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Apple volta a bater recordes com resultados do 2º trimestre 2015

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Paulo Santos says:

    Apple Inc. said its quarterly profit surged 38%, boosted again by strong demand for the company’s latest iPhones and robust growth in China where sales more than doubled.

    Still, shares of Apple — up 39% over the past year — slid 6.7% to $122 in after-hours trading as the company’s revenue outlook for the current quarter fell short of Wall Street expectations.

    in MarketWatch

  2. 1berto says:

    Superaram todas as expectativas? Tipo as vendas mais baixas de Ipad’s nos últimos 3 anos?

    • 1berto says:

      Já agora a expectativa era um crescimento de 16% nos Macs (YoY), e foi apenas 9%… O pplware precisa de saber melhor que é significa “superar as expectativas”.

      • Esses números têm de ser vistos de forma global e não de forma tão particular como queres. Sim, os Mac ficaram abaixo do esperado, mas o restante passou o que estava a ser aguardado.

        • 1berto says:

          De forma global é superar uma expectativa, e não todas. Como disse, o mercado do Ipad, e Mac não está a correr tão bem com se esperava.
          Que venha daí o Ipad Pro que segundo o Tim Cook em 2012 era algo “confuso”.

          • JBM says:

            continuas na mesma tecla! Não confundas o que alguns esperavam com o que o mercado no geral esperava.

          • 1berto says:

            Sim, o problema é que esse alguns são os acionistas, que não lhes interessa apenas que o número seja positivo.

          • JBM says:

            O problema é que não sabes que a cotação da Apple sofre quase sempre a seguir aos resultados, quase que nem importa se são bons ou não porque há muita gente a especular nas semanas antes. Não são os accionistas de longo prazo, são os especuladores.

      • Benchmark do iPhone 6 says:

        Por acaso o aumento das vendas de Macs de 16% não era uma expectativa, era a previsão da Gartner há poucos dias – e que dava todas as outras marcas a descer, o que valoriza o aumento das vendas dos Macs.

        http://www.businessinsider.com/pc-sales-plummet-in-q2-2015-gartner-idc-say-2015-7?op=1

        • 1berto says:

          O decréscimo das outras marcas é justificado por muitos pela chegada do Windows 10, ou seja previsível e sem efeitos negativos.

          • JBM says:

            Sabias que as vendas de PCs já estavam em queda antes? O Windows 10 não explica toda a quebra!
            Sabias que o Mac há muito tempo que cresce acima do mercado de PCs?

          • 1berto says:

            Ai sim? É que segundo a Gartner por exemplo o mercado de PC’s cresceu no último trimestre de 2014…

          • JBM says:

            Segundo a tua gartner nos últimos 3 anos o mercado só cresceu em 2 trimestres e muito pouco 0,1% há 1 ano e 1% há 6 meses atrás, e muitas das vendas que houve pelo meio e esse crescimento podem ser explicados pelo mercado empresarial ter andado a renovar a sua base, muito por causa do fim do suporte do XP. Por isso sim, o mercado já estava em queda e agora não tem tanto o efeito das compras no mercado empresarial para compensar.

          • FG says:

            Tretas!

            Eles oferecem o Windows 10 a quem comprar um PC por esta altura!

            Pela mesma ordem de ideias, ninguém comprava um Mac, porque pela mesma altura, sai o El Capitan!

            Ninguém liga a updates no Windows… Nem para o 8.1, que é de borla, eles atualizam…

      • JBM says:

        é sem dúvida um exagero dizer que superou todas as expectativas quando havia analistas a prever mais vendas nuns segmentos enquanto outros previam noutros segmentos.
        O valor de 16% de crescimento nos Macs era a previsão de alguns analistas e não de todos, por exemplo! Outros, como a Gartner, até davam a entender menor crescimento do que o dado pela Apple. O mesmo com o iPad alguns previam mais vendas enquanto outros previam menos vendas, embora duvide que houvesse quem previsse mais vendas.
        No global o crescimento apresentado pela Apple é bastante alto.

        • Daniel says:

          Superou as expectativas traçadas pela Apple para o trimestre. Isto acontece todos os trimestres. A Apple dá previsões realistas… os chamados analistas apresentam resultados quase impossíveis. A Apple supera as previsões que criou, mas não consegue atingir os resultados dos que tanto analisam.

          • TR says:

            Previsões realistas ou previsões expectáveis só para depois se puderem congratular que passaram todas as expectativas?

