Como aumentar a autonomia do iPhone, iPad e iPod Touch
A energia proveniente da bateria é fundamental em qualquer dispositivo, quando não temos por perto o carregador. Quando avaliamos um equipamento, a autonomia é um factor muito importante e que é levado em consideração por muitos utilizadores. Nesse sentido, todos os pormenores/truques para uma boa gestão da autonomia da bateria são importantes.
Como qualquer outro equipamento, os dispositivos Apple necessitam também de serem alimentados depois de algumas horas de utilização. Há no entanto momentos, em que necessitamos de ter uma boa carga na bateria para realizar algumas tarefas como por exemplo: ligar à rede, usar o GPS, tirar algumas fotografias e criar alguns vídeos, etc. Assim, há que colocar em prática todos os truques/ajustes que reduzam ao máximo a utilização da bateria, para que nesses momentos a mesma tenha alguma capacidade.
Já em tempos deixamos algumas sugestões para aumentar a autonomia do iPhone, hoje vamos deixar alguns truques para fazer o mesmo no iPad, iPhone 4 e iPod Touch mas no novo iOS 4.2.
Quero deixar esta sugestão também para os utilizadores de outros smartphones ou tablets, mesmo com Android ou Megoo... todos têm comportamentos idênticos, no que toca ao consumo energético. Vamos então optimizar!
Mantenha o dispositivo longe do Sol
Uma das maiores preocupações que devemos ter quando utilizamos estes dispositivos é nunca os deixar expostos à luz solar directa. O sobre-aquecimento é o maior inimigo das baterias. Mas não só... qualquer tipo de aquecimento que envolva estes dispositivos fará diminuir a vida das baterias de forma acelerada. Mantenha estes dispositivos sempre num local fresco.
Reduza o Brilho do Ecrã
Manter o brilho do ecrã sempre no máximo, fará com que a energia da bateria seja consumida rapidamente. Não há necessidade de tanta luz, mesmo porque os ecrã actualmente são já desenvolvidos com tecnologias que aproveitam a luz exterior para projectar a imagem aos nossos olhos.
Vamos baixar a intensidade para os 30%: Definições -> Brilho e Papel de parede ->aqui colocamos o cursor menos de meio um pouco e activamos a função Auto-brilho. Seja como for, vejam também se vos incomoda a intensidade da luz ou a falta dela, ajustem para o melhor conforto dos olhos.
Certifique-se que o Ecrã desliga rapidamente
Mesmo ajustando o brilho do ecrã, este deveria desligar de imediato, quando deixamos de usar o dispositivo. Para isso podemos ajustar a função desligar ecrã que se encontra em: Definições -> Geral -> Auto-bloqueio. O mais rápido em automático são os 2 minutos... ok não é rápido, então podemos recorrer à forma manual para o desligar. É o método que utilizo, quando não o estou a usar desligo em cima no botão desligar.
No iPhone é exactamente o mesmo, antes de o meter no bolso, desligo-o. Assim teremos mais energia. Cerca de 10% da energia gasta é apenas no ligar, ver as horas e guardar no bolso... podemos optimizar se o desligarmos antes de o guardar.
Use o Modo de voo se não necessitar de Internet (iPad/iPhone)
Muitas vezes não damos conta mas estamos a usar o iPad, iPhone ou o iPod para jogar e ouvir música. Desligue a Internet e desligue os dados. Claro que se for no iPhone, usar o Modo de voo também não receberá chamadas, tendo em conta que este modo desliga todas as antenas, mas se apenas quer jogar ou ouvir música... ou mesmo agora ver um filme via AirPlay... não vai estar à espera que uma chamada interrompa este momento lúdico... poupe!
Uma outra razão forte para usar este modo é quando se encontra num local que sabe, de antemão, que não tem captura de Internet. Só o facto da antena do dispositivo estar permanentemente a tentar capturar sinal, a bateria é rapidamente consumida... em vão claro.
