Quantcast
PplWare Mobile

Apple vai terminar o suporte ao iPhone 3G e ao 3GS em breve

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Paulo says:

    Bons velhos tempos esses!

    O 3G foi o primeiro smartphone a sair com App Store da História! Apesar do primeiro também ter levado com iOS 2…

    7 anos depois, existem quantas “App Store”?

    • Mikes says:

      Treta! A Nokia já tinha app store!
      Ovi store, procura.
      Antes dos iphone terem apps, máquinas fotograficasde jeito, música, mapas, gps, etc., já isso existia nos Nokia.

      • knom says:

        que ovi store? phoneky, mobile9, poderwap, entre outros!! querias uma app ou jogo ias procura-la ou o programador!! ou então blog x ou y
        naquela altura não tinhas isso… de sacar apps por uma app store

        • Mikes says:

          Nope. E mesmo antes da Ovi já existiam app stores.
          Aliás, até os repositorios Linux são “app stores”.
          E já agora, a app store da Apple nem foi ideia interna, foi um produto apresentado por externos.

      • FG says:

        Treta nada! A AppStore saiu em 2008, a Ovi saiu em 2009.

        E tal como foi dito, querias sacar uma App, tudo o que fazia, era mandar-te para o site do programador.

        • Mikes says:

          “Ovi was announced on 29 August 2007 at the Go Play event in London.[5] The public beta was released on 28 August 2008.”
          Mas antes da Ovi já a Nokia tinha app store num formato diferente, mas não tinhas de ir aos sites dos programadores.
          Acredita: A Apple não foi a primeira a lançar app store e, repito, a ideia nem sequer surgiu dentro da Apple 😉

        • Vlad says:

          Na realidade a primeira loja de aplicações online para telemóveis pertenceu à Danger 5 anos antes do lançamento do primeiro iPhone e 7 anos antes da AppStore.

  2. Ruben R. says:

    Isso é que era bom. Se o equipamento estiver na garantia, quer a Apple dê suporte quer não dê, tem de ser reparado. Comigo se recusassem levavam logo uma carta registada com aviso de recepção a pedir a imediata resolução do contrato anulando tudo retro e activamente, recebendo o valor pago pelo equipamento. Se ao fim de um prazo razoável não me tivessem dado uma resposta, levavam um processo num Julgado de Paz. Pior que isso, ainda fazia um pedido de indenização por danos patrimoniais e não patrimoniais, que é um direito que assiste ao consumidor. Tenho um iPhone 5S e mal posso esperar que me recusem uma reparação que seja.

    • Mikes says:

      Ainda consegues comprar um iphone 3 novo na loja?
      De qualquer maneira, este suporte diz respeito essencialmente a updates.

      • Nuno says:

        Quem n tem iPhone devia era ser preso..só idiotas tem android

      • Ruben R. says:

        Não preciso de comprar novo. Basta ter enviado para a garantia há uns anos e desde então terem-me dado sempre “refurbished” com 2 anos de garantia. Basta ter feito isto duas vezes e vês facilmente que atinges os dias que decorrem e ainda está na garantia.
        Não me parece que o pplware esteja a falar apenas de updates.
        “Esta mudança irá acontecer já no início de Junho, supostamente no dia 09, pelo que qualquer REPARAÇÃO que precisem nos vossos equipamentos deve ser feita de imediato, antes que a Apple termine de forma definitiva o suporte.”
        Corrige-me se li mal e não li reparação.

        • Nunes says:

          Estás a fazer uma grande confusão!
          Primeiro não é obrigatório dar um aparelho novo quando avaria, pode ser arranjado e aí só as peças novas é que têm nova garantia!
          Em segundo lugar deixando de haver fabrico do equipamento não é razoável esperar substituição por outro – a lei dá essa margem com “salvo se tal se manifestar impossível”.
          E por fim, isto são 5 anos após o fim do fabrico… é preciso muitas coincidências para comprares um aparelho no final do fabrico e ser substituído 2 vezes por um novo pouco antes de acabar a garantia, sendo que substituírem passados 4 anos não parece ser muito provável!

