logo melhor performance de decoding. Não há aqui grandes duvidas quanto a este factor matemático inabalável em toda a indústria de software.
Daqui a 2 anos, quando se provar que o WebM ganha a posição de HTML5 Video codec preferencial; serás capaz de admitir que estás errado quanto a tua opinião futurológica?
Eu estou 🙂 e penso que já estamos a entrar por outros campos, irrelevantes de discussão de alhos com bugalhos.
1. Para isso podias só ter usado o nome Safari, neste caso, ou Opera noutro, ou Chrome, etc! O nome é o que basta para podermos dizer que um é diferente doutro. De qualquer maneira acho que ninguém ainda consegue perceber no que é que isso torna o decoder no safari melhor do que o Flash, a não ser o facto de o próprio decoder ser à partida melhor do que o Flash no Mac!
O teu argumento é quase como ao comparar dois carros dizeres que um é mais rápido que o outro por que é de 3 portas e o outro é de 5 portas, sem olhares para as outras diferenças!
2. Não me parece de todo elegante andares a assumir coisas. Eu não tenho muita paciência para repetições… que é o que o teu querido ponto2 leva qualquer pessoa a fazer!!
3. Os browsers suportam diversos protocolos com diversas competências! A competência do HTML5 é ao nível da renderização, a transferência de dados recai sobre protocolos como HTTP, RTP, etc, etc! O protocolo que referes no Safari pode ser livremente implementado noutro browser! O servidor define o protocolo e o browser usa esse protocolo… o HTML5 não tem que andar a definir protocolos, aliás cada um pode usar aquele que se adequar melhor às suas necessidades e capacidades. Há soluções montadas e funcionam, por isso parece-me mais que queres fazer dum não-assunto num problema!
4. Continuas sem uma comparação com um decoder de h264 para se discutir sobre os méritos.
Eu arranjo uma para ti
http://pacoup.com/2010/08/09/vp8-webm-vs-h-264-mp4-august-2010/
A comparação vale o que vale para o momento actual.
Contudo pareces esquecer que o factor limitante no meio é a largura de banda e consequentemente o bitrate que vai definir a compressão! Por isso, a compressão(o bitrate)/qualidade está definida na origem, no ficheiro do video, pelas características do codec/encoder!
Tal como eu disse os dois codecs estão mais ou menos ao mesmo nível de qualidade em certas condições, com o h264 ganhando vantagem numa gama mais abrangente. Essa é a opinião que encontrarás em quase todo o lado.
Como parece que se continuam a misturar “alhos” com “bugalhos”, é melhor não fazer SPAM.
Quem tomar atenção à thread e ao próprio artigo, reparará que se estão a comparar “carros” com “motas”, em sequer avaliar a abrangência da utilização e funcionalidades do produto.
É o mesmo que dizer “uma mota é mais rápida que um carro” a uma familia de 4 pessoas, que precisa de ir passear junta (mas não cabe na mota). As funcionalidades são diferentes e estão a comparar coisas incomparáveis.
Quando o HTML5 Canvas/Video estiver à mesma altura do Flash, com as mesmas ferramentas de RAD e a mesma performance (para as funcionalidades existentes) voltarei a dar por cá um salto.
Até lá, o HTML5 Video tem muito que andar. Sou a favor de standards, e a verdade é neste preciso momento, no que diz respeito a streaming de video e a aplicações RIA, o Flash é o standard.
Penso que isso diz tudo.
Só não percebo porque dizem constantemente argumentos “pro apple” se isto são open-standards (W3C)…
Pro apple seria uma tecnologia APPLE, exclusiva à APPLE.
Só nessa ideia pré-concebida meu caro, perdeste toda a razão! 😉
Será também “Pró Microsoft” ??
“The future of the web is HTML5.”
http://blogs.msdn.com/b/ie/archive/2010/04/29/html5-video.aspx
Será também “Pró Google”?
“First and foremost, we need all browsers to support a standard video format. Users upload 24 hours of video every minute to YouTube, so it’s important to minimize the number of video formats we support. Especially when you consider that for each format, we also provide a variety of sizes (360p, 480p, 720p, 1080p). We have been encoding YouTube videos with the H.264 codec since early 2007, which we use for both Flash Player and mobile devices like the iPhone and Android phones. This let us quickly and easily launch HTML5 playback for most videos on browsers that support H.264, such as Chrome and Safari.”
