Apple vem explicar porque acha que os 8 GB de RAM nos Mac chegam perfeitamente
A Apple sempre foi "forreta" no que toca à quantidade de armazenamento e memória RAM nos seus dispositivos, principalmente nos computadores. Após o lançamento dos mais recentes MacBooks com SoC M3, muitas vozes levantaram-se contra os 8 GB de RAM, que equipam os modelos de entrada de gama destes novos modelos. Não chega, dizem os utilizadores. Chega, diz a Apple. Afinal, quais são os argumento da empresa?
Com o lançamento do MacBook Pro M3 no ano passado, muitos analistas e clientes criticaram a empresa por continuar a vender computadores premium com 8 GB de RAM. Na altura, a Apple disse que 8 GB num Mac é equivalente a ter 16 GB de RAM num PC com Windows.
Agora a empresa argumenta novamente a favor da venda de Macs com 8 GB de RAM em 2024.
Apple acredita que os Macs com 8 GB de RAM são suficientes
Numa entrevista à IT Home, o executivo de marketing da Mac, Evan Buyze, pronunciou-se a favor dos Macs equipados com 8 GB de RAM.
De acordo com Buyze, os 8 GB de RAM dos Macs de entrada de gama são suficientes para a maioria das tarefas que a maioria dos utilizadores realiza com estes computadores. Utilizou como exemplos a navegação na Web, a reprodução de multimédia, a edição ligeira de fotografias e vídeos e os jogos casuais.
Kate Bergeron, vice-presidente de engenharia de hardware da Apple, elogiou os chips Apple Silicon pela sua arquitetura de memória unificada, que faz com que o Mac tire o máximo partido do hardware incorporado nestes chips. No ano passado, outro executivo da Apple afirmou que a empresa consegue utilizar a memória RAM dos Macs Apple Silicon de forma mais eficiente.
A entrevista centra-se no recém-lançado M3 MacBook Air, pelo que estas respostas são parcialmente verdadeiras. De facto, os utilizadores podem executar a maioria das tarefas básicas sem qualquer preocupação com 8 GB de RAM. No entanto, aqueles que planeiam utilizar o seu Mac para edição de vídeo ou programação podem deparar-se com alguns inconvenientes devido à falta de mais RAM.
Apesar de ser mais ou menos consensual que não há problema em se vender um MacBook Air com 8 GB de RAM, o mesmo não se pode dizer do MacBook Pro, que se destina a utilizadores que pretendem executar tarefas mais intensivas.
A Apple cobra 230 euros pela atualização da RAM, passando de 8 GB para 16 GB.
Chip M3 tira "pressão" sobre a RAM e isso exige menos memória
Não há muito tempo, o executivo de marketing da Apple, Bob Borchers, foi enfático neste ponto durante uma entrevista no YouTube com Lin Yi:
Comparar a nossa memória com a memória de outros sistemas não é, de facto, equivalente. Devido ao facto de utilizarmos a memória de forma tão eficiente e de recorrermos à compressão de memória. Também temos uma arquitetura de memória unificada. Na verdade, 8 GB num MacBook Pro M3 são provavelmente análogos a 16 GB noutros sistemas. Acontece que a utilizamos de forma muito mais eficiente.
Por isso, o que eu diria é que as pessoas podem vir cá e experimentar o que querem fazer nos seus sistemas. Penso que o desempenho será incrível. Se olharmos para os dados em bruto e para as capacidades em bruto destes sistemas, é realmente fenomenal. E este é um ponto em que penso que as pessoas precisam de ver para além das especificações e ir realmente ver as capacidades.
E ouvir pessoas de confiança como o senhor, que utilizam efetivamente os sistemas e podem dizer que não se trata de saber se deve ser 8 ou outro número qualquer. E que analisem realmente as capacidades. E a eficiência com que tiramos partido dessa memória e penso que descobrirá que um sistema M3 é especialmente capaz. E para aspirantes a profissionais e muitas outras pessoas, é um ótimo sistema para usar.
