Apple WWDC 2019: O que esperar do evento de hoje
Hoje é dia de evento Apple dedicado aos programadores. A Worldwide Developer Conference começa mais logo, pelas 18h de Lisboa, e nós estaremos cá a acompanhar todas as novidades.
As expectativas estão elevadas e espera-se que, este ano, a Apple surpreenda e entre numa nova era. Mas então o que esperar do evento de hoje?
Um novo sistema operativo: o iOS 13
A grande novidade aguardada para o evento desta tarde é, evidentemente, a nova versão do seu sistema operativo, o iOS 13. Este novo sistema deverá começar por incluir uma série de aprimoramentos de desempenho. Garantindo, dessa forma, que a atualização seja executada com sucesso mesmo em dispositivos mais antigos.
A inclusão do Dark Mode será, no entanto, uma das mais desejadas pelos utilizadores. Os rumores em torno desta possibilidade são mais que muitos e até vimos surgir imagens nesse sentido. A dar ainda mais força a esta ideia existe a própria tendência de mercado que está a levar os programadores a criarem as suas versões em modo escuro.
Nos novos smartphones Apple com ecrã OLED, este modo escuro poderá ainda estar numa melhoria significativa da autonomia dos smartphones. Algo que deve ser encarado de forma muito positiva.
Mas há mais!
Espera-se que a app de mensagens venha a receber uma nova interface, associando as imagens de perfil às conversas. Além disso, terá novas configurações de privacidade, respondendo uma vez mais às preocupações dos utilizadores. Já na gestão do e-mail, o utilizador passará a poder classificar e categorizar automaticamente as suas mensagens.
Há ainda uma melhoria para os lembretes da Apple com o iOS 13. Irão surgir separadores para cada tipo de compromisso ou conteúdo. Os compromissos diários e eventos assinalados pelo utilizador aparecerão de forma mais organizada. Isto é algo que se torna ainda mais percetível no grande ecrã dos iPad.
Outras das atualizações esperadas estão relacionadas com o bem-estar do utilizador. Com o iOS 12, passou a existir o modo Bedtime. Agora, com o iOS 13 espera-se um Sleep Mode mais completo e ainda menos intrusivo para quando o utilizador está no seu momento de descanso. Para os mais novos, o controlo parental deverá passar a ser feito de uma forma ainda mais personalizada. Aplicação por aplicação.
Evidentemente que as novidades não se irão esgotar por aqui. Esperam-se novidades nas apps Mapas, Find My Friends, Safari, nomeadamente com um novo gestor de downloads, e até novidades ao nível do teclado e forma de escrita.
Os iPads e as mudanças com o iOS 13
Quanto aos iPads, apesar de não existirem tantos rumores em todo daquilo que pode mudar, espera-se que o iOS 13 venha trazer uma nova forma de trabalho. A primeira grande novidade deverá estar relacionada com uma nova interface multitarefa. Além disso, os programadores poderão mesmo desenvolver apps que se possam dividir dentro das suas próprias janelas.
Isto é algo que poderá mudar de forma profunda a forma como os utilizadores interagem com seu tablet.
Fala-se também que o iPad poderá obter suporte para ratos Bluetooth, mas as certezas quanto a esta possibilidade são muito remotas.
De forma nativa, os iPads poderão funcionar ainda como um ecrã secundário do Mac, algo que hoje se consegue fazer com recurso a apps de terceiros.
macOS 10.15 também trará novidades?
Uma das novidades que os programadores aguardam é a possibilidade de criarem apps que se adptem tanto ao iOS como ao macOS. Esta possibilidade não estará disponível num futuro próximo, mas à disposição dos programadores passará a existir uma ferramenta (UIKit) que permite migrar de forma mais fácil as apps do iOS para Mac.
Isto já aconteceu para algumas apps e espera-se que esta nova versão do macOS traga consigo outras apps com base no mesmo princípio.
Mas a interação com o iPhone e com o PC poderá ser mais próxima a outros níveis. Muitos dos recursos originais do iOS passam a estar de forma mais permanente no macOS, tal como os atalhos da Siri.
Para o Apple Watch
O Applw Watch deverá receber uma versão própria da App Store, provavelmente, apenas com as apps dedicadas ao relógio. Mas isto é algo sobre o qual ainda não existem certezas.
Apps como Voice Memos e Livros também vão chegar ao watchOS. Evidentemente, a área da saúde também vai receber novidades interessantes, sendo que o utilizador poderá contar com apps de lembretes para medicamentos ou para acompanhar ciclos menstruais.
Outras novidades
A Apple TV não deverá receber grandes novidades, provavelmente nem terá destaque neste evento, tendo em conta as mais recentes novidades de que foi alvo. Por sua vez, o HomePod poderá finalmente receber suporte para multi-utilizadores, executando funções específicas direcionadas a cada voz, ligando-se ao Apple ID da pessoa em causa.
Há ainda quem aponte para o lançamento de um novo Mac Pro neste evento, algo que, aliás, é dado como quase certo.
Fique connosco a acompanhar todo o evento em direto, a partir das 18 horas.
Este artigo tem mais de um ano
Bom dia! tens alguma receita para nós? 😀
Videos, muitos videos da treta… palmas, muitas palmas,,, conversa da treta e mais do mesmo.
Mais um aliado! Mais do mesmo…
Aziado
Seria interessante a apple pedir aos programadores para ter opção nas apps de dark mode. Tipo modo normal e dark mode. Bem como seria interessante a unificação das apps entre iOS e MacOS. Pelo menos essas sãos as novidades que mais gostaria que acontecessem.
É muito possível que seja assim que a Apple vai pedir, provavelmente vai haver uma API que permita observar quando o Dark Mode está activo e as apps vão ter que reagir a isso para activar o tema Dark Mode, duvido muito que a Apple faça algo do lado deles para permitir o Dark Mode.
Para o iOS é bem possível que isto seja algo opcional, pelo menos para já, porque não estou a ver a Apple obrigar a todos as apps a suportarem o Dark Mode.
Tirem o notch, dark Mode e aumento autonomia bateria.
Fora isto blá, blá, blá e blá….
A possibilidade de portar apps iOS para macOS tem o nome de “Marzipan” e não UIKit.
Boa noite,
Os novos iPhones vão trazer suporte ao 5g¿
Obrigado