          • Daniel says:

            A apple publicou uma guidance de 47 mil milhões de dólares para este trimestre. Duvido que uma guidance destes seja “jogar por baixo” só para ter a certeza que se bate estes números.

          • Baptista Batos says:

            Que argumentos…

            47 para 49 vai uma diferença louca!

        • 1berto says:

          Não interessam de quem são as previsões, até os resultados finais, o interesse dos acionistas é focado nas previsões, pelo que se não são atingidas, há um efeito negativo.

          • JBM says:

            Não interessa de quem são? Interessa duma forma geral o consenso nas previsões, não o que 1 analista isoladamente prevê, por isso não interessa vires para aqui dizer que este ou aquele disse isto ou aquilo ignorando a imagem geral das previsões, ignorando que há outros que previam menos. Se não, é fácil ser sempre um desastre, basta olhar para quem prevê mais, já que há sempre alguém que prevê mais alguma coisa nalguma coisa.
            E o facto é que os resultados globais da Apple superaram o consenso dessas previsões, com um crescimento alto!
            Já a questão da cotação bolsista, é um conjugar de factores, especialmente pela previsão dada pela Apple para os próximos meses. É uma situação muito habitual quando a Apple anuncia resultados.

    • Baptista Batos says:

      Sim?

      Se o iPad está mau, e esse é o mais vendido do mercado, como é que estão as outras todas?

      iPhone = recorde, aumento de unidades 35%, 59% de receita
      Mac = recorde, aumento de unidades 9%, 9% de receita
      Serviços = recorde, aumento de 12% de receita
      Outros produtos = recorde, aumento de 59% de receita

      Só o iPad é que decresceu 18% de unidades, 23% de receita, que é o tablet mais vendido do mundo.

      Mas no total? 33% de aumento de receita…

      Mas que empresa é que tem um aumento de 33%?

      Google? teve menos de 20%, e foi um enorme sucesso para eles!

      Samsung? Crescer? Nada! Até tem recuado na receita…

      • 1berto says:

        Sim o Ipad é o tablet mais vendido no mundo, não disse o contrário, assim como tu não disseste nada que justificasse o facto de ter sido o pior trimestre desde 2012 em relação a vendas do Ipad.
        Agora, porque é que o Iphone sobe e o Ipad desce? Hum… Se calhar à artigos no mercado que estão a fazer os consumidores olharem para o Ipad como um pisa papeis.

        • Hugo Soares says:

          “Sim o Ipad é o tablet mais vendido no mundo”
          “iPad = Pisa papéis”

          Pelo menos os pisa papéis tiveram um crescimento brutal este ano, segundo a tua analogia.

        • FG says:

          Ora diz lá o que é que substitui o iPad?

          Portáteis, cada vez vendem menos, e a Apple vende mais.

          Phablets, a Apple está a dominar na Ásia, onde se vendem mais phablets, e já ultrapassou a Samsung na Coreia do Sul e China!

  3. Benchmark do iPhone 6 says:

    Comparando com o trimestre homólogo de 2014:

    Valores em milhares de milhões de dólares:
    Receitas no 2° trimestre de 2015: 49,6 contra 37,4 no 2° trimestre de 2014, um crescimento de 32,6%
    Lucros: 10,7 contra 7,7, crescimento de 39,0%

    iPhones: 47,5 milhões contra, 35,2 milhões, crescimento de 34,9%
    Macs: 4,8 milhões, contra 4,4 milhões, crescimento de 9,0%
    IPad: 10,9 milhões contra 13,3 milhões, quebra de 18,0%
    Número de Apple Watch vendidos: não disseram, as receitas estão englobadas em “outros”, que inclui os iPod.

    Um forte crecimento das vendas e dos lucros devido sobretudo às vendas do iPhone. Por regiões geográficas a China é mais importante que a Europa.

    • 1berto says:

      O Iphones não surpreende ninguém. O mercado estava a desesperar por um Iphone maior, e a Apple demorou anos a dar, mas já se previam estas vendas. Os analistas estão é a perguntar-se é em que é que o próximo Iphone se vai destacar para que as pessoas voltem a trocar de telemóvel…

      • Baptista Batos says:

        Vai ter coisas nunca antes imaginadas…

        Como clientes satisfeitos a voltar a comprar Apple.

