Apps Android ganham em downloads mas apps iOS facturam mais
O sistema operativo móvel da Google, o Android, é inquestionavelmente o mais popular do mundo. A par disso, a loja de aplicações Google Play tem mais aplicações que a concorrente da Apple mas tal não significa uma maior receita.
De acordo com um relatório recente da Annie, as apps Android ganham ao nível dos downloads mas são as apps iOS que geram mais dinheiro.
Repetindo um pouco aquilo que tem vindo a acontecer nos últimos anos, com menos downloads de app a Apple tem conseguido gerar uma receita superior à concorrente Google. Como se pode ver no gráfico seguinte, o número de downloads de apps no Google Play tem aumentado significativamente (em 2015 foi atingida a marca dos 200 milhões de downloads) enquanto na Apple Store o volume de downloads se mantém linear (em 2015 a App Store registou cerca de 100 milhões de downloads).
O relatório revela que o crescimento do número de downloads no Google Play se deve à expansão da loja de aplicações para países emergentes como a Índia, México e Turquia.
Em termos de métrica comercial, como é referido, a Apple continua a facturar mais que a sua rival. Em 2015 as apps para iOS tiveram uma receita 75% superior comparativamente às apps para Android.
A China tem sido o país onde a Apple tem conseguido “ganhos incríveis” onde o número de downloads aumentou cerca de 20%, face a 2014, muito por culpa do grande número de iPhones 6 e 6S que tem ajudado a própria marca de Cupertino a bater recordes de vendas.
Este artigo tem mais de um ano
Eu ao nível de ios tenho sentido alguma falta de aplicações gratuitas com qualidade e quantidade em relação ao Android. Tanto que no android gasto dinheiro em aplicações bem desenvolvidas para retirar publicidade e ajudar quem as fábrica. No ios tem sido mais por uma questão de necessidade pela falta de oferta gratuita.
Hummm… muito estranho!
Tive uma empresa de desenvolvimento mobile.
Investiguei muito, e o procedimento geral de cada estudio ou indy developper é fazer uma versão para IOS (gratuita e paga) e a seguir o mesmo para Android…
Windows não existe ( 2 % de quota mundial)…
O IOS dá mais lucro do que o Android (sempre deu), porque quem compra IOS (produto premium) normalmente é gente que gasta, enquanto que no Android (mercado segmentado – não é premium) o utilizador normal que compra um telemovel por 100/200 € não gasta em apps…
Eu tenho Android.
João
É exatamente isso que disseste, porém há que ver duas coisas:
1- O Android permite instalar apps fora da loja sem grande problema.
2- O Android permite instalar lojas alternativas à loja da google
3- 1 app tem sempre imensas alternativas, no Ios isso não acontece tanto.
É obvio que eu tbm acho um exagero o número de apps inuteis que existem na loja mas isso é assunto para outro artigo
gastar dinheiro em aplicações………….rofl
Realmente não é necessário quando não se tem um smartphone!
Espera, gastar dinheiro em aplicações, naaaaa
Agora imagina que todos eram como tu? Deixavas de ter aplicações, ou os programadores trabalham a borla?
“aplicações bem desenvolvidas” com “publicidade”…
Bem, cada um tem o seu padrão mínimo de uma aplicação bem desenvolvida.
@Daniel
Então para ti uma aplicação bem desenvolvida é uma aplicação que usas sem qualquer possivel beneficio para o developer?
Aposto que tambem gostavas que o teu patrão não te pagase pelo teu trabalho… isso sim seria um bom patrão.
+1
Falta de aplicações gratuitas com qualidade?
LMAO!
Só fala assim quem não conhece o que há para iOS!
Estranho o volume de receitas não ter aumentado com a entrada da Apple na China…lendo o gráfico, o aumento de 20% na China do iOS foi anulado com menores receitas no resto do mundo.
De referir que o Google Play está interdito na China, que é um mercado gigantesco…
o gráfico que aparece é do nº de downloads (indexado), não de receitas. Não sei o que é que esse nº representa mas imagino que seja de novos clientes às aplicações.
Em volume de receitas a loja da Apple teve crescimento maior do que a loja da Google.
