As 10 principais razões que levam a Apple a rejeitar aplicações
Para quem desenvolve aplicações para a loja da Apple, a App Store, sabe que esta será testada e terá que passar por um teste rígido por parte de testers da Apple antes de esta ficar disponível na store.
Até hoje, as razões, ou as principais razões, que levavam a Apple a rejeitar as aplicações eram desconhecidas, mas agora a Apple disponibilizou um documento a explicar quais os principais motivos para a sua rejeição.
Vamos conhece-las!
Mesmo antes de se conseguir submeter a aplicação desenvolvida para a store esta tem que seguir um protocolo, como por exemplo:
- Deverá incluir uma launch image preparada para ecrãs maiores (iPhone5)
- A imagem para ser mostrada na loja tem que ter um tamanho específico com pontos por polegada específicos;
- Caso a aplicação seja para iPhone, a Apple obriga a que haja screenshots tirados com dispositivos com ecrã de 3.5” (iPhone 4 / 4S) e 4.0” ( > iPhone 5);
- É necessário preencher um formulário a especificar se a nossa aplicação contém imagens sensíveis ou não, imagens violentas, para definir um rating e idade para a aplicação. Por exemplo, a aplicação do Pplware está definida para maiores de 12 anos.
- Toda a informação da App Store tem que bater certo com a informação existente dentro dos ficheiros de configuração da aplicação.
Notas:
Todas as aplicações tem que estar prontas e configuradas para ecrãs maiores (iPhone5), regra definida pela Apple no ano passado.
Segundo as novas regras, depois de uma aplicação ter sido submetida não se pode proceder a alterações de informação, como por exemplo, screenshots. Para se fazer alterações tem que se voltar a enviar a aplicação para revisão.
Depois da aplicação ter passado por estes primeiros passos, será então enviada para revisão. Ao contrário do que se passa por exemplo com as aplicações que são enviadas para a Play Store, na App Store da Apple elas são aprovadas, em média, em 24horas. Uma aplicação na App Store demora em média 1 semana a ser aprovada. Quando se trata de um update, normalmente no prazo de 1 / 2 dias temos a aplicação disponível na store.
Mas nem todas as apps são aprovadas e há uma grande taxa de rejeição, que, segundo a Apple, são motivadas por 10 principais razões:
1. Crashes and Bugs Antes de enviar um aplicação para revisão esta tem que ser bem testada, e não deve de ter nenhum bug.
2. User Interface
A Apple dá grande importância à interface das suas aplicações, como tal, antes de enviarem a vossa aplicação para revisão, há que ter em conta este pormenor, se é uma app com uma interface amigável e de fácil utilização.
3. Links que não funcionam Se a vossa aplicação tiver links para páginas de Internet, de registo ou outras, verifiquem se estes links estão a funcionar e se não se enganaram a escrever os endereços.
4. Informação temporaria Se tiverem na vossa aplicação, por exemplo, um botão que diga que a funcionalidade irá estar disponível brevemente, a vossa aplicação será rejeitada.
5. Informação incompleta Antes de se enviar a aplicação para a store, enviem toda a informação necessária para a Apple (explicado na primeira parte do artigo). Por exemplo, se a aplicação tiver login, enviem para a Apple um username / password de testes para eles a poderem testar. Caso existam partes mais complexas da aplicação, enviem um vídeo para a Apple a explicar como funciona a vossa feature. Outra parte importante, é manterem a vossa informação atualizada, por exemplo, o email, caso a vossa app seja rejeitada, irão receber uma notificação com o erro e podem assim enviar um email a Apple a explicar o porque de acontecer o erro.
6. Publicidade Caso a vossa aplicação implemente a framework de Publicidade, esta tem que estar a funcionar logo desde início. Se durante a altura de testes, a publicidade não aparecer a vossa aplicação é rejeitada. Se a vossa aplicação não passar de um conjunto de páginas Web, com interações “a lá web” a vossa aplicação poderá ser rejeitada também.
7.Submeter aplicações semelhantes para a store Caso as aplicações enviadas para a store, através da mesma conta da Apple, sejam todas bastante semelhantes, o risco da aplicação ser rejeitada aumenta.
8. Descrição insuficiente A descrição da aplicação e os screenshots, tem que mostrar o que é que a aplicação é capaz de fazer na sua totalidade, caso os screenshots não tenham nada a ver com a aplicação e a descrição esteja “desalinhada” com a realidade da aplicação, a aplicação poderá ser rejeitada.
9. ‘Enganar’ utilizadores A aplicação tem que funcionar tal e qual como é anunciado aos utilizadores. Não se pode dar a entender a um utilizador que a aplicação é uma coisa, quando na verdade não o é!
10. Falta de funcionalidades Caso a vossa aplicação traga poucas funcionalidades a possibilidade da mesma ser rejeitada também aumenta. Antes de enviar uma aplicação para a store, vejam o que há de “concorrência” e tentem perceber se realmente o que fizeram traz algo de novo para store!
Percentagem total de rejeição de app's
58% Devido as 10 razões apontadas (Apresentadas a cores)
42% Outras razões (Cinza)
Para evitar estes problemas os developers devem de ler as Guidelines da Apple.
Fonte: Apple
Este artigo tem mais de um ano
As que não passam são enviadas para a PlayStore.