        Como pessoas que estavam à espera que o telemóvel avariasse, ou o contrato acabasse, para trocarem por iPhone…

        Vai ter outros territórios para converter… como aconteceu na China…

        Vai ter uma concorrência cada vez mais enfraquecida.

        E vai ter gente a querer usar um Apple Watch e a trocar para iPhone para poder ter…

    • Alvaro Costa says:

      A tua fonte deve ser esta: https://www.apple.com/pr/pdf/q3fy15datasum_2.pdf , certo?
      É que os valores são muito próximos.

      • Benchmark do iPhone 6 says:

        Não, era uma derivada. Este quadro não conhecia 🙂

        Comparando o valor dos “outros”, diria que o Apple Watch valeu 1.000 milhões de dólares de receita no 2º trimestre de 2015.

        “Eh pá, mas o iPhone rendeu muito mais!”. Pois rendeu, mas são 1.000 milhões (o que não é nada pouco) a somar e não a subtrair. Pessoal a lançar produtos – a começar nos smartphones – e a perder dinheiro com eles é o que há mais.

  4. DumDum says:

    Se realmente estivermos perante uma bolha tecnologica que vai rebentar em breve, como muitos defendem, a Apple vai dar um tombo muito grande e muita gente vai perder muito dinheiro.

    • Benchmark do iPhone 6 says:

      Já dizes isso há uns anos não?

    • Rui says:

      O problema das bolhas é quando tem ar em vez de conteúdo. No caso da Apple o conteúdo são USD e muitos.

      • DumDum says:

        Estas bolhas não têm ar, tem USD, muito, demasiado, por isso sobem tanto e por ser demasiado rebentam.

        • JBM says:

          Não parece que saibas o que é uma bolha no mercado! Fala-se em bolhas quando as cotações são demasiado especulativas, sem grande sustentação nos resultados operacionais actuais. A cotação da Apple está bem sustentada nos resultados operacionais.

        • Rui says:

          Se calhar não percebeste, ou então não queres perceber… A Apple tem estrutura, produtos, serviços, dinheiro (e muito) que sustenta a sua cotação. Mas entendo que muitos queiram a Apple em baixo… junta-te à fila mas não te esqueças de tirar senha 😉

    • Baptista Batos says:

      Sabes o que é uma bolha?

      Uma bolha é quando “toda a gente” investe numa coisa, que depois, vai-se a ver, e não dá retorno nenhum, não faz dinheiro…

      A Apple faz dinheiro, tem um P/E de ±16

      Bolha é uma empresa chamada “Google”, com um P/E de ± 33…

      Está sempre a prometer que “no futuro é que vai ser…”

      Só faz é flops:

      – Android é um flop para todos, inclusive Google, menos para alguns chineses que vendem a preço de custo (vá lá, não perdem milhões com ele, como a Sony), com um mercado tão grande (80%), não faz metade do dinheiro que a Apple faz na store…

      – Google Music, grande flop! Tanto tempo de mercado, nem sequer ao Spotify conseguem roubar clientes!

      – YouTube é flop, ninguém vê publicidade, se pedirem dinheiro por filmes e séries, nunca as pessoas darão, prefere tudo pagar a empresas que não dão nada de borla, como Netflix. Facebook aponta armas para o vídeo…

      – Google Glass, só tem é gerado histórias de pessoas a levarem porrada e um idiota com ele no banho…

      – Android Wear, em um ano, nem 1 milhão, de todas as marcas, vendeu, um sistema que foi mesmo feito para fazer lock-in dos utilizadores ao Google Now, e falham nisso!

      – Android TV, outro flop, nem nos USA pegou…

      – Google ADs, 75% das receitas vêm do iOS, e a Apple vai dar acesso a Ad-Blockers e Tracker-blockers no iOS 9

      – Android Auto, parece que só tem um KIA, e só nos USA… flop

      – Produtos para casa, o Android chega tarde, Apple já tem alguns produtos no mercado compatíveis com HomeKit

      – Pagamentos? Google Wallet, autêntico flop, a Apple come-lhes o mercado numa semana, e Android Pay ainda não saiu nos USA, a Apple já está a expandir para outros mercados

      – Google +? Mais outro falhanço, nem ao Facebook, que tem uma imagem péssima, conseguem roubar clientes…

      – Projeto Loon? Flopada! A Facebook vê, copia, e já estão mais à frente!