    • Nunes says:

      Estes aparelhos deixaram de ser comercializados já há vários anos por isso ninguém neste momento estaria coberto por garantia.
      Tenho é muitas dúvidas que isto seja verdade para o iPhone 3GS, é bem possível que haja alguma confusão nos documentos!
      A data só faz sentido para o iPhone 3G já que coincide exactamente com os 5 anos do fim da sua comercialização, que é quando a Apple coloca os seus produtos como vintage!

  3. Daniel says:

    Duas palavras:
    Obsolescencia programada!

    • ddymoo says:

      isso atualmente são as palavras de ordem para tecnologia e não só apena que a média são de +-2 anos

    • Paulo says:

      Continuam a funcionar, simplesmente a marca não faz mais reparações.

      Mas tem um óptimo serviço de reciclagem… podes até levar lá os teus android, e evitar uma catástrofe ambiental…

  4. Sergio J says:

    Quantos anos queres de garantia?

    • Daniel says:

      Para o iPhone? Para mim tanto faz, não uso!
      Mas acho piada que os produtos que são sempre anunciados como os suprassumos e considerados o mais alto estado da arte em termos tecnológicos, depois sejam despromovidos pelo fabricante em notas de informativas que sugerem a quem consome os seus produtos: “Atenção se queres estar na vanguarda da tecnologia e já agora ser o tipo mais cool do bairro com o ultimo gadget, deita essa porcaria fora e dirge-te a nossa loja mais próxima para comprar o ultimo modelo!”
      Atenção isto é valido para todos os grandes plyers a nivél mundial, ai a Apple não ganha a ninguém tem muitos companheiros do mesmo calibre em relação a “Obsolescencia programada”

      • Nunes says:

        Explica lá então quanto tempo é que achas que uma empresa deve manter stock de peças para um produto que já deixou de ser produzido!??

        • Daniel says:

          Como é obvio se todas as empresas fizessem stock de sobresselentes por tempo indefinido não havia já espaço no planeta para tenta tralha!
          O que quiz dizer, foi que no caso da Apple o anuncio de fim de suporte de um equipamento normalmente é feito quase com a pompa e circunstancia de quem vai anunciar algo novo, de modo a servir de aviso á navegação e lembrança para reservar o carcanhol porque vem ai mais um novo modelito da casa de Cupertino!
          Só isso, todas as marcas descontinuam produtos não o fazem é com tanto alarido…
          Ou então será que quem compra Premium, neste caso Apple, ou pelo menos paga por isso fica desapontado por ter gasto dinheiro acima do normal para no fim o produto ter uma vida util declarada pelo fabricante identica a de um produto não Premium.
          Um exemplo, se pegares num carro com 20 anos e procurares bem ou contactares a fabrica ou fornecedores autorizados encontras peças de substituição. Neste caso dequi a 20 anos tenta procurar peças autorizadas pela Apple, hummm pois vai ser dificil não é? Mas já sei que toda gente vai dizer que com um telemovél é diferente de um carro e não é pensado para durar 20 anos, dai ter falado em Obsolescencia programada, mas entretanto pagagou-se um produto Premium!
          Imagina por exemplo a Mercedes, a Audi, Volkswagen, Porsche, Ferrari, GM, Lamborghini, etc… ou a Siemens, Bosh, Schneider ou outros se virarem para os clientes que compraram Premium, desculpem senhores mas agora se querem os vossos equipmentos de topo que pagaram bom dinheiro a funcionar, comprem outros!! Não digo que não aconteça, mas mas é raro, porque quem vende Premium NORMALMENTE sabe que está a selecionar clientes para fidelizar pela qualidade do produto e assistencia.
          A Apple diz que vende Premium e a qualidade até é Premium, não ponho isso em duvida, mas o objectivo desde o inicio do Jobs que era dominar o mercado dando a entender que estava ralado com o consumidor.
          Ele consguiu colocar-se no topo criando um belo marketing a volta dos produtos Apple e criando uma mistica Premium mas no fundo tratam os clientes como caraneirada amestrada para consumir os produtos em vagas ciclicas!
          Mas isto sou eu a pensar alto, continuo a respeitar quem opta por Apple, e tenho-a como referência do ponto de vista técnico como sendo de topo, mas não vou na manada atrás das modas!