“Flash Player addresses these needs by letting applications manage the downloading and playback of video via Actionscript in conjunction with either HTTP or the RTMP video streaming protocol. The HTML5 standard itself does not address video streaming protocols, but a number of vendors and organizations are working to improve the experience of delivering video over HTTP. We are beginning to contribute to these efforts and hope to see a single standard emerge.”
http://apiblog.youtube.com/
Asus EEE:
Flash 420p – lag
H.264 720p – flawless
🙂
Ora nem mais… no meu Youtube acima de 480p, esquece.
boas no meu pc o webm corre perfeitamente em 1080p??
cmps
Isso nao faz qualquer sentido. (???) Se tens aceleracao do H264 também tens que ter nos videos flash igualmente.
De certeza que tens o Flash 10.1? E de certeza que o video que tás a ver em flash é H264?
temos que comparar batatas com batatas.
Luminoso
O Flash 10.1 precisa de placas gráficas (e drivers) compativeis para usufruir da aceleração.
Muitos ou senão a GRANDE maioria dos netbooks está automáticamente excluida.
boas..
x2
cmps
Isso, mais que o peso do flash acima do h264, é ainda mais triste.
Bastantes deles têm capacidade, em termos de hardware, para efectuar essa aceleração. A intel é que não está para aí virada em arranjar drivers, tal como dizes.
No meu caso, safei-me com o GMA500 e consigo usar o Flash 10.1 e DXVA. É óbvio que não foi por acaso, foi escolhido “a dedo”.
@Hugo Cura
Sem dúvida. Mas aí também está o grande segredo desta “guerra” toda.
Pra o Flash funcionar, estamos dependentes de muitas empresas… muitas “pontes” criadas.
H.264 é simple e directo, e usa os recursos do sistema (OpenGL ou DX) sem grandes truques.
Faz o mesmo que o Flash(video) com menos pontes e sem plugins.
Logo, terá mais vantágens em todos os aspectos, e consegue abranger mais plataformas sem grandes truques ou ter que esperar por drivers e plugins optimizados e sempre actualizados.
A Adobe não consegue nem nunca conseguirá dar vazão a todos os netbooks, smartphones, sistemas operativos, etc… e com este crescimento abismal de plataformas, pior ainda. Nem 64-bit ainda conseguem…
Flash pode ser bom em muita coisa, agora em vídeos, desculpem mas é péssimo mesmo. Não se admite tantas “pontes” para reproduzir um simples vídeo.
porque é que os programas da apple, quando afixamos o programa na barra de tarafes e depois abrimos, o programa não abre na barra de tarefas (exemplo: itunes e safari) e outros programas abrem na barra de tarefas (mozzilla, chrome etc)
Não vou aqui dizer que o flash é bom ou não, nem entrar nessas guerras, mas… Este comparativo simplesmente não devia existir!
Pelo menos na forma que o estão a fazer.
O H.264 é um codec. Pode ser usado (ver o post do aver) em n formatos (f4v, mov, etc) a usar um codec. É a “maneira” de como se codifica um video. Não dá para mais nada, é um video. O flash é um “semi-software”. Não é um formato de video, mas sim um programa que tb lê videos, são duas coisas completamente distintas que não podem ser comparadas.
Exemplo prático: Consolas de jogos e pc’s. Como é que xbox consegue ter gráfico full hd com o preço de 200€ e num pc para ter o full hd, 200€ gasta-se só na placa gráfica? Simples, a xbox e outras consolas (ps3) são focadas só e apenas em jogos, não tem de estar a correr n serviços, nem de ter o office, e tem o seu OS próprio para um hardware que não muda. Um pc (windows/linux) logo à cabeça tem de correr em milhões de combinações de hardwares, ter um OS que seja multifuncional, poder colocar n aplicações a correr em cima dele, incluindo jogos.
O flash é um plugin que permite ter rich media em web (e não só) multiplataforma, que permite fazer desde o mais básico player de video, a quase um sistema de informação (se houver algum maluco suficiente para o fazer). Claro que vai gastar mais recursos, não é especifico para o video! Se podia gastar menos (e na minha opinião acho que sim), isso é outra discussão, mas convêm lembrar que o flash só há pouco tempo teve acelaração por hardware. E outra coisa, normalmente um leitor de video (c, c++, c#, objective c, java, etc) ao ser compilado, mesmo que seja em cima de uma maquina virtual (c#, java) terá sempre melhor acesso ao baixo nivel da máquina, quanto o flash tem correr em n ambientes diferentes via web, logo ai já tem uma limitação.
Se querem fazer comparações destas, façam entre os vários tipos de codecs (por exemplo h.264 vs webvm) e os vários rich media plugins (flash vs silverlith vs javafx).