      – Android One? (Nexus baratos para o mercado Indiano?) Mais um flop, os Indianos preferem os telemóveis chineses, com mais specs pelo mesmo dinheiro, e desligam o Google Now, porque pensam que gasta bateria…

      Google é muita parra, pouca uva…

      Só ganham dinheiro com a publicidade, porque têm um monopólio, é simples…

    • Vanessa says:

      Não sei o que consideras uma bolha porque a cada 9 anos o mercado passa por um ciclo completo e neste momento estamos no pico, aliás, é esperado que este ano as cotacões comecem a descer gradualmente.
      Se o tombo a que te referes é o valor das accoes que esteve a 700 descer até aos 400 isso já aconteceu há bem pouco tempo, mas a Apple mostrou ser a melhor aposta porque neste momento já se bateu a barreira dos 700 há muito tempo (claro que o stock split a cotacao foi dividida por 7 logo os 700 são actualmente 100)…

      É obvio que ainda não percebeste como o mercado bolsista funciona, porque a cotacão baixar nâo significa que hajam pessoas a perder dinheiro, apenas que as accoes desvalorizam.
      Se eu comprei a 5 e agora está a 500, mesmo que desca para 100 eu nao perco nada porque os 500 eram um valor potencial mas nunca foi real. A Bolsa é um mercado de soma positiva, não é um jogo de poker onde para um ganhar alguem tem de perder…

      • JBM says:

        Discordo em parte do que dizes!
        Se é verdade que uma pessoa pode ganhar sem outros perderem, também não deixa de ser verdade que há muita gente a ganhar por outros perderem. O mercado não tem crescimento infinito e é muito dominado pela especulação e por reacções não racionais. Em muitos momentos é quase um jogo de casino, com o “Short Selling” a ser um grande exemplo desse espírito.

        • Vanessa says:

          Claro que existem pessoas que perdem dinheiro, mas isso nada tem a ver com outros ganharem.
          É possivel uma pessoa comprar e vender com lucro sem que ninguem perca porque as accões reflectem o valor das empresas, logo valorizam no longo prazo. Existem excepcões mas no longo prazo os mercados geram receitas positivas.

          Os exemplos que dás são de especuladores, esses servem apenas para dar liquidez ao mercado, mas estão longe reflectirem o mercado como um todo. Quem investe a serio usa o longo prazo. Vender no mesmo dia que se compra é claramente atirar ao acaso e apenas existe á custa de outros perderem. No entanto isso é apenas uma parte infima do mercado.

          Se achas que investir na bolsa é como jogar num casino experimenta colocar o dinheiro em depositos a prazo e depois diz-me quanto perdeste ao fim de 10 anos apenas com a inflacão… E se sabes jogar num casino não vais perder dinheiro. Existem pessoas que vivem do blackjack, poker, etc.. porque sabem o que andam a fazer. Saber jogar é diferente de atirar ao calhas e esperar pelo melhor.

          • JBM says:

            Os especuladores têm cada vez mais peso nos mercados! Não é por acaso que há cada vez mais casos em que os reguladores suspendem short selling de empresas, sendo um dos grandes exemplos onde muitos ganham por outros perderem. Isto sem falar nas manipulações de mercados que se fazem algo escondidas, quer por compras e vendas bem programadas por enormes fundos, quer pelo lançamento de rumores e falsas informações que levam muita gente a reagir duma maneira pré-planeada que será bem aproveitada pelos autores para ganhar dinheiro num momento preciso, muitas vezes com perdas para quem acabou enganado e preferiu reduzir as perdas em vez de perder mais.
            Quanto à tua teoria de que se sabes jogar no casino não perdes dinheiro, não te iludas. Ninguém consegue estar sempre a ganhar dinheiro com algo que não controla e que sofre de fenómenos aleatórios. Num casino só o casino é que tem assegurado que no final do dia ganhou dinheiro!

    • JBM says:

      Como é que a Apple está numa bolha tecnológica?

    • Sérgio J says:

      Vou-te explicar o que é uma bolha.

      Quando alguém investe numa empresa, o investimento normalmente tem em conta o histórico de facturação. Nas startups recorre-se a empresas similares, olha-se para o produto interno e faz-se uma análise de risco e então investe-se.

