Autocad 2012 para Mac – A Qualidade CAD e o Poder Mac
Por Daniel Costa para o PPLWARE.COM É inegável que o Mac OS X está de novo a conquistar o segmento CAD. É um poder aumentado para os muitos utilizadores do famoso software da Autodesk ter este software totalmente compatível com as máquinas da Apple. Já sabíamos o jejum que se fazia desde 1992 havia terminado, com o aparecimento da versão 2011 apresentada no ano passado para a plataforma Mac, mas a Autodesk aumentou a sua representatividade nos sistemas Apple e lançou também no ano passado uma versão AutoCAD® WS mobile que permite ao utilizador visualizar e trabalhar os desenhos em AutoCAD directamente no iPad, iPhone ou iPod touch.
O sucesso levou a que a empresa responsável pelo desenvolvimento do AutoCad aumentasse a aposta e lançou recentemente o AutoCAD® 2012 para Mac®.
O novo AutoCAD® 2012 para Mac® fornece ferramentas powerhouse 3D design e ferramentas de desenho que, além de aumentar sobejamente a qualidade do trabalho, permite um incremento considerável na economia de tempo de desenvolvimento de projectos. Uma das mais valias da integração na plataforma Mac OSX® é a interface de utilizador intuitiva. Esta permite com simplicidade desenvolver e partilhar os ficheiros independentemente da plataforma usada com suporte nativo para a tecnologia DWG™.
O AutoCAD® é o líder da indústria em modelação, concepção e desenho CAD 3D, projectos de arquitectura e engenharia e uma das melhores aplicações CAD do mercado em termos de capacidades de personalização e expansão.
Pode projectar e dar forma ao mundo à sua volta com as funcionalidades potentes e flexíveis proporcionadas pelo software de projecto e documentação AutoCAD, uma das ferramentas CAD 2D e 3D líderes mundiais. Acelere a documentação, partilhe ideias com a continuidade e explore-as de forma mais intuitiva em 3D.
Principais características:
- Suporte nativo para Mac OSX
- Free-Form 3D Design Tools
- Suporte nativo para DWG
- Ferramentas de produtividade
- Ferramentas de renderização
- Funcionalidade de matriz associativa
- Desenho paramétrico
- Interface intuitiva
- Personalização
Licença: Shareware
Sistemas Operativos: Mac OSX 10.6+
Download: AutoCAD 2012 [1.42GB]
Homepage: Autodesk
Este artigo tem mais de um ano
Uma excelente novidade para mim e para os milhares de utilizador Mac. Obrigado Daniel Costa por teres partilhado esta informação.
Nota: Na “Licença:” tens um “s” a mais na palavra Shareware.
Cumprimentos.
Uma ferramenta excelente no meu mac book pro… pena é eu não poder fazer um upgrade à minha grafica pois não é a melhor para correr o programa 🙁
Eh pah, agora “assustei-me”:p
Quando vi “Download: AutoCAD 2012 [1.42GB]” pensei, “-Oh, querem ver que conseguiram que o Autocad fosse livre para Macs”, mas afinal são só os 30 dias à experiência. Poxa já imaginaram se fosse assim? Era da maneira que a Apple rebentava nas engenharias:p
hehehehe se fosse assim no win também era a borla e escusava de ter pago alguns euros 1600€ numa licença de 3 anos.
já o utilizo há alguns meses mas na versão windows.
mas eu tenho quase todas as aplicações da autodesk versão estudante e eles deram-me as licenças todas e ta tudo registado… procura no facebook http://apps.facebook.com/autodeskeducation/ tem la também para Mac 😛
Deram-te não!!! Subornaram-te, pois habituam-te ao doce bom, e quando for para produzir algo (comercial), tens de pagar uma licença de 6000 euros..
Grandes amigos!!!
Chama-se vender o produto já a Bentley podia fazer o mesmo com o microstation e não faz. Mas sejamos sinceros para uma utilização geral e pronta a utilizar ninguém chega ao nível deles neste momento.
Outra coisa esses 1600€ foram pelo “normal” ou LT?
para versão estudante está muito bom, e logo se for trabalhar por conta de outrem os custos os custos das licenças não são comigo.. por isso “who cares”…
Só falta para Linux! Isso é que era 😉
Correção: A segunda screenshot é de Windows
tenho-o a correr no Lion, “for free”. É necessário o xcode mas consegue-se utilizar bem procurando nos sítios certos.
Torna-se desnecessário assim correr o Windows no Mac para mim.
Grande cena. Agora era ter uma alternativa ao nível do visual studio.
?
O que uma coisa tem a ver com outra?
Estou a falar de grandes ferramentas de terceiros que agora começam a chegar ao Mac.
O autocad é uma delas, até ao autocad 2011 apenas existia para Windows. Mas também é preciso uma alternativa (excelente) para trabalhar com o C, c#, etc no MacOS. Existem algumas alternativas mas, na minha opinião, deixam muito a desejar. Já pensava 2 vezes em comprar um se existisse o Visual Studio para Apple ou pelo menos uma grande alternativa. Existe muitos programadores que tem Windows no Mac (dual-boot) devido ao Visual Studio.
Já percebeste o que uma coisa tem haver com outra?
Tens o XCode que é gratuito e dá para programares em C, C++, Objective-C, Objective-C++, Java, AppleScript, Python e Ruby.
Não. o Autocad 2011 já existia para mac. esta já é a 2 versão para mac.
Atenção. Ele não disse que o Autocad 2011 só existia para Windows. Leia novamente…
Pena terem desistido das máquinas a 32bits… Eu uso muito o Autocad e tenho de ter o windows por bootcamp para o correr. É uma chatice, porque o meu macbook é da primeira fornada 🙂
Alguém sabe se esta nova versão do AutoCad já corre de forma decente no Mac OS? O 2011 bloqueava constantemente ao fazer Hatch, e nem se fala em ficheiros um bocadinho mais pesados que em Windows corriam na perfeição… Enquanto a Autodesk não acertar na versão Mac do Autocad, e não criar um Rhinoceros para mac igualmente bom ao actual, nem penso numa eventual troca.
O meu começou a bloquear depois que saiu o 1º update.
Voltei a instalar a versão original, não voltei a fazer updates e nunca mais bloqueou.
Mas tem alguns bugs…
Estou a falar do 2011…
Bom Bom era mesmo lançarem o 3d max da autodesk para mac mas enfim haja paciência com esses gajos…. ainda tenho esperança que o lancem também
Experimentem o DraftSight da Dassault Systems, completamente gratuito para mac, win e linux…já o uso à algum tempo, funciona lindamente…
http://www.3ds.com/products/draftsight/download-draftsight/
Talvez merecesse uma review da pplware.