O objectivo do comparativo foi para mostrar a diferença do ACTUAL padrão (FLASH) e do possível (e mais que provável) futuro padrão, de vídeo.
Testem por vocês mesmos em:
Computadores normais; (Win,Mac,Linux)
Portáteis; (Win,Mac,Linux)
Netbooks (Win,Linux)
Smartphones;
E vejam qual dos dois formatos de vídeo oferece o melhor desempenho. Tirando no Windows e em bons desktops, o Flash perde em todos.
Atenção: volto a frisar que estamos a falar de padrões de video e não do Flash como um todo. Essa guerra será contra o Canvas, e isso ainda temos um longo caminho a percorrer. Agora no que toca ao Flash (video) podem ter a certeza que a sua transição já começou. E com a chegada do Internet Explorer 9 o “Boom” será ainda mais evidente.
O “padrão” flash não se vai assim embora tão depressa, tive na minha empresa a fazer um site que tem 1 (UM) video, e resolvemos experimentar fazer em HTML5.
Problema logo à partida: Para correr em firefox tem de ser com ogv, no chrome pode ser webm ou h264, os ie’s – flash.
Logo aqui tivemos que fazer 3 videos, mas ok, tecnologia ainda na infância e tal, vamos dar uma change e aprender como isto se faz.
Segundo problema: Conseguir que o video fizesse bem o play em todos os browsers, e já nem estou a falar dos ie’s.
O flash pode ser a pior coisa do mundo, mas é um formato que fazer algo que tem de estar a 10px da direita e a 20px de cima e ter mudar côr quando passas com rato e tens a garantia que faz assim em windows, mac, alguns linux, e mais importante, em todos os browsers.
Conclusão do meu chefe: da próxima fazemos um player de flash e acabou-se.
Se eventualmente fizerem o player em Flash da próxima vez, usem isto — http://www.opensourcemediaframework.com/ — que concerteza vos ajudará imenso.
Quanto à tua descrição, é exactamente o que todos na área sentem.
O futuro é feito de evolução, e espero que o HTML5 Video evolua rapidamente.
Estar nos dias de hoje a comparar o Flash Video com o HTML5 Video, é como estar a comparar um carro vulgar com um carro voador do futuro… que ainda não voa 🙂
boas..
o que eu não percebi foi o facto de um programa compilado em java ou que seja tem melhor acesso ao hardware da maquina e o coitadinho do flash tem que lidar com vários browsers.
o flash não corre em n brousers visto que so usas um para o correr não sei onde foste buscar isso e depois o java por exemplo não corre nativo, por isso é que é bom …levas para qualquer sistema operativo e corre, desde que tenhas instalada uma jre, correcto?
logo…onde esta a diferença?
se fores a ver por ai vantagem para o flash que não usa uma maquina virtual, corre directamente em cima da plataforma.
cmps
Boas lmx,
Tive de ir fazer umas confirmações 😉
O java é compilado para código máquina quando o chamas a primeira vez, tal como o .net (a microsoft gosta de copiar). Essa compilção fica a cargo da máquina virtual que sabe consoante o os que tem e processador como tem de o compilar. O Flash tb usa uma “especie” de maquina virtual, o plugin de flash faz esse papel. E ainda há as questões de segurança em termos de como o plugin acede ao sistema a partir do browser.
O que eu quiz dizer foi: Tudo o que tenha uma máquina virtual é mais lento (se fores maluco o suficiente para fazer um software em assembly e outro em java, este ultimo vai ser mais lento), seja .net, java, whatever. Ainda mais se esta maquina virtual estiver mal implementada (considerando que posssamos chamar maquina virtual ao plugin de flash, esta deve pior maquina já alguma vez feita).
Por alguma razão o c++ e c ainda é muito usado. Java ou c#(.net) é um ferrari ao lado de c (em termos de bater código), não tens de preocupar com destructs e com ponteiros em que sem querer apontas o o sitio errado e pum! Mas no c (c++) consegues ter um muito melhor controlo em cima do hardware, tornando-se assim o ferrari em termos de velocidade, e as máquinas virtuais no belo smart.
O que estava a querer dizer era que flash, para além de não ser só um player de video, não esta a correr directamente no baixo nivel, ainda tem de haver uma “tradução” entremédia, logo irá ser mais lento.
Exactamente.
Essa explicação foi mais ou menos o que disse em tom de analogia sobre maquinas virtuais.
O flash nunca irá conseguir o desempenho máximo versus códigos nativos. É a tal ponte que se fala.
E é obvio, o flash é mais que video player, mas se vamos ter browsers prontos e preparados com HTML5 que conseguem ler directamente a fonte sem necessitar do plugin… não percebo porque é que o pessoal quer continuar com o plugin..