A Apple já está há vários anos na China.
Em 2013 já existia Apple na China.
Estes dados parecem não estar muito reais. Como é que que o Android apps duplicou no número de downloads em dois anos e mesmo com um aumento de 20% na China as apps IOS estão mais baixas em 2015 que em 2014? Não contando com os milhões de iFails que foram vendidos nestes dois anos. Mais uma daquelas notícias do pplware que contam para o trash can.
Os dados podem não representar a realidade, sem saber a metodologia é sempre possível que os seus números tenham falhas, mas o erro não deve ser muito grande.
Contudo é preciso ter em conta que não há uma relação linear entre nº de vendas de dispositivos e o nº de downloads. Este nº de downloads deve representar novos utilizadores para cada aplicação, e isso depende dos tipos de utilizadores (por exemplo a sua antiguidade na plataforma), e da frequência com que arranjam novas aplicações – utilizadores recentes devem descarregar +, etc, etc.
O facto é que acabou até por ser a loja da Apple a ter maior crescimento no rendimento, e isso pode ser por aumento no nº de utilizadores.
Algumas coisas para corrigir nesta notícia:
– O rendimento de aplicações do iOS em relação ao Android foi 50% em 2014. Em 2015 foi 75%.
– Estes resultados são apenas dos downloads de programadores registados, que permitam fazer tracking dos downloads. Por exemplo, o programador “Apple” não está registado, logo os downloads das suas aplicações não são contados.
Isto explica os resultados baixos de downloads de aplicações. 100 milhoes no iOS num ano? 200 milhoes no Android no outro?
Falando especificamente do iOS, em menos de 8 anos, a App Store vendeu 100 mil milhões de aplicações (valores de Junho de 2015). E no último ano, só vende 100 milhões?
Actualizei a parte dos 75%.
porque os dados da empresa não falam em nº absoluto de downloads, são valores indexados, uma percentagem face a um valor de 2013.
O meu problema é exactamente esse, qual a relevância estatística dos resultados apresentados? Não tenho acesso ao relatório, e é a informação fundamental aqui
Não acho que seja assim tão relevante não darem um valor absoluto e usarem percentagens. Pela percentagem continua a ser possível analisar a evolução ao longo do tempo, e a amostra deles parece ser bastante grande.
As dúvidas que ficam é com os tipos de dados que realmente recolheram e como
Iphone 6 ou Nexus 6p?
Queres um topo de gama ou uma carroça?
Anything but iPhone 6.
Everything but a device with Android, Windows Phone, Firefox OS, BBos (they used to be awesome back in the time), Symbian OS… Every device with iOS, will always be a great choice. Rather use a device with a operational system design specially for it than using garbage 😉
Aquele que não é feito de plástico, e tem um OS de porcaria, com problemas de wakelocks e de bateria!
Muitas das apps que tenho no meu Samsung são pagas no iOS… dai a diferença… na Apple é tudo a pagar!
Exactly.. os programadores pagam mais para desenvolver para IOS, daí a diferença de preços 😉
deves pensar que o custo de desenvolvimento dos programas se resume ao que cabe às lojas.
É tudo a pagar, existem milhares de apps de qualidade de borla no iOS! Muitas delas nem existem para Android!
Muitas das apps grátis (Completas sem Ads) que tenho no meu Samsung são pagas no iOS… dai a diferença… na Apple é tudo a pagar!
app grátis completas e sem publicidade no Android? E pagas no iOS? São do entroncamento?
É muito estranho alguém desenvolver uma aplicação e abdicar de qualquer tipo de retorno económico no Android e querer retorno económico no iOS, mesmo muito estranho.
Falta dizer quais
Que Apps são essas? É que não me ocorre nenhuma. Existem aplicações no Android que são gratuitas e pagas no IOS. Mas depois é afogado de propaganda.
…e Windows Phone? x)
o windows morto… mobile ….. em desktop já a ppl a ganhar “massa”…….. bem a assinatura é vitalicia …….. 19Euros.
Falta falar das Apps para Android que são pagas com os dados dos utilizadores, pagas com cryptolockers, ransomware e mandam SMS para números de valor acrescentado!