      Ao longo dos últimos 100-200 anos em que o capitalismos e a evolução industrial tem crescido a ritmo galopante, tem aparecido empresas com produtos/serviços completamente inovadores. Aquilo não tem qualquer valor, mas olha-se para o mercado e acredita-se que aquilo no futuro vai valer muito dinheiro. É muita especulação, é procurar o el dorado. Espera-se que de um momento para o outro seja-se muito muito rico. Enquanto nos primeiros casos há algo que sustente o investimento, no caso das bolhas simplesmente está-se a acreditar que no futuro será assim. Pode ser, pode não ser. Por exemplo, o Facebook passou por isso. Toda a gente via muito potencial, mas ninguém sabia como realmente fazer dinheiro com aquilo. Nos últimos anos descobriu-se a publicidade dirigida. É isso que tem sustentado o Facebook, Android, etc…

      O caso da Apple é um caso difrente, é um caso super tradicional. A sua cotação e valorização tem em conta o histórico e produtos da empresa. Isso traduz-se em expectativas de venda. Claro que há volta também há o mercado especulativo. Mas não é a especulação pura e dura como nas bolhas que sustentam a valorização da empresa. Podemos falar sobre a especulação da continuação de crescimento. Mas isso é como em toda a alta finança.

      Tudo é ciclico e um dia haverá um empresa que substituirá a Apple, mas ainda não estamos próximos disso. Claro que nestas coisas nunca saberemos. E o próximo pode significar já amanhã, mas também pode significar daqui a 100 anos.

      Se fores um investidor não especulativo, vais investir em empresas como a Apple, que mais do que a sobrevalorização bolsista, significa que terás retorno ao fim de cada ano. Isso é o que um investidor tradicional quer.

  5. J. Manuel says:

    Parece que no terceiro trimestre as vendas não andam tão bem.

      • J. Manuel says:

        De acordo com site do Jornal de Negócios.

        • JBM says:

          tens a certeza? relê a notícia. O terceiro trimestre falado é o que já passou, e as vendas cresceram imenso. O problema é que os analistas queriam ainda maior crescimento no iPhone. Também não gostaram que a Apple desse uma estimativa de crescimento para o próximo trimestre abaixo do que andavam a prever, mesmo que isso seja o que a Apple normalmente faz e mesmo que essa estimativa represente um bom crescimento de +19%.

  6. ilima says:

    Não percebo nada , ainda hoje de manhã deu na euronews , que as acções da Apple baixaram porque os resultados ficaram aquém das previsões dos analistas ??????

    • JBM says:

      As acções não baixaram por causa dos resultados deste trimestre. Baixaram porque a Apple indicou para o novo trimestre que iniciou, uma estimativa inferior ao que muitos estavam à espera, algo que é até bastante comum a Apple fazer.
      Os resultados deste trimestre ultrapassaram a média/consenso das previsões dos analistas.

      • 1berto says:

        Errado, os analistas esperavam mais, e são estes que ditam o valor das ações. Mais de metade do negócio da Apple neste momento só se foca num produto, o Iphone, sendo que em Mac, Ipad, etc. os resultados não estão a ser satisfatórios, e como tal se a Apple não conseguir manter as vendas do Iphone elevadas, esta pode começar a ter fortes quedas no lucro.

      • JBM says:

        se leres atentamente a notícia verás que os resultados superaram as previsões. O problema está com a estimativa dada para o novo trimestre e com o que foi o número de vendas do iPhone, que apesar disso continua com um crescimento forte.

        • ilima says:

          Pois , o problema é ser previsões, na minha terra isso é ” contar com o ovo no dito da galinha ” , depois pode acontecer como a Toshiba , e como outras que nós bem conhecemos.
          Atenção que não estou a criticar a Apple, sou user wp porque para já é o sistema que melhor me serve, mas se as notícias do fim do wp se confirmarem não tenho problemas em ir para android outra vez ou experimentar o ios , quem melhor servir ao mais baixo preço e amigo

        • 1berto says:

          Superou a previsão a nível de lucros, mas este trimestre mostrou a dependência da Apple em relação a um único produto.

          • JBM says:

            Essa é para rir ou sorrir? A dependência é a mesma que se via nos outros trimestres anteriores, e não foi por isso que se criou algum problema. O engraçado é que o que mais se fala é em não ter vendido ainda mais iPhones, e não nas vendas dos outros.

  7. Nuno Marques says:

    Lêem-se aqui alguns comentários bem ridículos…

    De qualquer forma, penso que a notícia é um pouco enganadora, uma vez que se é um facto que os lucros da empresa aumentaram, também é de referir que as ações em bolsa estão em forte queda.

