Chegou o iOS 15.2.1! É hora de atualizar o seu iPhone
Se há empresa que lança com alguma regularidade atualizações com correções de problemas ou melhorias/novas funcionalidades, essa empresa chama-se Apple.
Depois de ter lançado em dezembro de 2021 o iOS 15.2 para o iPhone, hoje foi disponibilizada uma nova atualização do sistema operativo para smartphones da marca da maçã. Vamos conhecer o que traz de novo o iOS 15.2.1.
Está disponível mais uma atualização do iOS 15. A Apple lançou hoje o iOS 15.2.1. que corrige alguns problemas. Segundo o que é revelado pela Apple, esta atualização contém correções de erros para o iPhone, em específico:
- A aplicação Mensagens poderia não carregar fotografias enviadas através de uma hiperligação iCloud
- Aplicação CarPlay de terceiros poderia não responder à introdução de dados
De acordo com uma página de suporte da Apple, esta atualização também corrige um bug de segurança no HomeKit que poderia deixar o iPhone inutilizável ao renomear qualquer dispositivo HomeKit com um longo número de caracteres.
Para instalar esta atualização, deve ir em Definições > Geral > Atualização de software. E depois é só aguardar que a atualização apareça no seu equipamento. Assim que a atualização esteja disponível, basta descarregá-la para proceder à sua instalação. O iOS 15.2.1 é uma atualização que ocupa 400 MB, isto segundo o que analisámos com o iPhone 13 Pro Max.
Além do iOS 15.2.1 foi também lançado o iPadOS 15.2.1.
Este artigo tem mais de um ano
Eu já tenho medo de atualizar o telefone, ultimamente os updates só me dão problemas, o quê que se passa com a Apple?
A mim não têm dado problemas. Não deve ser generalizado.
Aldra.
tu, @Ochinês?
É que pplware suporta o que ele diz, já que tem reportado os bugs que acompanham as atualizações…parece que se tornou normal na Apple. Até podem ser rapidamente corrigidos, mas existem e são mais frequentes.
São bugs que não afetam a maioria dos utilizadores. Apesar disso, reportamos para aquela minoria poder perceber o que está a acontecer. Raramente tenho qualquer problemas com as atualizações e uso as betas. As estáveis ainda dão mais segurança, agora pensa. 😉
Acredito que sim. Eu acho perfeitamente natural existirem. Acontecem com todas as marcas. E naturalmente são mais frequentes porque as atualizações são mais frequentes.
Agora o que o pessoal não pode é chamar de mentiroso sempre que há alguém a apontar um problema (seja software, seja hardware) no seu iPhone. Existem como existem nos equipamentos dos concorrentes. A Apple não é mais nem menos (claro que num mundo Android há marcas e marcas…e eu comparo com as melhores).
Era chato ser perfeita. Mas convenhamos, é a menos imperfeita. Mesmo sendo “ecosistematica”, aos milhões de iPhones que vende e ao conjunto de outros dispositivos que combina, é obra como funciona tão bem. Nenhuma outra marca se compara. É isso é que tem de ser aplaudido. Não podemos esquecer, outros tentaram o mesmo e falharam. Outros ainda tentam e nem perto chegam.
Fora isso, siga para bingo.
Vitor M. depende de como se faz a análise…
A Apple lança anualmente 3 modelos (ou 4), pelo que seria natural existirem menos falhas….vende milhões, tem o modelo mais vendido, no entanto convém não esquecer que as principais concorrentes têm vendido ainda “mais milhões”, milhões esses distribuídos por vários equipamentos, que têm de ser atualizados.
E mesmo assim, atualmente diria que não existe diferença na estabilidade (e quantidade de bugs temporários) entre o Iphone, e o equipamento topo de gama das principais marcas (Samsung, Xiaomi, Oneplus)…E isto que digo é aceite porque qualquer interessado e bem informado.
Como sabes tenho um Xiaomi, topo de gama (só nas specs, não no preço) com 3 anos, e nunca tive problemas, o que me levou ainda não ter mudado de equipamento.