Apesar de seres um Zé, ri-me com essa. 🙂
HA HA HA! O Nelson tem muita piada… Adoro os teus comentários bastante úteis e nada facciosos.
Caiu um santo do altar, mas… Concordo plenamente contigo.
Como utilizador de Android, posso dizer que a Google Play é das piores lojas existentes.
Procurar algo por tema, é ter a certeza que 60% é chinês/cópia reles, 30% spam/trials dissimulados, e 10% algo que interesse mesmo!
Já para não dizer que a cada update fica extremamente pesada e lenta (em telemoveis mais fraquitos).
Fico-me pelo F-Droid, tem poucas apps, mas são de confiança e têm source.
Das piores lojas que existe?
ainda existe a Blackberry e Windows…
Da Blackberry não posso falar porque desconheço.
As do windows normalmente tambem sao verificadas, por isso é que nao existem 1298372814794 de aplicaçoes para lanterna e outras 12938439824 para simular peidos…
Até ha pouco tempo fizeram lá uma limpeza na store… por isso estou descansado com o meu lumia… é verdade tens o office completo no teu android? excel, Word, Powerpoint, Onenote??
Não uso android…. Mas gosto muito de WP mas temos que admitir que faltam algumas app…
Ficava admirado se não aparecesses logo aqui a criar guerras num artigo que nem sequer menciona a Google. Obrigado por seres tão previsível.
ele já é para passar ao lado
É normal quando não se tem mais argumentos, alguns passam a vida somente a falar mal dos outros, são opções de vida….
Nuno Azevedo
+1
Já deve ter esquecido do icloud 😉 este nelson..enfim.
Já leste o comunicado da Apple?
Já deves ter esquecido o malware todo que há para Android, e as pessoas que lhe invadem os dados pessoais todos os dias, em todos os serviços…
Calma meninos que era um piada…
calma modo falar, para ti modo provocação
Não percebi, mas não quero saber.
quando disseste calma foi só modo falar, porque tu gostas é de provocar.
Ha ha,bem visto, BEST JOKE EVER
” se é uma app com uma interface amigável e de fácil utilização.”
Acho que já disse isto noutro posto qualquer. Basta que cumpram as Human Interface Guidelines da Apple. Podem inventar novas formas de interacção, transição (um bom exemplo foi o Pull to Refresh do Twitter), o que seja, mas tem sempre que cumprir os requisitos mínimos da Apple.
De um ponto de vista de designer, eu acho que a Google tem que passar a fazer o mesmo com o Android L.
João, respondi-te no outro post sobre o que disseste das guidelines !
Bem… no android aplicações de confiança têm um ícone azul “escolha dos editores” ou qq coisa assim
Falta a razão principal: verificar se a app tem algum modelo de negócio que a Apple possa tentar deitar a mão…
Se der para comprar algo na App, nem que seja um link ou frase a indicar onde se pode comprar de forma externa à App, a Apple chumba-a… Até ver alguma “massa” no in app purchase…
Tive algumas chumbadas o q me levou a concluir que esta é a principal razão de existência desta validação prévia.
Sim, sim… LOL
está bem documentado que a Apple não autoriza referências/links a pagamentos externos à loja…
Se por um lado se compreende a frustração dum programador, por outro isso seria um caminho para nenhuma aplicação pagar alguma coisa à Apple, apesar de usar a infraestrutura da Apple para distribuição
Ele não sabe do que está a falar…
É óbvio que podes vender o que quiser (tipo App do ebay/amazon) numa App.
Só não podes é vender conteúdo/funcionalidades/serviços digitais para a App, dentro da App, fora da Store.
Se não quiseres pagar, tens de vender fora da App, tipo no site…
Falta aí outro motivo pelo qual recusam apps: basta aparecer uma gaja de soutiã, é logo pornografia pelo ponto de vista da Apple. É porque lá em Cupertino é tudo virado para outro lado, e então coisas com mulheres com pouca roupa não são bem vistas.
Off-topic: alguem me pode explicar como colocar imagem personalizada para cada user nos comentarios… como por exemplo os admin teem?
http://www.gravatar.com
10. Falta de funcionalidades. Isto sim para mim devia ser regra em todas as stores. a quantidade de apps que existem que nao servem para quase nada é impressionante.
A App Store da Apple teve uma muito boa há uns tempos, pagava-se 1000 dólares e não fazia nada, era só para mostrar I Am Rich. E incrivelmente houve gente a pagar.
E para a playstore estão mais que boas. o importante é terem liberdade.
O importante é terem liberdade? Para liberdade, não é preciso store nenhuma!
Se querem liberdade, deixem as pessoas sacarem as app’s que querem da net, e cada um por si.
Para que serve uma loja senão para controlar a experiência?
Pela boca morre o peixe.
Então, no android podes instalar da store ou de fora, no teu iPhone só podes instalar da store. Afinal o iPhone é mesmo mau :p
Artigo muito informativo, obrigado. A Google Play tem os seus problemas mas tem vindo a melhorar e penso que vão aproveitar o update do Android para polir algumas guidelines.
Ja agora para os interessados, a apple lançou hoje as novas guidelines para o iOS 8 !
Com tudo gostaria de saber quando a pplware vai lançar a sua app para iPad.