Apple testa identificação via Face ID e Touch ID para o serviço iCloud․com
A utilização cada vez maior do Face ID e do Touch ID poderá levar a Apple a revolucionar o uso das palavras-passe. Assim, a empresa testa as suas tecnologias de identificação biométricas no iCloud․com com as betas iOS 13 e macOS Catalina.
Depois do acesso aos dispositivos e às aplicações dentro dos sistemas operativos, a tecnologia de segurança chega à web.
Versões beta do iOS 13 e macOS Catalina já podem testar
Para quem está a testar o iOS 13, iPadOS 13 e macOS Catalina, a Apple está a disponibilizar um novo processo de autenticação no iCloud via web. Assim, quando o utilizador acede ao site beta.icloud.com com um dispositivo que executa as betas, agora é possível fazer login na sua conta usando o rosto ou o toque.
Ao visitar o iCloud no Safari, via dispositivo que executem o iOS, iPadOS ou MacOS betas, o utilizador verá um novo pop-up. Conforme se vê na imagem em cima, é perguntando se o utilizador deseja fazer login usando o ID da Apple com os seus dados biométricos.
Portanto, num dispositivo equipado com Face ID, isso significa fazer login com o rosto, enquanto noutros dispositivos, incluindo os MacBooks Pro compatíveis com Touch Bar, vai ser usado o Touch ID.
As imagem abaixo mostram o processo de login via Face ID num iPhone XS Max, executando a versão beta para programadores do iOS 13.
Sistema ainda em teste nas versões beta
Quando o utilizador visita o iCloud.com num dispositivos equipado com as respetivas versões beta referidas, será redirecionado automaticamente para o beta.icloud.com. Contudo, se assim não acontecer, force isso e digite manualmente o endereço.
Inegavelmente é um processo mais simples que até dispensa a confirmação de dois fatores usada para segurança adicional.
Segundo a tradição, estes sistemas operativos vão sers lançado em setembro. Para já, este reclama para si uma série de funcionalidades modernas e muito seguras. Fazer o login recorrendo ao Face ID ou Touch ID no iCloud.com é muito mais fácil e seguro do que inserir manualmente as suas credenciais.
Portanto, este processo é familiar para qualquer pessoa que tenha entrado na App Store ou na iTunes Store no passado. O salto está dado, as palavras-passe poderão ser coisa do passado no ecossistema da Apple.
Este artigo tem mais de um ano
Bem, para quem pensa que o reconhecimento facial só serve para desbloquear o telemóvel, porque é facilmente enganado, só pode concluir – que há uns mais seguros que outros.
Faz todo o sentido. Sendo que usamos nos novos iPhones o Face ID e existem App de terceiro que já aproveitam esta funcionalidade. Gosto.