Avaliação por baixo. A Apple é a empresa que lança uma versão para mais dispositivos. Os outros não. Apesar dos recentes, a Apple lança para dispositivos com 6 anos. E tem taxas de atualização que nenhum outro sistema consegue.
Mais uma vez depende de como se faz a análise, Vitor….Os 3 a 4 modelos lançados por ano partilham grande parte dos componentes incluindo o SoC, pelo que exigirá menos esforço de adaptar/otimizar o update.
Depois não é verdade que “lança uma versão para mais dispositivos”…basta fazer as contas… 6 anos x 4 equipamentos (como vês até já estou a extrapolar por cima) = 24 equipamentos a atualizar…mais que isso é lançado anualmente pela Xiaomi, que oferecia 3 anos de updates, que passaram oficialmente a 4 anos. Faz as contas 😉
O número de dispositivos e o número de utilizadores. É fazer as contas. Cada utilizador, tendo em conta as particularidades de cada um, são milhões de particularidades. E quando falamos em bugs que só aparecem em certos utilizadores, tem a ver com essas várias opções. Isso, aliás, é o que trava os fabricantes Android de criarem atualizações rápidas para os seus dispositivos e, grande parte, morre um ou dois anos depois porque não recebem atualizações. Como acontece em grande parte das marcas, inclusive na Samsung, como temos visto. Portanto, aqui e quando falamos nestes “bugs”, são derivados disso mesmo, de milhões de configurações que a Apple tem de ter em conta. Aliás, como vimos agora neste update, a Apple fez correções que “poderiam” trazer determinado comportamento que não seria o correto. Mas que acontece em “apenas” alguns.
A xiaomi lança 24 dispositivos só num ano e a Samsung outras tantos
Mais uma razão para eu ter fugido dessas marcas
Não é verdade, até porque a Apple está a estender a utilização do iOS 14, por exemplo, sem “impor” a atualização para o iOS 15. Não tem a ver com fragmentação, tem a ver com gestão do parque de dispositivos e das funcionalidades que podem ou não receber. Isso é inteligente por parte da Apple, visto que consegue ter um cada vez maior leque de dispositivos atualizados para as versões mais recentes. Com isso tem o controlo da segurança.
Como não estás familiarizado com tecnologia (sobretudo Apple), não dás conta que tudo é reportado aqui, além disso, como se nota, mas és muito seletivo no que queres citar como argumento. Mas isso deve-se à tua admiração pelo mundo Apple.
A Apple tem um ecossistema controlado mas vasto, algo que nenhuma outra marca consegue. Portanto, os problemas que aparecem, e que são resolvidos muito rápido, fazem parte dos milhões de utilizadores que gravitam em volta do ecossistema Apple. Estamos a falar nos milhões de iPhone ativos (o premium mais vendido desde sempre) e com versões recentes, nos milhões de Apple Watch ativos (o smartwatch que mais vende e com mais unidades ativas) e atualizados, nos milhões de iPads (que desde 2020 continuam a não ter concorrente), Macs (que cada vez são mais e com software atualizado), AirPods (líder no seu segmento), Apple Tv, entre vários outros dispositivos e serviços. Tudo isso tem um peso e está tudo muito bem conseguido. Seria chato serem perfeitos, repito. Mas são imensamente os menos imperfeitos e o tempo diz-nos isso. Ano após ano, os iPhones aumentam a sua liderança, os Apple Watch estendem o seu número de utilizadores ativos e a área de música é cada vez maior.
No Android é tudo muito mais fragmentado, mais disperso, tudo debaixo do controlo da Google que manda e desmanda (conforme a vontade do governo dos EUA, que manda na Google como quer). Portanto, quando falas em impedir seja o que for na Apple, devias primeiro ir ler umas coisas, que quem impede é a Google, quem usa o utilizador como moeda é a Google. Tu se fosses da área da tecnologia tinhas essa perceção.
Depois, e por isso é que é importante teres noção tecnológicas, colocar um sistema operativo exigente, completo num dispositivos cm hardware de 6 anos, obviamente que tem de haver adaptações. Mas isso é a lógica da batata. Se não para que raio existiria hardware moderno?