A razão principal desta função é desligar as comunicações quando vai dentro de um avião... desligue não vá o seu iPhone ou iPad tomar o controlo da aeronave e ainda ter de pilotar o avião até porto seguro... ou galinhas 😉
Use Wi-Fi em vez de 3G se possível
De acordo com a informação prestada pela Apple, o iPad poderá ter 10 horas de bateria a usar consecutivamente Wi-Fi, mas apenas terá 9 horas de autonomia se utilizar a rede 3G - o iPhone apenas terá 6 horas a utilizar activamente 3G e 9 a usar WiFi. Claro que preferimos usar o Wi-Fi, portanto esteja atento para, em caso de haver sinal wireless, se ligar a este antes de se ligar via 3G... assim poupa a carteira e a bateria.
Pode ligar o Wi-Fi em Definições -> Wi-Fi, depois escolha a rede que tem acesso.
Reduza as verificações automáticas do mail e calendários
Que tem muito email a receber, contactos a sincronizar... tudo configurado no iPad ou iPhone... já sabe que isso demorará tempo a sincronizar. Nestes dispositivos tenha apenas o que é importante para poupar tempo de sincronização . Se tudo isto estiver em automático... coloque em manual assim sincroniza quando entender.
Vá então Definições -> Mail, Contactos, Calendário -> Altera-se para manual. Caso não utilize mesmo o serviço Push mail... desligue-o. Alguns serviços apenas estão habilitados a esta tecnologia, como o Mobile Me. Muitos dos utilizadores do iPhone, iPad e iPod Touch vão manualmente verificar se existem novos mails.
Reduza ou desligue as notificações por Push das aplicações
Precisa mesmo que as aplicações o notifiquem quando estas estão activas? É que este recurso consome energia, desligue e não permite que sejam activadas as notificações, Pode desligar individualmente cada uma das posicionadas para enviar notificações por Push, basta desligar cada uma delas. Vá a Definições -> Avisos e desligue todos em simultâneo ou desligue os menos importantes... de preferência desligue-os todos.
Reduza ou desligue o sistema de som
Esta poderá parecer uma sugestão sem lógica, mas porque razão o seu iPhone tem o toque tão alto? Ou ainda porque tem o som do iPad ligado se o utiliza principalmente e 90% do tempo para ver mail, navegar, usar as redes sociais, escrever... desligue o som, não precisa dele ligado e já poupa algum consumo energético. Claro que não será muita a poupança... mas é alguma e grão-a-grão! Vá a Definições -> Geral ->Sons, aqui use o slide para diminuir o som... ou então use os botões laterais.
Desligue o Serviço de localização
O serviço de localização é usado por muitas aplicações que fornecem funções com base na geo-localização, as fotografias ficam referenciadas no mapa, por exemplo, as aplicações que localizam o nosso ponto de partida quando fazemos trajectos referenciados... e muitas outras funções que existem em torno desta tecnologia. Se não usa... desligue-a! Definições -> Geral e no menu Serviço de localização escolha o Não.
Desligue o Bluetooth se não o utilizar
Caso não utilize qualquer equipamento que necessite de comunicação via Bluetooth (ex. Teclado ou auricular), deve então proceder à desactivação do Bluetooth no equipamento. Tal configuração pode ser realizada em Definições -> Geral -> Bluetooth.
Desligue o modo vibrar nos jogos (iPhone/iPod)
Apesar de ser uma funcionalidade e complemento interessante a qualquer jogo, o modo "vibração" pode ser desactivado permitindo assim uma poupança significativa a nível de bateria do equipamento.
Esta opção faz normalmente parte das configurações do próprio jogo.
Carregue e descarregue a bateria regularmente
Carregue e descarregue a bateria regularmente Para uma máxima eficiência e durabilidade, é importante que a bateria do equipamento seja totalmente descarregada pelo menos uma vez por mês.
[visto: aqui]
Artigos relacionados:
Este artigo tem mais de um ano
Outra pequena poupança é desactivar o equalizador para a música! Para quem ouvir muita música pode fazer alguma diferença.
Já agora outra sugestão é evitar o auto-brilho! Em ambientes mais iluminados o ecrã aumenta o brilho automaticamente. Uma forma de enganar, sem desactivar, é manter o sensor de luz (acima do ecrã) tapado ao “acordar” o aparelho – infelizmente há que deixar tapado enquanto se usa.
Tenho um iPhone 3G há 2 anos e a bateria continua com a mesma durabilidade de quando o comprei.