Faz algum sentido estarmos a ter cada vez mais browsers com HTML5 e serão o futuro, o pessoal continuar a usar o plugin flash para ver videos, consumir recursos desnecessários?
O flash irá continuar noutras ocasiões, mas em video acredito que seja a primeira migração e uma coisa interessante é o HTML5 (através de outras linguagens) consegue fazer animações flash a correr sem plugins… que será num futuro algo bastante interessante de se ver a tornar banal, embora já possa ser testado como foi dito neste artigo:
https://pplware.sapo.pt/informacao/flash-sem-plugins/
Para mim como profissional da área, só existe uma razão “lógica” para o flash ainda existir como leitor de video: crossbrowsing! (ou melhor dizendo, a p*ta do ie que nos f*de a vida toda)
Eu espero que html5 venha em força, e que venha depressa, mas pelo andar da coisa, mesmo saindo o ie9 assim tão bom como publicitam, ainda temos de ter em conta os ie7, ie8 e as vezes o horror do ie6.
O ideial mesmo era existir um motor de html/css/javascript universal, e para teres um browser, tinhas de usar esse motor que fazia o render igual em qq lado. Caso quisesses mais funcionalidades, acrescentar tags de html, css, podias, mas tinha de fazer o render de html standart igual em todo o lado, sem andar com hacks e raios que o parta… é bom sonhar lol
Ah, mas mesmo assim acho que flash e outros que tais, não vão desaparecer, nem vão deixar de ser assim tão usados, podem perder a parte video, mas saindo da discussão de se ter um plugin é bom ou não, normalmente consegues fazer coisas que em html/js é mais dificil (não vou dizer impossivel pq acho que tudo um flash faz é possivel fazer js), ou seja, em termos empresariais o custo (tempo) que se calhar tens em fazer uma animação complexa em que ainda não tens frameworks em js, acaba por compensar fazer em algo com plugin, fora o facto que muitas vezes determinadas coisas o flash/silverlight tem melhor perfomance do que o js (ainda, não quer dizer no futuro seja assim).
@Berto
Subscrevo totalmente. Mas acrescento, o Flash Player pode continuar como secundário para ler o H.264 para os browsers mais antigos. Importante é que usem daqui para frente como primário, o HTML5, para quem tenha browsers compativeis tire partido disso. Para os antigos que tantos nos dão dor de cabeça, que o Flash assuma o player.
É mais ou menos como o youtube quer fazer, embora o interesse deles seja também a publicidade, tal como eles dizem no site de API’s do Youtube.
Espero mesmo que o IE9 dê um impulso enorme na evolução. Já chega de andarmos presos ao passado por causa do mesmo e andar constantemente com truques…
aqui deixo meu teste no Linux”ubuntu 10.04″flash-H264 vs HTML5-H264
Para efectuar o teste utilizei o Google chrome
poderão ver os vídeos nos seguintes links
flash-H264
http://dl.dropbox.com/u/2143569/flash-H264.ogv
HTML5-H264
http://dl.dropbox.com/u/2143569/HTML5-H264.ogv
Tirem as vossa conclusões
Na ninha opinião a reprodução do video no youtube foi melhor em flash mas teve maior consumo de processador , html 5 teve menos consumo mas sua performance ficou um pouco abaixo do flashplayer,
Mas isto não quer dizer que o flash seja melhor que o HTML 5 pois no dia a dia o flash esta sempre a crachar no youtube enquanto o html5 é melhor no stream do que o flash
boas…
e onde esta o webm?
cmps
WebM ainda é prematuro testar.
Não tem aceleração gráfica, o que automaticamente seria um teste injusto. 😉
mas penso que virá a ter, eu com webm vejo videos fluidos em 1080p.
o flash não é igual nesse campo?se não houver gráfica compatível adeus aceleração gráfica.
cmps
Correm os dois mal. Como é que é possível. Não há um browser no ubuntu que corra esse vídeo bem?
Assim o ubuntu não vai lá..
Através de navegadores não a aceleração gráfica.
Mas através reprodutores do sistema já tem suporte de aceleração gráfica.
não entendo o porque estares a dizer ” Assim o ubuntu não vai lá..” então pela mesma conversa diria que os mac também não vão la por causa do flash, eu também podia instalar um script para reproduzir os vídeos do youtube com aceleração gráfica em vez de utilizar o flashplayer utiliza um reprodutor do sistema como o mplayer ou ate o vlc
CMatomic
No Mac, o Safari usa recursos dos Apis do Quicktime (nativos do OSX) ou seja, a aceleração gráfica está presente.