A Apple tem essa facilidade porque desenvolveu o seu ecossistema, algo que a Microsoft tentou e falhou, algo que a Google tenta há anos e falha, algo que a Samsung tentou e falhou, algo que a Xiaomi tenta mas está amarrada à Google de pés e mãos. Algoq ue a Huawei tanta, mas foi manietada pela imposição à Google. Portanto, tudo isto é a prova que não basta ter dinheiro, não basta ser gigante, é preciso saber fazer. E é por isso que a Google paga à Apple, é por isso que a Microsoft desenvolve para o ecossistema Apple e é por isso que cada vez mais existem mais mercados onde a Apple é bem sucedida. Um exemplo é no mercado da música. Vamos ver se no mercado do vídeo também o conseguirá, mas para já está bem lançada.
Tudo isto dá-nos dimensão. Mas é verdade que a Apple precisa do Android, se não como poderia dimensionar a sua oferta e medir a sua capacidade?
Sobre os serviços, o Safari no mobile não dá hipótese, no desktop é muito rápido, mas o Chrome é mais completo, Mas lá está, é essa a riqueza do mundo Apple, tens tudo do bom e do melhor lá dentro, seja Apple ou não 😉 iCloud, Drive, OndeDrive…tudo!!!!
Vitor, factos são factos…e o facto é que as principais concorrentes da Apple, nomeando algumas, Samsung, Xiaomi e Oppo, têm de, e de facto atualizam muito mais equipamentos anualmente do que a Apple. É factual, não se trata de questões de mérito ou demérito.
Dois erros comuns é “viver no passado”, e achar que o “problema das atualizações no Android se mantém igual ao que era antes” e pior é “generalizar, meter todas as marcas, todos os modelos de gamas diferentes no mesmo saco”.
Comparando com modelos da mesma gama do Iphone, mais coisa menos coisa, é tudo igual…ok, até ver têm 4 anos de updates em vez dos 6 anos (que como mostra a historia ate agora até os torna mais lentos e priva de funcionalidades).
Manter não mantém, mas está longe de ser como a Apple. Isso são factos, atenção. A Apple dá 6 anos, e vai eventualmente mais, porque atualiza equipamentos mais antigos quando são intervenções de segurança, como o fez há algumas semanas com o iOS 12. Também são factos, e são intervenções de qualidade, que nos outros praticamente não existem.
Em relação aos mais lentos, isso acontece com os Android com 2 anos, e com iPhones com 3 ou 4 anos, sim isso também são factos. Mas é aí que a Apple tem um mercado ainda maior, o dos usados e recondicionados. Que é um importante mercado global. Qualquer loja de recondicionados tem de ter Apple, isso é o core dessas empresas. E já representam milhões de euros no espaço europeu.
@ervilhoid, cada um segue a sua vontade…eu por exemplo, “tenho” em casa 4 xiaomis, todos modelos/gamas diferentes, e todos atualizados, sem problemas… um deles ja completou 4 anos, e era a gama de entrada da Xiaomi (custou menos de 120€).
E não deixam de ser boas opções.
Vitor, “volto a pedir”: não generalizes!
Onde é que Androids com 2 anos ficam lentos??? Isso foi há quantos anos?
Tenho em casa 1 com 3 anos e outro com 4 anos, e continuam fluidos. O que tem 4 anos já não recebeu todas as funcionalidades nos últimos updates, ao contrario do de 3 anos…mas volto a relembrar que era um equipamento de entrada na altura que foi lançado ao mercado.
Se falas em grande mercado, tens de fazer a média. E não foge disso. E sabes que sim.
Grande mercado consideras o quê? E que prazo temporal?
Não podes meter no mesmo saco equipamentos de entrada de gama com equipamentos topo de gama…
Os topos de gama no segmento Android (até podes incluir a gama média alta) dos principais players, recebem atualizações e não ficam lentos ao fim de dois anos…
Os produtos Apple são vendidos com a garantia de que – se houver um problema qualquer, num único que seja, sabe-se.