Boa gestão que fizeste e bom material…
Por incrível que pareça, a gestão que fiz foi carregar quando acabava a bateria, o que é raro acontecer porque anda sempre no kit-mãos-livres no carro que está constantemente a carregar. Não sei se tem alguma coisa a ver, mas que a bateria dura como no início, lá isso dura. 🙂
Tenho um iPod Nano (primeiro de todos) … já lá vão 5 anos e a bateria ainda está excelente… agora percebo porque não são removiveis… 🙂
Pois posso confirmar! Tenho um iPod Shuffle da primeira edição e um iPod Nano 2 e aparentemente ambos têm as baterias como no primeiro dia.
e para androids não a nada? enfim…
Não há nada? Enfim? lol…
Todas as dicas aqui enumeradas (mas mesmo todas, sem excepção) se aplicam ao Android (e até à generalidade de smartphones). E tudo apenas com um widget que tem botões para activar/desactivar todas estas funcionalidades. Devias era estar contente por teres (ou poderes ter) um widget desses! 😉
Boa resposta… aliás está no post isso.
Eu também ainda nunca notei diferenças de um, dois anos de uso de qualquer bateria de smartphones, ipod e nokias que tenho tido durante os últimos 10 anos.
O mesmo já não posso dizer de baterias de computadores portáteis. 🙁
Para os Jailbreaks irrequietos que não param de mexer nestas configs, fica a dica:
https://www.youtube.com/watch?v=lALQeebNzB4
“Que tem muito email a receber”? ou “Quem tem muito email a receber”?
E não repetiram, por engano, a frase: “Para uma máxima eficiência e durabilidade, é importante que a bateria do equipamento seja totalmente descarregada pelo menos uma vez por mês.” (que tem um espaço a mais entre “descarregada” e “pelo”)?
UAU !!! Fantástica observação.
Ainda bem que o pplware não é o Diário da República…
Vá Jorge, convenhamos, nem 8 nem 80 😉
Costumo ter o TMN A1 constantemente ligado enquanto trabalho (o meu trabalho permite-o) twitter, feeds, navegar na net via 3g. A bateria não me dá para mais de 3 horas, tenho de o carregar duas vezes por dia.
Como é com o iPhone e outros smartphones em geral, algum dura 8 horas ligado à net?
À vontade… a gestão de multi-tarefas (com os diferentes API’s) a juntar às Push Notifications aguenta bem um dia, constantemente ligado.
Só desaconselho é o 3G em areas de pouca rede…a constante procura de rede é um factor que ajuda e muito a bateria drenar mais depressa…
Valores de fábrica… ou se desligares tudo o resto… é provável, mas mesmo assim! Agora mais de 3 horas dura de certeza.
O meu HTC Desire aguenta bem um dia!
Certifique-se que o Ecrã desliga rapidamente:
O minimo é 1 minuto e não 2 como mencionam no artigo
bom artigo parabéns!
hum, estava a referir ao iphone e reparei que te referes o IPAD, provavelmente.
🙂
Sim tens razão sim. o iPhone e iPod Touch é um minuto, o iPad é que são 2.
Mas sim fica aqui este teu reparo muito oportuno. Obrigado.
Bom dia,
Boas dicas, apesar de já usar algumas delas.
Tenho um iPhone 2G (da primeira geração, já com 4 anos mas que funciona na perfeição, diria que a bateria está nos 75-80%), tenho também um 3G (que em termos de bateria está como novo praticamente) e agora tenho um iPhone 4 que em termos de durabilidade de bateria não tem nada a ver com os primeiros. É certo que fiz o salto do 3G para o 4 sem nunca ter usado o 3GS, mas o mais novo membro desta família é muito faminto.
Apertei-lhe agora mais a goela, vamos ver como ele se porta.
Obrigado e um abraço,
Duke
Já não é novidade… é desligar aquilo que não se usa.
E, relativamente à descarga completa da bateria, é a única coisa que ainda duvido… Uns dizem que não se deve descarregar, outros dizem que se deve (des)carregar completamente uma vez por mês…
Enfim.
O problema é que muitas vezes não sabemos o que é que existe e não tem utilidade para nós, dai este tipo de informações ser bem vindo por muita gente. Ou será que sabias tudo aquilo que foi dito?