Com a chegada da Inteligência artificial ao dia a dia, muitos utilizadores também deixam as suas dúvidas quanto à utilização desprocupada das caras máquinas Apple.
No entanto, sobre este tema, os executivos, na entrevista, também falaram sobre o tema. Segundo eles, os chips Apple Silicon são ideais para tarefas baseadas em IA. Mencionaram ainda que a Apple se tem concentrado em tornar o Mac numa excelente plataforma de jogos graças ao hardware avançado e às novas funcionalidades do macOS, como o Game Porting Toolkit.
Pelos comentários de muitos utilizadores é falso.
Claro que é a Apple é que continua a pensar que a malta anda a dormir e papa tudo o que lhe metem há frente a preços premium.
8 Gb de RAM não chegam como entrada de gama??? xD A malta anda louca! A maioria das pessoas usa Office, Browser e apps de redes sociais, streamming etc… nem era preciso tanto quase!
Quem precisa de mais vai buscar um com mais RAM, tal como faria com um PC. Quem precisa a sério usa workstations ou clusters com Linux.
Pelo teu comentário deves usar o pc só para ler emails e mais nada, hoje em dia mesmo para o basico 8gb já são curtos seja em que plataforma for, gostei da parte de ter recorrer a workstations só porque precisa de mais ram, é mesmo não ter noção…
Seja em que plataforma for? Tens um M3 com 8 gb de ram?
Eu por acaso não tenho que tenho necessidades específicas e vou sempre para 32 gb de ram, mas conheço muito boa gente que tem 8 gb e nunca se queixou, muitos nem sabem quanto têm, tal como num iPhone
Zé, olha se fosses dar uma volta, conhecimento de causa é uma coisa, agora vir para aqui com balelas dos conhecimentos, por favor, não digas disparates, 8 Gb de ram em 2024 num mac por melhor que seja optimizado é curto, o minimo na gama de entrada 16gb, mas a malta gosta de mandar dinheiro fora está há vontade, infelizmente existe milhões a relatar que actualmente 8Gb é insuficiente mesmo para uso basico num MAC, não é 1 nem 2, milhares…
Pelo contrário! O meu trabalho é desenvolver métodos numéricos para a resolução de equações diferenciais hiperbólicas. A quantidade de RAM e poder de processamento necessários são tantos que nem vale a pena preocupar-me em arranjar um PC para o efeito. Ligo-me clusters ou workstations remotos.
Por isso, sim 🙂 uso o meu PC para ler emails e ver Netflix.
Pronto, acabaste de simplesmente validar aquilo que eu disse, pouco conhecimento sobre a materia aqui relatada. Pois estás a assumir a tua realidade como se fosse as do resto do global, o que não é…
Realmente de técnico deves ter muito… 8Gb chegam e sobram para esse básico que falas. Só para veres ainda ontem estive a fazer essas cenas que chamas básico num Surface com mais de 10 anos e que tem 4Gb de RAM.
Há que saber as necessidades das aplicações e saber usar, e claro não deixar mil tabs abertas nos browsers a chupar memória, que é uma das grandes maleitas hoje em dia, apesar de já estarem bem melhores.
Acho piada, eu sou um tecnico real, mas depois vem para aqui os técnicos de bancada com a sua experteza saloia e só calinadas no que dizem, amigo 8Gb era em 2010, hoje até 16gb para poder jogar alguma coisa já é pouco, e você vem contar histórias, mas no final sabe que as coisas não são tão cor de rosa como estava a pintar mesmo para o utilizadr basico, o multitasking é tramado no consumo de ram…
Eu gosto dos técnicos reais, sempre que troco de Mac entrego-lhes o Mac para instalarem o agente de JAMF, AV, VPN e o office. São 30 min que me poupam, continua o bom trabalho de técnico
O maior problema não é se basta ou não, e sim que, pelo valores cobrados, 16Gb de RAM deveria ser o básico.
