Chip de segurança T2 da Apple foi quebrado por hackers e tem jailbreak feito
A Apple por norma cria as suas soluções de segurança próprias, desenhando-as e implementando-as. Foi desta forma que surgiu o chip T2, dedicado a garantir sobretudo a proteção dos dados, enquanto é também responsável por controlar a Touch Bar dos Macs.
É precisamente este chip, que se julgava ser totalmente seguro e protegido, que acabou de cair nas mãos dos hackers. Tal como acontece com o iPhone, também esta proposta da Apple teve o jailbreak feito e pode agora ser explorado.
Pode não parecer muito lógico, mas tal como o iPhone ou o iPad, há também uma comunidade que se dedica a procurar falhas no chip T2 da Apple. O propósito é conseguir aceder ao bridgeOS, o sistema operativo que controla este sistema.
O chip T2 da Apple foi quebrado
Claro que este interesse é sobretudo ainda maior quando a Apple lhe confia um novo nível de segurança. É aqui que inclui um Secure Enclave no coprocessador que protege dados do Touch ID e fornece a base para novas capacidades de armazenamento cifrado e arranque seguro.
With @checkra1n 0.11.0, you can now jailbreak the T2 chip in your Mac. An incredible amount of work went into this and it required changes at multiple levels.
There’s too many people to tag, but shoutout to everyone who worked on getting this incredible feature shipped.
— Jamie Bishop (@jamiebishop123) September 22, 2020
Aparentemente a proteção do T2 terá sido contornada e surge agora pela primeira vez uma solução de jailbreak para este chip. Foi a equipa que desenvolve o checkra1n que revelou agora esta novidade e que consegue aceder a áreas protegidas do bridgeOS.
Possibilidades de segurança com este jailbreak
As possibilidades que este jailbreak vão trazer ainda não são totalmente conhecidas. Longe de um processo como o do iPhone ou do iPad, este permitirá trazer ao Touch Bar novas funcionalidades e melhorias ao nível do software. Partilhando as frameworks do watchOS e do iOS, será simples ver novidades.
Há ainda outra utilidade importante ao permitir que possam ser contornados os mecanismos de bloqueio de reparações. Ao nível do OS, será possível adicionar certificados para boot seguro da Microsoft ou do Linux.
Será acima de tudo interessante ver como a Apple irá reagir a esta quebra do seu chip T2 e o sistema operativo que o sustenta. Irá naturalmente atualizá-lo para bloquear a falha, mas fica provado que este pode também ser desbloqueado e ter jailbreak aplicado.
Este artigo tem mais de um ano
Não é mais nem menos que os outros, quando o interesse é muito arranjam sempre forma de contornar as medidas de segurança!
Agora é mais 1 gato 1 rato, Apple corrige e passados uns dias novo jailbreak
como diz o outro, o nível de segurança não se mede se o sistema é infalível ou não mas sim o tempo que leva a falir
Se a segurança é baseada no chip e se esta foi quebrada acho que só com um novo design de chip é que a situação é ultrapassada, todos os equipamentos existentes no mercado estão comprometidos.
A segurança que a Apple fala e anuncia não é mais que banha de cobra, pois continuamente continua a ser quebrada com certa facilidade.
Então imagina as outras marcas lolol
Conheces alguma tecnologia de segurança que mais cedo ou mais tarde que não seja quebrada? Se conheces partilha comigo que fico bilionário antes do fim de 2020.
Se não conheces então deixa de fazer comentários absurdos e tendenciosos.
O chip T2 foi implementado com o pretexto de segurança.
É como implementar uma ditadura para combater a corrupção e pobreza!
Mas na realidade a sua implementação é para impedir que outros além da Apple possam fazer qualquer tipo de alteração/reparação ao hardware dos portáteis.
Se tens o azar do visor avariar num macbook /pro tens de ir obrigatoriamente a um agente certifico Apple caso contrario mesmo que as peças sejam 100% originais o Portátil não ira funcionar sem que uses uma ferramenta proprietária da Apple para singra a peça!
Assim com com o CHIP T2 a Apple conseguiu até então efectivamente travar as reparações de terceiros que não sejam certificados e acabar com a concorrência!
