Capo 2.1.2 – Uma análise à sua música, mais fácil que nunca
Um dos meus passa-tempos favoritos é a música. Quer seja no piano ou na guitarra, ando sempre a tentar aprender as minhas músicas favoritas. Para isso, posso recorrer a partituras ou tablaturas para aprender determinada música.
Mas por vezes, estas partituras ou tablaturas não estão correctas ou simplesmente não existem para determinada música. Hoje trago uma ferramenta que encontrei à pouco tempo, mas que se tornou uma das minhas aplicações favoritas em pouco tempo. Falo do Capo.
Atenção, temos uma licença para oferecer!
O Capo é uma aplicação para o Mac OS X que lhe permite analisar as suas músicas de forma fácil e intuitiva de forma a criar tablaturas e detectar acordes.
Quando aberto, o Capo mostra uma janela com uma série de vídeos introdutórios à utilização da aplicação. São vídeos pequenos mas bastante esclarecedores de algumas das funcionalidades mais importantes do Capo.
Com o Capo podemos abrir um ficheiro MP3, AIFF, WAV ou AAC de uma música e ser-nos-á apresentada a janela principal da aplicação.
A interface é simples e de fácil compreensão. Do lado esquerdo temos as informações da música, como o nome da faixa, nome do artista e do álbum, e podemos alterar a velocidades e o pitch da reprodução. Do lado direito temos em cima a representação da onda sonora e em baixo temos o espectograma da música. Este espectograma contém todas as informações da música que estamos a analisar.
O Capo torna simples a tarefa de recolher acordes de um determinado momento da música. Em baixo, na barra de ferramentas, ao carregar no botão com uma espécie de balão com um "c" dentro ou carregando na tecla "k" do teclado, o Capo irá criar um marcador com o acorde, detectado através das frequências nesse determinado momento. Se pensa que o acorde proposto não é o mais correcto, pode editá-lo com dois cliques.
Outra grande função do Capo é a criação de tablaturas de forma fácil. Como, perguntam vocês. Muito fácil... Para isso basta irmos até à parte desejada da música que queremos retirar a tablatura. Encontrada a parte com interesse, para clicar e deslizar o rato sobres as "manchas" correspondentes ao som. Em baixo, verá que está a ser criar a tablatura que pode executar numa guitarra.
Existem ainda outras opções para a criação das tablaturas. Se deslizar o rato para a caixa azul do lado esquerdo, verá que aparecem mais opções como o tipo da guitarra, a afinação ou o uso de um capo.
Outro conjunto de ferramentas oferecidas pelo Capo são so "Effects" que são constituídas por um ajustador de mono, um equalizador e uma ferramenta de remoção de voz.
O Capo conta ainda com outras ferramentas como a possibilidade de criar um loop para praticarmos uma determinada secção de uma música até acertamos.
Concluindo, se gosta de música e quer sempre aprender novas coisas, o Capo é a solução ideal para si.
Temos uma licença para oferecer!
Os developers do Cockpit tiveram a amabilidade de nos oferecer uma licença para sortear pelos nossos leitores. Desta vez o desafio é deixar um comentário neste post com uma letra de uma música sobre o pplware.com. As letras que se fizerem acompanhar de gravações áudio ou vídeo serão valorizadas. A resposta mais criativa receberá a licença do Capo que temos para oferecer. A data limite para concorrer é 15 de Maio de 2011.
Licença: Pago (39,99 €)
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6 +
Download: Capo 2.1.2 [Mac App Store - 4.3 MB]
Homepage: Super Mega Ultra Groovy
Este artigo tem mais de um ano
Não há nada do género para o Windows 7 ?
Tinha a ideia que havia algo parecido para windows mas não me lembro…e por acaso tb queria agora :p não me apetece repartir o meu windows com um mac :p
Pois, já me falaram, mas não me sabem dizer o nome, e não encontro em lado nenhum. Já o meu prof. de baixo, que usa Mac, me tinha falado do Capo…
Adorava saber também se existe para windows…
Same here….. :s
Tem um detector de notas bom para o Windows, seu nome é Melodyne Studio.