O problema do Linux é precisamente esse, precisa de uma forma de recorrer aos API’s gráficos (H.264).
Queres uma boa forma de correr H.264?
Pega num link do Youtube, abre o VLC e carregas em “Control+N” e inseres o Link.
Ele irá abrir o video H.264 a 720p com aceleração gráfica… é a única solução mais viável que encontro até surgir uma forma de usufruir disso através do browser. 😉
Ps. Não confundir o uso de API’s com o uso do player por completo.
estou fazer um video para veres um player no firefox a reproduzir vídeos do youtube com aceleração gráfica, ou seja um player alternativo ao flash , e inserido no firefox
por agora tens aqui uma imagem
http://dl.dropbox.com/u/2143569/CapturaEcramplayerYoutube.png
Muito bom, acredito que aí o desempenho seja mesmo bem melhor.
O flash se no Mac já é o que é.. no Linux até doi.
O pessoal que não se queixa é porque tem boas gráficas com bons drivers e ficam com a ideia que “está tudo OK”.
Mas a verdaeira prova dos nove, sobre optimizações de sistemas vê-se em sistemas fracos. Se estes correrem bem, os sistemas melhores ainda mais… é essa noção que o pessoal deve ter e não tem…
Se eu fosse egocêntrico também dizia: bem o meu PC tem uma grande gráfica e corre lindamente o flash.. que se lixe o resto.
Mas diariamente uso várias platformas e vários dispositivos… e é aí que noto o quanto o flash está mal optimizado. Para não falar que ele corre obrigatóriamente em containers, coisa que o H.264 em HTML5 não.. pode percorrer a página toda a até mesmo brincar-se com ele…
Para quem não se lembrar…
http://craftymind.com/factory/html5video/CanvasVideo.html
aqui fica o video
mplayerPlugin-mozilla
http://dl.dropbox.com/u/2143569/MplayerPluginYoutube.ogv
o video tem uma pequena perda de frames, derivado do programa de gravação de ambiente de trabalho
O ClickToFlash para o chrome do mac era um MIMO.
Assim vou ter que usar o safari em paralelo 🙁
Melhor que nada…
Muito bom, este artigo.
Tenho reparado que há muita discussão sobre os testes feitos e a validade deles ou o que eles significam! Sem que isto invalide os resultados, acho que teria sido benéfico terem caracterizado bem como foi feito o teste, tal como é feito em muitos sitios.
Identificavam o computador, versão do Sistema, versão do flash, nº de medições, programa para essas medições, etc. Assim evitava-se muita coisa!
Parabéns pelo artigo, muito bom.
Seria interessante também uma comparação entre o Silverlight e o HTML5.
Já que a Microsoft promete que a sua tecnologia será melhor que o HTML5.
http://www.computerworld.com.pt/2010/09/06/microsoft-capacidades-do-silverlight-excedem-as-do-html5
Como sempre a MS querendo seguir um caminho diferente.
o Silverlight não será uma boa alternativa visto que não é universal e os sistemas Linux ficariam a perder
Claro, a intenção é acabar com “pontes” aka plugins…
E um pouco offtopic já que estamos a falar de videos apenas, mas a intenção do HTML5 (com outras linguagens) como um todo é fazer com que o browser renderize tudo e não o browser uma coisa e um container (flash plugin) outra….
É o mesmo que correr o Windows no VMWare dentro do MacOsX ou Linux… ambos podem correr um video ou aplicação, mas um deles estará sempre em vantagem, obviamente. E a comunicação entre ambos os SO’s é indirecta.
Comparar coisas que não são comparáveis é desnecessário.
O flash é muitos mais de que um codec de video(h.264).
Era mais aceitável compararem o actionscript 3 ao java.
“Hoje e através de um comparativo, vamos falar concretamente do standard de vídeos”
“…hoje decidimos testar as diferenças entre os dois leitores…”
Se lessem os artigos talvez percebiam a comparação aqui feita.
Informação retirada da wikipedia:
H.264 é um padrão para compressão de vídeo, baseado no MPEG-4 Part 10 ou AVC (Advanced Video Coding). O padrão foi desenvolvido pela ITU-T Video Coding Experts Group (VCEG) em conjunto com a ISO/IEC MPEG que formaram uma parceria conhecida por Joint Video Team (JVT). A versão final, formalmente chamada por ISO/IEC 14496-10), foi lançada em Maio de 2003
Adobe Flash (antes: Macromedia Flash), ou simplesmente Flash, é um software primariamente de gráfico vetorial – apesar de suportar imagens bitmap e vídeos – utilizado geralmente para a criação de animações interativas que funcionam embutidas num navegador web. O produto era desenvolvido e comercializado pela Macromedia, empresa especializada em desenvolver programas que auxiliam o processo de criação de páginas web.