    Não me parece que os resultados do trimestre, bem como as previsões futuras são assim tão positivas como pinta esta notícia.

    • Vítor M. says:

      Interessante esta análise, mas então explica sff, à luz de alguma informação que não esteja no artigo, porque é enganadora. É que há argumentos que podem não ter chegado à comunicação social e ter chegado só a alguns cibernautas. Já agora podias explicar sff?

  8. lima says:

    Estranha esta “notícia”, quando ainda hoje o Financial Times mostra que a Apple desceu a todos os níveis e com percas a rondar os 66bln de dólares……
    Já o jornal de negócios mostra que não está a ser um bom ano par a Apple.
    http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/tecnologias/detalhe/apple_afunda_9_apos_vendas_decepcionantes_de_iphones_no_terceiro_trimestre.html

    • JBM says:

      confundir cotação bolsista com resultados operacionais é interessante!

      • Carlos Alberto says:

        Mas deves saber que a cotação bolsista é o reflexo dos resultados operacionais ou não !?

        • JBM says:

          São primeiro que tudo reflexo do jogo de expectativas de alguns e também da especulação de muitos, já que há muitos investidores de curto prazo a aproveitar estes momentos para ganhar dinheiro. Podes ter uma empresa a anunciar prejuízos e que vê a cotação a subir, como também o contrário. A reacção de um dia pode não reflectir os resultados operacionais, e neste caso há um grande efeito da estimativa dada pela Apple para o próximo trimestre, uma reacção muito comum com a Apple.
          É a evolução da cotação ao longo do tempo que tenderá a reflectir os resultados da empresa, e tanto é assim que se fores a ler muitos dos analistas não alteraram a sua cotação alvo.

  9. lima says:

    Estranha esta “notícia”, quando ainda hoje o Financial Times mostra que a Apple desceu a todos os níveis e com percas a rondar os 66bln de dólares……
    Já o jornal de negócios mostra que não está a ser um bom ano par a Apple.
    http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/tecnologias/detalhe/apple_afunda_9_apos_vendas_decepcionantes_de_iphones_no_terceiro_trimestre.html

    • Carlos says:

      Calma, já vem o Benchmark do iPhone 6 explicar que isso não é bem assim.

    • Benchmark do iPhone 6 says:

      O Jornal de Negócios deu a notícia quando o pré-market estava em -9,6%, agora está em -5,6%. A quebra efetiva há-de ser menos de 3%.

      Mas a variação % nas cotações não se traduz em perdas ou ganhos – são perdas e ganhos potenciais, só são efetivas para quem vende. As ações da Apple tiveram uma subida superior a 30%, se agora tiverem uma ligeira descida, quem as comprou continua a ganhar bastante dinheiro (quem as comprou imediatamente antes da descida perde).

      Agora – quando as ações baixam de cotação é porque os resultados foram fracos? Não, a Apple teve grandes resultados, melhores do que os previu e anunciou, mas menores do que (alguns) analistas de mercado previam.

      Agora – é preciso escolher a bitola para medir:

      – Habitualmente compara-se com o trimestre homólogo do ano anterior – e a Apple obteve grandes resultados (a única das tecnológicas até agora, não considerando o aumento das vendas de anúncios da Google)

      – “Ah, mas isso não serve, tem é que se comparar é com a evolução da cotação, com os resultados esperados pelos analistas” .

      Treta, sobretudo quando se compara com cotações fora-de-horas que têm flutuações exageradas. Por exemplo, a Microsoft para o mesmo trimestre apresentou quebras nas vendas de -5,1% e prejuízos – e no entanto a cotação fora-de-horas está a cair menos que a Apple, apenas 3,4%.

  10. J. Manuel says:

    Quota de mercadohttp://www.noticiasaominuto.com/tech/425142/samsung-esmaga-apple-e-huawei

    • Helena says:

      Sabes que quota de mercado e receitas são coisas completamente diferentes?

      Se uma empresa vende apenas 20 por 1000 tem mais lucro que uma que vende 40 por 400. Mesmo tendo metade da quota de mercado.

  11. lima says:

    Benchmark…. Explica lá como é que uma empresa que perde 66 Biliões de dólares tem um bom resultado.
    É que segundo aquilo que aprendi na escola, menos 66 Biliões na conta é um facto negativo e grave. Mas já percebi que deves ser daqueles que tirou o curso com o Sócrates ao domingo…..

