CCleaner for Mac 1.07.233 – Serviço de Manutenção no Mac OS X
O muito bem conhecido CCleaner tem estado a abrir o seu leque de ofertas e está a chegar a sistemas operantivos que ainda não dominava. A versão Windows, que todos conhecem bem e que usam tem já uma versão similar para Mac OS e prepara-se para estar disponível a versão para Andriod.
Mas como o trabalho de desenvolvimento é continuo, a Piriform apresentou agora uma actualização da versão Mac que a vem deixa ainda mais perto da versão Windows, em termos de imagem e de funcionalidades.
A nova versão Mac do CCleaner vem apresentar algumas novidades que até agora não existiam e que bastante falta faziam.
A primeira novidade e a que salta à vista de todos é a alteração estética que foi aplicada. Parte dessa alteração foi fruto das novas funcionalidades e da necessidade de as colocar na interface.
A limpeza dos ficheiros associados às aplicações, o core do CCleaner, foi mantida e aí podem definir quais as aplicações que pretendem limpar e a que nível pretendem chegar nessa limpeza.
Sempre simples de usar, basta que indiquem ao CCleaner para verificar os ficheiros e ele apresentará o espaço que vai ser libertado.
De seguida têm disponível uma zona de ferramentas, onde podem efectuar uma gestão mais fina do vosso Mac OS. Encontram aí uma zona de remoção de aplicações, de verificação e gestão das aplicações que arrancam com o Mac OS, a possibilidade de reparar as permissões do sistema de ficheiros e por fim a possibilidade de limparem o espaço livre em disco.
Esta última função serve para garantirem que os ficheiros que antes estiveram nessas zonas do disco possam ser recuperadas. Existem vários métodos disponíveis para essa eliminação.
Por fim têm disponível a zona de Opções do próprio CCleaner, onde é possível definir a forma como são eliminados os ficheiros, a gestão de cookies, definição de directorias a serem excluídas ou incluídas nas limpezas e os idiomas a serem removidos.
Esta versão em particular apresenta uma melhoria na gestão dos cookies, optimizações de velocidade no Mac OS X 10.8, maior compatibilidade com o Mac OS X 10.5 e melhorias na limpeza de elementos do Safari.
Seja em que sistema operativo que o CCleaner seja usado esta é uma das melhores ferramentas para libertar espaço em disco e para eliminar ficheiros desnecessários ao nossos sistemas operativos.
A versão Mac está a evoluir da forma que se esperava e cada vez tem mais funcionalidades úteis. Se são utilizadores do CCleaner no Mac então devem actualizar para a mais recente versão.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.5+
Download: CCleaner for Mac 1.07.233
Homepage: CCleaner for Mac
Este artigo tem mais de um ano
Bom post.
Tenho pena é que a linguage do post esteja fraca… (e não é só neste post que acontece, infelizmente)
*linguagem
subscrevo
Alguma parte em particular ou todo?
Na minha opinião é no geral…
Podia dar aqui muitos exemplos, mas isto é feito para ajudar muita gente por isso não vou estar a criticar.
No entanto, um pouco de mais cuidado na escrita fica sempre bem e aumenta a qualidade do pplware.
O programa não repara o sistema de ficheiros, repara as permissões (leitura/escrita) de grupos e utilizadores, muito provavelmente usando a funcionalidade de reparação que vem no sistema.
Se quiserem reparar o sistema de ficheiros têm que iniciar o computador noutro volume e usar o Utilitário do Disco, e se quiserem ter um sistema de ficheiros perfeito é usar o DiskWarrior, só faz basicamente isso, mas faz muito bem!
Obrigado.
Texto corrigido com essa indicação.
Acabado de actualizar..
Obrigado pela dica!
Para Windows, será esta a melhor aplicação do género?
Para mim, o melhor sistema de manutenção é deixar de vez em quando o computador ligado durante a noite. É quando o sistema faz auto-manutenção, e faz muito bem!
É aconselhável fazer isso depois de actualizar o sistema ou gravar/apagar grande volume de dados.
Se não for possível correr a essas horas à partida terá muito pouco impacto! Aliás ela acaba sempre por ser feita quando tiver a primeira oportunidade noutra hora. Nos computadores de hoje em dia quase que nem se nota que está a fazer a manutenção, pois em 1-2 minutos está feita
Se não estiver ligado durante a noite, ele não faz a manutenção diária. Faz a semanal e a mensal, essas sim a qualquer hora. Até ao Lion, dava para alterar a hora da manutenção diária através do terminal, ou mesmo dar ordem para fazer nesse momento. No Moutain Lion isso mudou e esses comandos já não funcionam. Não sei se haverão outros…
Isso não é verdade!
Se não fizer durante a noite, da próxima vez que a máquina for “acordada” a manutenção diária é feita.
Vai à consola e procura pelo registo diário para veres as horas a que tem sido feito (private/var/log daily.out)
Quanto aos comandos, não sei a quais te referes, mas desde o OS X 10.6 que esta manutenção deixou de usar o “cron”, usando o “launchd”, daí a manutenção ser feita quando for possível e não obrigatoriamente a uma hora determinada!
http://support.apple.com/kb/ht2319
http://www.maclife.com/article/columns/terminal_101_setting_and_running_disk_maintenance
Tens razão, já reparei que ele agora faz a diária a qualquer hora. Mas dantes, não estou certo se até ao Snow Leopard ou Lion, ele só fazia à noite por volta das 3 e tal.
http://www.mactricksandtips.com/2010/03/check-maintenance-scripts-on-your-mac.html
o que é que queres dizer com o link?
Se olhares para a página de suporte da Apple, diz lá expressamente o que digo
Já agora, se a máquina for mesmo desligada, parte da manutenção diária deixa de fazer sentido pois coisas que deveria limpar desaparecem ao desligar!
Para ver as últimas manutenções:
ls -al /var/log/*.out