Apple tornou a sua linguagem de programação Swift open source
Quando a Apple apresentou o Swift, em 2014, pretendia trazer para os programadores uma linguagem de programação mais simples de usar e capaz de responder às necessidades destes.
Dois anos depois de a ter disponível para todos poderem usar, a Apple resolveu torná-la aberta a todos e o seu código é agora open source.
Não é a primeira vez que a Apple revela as suas intenções de tornar o Swift uma linguagem de programação aberta à comunidade. Já na WWDC deste ano, durante a apresentação da segunda versão desta linguagem a Apple tinha revelado esse seu desejo.
Mas agora, seis meses depois de o ter anunciado, tomou finalmente as necessárias medidas e o Swift é open source. Na prática isto significa que o código por trás do Swift é aberto a todos os programadores que queiram contribuir para o melhorar e criar novas funcionalidades. Há ainda a possibilidade do Swift ser alargado a outras plataformas, tornando-o ainda mais universal.
O que é o Swift?
Lançado em 2014, pretendia ser uma linguagem mais acessível a novos developers de aplicações para iOS e OS X e que pretendia colmatar algumas limitações do C e do Objective C, nomeadamente as restrições de compatibilidade encontradas no C. Adoptou padrões seguros de programação e adicionou características modernas para tornar a programação mais fácil, mais flexível e mais divertida.
Sendo uma linguagem de programação mais eficiente, mais rápida que a antecessora e completamente interactiva, permite que o desenvolvimento seja avaliado constantemente. A sua adopção foi de tal forma grande que é actualmente uma das linguagens de programação que mais crescimento tem tido.
Swift 2.2 disponível para Ubuntu 14.04 LTS e Ubuntu 15.10
Mas a Apple não se limitou a tornar o Swift uma linguagem aberta. Para além desse anúncio, comunicou também que este passa a estar disponível para o Ubuntu.
Ainda está numa fase muito inicial, com alguns problemas bem identificados, mas promete trazer para o Linux as ferramentas necessárias para que sejam produzidas as aplicações que depois vão correr dentro do ecossistema Apple.
Esta decisão da Apple não é única e já antes a empresa tinha tornado abertos outros dos seus projectos. No seu site dedicado ao Open Source pode ser consultada toda a informação. Se quiserem saber mais sobre o Swift, a Apple tem também um site dedicado.
Este artigo tem mais de um ano
Interessante também é a colaboração da IBM que lançou um site que permite experimentar programar com Swift directamente no browser.
cheira-me que esta colaboração com a IBM ainda vai dar muitos frutos para a Apple.
A Apple não dá ponto sem nó…
nem a IBM.
acho que está na hora de começar a brincar com o swift…. (se a minha mulher ouve isto ainda pensa que vou fazer limpezas)
Mais uma revolucao da apple, estou desejoso de experimentar o swift, para limpar o pó e programar finalmente uma lingua interessante e decente ao contrario do java
“revolução da apple”? Rapaz, a apple foi a última das 3 grandes empresas a fazer isto.
Não é bem assim. Em primeiro lugar a Apple já tinha sob sua alçada uma linguagem de desenvolvimento de aplicações. Segundo, das 3 grandes empresas só a Microsoft é que tinha desenvolvido nos últimos anos uma linguagem com o mesmo objectivo. A Google criou algumas linguagens mas a pensar noutros fins.
Não é bem assim. A Apple já tinha sob sua alçada uma linguagem para desenvolvimento de aplicações, e das 3 grandes só a Microsoft é que tinha desenvolvido nos últimos anos uma nova linguagem com objectivo idêntico. A Google criou outras linguagens, mas para outros fins.
humm, ora deixa ca ver:
-NextStep (NEXT comprada pela Apple, e fundada pelo Jobs)
– objective-C (upgrade do NextStep)
diz-te alguma coisa?
Linguagem fraquinha, a anos de ser usável profissionalmente. É giro brincar com ela e tal, no entanto ainda tem falhas que fazem o programador pouco produtivo e quebram a linha de pensamento.
tem falhas, tais como? Era fixe já que conheces as falhas explicares ao pessoal, para estarmos cientes dessas falhas.
deve ser por isso que é uma das linguagens que mais cresce em utilização, porque não é utilizável profissionalmente.
Deve ter sido a única coisa de jeito que a apple fez em anos e anos. Isto é bom porque mais desenvolvedores podem pegar nela e aperfeiçoar conhecimentos, fazer novas aplicações, descobrir falhas, …
LLVM/Clang; Webkit; OpenCL; Metal
só alguns exemplos de outras tecnologias
Já é a linguagem open source número 1 no GitHub!
Da noite para o dia!
Onde é que viste tal informação?
https://github.com/showcases/programming-languages
Mas e a parte grafica com os botoes e o codigo assicado a esses botoes como se faz nesse site da ibm?
http://swiftlang.ng.bluemix.net/?cm_mmc=developerWorks-_-dWdevcenter-_-swift-_-lp
não me parece que haja parte gráfica, é Swift para Linux e como tal não tem as bibliotecas para a framework Cocoa dos sistemas da Apple.