Claro a Apple quer é vender, se um com 8gb já deve ser “barato” então configurar com mais fica mais caro, eles querem é carcanhol…..
Sei que a Apple pode ter um sistema estavel em software, mas pelo preço que se paga pelas specs de um apple fica caro.
Bruxo, a Apple sempre vendeu premium e tem a legião de olhos tapados que papa tudo o que lhe metem à frente, no final, pagam uma fortuna por algo que não vale nem um terço do que é pedido…
Infelizmente muitos quando abrem os olhos, já vão tarde, na aquisição seguinte a opção para para o concorrente Microsoft…
Primaço, olhos tapados não é bem assim.
Têm condições, curtem e compram regra simples.
Agora larga os comments de um post na internet e vai ver o sol.
Pelo teu comentário deves usar o pc só para ler emails e mais nada, hoje em dia mesmo para o basico 8gb já são curtos seja em que plataforma for, gostei da parte de ter recorrer a workstations só porque precisa de mais ram, é mesmo não ter noção…
“A Apple cobra 230 euros pela atualização da RAM, passando de 8 GB para 16 GB.” Por mais 8 GB ?? 230 euros ?? Ele com este dinheiro já dá para comprar um tablet. Que roubo. 😐
Não é para quem quer, é para quem pode
Claro, aqueles que o dinheiro lhe anda a fazer comichão no bolso e nem sabem o que fazer com ele, pois isso compram só porque sim, para manter o status…
Claro que é só por status que se esbanja dinheiro, não existe mais motivos
Quantos GB de Ram tem o tablet?
Com 230 euros compro um mini PC com 16 GB RAM e 3.8 Ghz de CPU
Mas não fazes o que um Mac com 8gb de ram faz. Lamento
Pois não… Faço muito mais do um Mac com 8 GB de RAM 😛
Não editas filmes em 4k como no mac num mini pc de 230 euros. O mac com 8gb de ram e muito superior lamento
Isso é que tu pensas, fica lá com o teu ferrari, que os fiats já não se ficam atrás como noutros tempos…
Abro o Android Studio e o Chrome e puff…
Sim, 8GB de RAM chegam bem para entrada de gama mas não podemos considerar um Macbook M3 como um portátil entrada de gama. Existem equipamentos muito mais acessíveis que esses sim podem ser considerados entrada de gama. No mundo da apple, eu considerava um iPad “entrada de gama” e aí sim 8GB chegam bem.
O MacOS usa compressão de RAM, algo que já é usado no Windows 10 (e mais recente) e no Android e Linux sobre com recurso ao zram. E não é por isso que os 8GB de ram podem ser usados “como se fossem 16GB”. A compressão também tem um custo: uso de CPU adicional a comprimir e descompactar. Não esquecer também que os 8GB são partilhados com a gráfica o que limita ainda mais a memória disponível para aplicações.
Portanto lamento, mas a comunicação que a apple fez é sem fundamento numa tentativa de justificar uma má decisão de engenharia e aumentar a vendas porque essa versão de 8GB não deve estar a ter o sucesso pretendido.
16GB de RAM seria o mínimo aceitável num equipamento da gama (e custo) dum MacBook, principalmente pelo facto de não ser atualizável no futuro. Mesmo que o utilizador utilize o macbook como se fosse um netbook, a RAM adicional é usada para cache e evita-se compressão o que só ajuda no desempenho.
tanto texto para a falácia de “choice-supportive bias”
Estás a ignorar algumas coisas que deturpam a comparação com um PC com Windows, Linux etc.
A forma como um macbook/mac gere a RAM e faz o swap para o disco é bastante mais eficiente, o que reduz a quantidade mínima de RAM necessária até que se torne perceptível efeitos em performance.
