PplWare Mobile

Como aumentar a autonomia do iPhone, iPad e iPod Touch

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Ppietra says:

    Outra pequena poupança é desactivar o equalizador para a música! Para quem ouvir muita música pode fazer alguma diferença.

    • Ppietra says:

      Já agora outra sugestão é evitar o auto-brilho! Em ambientes mais iluminados o ecrã aumenta o brilho automaticamente. Uma forma de enganar, sem desactivar, é manter o sensor de luz (acima do ecrã) tapado ao “acordar” o aparelho – infelizmente há que deixar tapado enquanto se usa.

  2. Peter says:

    Tenho um iPhone 3G há 2 anos e a bateria continua com a mesma durabilidade de quando o comprei.

  3. carlos says:

    e para androids não a nada? enfim…

  4. Nasp says:

    Eu também ainda nunca notei diferenças de um, dois anos de uso de qualquer bateria de smartphones, ipod e nokias que tenho tido durante os últimos 10 anos.

    O mesmo já não posso dizer de baterias de computadores portáteis. 🙁

  5. a Friend® says:

    Para os Jailbreaks irrequietos que não param de mexer nestas configs, fica a dica:
    https://www.youtube.com/watch?v=lALQeebNzB4

  6. Jorge says:

    “Que tem muito email a receber”? ou “Quem tem muito email a receber”?

    E não repetiram, por engano, a frase: “Para uma máxima eficiência e durabilidade, é importante que a bateria do equipamento seja totalmente descarregada pelo menos uma vez por mês.” (que tem um espaço a mais entre “descarregada” e “pelo”)?

  7. BrunoG. says:

    Costumo ter o TMN A1 constantemente ligado enquanto trabalho (o meu trabalho permite-o) twitter, feeds, navegar na net via 3g. A bateria não me dá para mais de 3 horas, tenho de o carregar duas vezes por dia.

    Como é com o iPhone e outros smartphones em geral, algum dura 8 horas ligado à net?

  8. henrique says:

    Certifique-se que o Ecrã desliga rapidamente:

    O minimo é 1 minuto e não 2 como mencionam no artigo

    bom artigo parabéns!

  9. Duke Nukem says:

    Bom dia,

    Boas dicas, apesar de já usar algumas delas.

    Tenho um iPhone 2G (da primeira geração, já com 4 anos mas que funciona na perfeição, diria que a bateria está nos 75-80%), tenho também um 3G (que em termos de bateria está como novo praticamente) e agora tenho um iPhone 4 que em termos de durabilidade de bateria não tem nada a ver com os primeiros. É certo que fiz o salto do 3G para o 4 sem nunca ter usado o 3GS, mas o mais novo membro desta família é muito faminto.

    Apertei-lhe agora mais a goela, vamos ver como ele se porta.

    Obrigado e um abraço,

    Duke

  10. Nuno says:

    Já não é novidade… é desligar aquilo que não se usa.

    E, relativamente à descarga completa da bateria, é a única coisa que ainda duvido… Uns dizem que não se deve descarregar, outros dizem que se deve (des)carregar completamente uma vez por mês…
    Enfim.

    • Ppietra says:

      O problema é que muitas vezes não sabemos o que é que existe e não tem utilidade para nós, dai este tipo de informações ser bem vindo por muita gente. Ou será que sabias tudo aquilo que foi dito?

      • Nuno says:

        Sim, por acaso é verdade. Mas como já vi várias vezes o mesmo “tutorial” pela net, pensei: “Já não é a primeira vez que o vejo aqui – No PPLWARE”

        E sim, por acaso já sabia de todas as dicas 🙂

    • a Friend® says:

      É simples.. antigamente devia-se descarregar por completo para as baterias não perderam a memoria de carga…

      Desde aos largos anos que as baterias são de lithium, agora é o inverso.. não convém deixar descarregar ao máximo, porque a duração de vida delas é feita por ciclos e esses ciclos são completados quando a bateria atinge o valor minimo… ou seja, se se mantiver sempre carga é o ideal… e apenas de 2 em 2 meses ou mais é que se deve descarregar por completo, de resto e durante os dias mantenham sempre carga e deixem chegar o minimo até aos 20-30%.. nunca abaixo disso.