Costuma-se chamar apenas de flash os arquivos gerados pelo Adobe Flash, ou seja, a animação em si. Esses arquivos são de extensão “.swf” (de Shockwave Flash File). Eles podem ser visualizados em uma página web usando um navegador que o suporta (geralmente com plug-in especial) ou através do Flash Player, que é um leve aplicativo somente-leitura distribuído gratuitamente pela Adobe. Os arquivos feitos em Flash são comumente utilizados para propaganda animada (banners) em páginas web, mas evidentemente não limitando-se a isso, pois existem diversos jogos e apresentações dos mais variados tipos utilizando a tecnologia. Até mesmo sites inteiros podem ser feitos em ‘.swf’.
@bug
Continuas desalinhado do que se está a falar do artigo.
Está bem explicito que se refere ao uso do plugin FLASH para reprodução de videos.
“Hoje e através de um comparativo, vamos falar concretamente do standard de vídeos, uma vez que o Flash é padrão em vários tipos de conteúdos, mas esses serão falados noutra altura quando o crescimento do HTML5 assim o justificar.”
Como disse, leiam bem os artigos primeiro, comentem depois. Descontentes com o trabalho, proponham algo melhor ao Vitor e apresentem, já que sabem tanto.
Pequena correcção para mostrar que estamos atentos: foi o Rui M. a postar e não o Vitor M. 🙂
@a Friend®
Eu li o artigo todo antes de escrever o testamento mais acima, já voltei a ler e mantenho a minha posição, este artigo como está não tem razão de ser.
O player de video que usado no html5 é implementado pelo browser, o safari deve usar o quiktime (acho eu), o chrome provalmente usa um feito por eles, o firefox usa tb um deles que não lê h264 pelas razões que já todos sabemos. O flash neste caso é um player video, e não um codec. Uma boa comparação seria abrir um video no flash e outro no safari (e outros players), fosse qual fosse o codec, e ai sim, dizer que flash não presta. Basta alguém fazer um browser com uma má implementação do codec, para que o um video no canvas correr pior que no flash. E nem é preciso ir para o h264, mas ser outro codec para que play desse video seja melhor que em flash. Para mim é simples: Não pode comparar um codec com um player de video, seja este o flash, windows media player, vlc, whatever. Este artigo aqui faria sentido se fosse player html5 vs flash, não o codec em si! Tb é possivel pôr o h264 a correr muito mal, basta toda a descompressão dele ser por software, mal implementado, que não use as acelarações de gpu’s e raios que parta.
Ou seja, a comparação deveria ser video em html5 vs flash usando o codec h.264 (e/ou outro qq), ou h264 vs webm vs f4v (acho que este é do da adobe para o flash)
Off-topic: tu que andas pelos mundos mac, e sabes de algum tutorial fixe para começar a desenvolver para iphone?
Aquele Abraço
Mas o objectivo foi clarificar o codec no seu uso “directo” versus o codec no seu uso indirecto, sob plugin-container-flash.
O Flash não consegue recorrer às API’s nativas dos sistemas que o HTML5 (browser compatível) consegue.
Basicamente o artigo serviu para mostar as diferenças e quais as vantagens, para além de haver muitas mais ainda.
Tutorials há mesmo muitos pela web, mas aqui é um bom local para se sacar umas ideias e noções:
http://www.iphoneapptuts.com
Documentos completos:
http://developer.apple.com/iphone/index.action
Excelente post, isto sim gosto de ver no pplware
Obrigado
Este post é enganoso.
1 – Flash suporta h.264, por isso o “vs” do artigo não faz qualquer sentido.
2 – Nem todos os browsers suportam nativamente o decoding de vídeo h.264.
3 – Todos os browsers suportam o Flash Player e com este podem correr vídeos h.264.