    • JBM says:

      o que é que uma quebra na cotação bolsista tem a ver com resultados operacionais? Para empresa não há qualquer perda por a cotação baixar. O único problema poderá ser para alguns accionistas, mas estas oscilações são muitos habituais quando a Apple anuncia resultados, sendo que a cotação até está neste momento ao nível de há 2 semanas atrás.

    • Benchmark do iPhone 6 says:

      Essa é que não me custa mesmo nada 🙂

      Os resultados da Google – dos anúncios, não confundir com tecnologia – ficaram muito acima das espectativas dos analistas. Com isto, a cotação das –
      ações da Google subiu 16% – é verdade, mais décima menos décima.

      Com isto alguém escreveu que os fundadores da Google e principais acionistas tinham “ganho” o equivalente ao resgate intercalar da Grécia, que anda á volta de 7 mil milhões de euros.

      Não ganharam nada – só ganhavam se tivessem vendido as ações. Tiveram um ganho potencial de 16%, mas nas tecnológicas às subidas rápidas de cotação também se sucedem as descidas rápidas. Esse ganho potencial pode ir por água abaixo.

      Os 66 mil milhões de perdas da Apple ainda é mais anedótico – é o mesmo que dizer: se toda a gente tivesse comprado as ações da Apple na véspera, se as vendessem à cotação do after-hours, iam perder 66 mil milhões. Obviamente não foi isso que aconteceu – quem tem as ações, por exemplo, deste o início do ano está a ganhar bom dinheiro (potencialmente, porque só ganha ou perde quando vende).

      “Eh, pá, mas o valor de mercado é valor das ações”. É, mas toda a gente sabe que é apenas o indicador, porque o número de ações que mudam de mão é limitado. Já agora, usa-se a cotação de fecho. Se os 66 milhões eram à cotação de after-hours de -9,0,% agora está em -4,71% – já é só á volta de metade da “perda” 🙂

    • Benchmark do iPhone 6 says:

      Agora … as empresas que apresentam um crescimento dos lucros, como a Apple, de 39,0% ao ano são às penhocas. Não encontraste nenhuma nesse artigo?

      É estranho 😉

  12. Rui Carriço says:

    É a questão de ver o copo meio cheio ou meio vazio, os resultados foram tão bons que as acções caíram quase 10%…

    • JBM says:

      Não é por os resultados serem bons ou maus que a cotação cai, tem a ver com expectativas que alguns criaram, e com muita especulação que sucede com a Apple na altura dos seus anúncios.
      Neste momento a cotação é semelhante há de 2 semanas atrás. Daqui a algumas semanas é muito provável que esteja mais alta.

  13. Necroman says:

    Resultados históricos mas com um trambolhão de 5% na bolsa…

    • Benchmark do iPhone 6 says:

      Normal, não há nenhuma contradição.

      Por exemplo, no segundo semestre de 2015:

      – A Microsoft teve prejuízos de -3,2 mil milhões de dólares (uma queda de 169,3%) – e a cotação está a cair 2,9%
      – A Apple teve lucros -f-a-n-t-a-b-u-l-á-s-t-i-c-o-s de 10,7 milhões (um crescimento de 39,0%) e a cotação está a cair 4,5%

      Motivo – já se conhecia as perdas da Microsoft e os analistas tinham melhores perspectivas para o próximo trimestre (3º trimestre) do que as perspectivas que a Apple apresentou para o mesmo trimestre. O que passou já é história.

      Mas sempre se diga que, para o trimestre que terminou, as perspectivas que a Apple tinha apresentado aos investidores foram excedidas, não enganou ninguém, antes pelo contrário.

      “Ah, mas havia analistas que previam mais …” Com a Apple, ou prevêem de mais ou prevêem de menos 🙂

  14. Kruskal says:

    Estes artigos de dinheiros geram sempre comentários que me deixam a pensar se o pessoal que por aqui anda é da área das TI ou da economia.
    Sempre ouvi dizer que “quando maior a subida, maior a queda”, o que será o caso da Apple, apesar de uns quantos economistas de algibeira por aqui quererem impingir que (como sempre) a Apple é diferente de tudo o resto, que uma empresa sustentada (praticamente) por um único produto é estável e forte e que não será afetada em cadeia quando as outras da área à sua volta começarem a cair, mas eu não sou das economias e não gosto de mandar bitaites baseado no que li em meia dúzia de artigos em sites mais ou menos fidedignos, por isso só posso aconselhar a quem por aqui passa cautela com os pseudo-o-que-quer-que-sejam.

