PplWare Mobile

Backdoor.MAC.Elanor: Anda um novo malware para Mac à solta


Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

  1. Não Interessa says:

    Não é que o OSX seja super seguro, os hackers é que não se dedicam muito a desenvolver para mac.
    Porque para fazer render o tempo que dedicam a desenvolver software que gerar dinheiro, mais vale desenvolver para windows que está sujeito a atingir uma população muito maior.
    O mesmo acontece com Linux…

    • Pirata says:

      A verdade é que o mercado Apple está a tornar-se mais apetecível a Hackers. Concordo contigo em todas as palavras.

    • Amilcar Alho says:

      Concordo…

    • Nathan says:

      O OS X é super seguro, isto só acontece se o utilizador instalar isto por mão dele. Ninguém te manda instalar, ainda por cima fora da AppStore e sem ser assinado. E nenhum SO desktop vai impedir um programa de causar dano.

      Dentro de pouco tempo a Apple deverá também neutraliza-lo pell Xprotect…

      • Goncalo says:

        Tal e qual como qualquer outro, mas com a diferenca de a Microsoft pensar na seguranca desdo as primeiras versoes do Windows e sempre teve incluidas ferramentas e componentes para melhorar a seguranca, ao passo que os MacOS nunca o tiveram pois nunca houve necessidade, a comunidade de utilizadores era insignificante e por isso mesmo nao era apelativa aos hackers, actualmente, como ja existe alguma projeccao no mercado, ja comeca a fazer sentido atacar Macs, por isso aparecem tamanhas falhas de seguranca como esta.
        Concluindo, se querem seguranca, preco baixo, boa compatibilidade com quase todo o hardware, aplicacoes para tudo e para todos os gostos, nada como o Windows 10, bate aos pontos a concorrencia, e como aqui se pode verificar, o Mac OS comeca a mostrar o seu baixo valor na area da seguranca.

        • says:

          “… a Microsoft pensar na seguranca desdo as primeiras versoes do Windows e sempre teve incluidas ferramentas e componentes para melhorar a seguranca, ao passo que os MacOS nunca o tiveram …”
          MacOS ?! Ainda não saiu para o publico. Se te referes ao OS X, pelo menos desde 2009 que o mesmo inclui o XProtect. Agora pergunto, que segurança tinha mesmo o Windows nas suas primeiras versões ? Nem nas primeiras, nem nas ultimas!. Basta ires trabalhar para uma loja de informática para veres computadores a chegarem cheios de murraça, dia após dia. Não há sistemas invulneráveis, há é sim muitos utilizadores que não sabem o que fazem.

        • Daniel says:

          “a Microsoft pensar na seguranca desdo as primeiras versoes do Windows e sempre teve incluidas ferramentas e componentes para melhorar a seguranca, ao passo que os MacOS nunca o tiveram pois nunca houve necessidade”

          Aqui estão alguns exemplos de ferramentas de segurança no OS X:
          XProtect, Gatekeeper, System Integrity Protection, Firewall, Firevault

        • Frederico says:

          Escreves muito, mas não acertas uma!!

        • Nathan says:

          Comentário triste e que demonstra a inveja e idiotice.

          Isto nem faz uso de nenhuma falha de segurança que não seja humana!

    • Joao Magalhaes says:

      Ou não se dedicam ou dedicam-se e as noticias não saem cá para fora. Nada melhor que roubar uma casa que não tem trancas na porta, principalmente estes que pensam que nunca lhes acontece nada.

  2. Xoxota says:

    Solucao?! Instalar o bifdefender, pois claro. Tava-se mesmo a ver

  3. Hugo says:

    Mais uma vez a segurança entre o ecrã e a cadeira.

  4. B@rão Vermelho says:

    A quanto tempo foi descoberto e a quanto tempo por cá anda?
    Eu reconheço que me sinto mais seguro a fazer pagamentos pela net pelos dispositivos da Apple, mas esta sensação de segurança pode ser muito perigosa.

  5. Mylittlelife says:

    Eu também: uns a dizerem que isto é mito e que por ser Apple não pode ser e até se calhar foi inventado; outros a dizerem que o windows é o pai de todos os males e outros a dizerem que o linux é invencível.

  6. Antonino says:

    registado

  7. Ze says:

    Falta explicitar que se não é assinado o software não é possível de ser instalado by default, será necessário ir aos settings de segurança e configurar para instalar apps vindas de qualquer parte.
    Ou seja, para o utilizador leigo, isto nunca fará mossa pois têm essa opção inactiva, para o utilizador avançado, já sabe os cuidados a ter.

    Tendo isto em conta apenas gostaria de afirmar, que embora seja Mac user há cerca de 15 anos e trabalhando na área tenho a dizer que MacOSX é dos SOs “tendry” com menor segurança, sendo o SO actual com mais segurança (livre ou pago) o Windows 10, embora ainda tenha algumas arestas para ser limadas, coisas como TPM, SecureBoot, MFA, Credential Guard, TrustedBoot, Device Guard e AppContainers, tornam-no no SO mais seguro e mais tecnologicamente avançado do mercado. É bom ver investimento em segurança tal que tenha justificado o DoD começar a fazer roll-out do SO em menos de 1 ano, quando antigamente levavam 3 a 4 anos para adoptar por um SO.

    • Daniel says:

      Quem te ouvir falar até parece que o OS X não tem features de segurança. De facto, maior parte dessas tecnologias já estão presentes no OS X há mais tempo, mas com outro nome

  8. Limbus says:

    Está na hora da Apple só deixar instalar coisas da store, aprisionando os utilizadores como faz no iOS.

  9. NT says:

    Onde é que ‘andem’ os ‘maneis’ que quando apareceu uma falha na uefi dos lenovo disse que “Compras um mac e está resolvido”
    Parece que não é assim tão linear… Todas as marcas/sistemas têm os seu Bug’s

  10. sakura says:

    o macos é usado em macs…..
    nem vale a pena um crack………
    windows server, linux e bsd. estes sim mas o macos é prinitivo idade da pedra ………

  11. Xoxota says:

    Apartir da altura que instalam software manhoso, vindo de um site qualquer estão por conta e risco. O software nao instala sozinho, é preciso dar permissoes de Super user para ser instalado. Dizer que isto é falta de segurança é nao perceber nada do assunto.

    • Hugo says:

      Não iria tão longe, mas apoio o que escerveste.
      Trata-se sempre da segurança do utilizador, independentemente do que este faça.
      Não podemos desresponsabilizar totalmente o sistema só porque o utilizador deu um clique onde não devia.

  12. Diogo says:

    Então meninos da apple. Aonde é que vocês andam. não eram os sistemas da apple super seguros. Backdoor com estes acessos todos é muito grave.

  13. Diogo says:

    Open System Preferences -> go to “security & privacy”
    in the first Tab (General) down the page on “allow apps download from:” check “Mac App Store and identified developers”

    parem de ser tapados. o Mac tem falhas de segurança? sim. o windows tem falhas de segurança sim… Queres uma maquina boa e segura tira-lhe a NiC (network interface card) Aka placa de rede, desactiva-lhe as portas USB just in case…

    p.s. para Mac users ligar a firewall (que nao vem por defeito) e activar o FileVault. Não torna o sistema impenetrável, mas é como tudo na vida. se deixares a porta de casa aberta a probabilidade de seres assaltado é maior.

  14. Pablo says:

    Isto só podem ser calunias. mac com virus? nunca na vida meus caros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.