4 – O vídeo em Flash é mais rápido do que em HTML5, mesmo com h.264, desde que se use a última versão do player (10.1) que inclui aceleração por hardware. Esta aceleração por hardware existe para PC há algum tempo, e agora para MAC também: http://www.appleinsider.com/articles/10/08/11/hardware_acceleration_added_to_flash_player_10_1_for_mac.html
5 – O interesse dos distribuidores de vídeo na net, não é apenas publicar vídeos, mas sim construir aplicações que contenham vídeo e incluam métodos de interactividade para extender as possibilidades de interacção dos utilizadores. O facto de poder incluir links, comentários, e DRM (Digital Rights Management) nos proprios vídeos, faz do Flash a melhor opção para distribuir vídeo. Como diz John Harding, Software Engineer do Youtube:
“We’re very happy to see such active and enthusiastic discussion about evolving web standards – YouTube is dependent on browser enhancement in order for us to improve the video experience for our users. While HTML5’s video support enables us to bring most of the content and features of YouTube to computers and other devices that don’t support Flash Player, it does not yet meet all of our needs. Today, Adobe Flash provides the best platform for YouTube’s video distribution requirements, which is why our primary video player is built with it.”
John Harding, Software Engineer, Youtube
Fonte: http://apiblog.youtube.com/2010/06/flash-and-html5-tag.html
A todos aqueles que são anti-flash, sugiro uma leitura:
http://www.thefwa.com/article/the-death-of-flash
E uma leitura final sobre performance geral de tecnologias para a web
(note que em HTML5 é usado normalmente JavaScript para animaçao etc)
http://www.timo-ernst.net/2010/05/flash-player-10-1-performance-explosion/
Para acabar:
Para os clientes/utilizadores, não interessa que tecnologia se está a usar, apenas interessa o que se experiencia. O Flash ainda fornece a experiência mais sofisticada, abrangente, e cross-platform. É óptimo ver o HTML5 evoluir e livrar o Flash de ser usado para tarefas menores desnecessáriamente, como slideshows e transições de menus etc. Mas lembrem-se, na indústria, não se “troca” nada, a não ser, por algo MELHOR. Enquanto o HTML5 não providenciar uma experiência melhor que o Flash, o que está longe de conseguir fazer, não o substituirá. O Flash há muito que define o caminho que o HTML5 está a tentar percorrer agora. Quando o HTML5 chegar ao nível do Flash, o estado de evolução do Flash será tão impressionante que hoje ainda nem o imaginamos.
1. O objectivo foi mostrar a diferença de um player versus o outro.
2. Também não foi referido no artigo que o HTML5 já era standard, mas sim o objectivo foi mostrar o potêncial e se a mudança é justificada ou não.
3. Podem, mas depedentes de um bom plugin e que este tenha drivers e gráficas compatíveis com aceleração gráfica. HTML5+H.264 essa ponte deixa de existir.
4. O teste foi feito na versão Flash 10.1 com aceleração gráfica activada. O que, como se pode concluir.. continua a ser desvantajoso nesta plataforma. Testes feitos em BONS PC’s o VIDEO ENGINE LOAD foi elevado, ao contrário do H.264 que foi nulo. E em netbooks o Flash simplesmente acima dos 480p é mau, se for em Linux, pior ainda. Já o H.264 ao ser lido directamente, conseguiu-se num netbook 720p com a máxima fluidez.
Em smartphones, idem aspas…
Mas o que quero deixar bem claro é que o artigo serve para mostrar o potêncial do rumo que o novo standard está a tomar e que em alguns casos já é mais vantajoso, e atenção, mais uma vez estamos a falar de VIDEOS.
Canvas é outra conversa.
E acrescento como nota final. O HTML5+H.264 é mais vantajoso ao ponto de o m.youtube.com ser já assim. Se o Flash fosse ideal, o m.youtube.com seria em Flash.
Só uma coisa como o m.youtube.com vai ser me flash se é para plataformas moveis e estas são quase todas incompativeis com essa tecnologia?
E ascrecento. Até um Android 1.6 corre o H.264 com boa fluidez.
Já o Flash/Video e Plugin, mais uma vez, está excluido. Porque?
Porque não se aguenta e precisa de mais recursos para fazer o que o H.264 faz com menos…
Acho que só isto diz tudo.
@kekes
Esse é precisamente o ponto.
E é incompatível porque?
O Nexus One e outros Android 2.2 correm Flash…será que a qualidade não é o que se pretende?!…
Será que já não foi mais que provado a ausencia do plugin e correr directamente o video usando os API’s do sistema não se obtem melhores resultados?
Obvio que sim, a Google sabe disso ou ia fazer o m.youtube.com só para o iPhone?
Obvio que não. O iPhone e outros dispositivos têm o Youtube Player.. porque será? Será que os videos que lá passam são em FLV?
Não. São em MP4/H.264.
Fluidos, com performance e qualidade sem consumos excessivos e descenessários.
Esse é o GRANDE ponto.
Não querendo desfazer a ideia acima, mas a única razão pela qual os videos são em (grande escala) H264 nos dispositivos móveis é porque há chips especificos para fazerem o decode do stream.