Hoje se tens um macbook/pro de 2015 para a frente estas lixado e tens de te sujeitar aos orçamentos extorsionários da Apple e a intenção real desta é que compres um novo equipamento caso o teu esteja foram de garantia, claro! ; )
Aí está um dos poucos comentários que vale a pena ler.
Na minha opinião a maçã tem um público alvo, público esse de classe média/alta, (daí, supostamente não liga em pagar caro em equipamento ou em reparações), mas sempre tem os “pobres” metido a besta que deixam coisas mais importantes pra comprar um aifone nem que seja em trocentas prestações, falo pelo meu filho de 20 anos, por exemplo, não tem “condições” mas tem um aifone 11 pro e um “ai’uache”. Só pra ostentar.
O que raio é um “Aifone”? e um “Ai’uache'”?
Estás a falhar na educação
Fazia-te bem voltar à escolinha para aprenderes duas coisas fundamentais:
1- aprender a escrever corretamente;
2- aprender a ser educado para saberes respeitar as opções dos outros sem os insultar;
Quando e SE conseguires, volta cá.
ItsMeMickey, não entendes nada. A Apple (e não tenho nenhum por opção) têm a filosofia de qualidade e ter as peças controladas, velocidade e qualidade. O pessoal o que quer é ter bom e barato, em especial comprar usado e poder arranjar barato.
E qual é o problema com as pessoas que compram usado e querem reparar barato? Isto é a mesma coisa que um carro se quiseres garantir que tens qualidade no serviço vais à marca e se queres barato vais à garagem da esquina, o dono é que deveria poder decidir não a marca.
Depois a história de peças controladas e velocidade é claramente de quem não sabe como funciona a política de reparações da Apple para terceiros, eles impedem lojas de fazer stock de peças, por exemplo chegas a uma loja com um Macbook com o ecrã partido e as lojas não têm nenhum em stock para trocar na hora, são obrigados a pedir à Apple e esperar que eles enviem um ecrã novo para substituir e depois enviar velho de volta, enquanto isso o cliente que espere.
E que outras marcas te fazem isso com peças originais? Vai lá pesquisar que eu espero
Tanto a LG como a Samsung sei que vendem peças de substituição originais, por isso se tens uma loja podes fazer stock de ecrãs destas marcas por exemplo.
@O servente
Pelos visto não sabe ler o amigo! E pelo seu comentário vê-se ser uma das pessoas publico alvo da Apple, do tipo que acredita piamente no excremento que lhe dão a colherada para consumo.
Se tudo é uma questão de qualidade, interesse e experiência do consumidor.
Porque é que os disco SSD Tipo M.2 nos macbook/Pro de 2014 até finais de 2016 tinha um interface proprietário da para dificultar a extração de dados em caso de falha da logiboard? (Não era porque os disco tinha mais qualidade – Errado! estes disco falhavam como os Seagate ST2000LM007).
Ou porque razão o mesmo disco atualmente é soldado na logiboard e se o teu computador sofrer alguma reparação por parte da Apple perdes toda a tua informação?
Amigo trabalho com hardware e electrónica a quase 20 anos e se quer que lhe diga a qualidade dos componentes dos computadores da Apple é como apostar na lotaria pode ser que tenha sorte e nunca vir a ter um único problema , mas pode ser que não.
A única vantagem que a Apple tem hoje em dia é o seu S.O. e todo o eco sistema que criou a sua volta e a forte ligação que o BSD tem ao UNIX, que está muito mais proximo deste que o Linux.
mas é como o amigo diz eu não percebo nada!
De 2012 para a frente a qualidade dos equipamentos da Apple desceu muito! Pelo menos no que toca aos portáteis desta a minha afirmação é verdadeira!
Vá lá , não gatem todo o tempo de antena , deixem os Fans da marca defender a “coisa”… ahahahahahah
Que comentário útil que tu fizeste, extraordinário!
Tiveste ajuda ou conseguiste esta proeza sozinho?
Não percebo estas marcas… eu se tivesse uma empresa destas em que a segurança era a chave… eu tinha um ou dois hackers a trabalharem para mim e a resolverem os problemas de segurança… agora estas empresas lançam uma coisa que pensam que é segura, passados uns dias, já algum hacker conseguiu anular isso… mas a tecnologia é mesmo assim…