      • Nuno says:

        Hm… esta é a conversa que tenho ouvido muita vez.. “memória de carga”… e que as de lítio deixaram de ter essa “memória”.

        Mas lá está, como já ouvi diversas opiniões acerca dos (re)carregamentos totais ou não, ficava na dúvida sobre qual seria o processo mais correcto.

        Ou seja, no iPhone só deve chegar aos 20% e nunca abaixo? 😕 Está mau… porque geralmente deixo sempre chegar aos 20% (às vezes até mais para baixo) e depois carrego até perto dos 89%… não sei se é o mais correcto. 😕

        • a Friend® says:

          Nada melhor que dar uma vista de olhos no próprio site da Apple que tem grandes explicações de quais os cuidados a se ter 😉

          http://www.apple.com/batteries/

          Umas das dicas mais recomendadas por toda a gente neste tipo de baterias é mesmo manter os ioes activos.. ou seja… no balanço entre carga e descarga…

          • Nuno says:

            Isso também fiz quando comprei o 3GS… mas fiquei na mesma. Pedi a outras pessoas para me “decifrarem” as explicações da Apple e nada feito.

            Ou seja, até hoje não sei o que querem dizer com aquelas teorias.

            PS: E esse balanço na carga/descarga também não sei…

  11. Lexinghton says:

    Se desligarem os equipamentos, aí é que poupam energia…Se compraram tecnologia de 600€ para andar com as funcionalidades como push notifications, location services ou 3G desligados (não esquecer que também afecta mail e por aí fora), juntando ao baixo brightness (não aproveitar os novos ecrãs), mais vale comprar um nokia de 20€…isto são boas dicas (as que se aplicam) para quem usa só iPod… Quem usar as restantes num iPhone/iPad é porque na realidade precisaria mesmo era de um Nokia 3310

    • a Friend® says:

      Esse conselho é dado de uma perspectiva muito fechada.

      Obviamente que não é para seguirmos a lista toda e fazer tudo o que está aqui.. mas apenas alertar para os serviços que não usamos, os desligar.. como acontece com muita gente que ou tem o Bluetooth ligado e não o usa.. ou tem o Wifi ligado e nem está ligado a uma rede Wi-fi… ou tem o 3G ligado desnecessariamente quando não está a usar Internet… 3G para chamadas e SMS é gastar bateria desnecessariamente.. quando sabe que vai aceder À NET.. liga a o 3G… só este acto faz poupar e muito a bateria..

      Iluminação do ecrã igualmente.. se no médio a qualidade é excelente.. para quê usar no máximo?

      Cabe agora com a lista feita seguir os conselhos para uma melhor gestão energética.

  12. Miguel says:

    Uma opção para a bateria durar mais é desligarem o telemóvel e irem ler um livro.

  13. Vasco says:

    Alô Vitor 🙂 i say buy an iPad or iPhone4 perto de si 😛

  14. LT says:

    A bateria do meu iphone 3g está viciada…

  15. mafc says:

    Estes conselhos nunca são para leva-los religiosamente à letra, mas pelo menos podemos cortar no que não precisamos.

    O mesmo acontece com os aparelhos ligados à electricidade. Por exemplo, se não vão usar a TV naquele momento, porque é que vão deixá-la ligada?
    Se tiveram que parar o carro em algum sítio durante uns minutos, porque é que vão deixá-lo a trabalhar ao ralenti?

    Este tipo de pormenores não vos vai fazer ricos, mas pelo menos conseguem poupar alguns euros e servir para outras coisas.

    Quanto aos portáteis, as baterias degradam-se de várias maneiras, entre elas, factores térmicos (provocados pelo meio ambiente e/ou pelo aquecimento do portátil), má gestão de planos de energia, execução de tarefas pesadas em modo bateria, pouca RAM para a quantidade de processos a gerir, descargas completas constantes, falta de uso (este é principalmente para aqueles que ainda levam a velha máxima de tirar sempre a bateria mal ligam a ficha)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.