E não é uma questão de 8GB serem equivalentes a 16GB, é antes uma constatação de em vários cenários aquilo que num PC poderia necessitar de 12/16GB de RAM instalada, num Mac poder só ser preciso 8GB (sem um impacto significativo)
Ele não está a ignorar nada, o mac pode ter um enorme gestão de ram, mas está a usar o ssd para culmatar o que falta de ram como nos smartphones, mas ainda assim não há milagres, os 8gb na actualidade são curtos para o uso mais simples, o mínimo deveria ser 16gb e mesmo assim já começa a precisar de mais um pouco…
O problema é que a maioria não troca de pc todos anos, mas sim a 5 a 10 anos, e upgrades na Apple é uma bela chatice, que hoje isso quase que nem existe …
TecnicoIT, para muitos cenários de utilização, usar o SSD não tem nada de mal e tem impacto reduzido na performance do Mac! Por isso, por favor, não venhas para aqui debitar frases feitas ignorando que a tecnologia evolve…
E sim estás ignorar muita coisa que diferencia um Mac dum PC, não só no hardware como no software… pesquisa pelas diferenças entre garbage collector e o ARC e verás como isso reduz a pressão sobre o nível de RAM necessário num Mac…
Comprei o MacBook Air com 8gb há 2 anos e até hoje nunca senti nenhuma limitação e até edito filmes em 4k. Netflix, chrome, Spotify, emails, plex, office, lightroom e photoshop, Final Cut e logopro e uso xcode
Amigo Luís, não se esqueça que anda aqui muita gente que percebe disto, e claramente vem dizer que faz edição 4K com 8gb de ram, deve pensar que andamos come gelados com a testa certo, na comunidade Apple a malta ia simplesmente rir do seu feito que sabem que é com 8gb não chega, iria ser penoso conseguir fazer qualquer edição 4k só com essa memoria disponível…
Nem toda a gente anda a editar filmes de hollyhood, para 99% das pessoas 8gb de ram chega e sobra. Para gamers ou criadores de conteudo mais profissional sao precisas outras maquinas, mas esses não sao a maioria. Todos os filmes que editei no mac com 8gb de ram foram com maior fluidez que em windows mesmo com 32gb de ram….não adianta ter mais RAM se nao a usar
Diz a Apple que os seus 8GB de “memória unificada” com o chip M3 equivalem a 16GB de RAM num PC Windows.
A versão com 16 GB de “memória unificada” são mais 230€.
E vêm dizer os “engenheiros” que a Apple fez a opção errada, que não devia começar nos 8GB, mas nos 16GB, quando a questão é tão simples como esta – quem quer/precisa de 16GB paga mais 230€ e compra.
Quem não precisa, vai pagar mais 230€ para quê?
Já cá faltavas tu. O problema da Apple é não lançar apenas 16gb de ram e pronto já ninguém se queixava do preço. Os 8gb de ram e uma forma da apple permitir as pessoas que gastem menos e não precisem de um super pc e tem toda a experiencia de topo da apple
Na realidade não é o gastar menos, é mesmo gastar só porque sim pois a longo prazo os 8 gb vão-se tornar curtos, eu sei bem o que é isso e foi uma das razões que me levou a largar a Apple, estou a pagar muito por pouco…
Depende do que usas, ninguem te obriga a comprar 8gb de ram. Agora quem quer um mac so porque sim mas compra o mais barato so para exibir o simbolo também não vai precisar de mais de 8gb de ram. Para mim 8gb chega e sobra…..nunca senti curto
o problema e esta-https://youtu.be/aKT-gdHh0Xk
Engraçado que ninguém fala na questão de ser memória UNIFICADA… um portátil de 1.000€ ou mais no mercado português é para durar 5 ou mais anos a não ser que troquem de portátil de 2 em 2 anos, 8GB de memória é gozar com os mercados com o poder de compra de portugal ou equivalente.
