Como fazer uma instalação limpa do iOS 15 e iPadOS no seu iPhone ou iPad
A Apple lançou no passado dia 20 o novo iOS 15 e iPadOS 15. Estes dois sistemas operativos, para iPhone e para iPad, respetivamente, trazem muitas novidades. No caso do iOS 15, que nos vamos focar, este engloba os dispositivos desde o iPhone 6S até ao mais recente iPhone 13. Serão milhões a fazer a atualização nestes dias. Praticamente todos fazem via OTA (over-te-air) e não fazem uma instalação limpa.
A ideia de fazer uma instalação limpa serve para "formatar" o dispositivo e instalar tudo de novo já atualizado. Algum "lixo" de instalações anteriores e atualizações de aplicações, será removido e há vantagens na autonomia dos dispositivos. É isso que vamos hoje mostrar como se faz.
Podemos fazer de várias formas, recorrendo ao método DFU Mode, ou podemos ir por outro caminho, que eventualmente será o mais simples. Seja como for, vamos deixando algumas dicas com os passos para outros métodos que a Apple informa passo a passo como os executar.
iOS 15: Como fazer uma instalação limpa do iOS/iPadOS no iPhone ou iPad
Os passos quer para o iPhone, quer para o iPad são basicamente os mesmos, por isso o que vamos deixar aqui presente serve para ambos e para as versões que vierem a aparecer.
1.º passo
Em primeiro lugar vamos descarregar o IPSW do iOS 15 e iPadOS 15. Para isso vamos a este link onde devemos selecionar o nosso dispositivo.
Em quando descarrega, é importante lembrar sempre que devemos fazer uma cópia se segurança do nosso dispositivo, ou para o iCloud, ou para o seu computador. Esta cópia pode ser feita para o Mac/PC, mas poderá ser feita para o iCloud, se o utilizador tiver espaço.
Ligue o seu iPhone ou iPad ao PC / Mac e siga as instruções:
- No Mac: Abra o Finder, aparecerá o seu iPhone na lateral direita, clique sobre o nome do iPhone e será aberto um menu idêntico à imagem em cima.
- No PC Windows: Abra o iTunes e procure o logótipo do iPhone no canto superior direito e toque em Sumário e o menu será aberto.
- Escolha a opção "Efetuar cópia de segurança neste Mac de todos os dados no iPhone.
Esta cópia ficará disponível para quando instalar o sistema operativo limpo poder restaurar e ficar com o seu iPhone tal e qual como o tinha, em termos de conteúdo, mas com uma instalação limpa do iOS.
2.º passo
Cópia feita e IPSW descarregado, vamos à parte seguinte da instalação limpa do iOS 15.
Antes de seguimos adiante, temos de ir desativar o serviço Encontrar, caso contrário, nunca vamos poder restaurar o nosso equipamento.
Para isso vamos a Definições, Nome do utilizador, Encontrar e dentro deste menu desligar a opção Encontrar iPhone. Irá ser necessário colocar a password do seu Apple ID. Iremos receber a informação que o Encontrar foi desativado neste dispositivo.
Feito isto, vamos ao passo seguinte que já nos irá permitir restaurar o equipamento.
Ligue o seu iPhone ou iPad ao PC / Mac e siga estas indicações:
- No Mac: Abrimos o Finder, aparecerá o nosso iPhone na lateral direita, clicamos em cima do nome e será aberto um menu.
- No PC Windows: Abra o iTunes e procure o logótipo do iPhone no canto superior direito e toque em Sumário e o menu será aberto.
- No Mac, pressionamos então a tecla “option” (ou a tecla shift no PC) e selecionamos a função Restaurar iPhone, então o explorador de ficheiros será aberto e teremos de selecionar o IPSW que descarregamos anteriormente. Agora, o software começará a restaurar o dispositivo e reiniciará várias vezes. Não o podemos desligar durante o funcionamento.
O processo irá descarregar o iOS 15, irá formatar o equipamento, instalar o sistema operativo, os drivers e irá deixar o iPhone pronto para que possamos ou ter um sistema totalmente limpo e começar "do zero".
Ao iniciar após o restauro, irá ser necessário o Apple ID para que o iPhone ou iPad vá buscar ao iCloud tudo o que é seu, desde contactos, contas, fotografias, favoritos do Safari, Notas, e muito mais.
Também pode voltar a ligar o iPhone ao seu computador e repor a cópia de segurança que havia feito anteriormente. Isso poderá poupar-lhe algum trabalho a voltar a ter certas informações que já havia "colecionado".
Em resumo...
Este guia permite-nos ter um iPhone com instalação limpa do iOS 15 o que fará um smartphone ou tablet mais rápido e, eventualmente, com uma gestão da bateria melhorada. Fica a dica.
Este artigo tem mais de um ano
Bom artigo, parabéns!!
Se algum dia tiver problemas de atualização no meu iPhone 8 venho aqui ver como repor, obrigado 🙂
Ótimo artigo!!!
Obrigado pela Dica!
Muito útil, obrigado
Sou bem capaz de fazer isso, obrigado!
Cópias de segurança é lixado, usei uma vez e deu zebra, na hora de restaurar falhou.
Eu sempre usei o iTunes, e apesar de ser um software com muitos problemas, nunca me deu erros ao restaurar cópias de segurança.
Bom artigo Vitor, até mereces um beijinho na testa! Assim sim…
Lentidão após o IOS15 acabou depois de formatar, e ainda ganhei 30 Gb de espaço! Apesar de que a formataçao parou a meio por 3 vezes, depois percebi que o problema era o dongle Satechi que tinha ligado ao macbook, assim que liguei o iphone diretamente ao mac funcionou bem!
Lentidão após o IOS15 acabou depois de formatar, e ainda ganhei 30 Gb de espaço! Apesar de que a formataçao parou a meio por 3 vezes, depois percebi que o problema era o dongle Satechi que tinha ligado ao macbook, assim que liguei o iphone diretamente ao mac funcionou bem!
As apps também são instaladas na reposição, ou são só os dados?
As apps também são instaladas na reposição, ou são só os dados?
Parabéns pelo artigo.
Excelente
Corre tudo bem até a barra azul no iTunes chegar ao fim quando diz extrair o sistema, depois disso o iTunes bloqueia sempre, no meu PC passa a “não responde”… dicas, ajuda, ideias???