    • JBM says:

      As profecias da desgraça.
      Primeiro, todos os produtos da Apple são sustentados. Não será uma quebra nas vendas do iPhone que trará desgraças.
      Segundo, os riscos associados a ter um ramo de negócios que representa mais de metade das receitas, não é uma certeza de que uma desgraça irá acontecer. São riscos comuns a imensas empresas, que podem ser geridos e contrariados. Não ponhas assim tão facilmente em causa a força duma empresa porque isto ou aquilo pode acontecer no futuro, ignorando que há tantos outros caminhos que a empresa pode seguir.

      • Kruskal says:

        Toda a gente precisa de uma casa e todas as casas têm valor real, sustentado, no entanto a bolha/crise imobiliária foi uma “desgraça” concretizada recentemente. Mais de 2/3 dos lucros da Apple provêm de um único produto, se uma eventual quebra de 2/3 não traz desgraças…
        Basta que o feitiço se volte contra o feiticeiro e alguém lance algo tão inovador como o próprio iphone foi na sua altura para este passar à história e depois, com iPads já não se salva, com macs nunca se salvou e com a música também não vai longe, é a morte certa do artista, mas podemos não acreditar nisso, a nokia, no alto do pedestal também não acreditava.

        • JBM says:

          continuas no mundo dos “ses” a ignorar os outros “ses” que também podem ocorrer e até a ignorar a própria realidade. A Apple não está parada no tempo sem inovar e não é uma Nokia. Ao contrário da Nokia a Apple controla totalmente o desenvolvimento das suas plataformas, criou um verdadeiro ecossistema à sua volta que fortalece as plataformas, e não opera com margens reduzidas de lucro que dariam muito pouca liberdade de reacção e manobra. Para além disso um produto desta dimensão não desaparece dum momento para o outro, nem os outros produtos que tem desaparecem dum momento para o outro, nem o dinheiro que tem desaparece dum momento para o outro. Tem muitas formas de poder reagir e continuar a operar com lucro, mesmo com o iPhone a perder peso no mundo tecnológico. O outro 1/3 dos lucros ainda é muito lucro e faz inveja a muitas empresas. O outro 1/3 da empresa representa mais rendimentos do que o que a própria Google gera, Google que depende 90% da publicidade.

        • Benchmark do iPhone 6 says:

          Não percebeste a “bolha” do imobiliário.

          Houve “bolha” porque os bancos (e congéneres) concediam empréstimos para a compra de casa a quem não tinha rendimentos para os reembolsar, sobretudo no período de crise que viveu os EUA. Quando esses reembolsos começaram a falhar os bancos deixaram de conceder crédito. Como todo o sistema assentava no crédito, havia casas e não havia compradores e quem quisesse vender a sua para reembolsar o banco também não encontrava comprador – e houve uma crise em cadeia

          O que é que isso tem a ver para o caso? Os bancos estão a conceder créditos para a compra de produtos da Apple e estão em risco de grandes perdas por incumprimento?

          Mas que raciocínio da treta esse da bolha.

          Passando à Nokia, que caiu, como a Blackberry e outros, porque não foi capaz de reagir ao novo tipo de smartphone – o iPhone, seguido pelos Android.

          Estamos a falar de tecnologia – se aparecer um tipo de smartphone que deixe o iPhone para trás, como o iPhone deixou os Nokia, e a Apple fosse incapaz de reagir – então levava o mesmo caminho da Nokia. Só que isso não está a acontecer – é a Apple que está na vanguarda, como prova já dominar o mercado dos smartwatchs com 75%. “Ah, mas o iPad caiu” – nos tablets acima dos 200 dólares, que é onde compete, domina com 65%, nos smartphone acima dos 500 dólares, com mais de 80%.

          Já agora, os resultados do último trimestre da Apple, nas várias vertentes.

          http://arstechnica.com/apple/2015/07/apples-q3-2015-iphones-and-macs-up-ipads-down-apple-watch-unknown/

          Acho que a tua bolha desnivela quando o assunto é Apple 😉

  15. Tiago says:

    lucros record e continuam a pagar 530 euros de ordenado a quem ajuda os clientes deles. empresa ridícula.

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