Sim, por acaso é verdade. Mas como já vi várias vezes o mesmo “tutorial” pela net, pensei: “Já não é a primeira vez que o vejo aqui – No PPLWARE”
E sim, por acaso já sabia de todas as dicas 🙂
É simples.. antigamente devia-se descarregar por completo para as baterias não perderam a memoria de carga…
Desde aos largos anos que as baterias são de lithium, agora é o inverso.. não convém deixar descarregar ao máximo, porque a duração de vida delas é feita por ciclos e esses ciclos são completados quando a bateria atinge o valor minimo… ou seja, se se mantiver sempre carga é o ideal… e apenas de 2 em 2 meses ou mais é que se deve descarregar por completo, de resto e durante os dias mantenham sempre carga e deixem chegar o minimo até aos 20-30%.. nunca abaixo disso.
Hm… esta é a conversa que tenho ouvido muita vez.. “memória de carga”… e que as de lítio deixaram de ter essa “memória”.
Mas lá está, como já ouvi diversas opiniões acerca dos (re)carregamentos totais ou não, ficava na dúvida sobre qual seria o processo mais correcto.
Ou seja, no iPhone só deve chegar aos 20% e nunca abaixo? 😕 Está mau… porque geralmente deixo sempre chegar aos 20% (às vezes até mais para baixo) e depois carrego até perto dos 89%… não sei se é o mais correcto. 😕
Nada melhor que dar uma vista de olhos no próprio site da Apple que tem grandes explicações de quais os cuidados a se ter 😉
http://www.apple.com/batteries/
Umas das dicas mais recomendadas por toda a gente neste tipo de baterias é mesmo manter os ioes activos.. ou seja… no balanço entre carga e descarga…
Isso também fiz quando comprei o 3GS… mas fiquei na mesma. Pedi a outras pessoas para me “decifrarem” as explicações da Apple e nada feito.
Ou seja, até hoje não sei o que querem dizer com aquelas teorias.
PS: E esse balanço na carga/descarga também não sei…
Se desligarem os equipamentos, aí é que poupam energia…Se compraram tecnologia de 600€ para andar com as funcionalidades como push notifications, location services ou 3G desligados (não esquecer que também afecta mail e por aí fora), juntando ao baixo brightness (não aproveitar os novos ecrãs), mais vale comprar um nokia de 20€…isto são boas dicas (as que se aplicam) para quem usa só iPod… Quem usar as restantes num iPhone/iPad é porque na realidade precisaria mesmo era de um Nokia 3310
Esse conselho é dado de uma perspectiva muito fechada.
Obviamente que não é para seguirmos a lista toda e fazer tudo o que está aqui.. mas apenas alertar para os serviços que não usamos, os desligar.. como acontece com muita gente que ou tem o Bluetooth ligado e não o usa.. ou tem o Wifi ligado e nem está ligado a uma rede Wi-fi… ou tem o 3G ligado desnecessariamente quando não está a usar Internet… 3G para chamadas e SMS é gastar bateria desnecessariamente.. quando sabe que vai aceder À NET.. liga a o 3G… só este acto faz poupar e muito a bateria..
Iluminação do ecrã igualmente.. se no médio a qualidade é excelente.. para quê usar no máximo?
Cabe agora com a lista feita seguir os conselhos para uma melhor gestão energética.
Uma opção para a bateria durar mais é desligarem o telemóvel e irem ler um livro.
Alô Vitor 🙂 i say buy an iPad or iPhone4 perto de si 😛
A bateria do meu iphone 3g está viciada…
Estes conselhos nunca são para leva-los religiosamente à letra, mas pelo menos podemos cortar no que não precisamos.
O mesmo acontece com os aparelhos ligados à electricidade. Por exemplo, se não vão usar a TV naquele momento, porque é que vão deixá-la ligada?
Se tiveram que parar o carro em algum sítio durante uns minutos, porque é que vão deixá-lo a trabalhar ao ralenti?
Este tipo de pormenores não vos vai fazer ricos, mas pelo menos conseguem poupar alguns euros e servir para outras coisas.
Quanto aos portáteis, as baterias degradam-se de várias maneiras, entre elas, factores térmicos (provocados pelo meio ambiente e/ou pelo aquecimento do portátil), má gestão de planos de energia, execução de tarefas pesadas em modo bateria, pouca RAM para a quantidade de processos a gerir, descargas completas constantes, falta de uso (este é principalmente para aqueles que ainda levam a velha máxima de tirar sempre a bateria mal ligam a ficha)