Eu não tenho certeza se já tem versão Stand-Alone ou se ainda continua sendo um VST, mas se tiver um editor de áudio (Sound Forge ou Audacity) pode carregá-lo como um VST dentro desses programas.
http://www.celemony.com/cms/index.php?id=products_studio
Penso que estejas a falar do Melodyne…
Sérgio, para Windows tens o equivalente ao capo que é o Amazing Slow Downer (http://www.ronimusic.com/).
Tal como o Capo, também é pago.
Se procuras uma alternativa gratuita, tens o BestPractice http://www.xs4all.nl/~mp2004/bp/
Espero que te sejam úteis.
Se funcionar com alguma precisão é fantástico mesmo! Nem que seja para dar uma ajuda em algumas músicas.
Já agora, não existe nenhum tipo de alternativa para windows?
Ponha musica mudo musica a hora que eu quizer
Quando trabalho ou apenas me ligo pplware
De manha ao meio dia as vezes a tardinha
Ou mesmo quando mudo o oleo no cumputador da vizinha
Ah.
porque é que estes dois post’s são iguais?
http://newscentermco.blogspot.com/2011/05/capo-212-uma-analise-sua-musica-mais.html
https://pplware.sapo.pt/apple/capo-2-1-2-uma-analise-a-sua-musica-mais-facil-que-nunca/#more-61655
É simples, porque “usaram” o nosso post 😀 e ainda por cima quero ver que licenças eles têm para dar 😉
Mas se clicares no ler mail verás qual é o original 😉 Está atento.
Mas que ótimo! Copiam discaradamente o seu post e ainda colocando que tem licença para oferecer. Deviam botar este fora do ar por um tempo indeterminado (por mim pra sempre). Isso é uma p*** falta de respeito.
Uso a versão para iPhone e iPad e está bastante boa, não é tão potente como a versão para MAC, mas dá para tirar uns rifss de guitarra e baixo.
Calma pessoal. Existe um plugin fantástico e GRÁTIS para o Windows Media Player (acho que só funciona até à versão 10) 🙁
Analisa em tempo real a musica que está a tocar e exibe os acordes no écran.
Vejam aqui : http://dbhovel.com/Extras/MuseOn.aspx
Experimentem e comentem
Fantástico! Desconhecia por completo a existência deste tipo de aplicações.
Vou ver se arranjo tempo para fazer qualquer coisa para participar no desafio 😀 Com esse programa tornava-me num Slash em pouco tempo. eheheh
Daniel pá, tou capaz de mandar fazer uma estátua tua ali no meu quintal. Thank you very nice.
Lol… eis uma coisa de que eu nunca precisei! E por razões óbvias, sou músico. Mas acho que é uma boa ferramenta para quem não se sente à vontade neste campo.
É engraçado porque eu costumo fazer exatamente o mesmo que este programa: ouço a música e retiro os acordes em tempo real. Bom, eu já costumo fazer ao contrário, primeiro componho a música (e diga-se partituras sim porque, quem faz música em loops a computador e tal e que se diz músico, não os tenho em conta) e depois, se precisar, escrevo os acordes.
Ferramenta aprovada!
Boas!
João, na minha opinião é esse o público-alvo da aplicação. Para pessoas como eu, que tem a música como um hobby, uma ferramenta destas é uma grande ajuda. 😀
Concordo. Abraço.
Aliás, se alguma vez precisares de ajuda (quando o programa crashar ou quando não conseguir detectar o acorde devido à complexidade harmónica, principalmente em música mais virada para o jazz)… podes contar comigo. (agora não me peçam ajuda todos de uma vez, he he he!)
Hehe, obrigado! Tenta compor qualquer coisa para o desafio. 😉
Era para fazer uma gravação mas os trabalhos estão a matar-me, cá vai a minha participação
Foi por amigos que te conheci
apaixonado então eu fiquei
tinhas tudo o que eu queria
parecia magia, ilusão…
E foi então que comecei a seguir
A “ouvir” o que tinhas pra dizer
E sentia que queria
mais vezes por dia te ver
Pplware, és o blog que eu mais leio
Pplware, és visita que eu tenho que fazer
És informação, mas também diversão
Tens humor….
E se um dia me falhas, não sei que fazer
Pois sem ti eu já não sei viver…
És a informação
Que o meu coração tanto quer…
Quem me dera um dia, ser mais que um leitor
Pplware tu tens o meu amor….