O GRANDE problema não é trazerem 8GB de RAM mas sim a IMPOSSIBLIDADE de fazer upgrades… parece que andam todos a dormir…
Exato a Apple além de cobrar caro quando se pretende mexer em algo para fazer um simples upgrade se for possível é quase missão impossível, já nem se fala de custo para concretizar, o que acaba por ser ridículo…
E sim, o investimento num pc é a longo prazo e não a curto, o problema é que muitos dos que vem aqui apregoar que chega e sobra 8Gb o mais certo é trocarem de pc todos anos, algo que a esmagadora maioria não faz aguenta o máximo possível até justificar…
Aqui alguém que tocou no eis da questão, mas os Apple fans cá do pplware, devem estar abonados e para justificar até inventam, só para ficar bem na fotografia, mas só se estão a enganar a eles próprios..
Querias um mac e tens um trambolho com windows com ads nos menus iniciar que parece um ventilador mal faz uns updates do winodws? Pois…o mac não faz barulho nenhum, tem bateria de 24h e melhor performance que qualquer pc windows do mercado. Nem da hipoteses. 8gb de ram chegam para quem não precisa de mais, nenhum pc e mais rapido por ter mais ram se nao for usada. Simples
Mete a fazer updates de software num M2 Pro a ver o que não ventila… faz mais barulho que um HP ZBOOK G9… parece o avião a levantar
@Miguel , Queres conversar sobre o problema crónico dos macbook pro de 2016/2017 que ficam sem imagem e a reparação custa 1.000€ ???? coisa que devia ser trocado pela marca porque é defeito de fabrico… https://pt.ifixit.com/News/13979/apples-2018-macbook-pros-attempt-to-solve-flexgate-without-admitting-it-exists
“Apple vem explicar porque acha que os 8 GB de RAM nos Mac chegam perfeitamente”
Porque assim ganham muito mais dinheiro e vendem já um modelo prestes a estar desactualizado. Ou pagas já umas fortuna ainda maior e tens 16 Gb ou pagas só uma fortuna e em breve vais querer comprar outro. Qualquer caminho leva a que os accionistas fiquem contentes
Os comentarios anti Apple são 99% ou mais de haters que nunca colocaram as unhas no MacOS… #”&”#&#”&3161133153165316311
Lol, obsolescência programada. Só cai quem quer.
Um MacBook de 1500€ será que não dava para meter mais 4gb . O custo de produção de 4gb será que custa menos de 1€? … Lolool Enfim …
Comprei Lenovo legion de 14” por esse valor ecra oled, e 40gb disponiveis, 32gbram mais 8gb Grafica, os 8gb da Apple é Unificada, abres 1 jogo mais pesado e 8gb de ram ficam 10gb swap. Ridículo.
Ps: Tenho um air m2 de 8gb. é bom pela autonomia e para navegar web, tudo o resto esqueçam lá isso.
É premium e compre o básico, mas fica por aí
acho que se esquecem que um mac é um pc para trabalho, programadores em vez de usar linux muitos usam mac pela segurança, a apple fez um pc de trabalho não é para jogar
Estou no meu Zorin (linux) e comecei a abrir separador à maluca em 2 browsers diferentes, com youtubes etc, Vários documentos em 3 suites diferentes de office, audacity, editor de imagem, nem sei que mais. 3.2 GB de uso e com cache fica nos 5.8GB. Daqui nada passa para o boot do trabalho e só do arranque gasta logo 8GB!!! Ok parte é da ramdisk mas mesmo assim.
Mesmo um PC com Windows se tiver bem configurado para ter o mínimo de tarefas em execução em segundo plano, e estar a direccionar os recursos disponíveis para o programa que se está a usar, os 8 gigas ainda servem, mas começa mesmo a ser o mínimo dos mínimos, quem poder optar por 16 é melhor, eu só com Windows, abrir o Steam fico com 2,5 sensivelmente, quer dizer que se tiver 8 qdo for jogar só tenho 5,5 mais qq coisinha do ficheiro de paginação, é por isso que 8 começa a ficar curto….