Até ao surgimento do WebM simplesmente, o codec que manda é o H264 para dispositivos móveis sem recorrer a Flash.
Também ninguém nega, que o Flash tem uma taxa de penetração maior no mercado de desktop, logo foi a escolha preferencial para disponibilizar video.
Com o WebM, as coisas vão mudar um bocadinho. Logo se verá. E poderemos daqui a 2 anos, com nostalgia rever estes comentários e saber quem tinha visão mais clara 🙂
E que tal um paradoxo agora?
Se o Flash lê H.264, porque é que nesses dispositivos não consegue se tudo se resume a “hardware”? E dos que conseguem, via Flash Player, não fazem com a mesma fluidez e performance…a pouco e pouco estamos a chegar lá… 😉
Sem dúvida que há um caminho a percorrer, mas muitos se irão lembrar deste artigo. Esse é um facto…
É incompatível no mundo “mobile”, por uma razão muito simples: Uma vez que o senhor Jobs proibiu o Flash nos iPhones, o mundo todo vai atrás. Embora tenha sido apenas uma jogada de mercado defendida por mentiras, a verdade é que não faz sentido apostar em soluções incompatíveis com o telemóvel da moda. Nem estão os content providers interessados em desenvovler as mesmas aplicações duas vezes, fazem-nas de raiz compatíveis com todos os dispositivos.
Se o Youtube prefere o Flash player como player principal para a Web, só não o usa nos dispositivos móveis porque eles podem não conseguir ler (caso do iphone por ex.). O que significa por simples lógica, que se fosse suportado, também aí usariam Flash e não HTML5.
Pensamento: jogas o Lemmings no teu PC, ele não te come memória nem processamento. Se jogas Half-life, é natural que tenhas que dedicar o teu computador ao jogo enquanto o jogas, e se o fizesses num dispositivo móvel, ele comia-te a bateria toda, como a maior parte dos jogos. Se usas um Porsche em vez de um Smart, vais gastar muito mais combustível.
É natural, que quando usamos coisas mais potentes, gastamos mais recursos.
Será que o ganho que defendem ao usar video em HTML5, compensa realmente pela perda de features oferecidas por vídeo distribuído em Flash? Vocês sabem realmente, as diferenças em termos de features entre HTML5 video e Flash video? Sabem que, video em HTML é apenas um vídeo, e em Flash, é como se um vídeo fosse toda uma aplicação multimédia? Pensem nisso, e como isso muda a nossa user experience.
https://pplware.sapo.pt/google/desempenho-do-flash-no-android-2-2-e-doloroso/
Anda por aqui uma confusão entre o Adobe Flash Player e o formato flash de vídeo. O Adobe Flash Player tanto reproduz, no browser, vídeos do Youtube (ou outros quaisquer):
– codificados com H.264 (no formato .mp4)
– como codificados com ON2 VP6 (no formato .flv ou Flash)
Também se diz que o YouTube prefere o formato de vídeo flash (.flv), ficando sem se saber se também tem vídeos em H.264 (.mp4).
Este vídeo da Shakira resolve. Se escolherem a resolução (no quarto botão em baixo a contar da direita) de 240p a 480p o vídeo está em .flv ou flash, se escolherem as redoluções HD o vídeo está no formato .mp4 (codec H.264)
Se não conseguirem fazer o download dos vídeos ou comprovar de outra forma pelo menos vêem um vídeo animado – reproduzido pelo Adobe Flash Player quer em .flv, quer em .mp4
https://www.youtube.com/watch?v=pRpeEdMmmQ0&feature=player_embedded#!
Outras vezes diz-se, o que não é a mesma coisa, que o YouTube prefere o Adobe Flash Player (o que não é a mesma coisa que dizer que o YouTube prefere os vídeos em formato flash, o que na verdade não se pode dizer, visto que os vídeos HD estão em .mp4). Aqui é uma verdade de La Palice – enquanto o HTML5 ainda estiver em fase experimental (o YouTube já tem uma pequena área com HTML5 vídeo) os vídeos do YouTube estão preparados para ser reproduzidos pelo plug-in dos browsers Adobe Flash Player.
(E ainda há a questão – que é de longe mais importante – da construção dos sites utilizando ferramentas flash, mas fiquemos só pelos vídeos para a web.)
… só uma precisão. Como escrevi lá para cima, o codec H.264 é utilizado em mais formatos de vídeo além do .mp4.
ta na hora de usar um browser decente.
safari é tenso hein…
Muito bom artigo! 🙂