Há pessoal especializado em recolher e divulgar. Por exemplo, no post sobre a app fraudulenta, a fonte intitula-se: “Professional @AppStore critic” e fundador da “tips@AppStoreScams.com”
Como há à volta de 1300 milhões de iPhones ativos, acontece sempre alguma coisa a alguém com as atualização – e é amplamente divulgado. Com frequência, à mesma pessoa é que não.
Além disso, só anda por cá um cretino capaz de usar um nick daqueles.
Eu diria que isso da garantia é irrelevante….atualmente com as redes sociais, a quantidade de testers, youtubers, bloggers, etc é normal que se saibam mais rapidamente e em maior quantidade as falhas dos equipamentos. Obviamente as marcas com maus hype/mercado serão mais escrutinas.
*mais
Por isso disse que EU me afastei, cada um faz o que quer sem dúvida é só preciso de 1 smartphone
É isso mesmo 😉
Eu também só tenho 1 e cobre-me todas as necessidades (o”tenho” entre aspas foi propositado. Os outros 3 smartphones ca de casa obviamente são dos familiares que vivem comigo).
… bice!
Bom remédio, compras um andróide e não tens problemas com os updates…
Não há!!!
@Food Eat, e quais são os problemas que tem ? e em que equipamento ? seria útil passar essa info ?
Isto sim, considero um comentário sensato e construtivo. Parabéns.
Sim, sim, muito bem.. E até branqueia a alimária que escolheu o nick.
Oi?!? não percebi XD
Zero problemas (iPhone 11) com os updates há anos.
Onde esta o android 12 para os topos de gama da samsung? Ah nao ha!
Ainda ontem recebi o Android 12 no meu Tab S7
Em 2022 recebeste um update que saiu em setembro? Parabens. O iphone 6s de 2015 recebeu o ios 15 em setembro ve la..so 6 meses antes.
actualizado ontem e o velho SE de 2016 continua impecável
é giro ver os iphone haters a dizerem que no android é só maravilhas…
https://twitter.com/MKBHD/status/1481108783996751874
É giro ver os Iphone lovers a colocarem links random como se isso fosse prova de algo. Seja no mundo Android, seja no mundo IOS há pessoas bastante felizes e há pessoas totalmente desiludidas.
Galo sao factos que o android e so problemas e o ios embora nao perfeito tem uma experiencia muito superior. Nem ha comparacoes! O pixel que e o melhor smartphone android e bugs atras de bugs, xiaomi Miui ate cancelou a miui 13 durante uns tempos porque era so problemas, a OneUI da samsung foi igual e continua uma dor de cabeca! O iphone 6s de 2015 corre o ios 15.2 sem um unico problema e com a mesma fluidez de ha 7 anos
@ Luis Marques, podes responder a uma humilde questão minha?
Vou tomar a liberdade de perguntar: “Mas quem raio és tu para dizeres isso?” 😀
Assim, como muito esforço que as pessoas façam, não te conseguem levar a sério…só disparates, só estereótipos saídos nessa cabeça.
Segundo esse post, mudou de android para….. android
A Apple até pode atualizar durante 6 anos e até ser a que mais actualiza, mas com o tempo há aplicações do tipo Youtube que deixam de funcionar nos Iphones enquanto no Android tudo funciona, depende da idade e do processador do mesmo. Uma pessoa não precisa de tantos anos de atualização, sai sempre telemoveis recentes todos os anos, e 3 anos é mais que suficiente para receber atualizações. Receber atualizações num equipamento antigo deixa-o ainda mais lento, nao adianta de muito. É a minha opinião e acho que faz sentido para a maioria das pessoas.
Podes fornecer 1 link com esses problemas do YouTube?
Não percebo, tenho um SE 2016 a rebentar a memória e aplicações pelas costuras e não vejo nada disso
Ainda ontem actualizei para o iOS 15.2.1
@ervilhoid,
por acaso lembro-me de ter lido qq coisa sobre esse problema do Youtube, mas penso que já terão sido resolvido…
Mas não peças link…se colocares “iphone SE 2016 youtube problems” no goolgle, o primeiro resultado é logo um “tutorial” de como ultrapassar esse problema XD