          • Nunes says:

            ” o anuncio de fim de suporte de um equipamento normalmente é feito quase com a pompa e circunstancia de quem vai anunciar algo novo,”
            ??
            A Apple não faz qualquer anúncio. Limita-se a ir actualizando uma página onde identifica os produtos que deixam de ter assistência.

            “Só isso, todas as marcas descontinuam produtos não o fazem é com tanto alarido…”
            ??
            A Apple não fez qualquer alarido! Foi um blog que descobriu informação, que muito provavelmente até tem erros, pois segundo o próprio limite dado pela Apple o suporte para o 3GS só deveria terminar em 2017!

            “desapontado por ter gasto dinheiro acima do normal para no fim o produto ter uma vida util declarada pelo fabricante identica a de um produto não Premium.”
            ??
            Vida útil?? Isto é assistência da marca que a pessoa teria sempre que pagar do seu bolso, por produtos que foram lançados há 6 ou mais anos! Não só o aparelho pode continuar a funcionar para além deste tempo e até sofrer arranjos noutros reparadores com peças, como o que realmente limita nesta altura a utilidade é a antiguidade do hardware para correr o imenso software que tem sido desenvolvido!
            E se queres falar de Premium então tens que dar exemplo de outras marcas que conseguem dar a mesma qualidade de suporte a todos os níveis, cobrando menos! E não te esqueças que os últimos iPhones têm se mantido no mercado durante 3 anos, o que leva a 8 anos de assistência segundo a informação oficial da Apple.

            “é diferente de um carro e não é pensado para durar 20 anos, dai ter falado em Obsolescencia programada, mas entretanto pagagou-se um produto Premium”
            Não queiras comparar o ritmo acelerado de desenvolvimento dos smartphones e na informática com o passo lento e de certa forma normal na indústria automóvel, isto sem falar no facto de as pessoas demorarem em média muitos anos a trocar de carro dada a enorme despesa e a falta de grandes novidades!
            Nos smartphones as pessoas trocam muito mais rapidamente de aparelho e em média vários anos antes de acabar a assistência da Apple que é aqui referida! Por isso não consegues dizer que isto é um factor para “Obsolescencia programada”, quando já há muito poucos aparelhos destes a serem usados!

          • Benchmark do iPhone 6 says:

            Olha, censuraram-me os versos de Camões: “Sete anos de pastor Jacó servia”. Queria dizer:

            “E se fosses chatear o Camões, ó papagaio?!” E encurta a prosa. às tantas escreveste alguma coisa de jeito mas perdeu-se no meio do emaranhado.

      • Mikes says:

        Eu não sou fã da Apple, mas neste ponto percebo perfeitamente estes fins de suporte! Não faz sentido continuar a ter stock de material obsoleto – mais não fosse porque devem ser uma minoria quem manda arranjar equipamentos tão antigos, e depois porque fazer “stockagem” é caro e não faz sentido.

  5. Nuno says:

    Estes tlms ainda dão baile aos android topos de Gama de hj, o s6 laga mais que o iPhone 3gs

  6. Benchmark do iPhone 6 says:

    Na lista Abril de produtos obsoletos (“vintage” é só nos EUA), só o iPhone original, de 2007, está nos obsoletos.

    O 3G é de 2008 e o 3Gs de 2009 (um, comprado em 2009, ainda anda todo lampeiro lá por casa).

    Não faz muito sentido que os dois modelos passem a obsoletos ao mesmo tempo. Até porque o 3Gs representou um grande salto e só foi descontinuado em 2012 – logo, em 2016, não fazia os cinco anos.

    https://support.apple.com/en-us/HT201624

    • Pedro says:

      o 3gs foi o primeiro smartphone a fazer videos, os outros limitaram se a copiar

      • ddymoo says:

        Sério ? e por consequentemente deveria ser o único a realizar video?
        dizendo não á copia?
        Já agora o primeiro carro foi pantentiado em 1908 por Karl Benz, os outros apenas se limitaram a copiar.

        • Daniel says:

          Já teve perto disso, lembro-me de a uns tempos a Apple queixar-se que a concorrencia fazia smartphones com a forma muito identica a deles!
          Acho que quererem apropriar-se da forma geométrica rectangular, é capaz de ser um bocado ambiciso de demais… até para Apple! Digo eu… 😛

  7. Luis Pinto says:

    Ainda tenho o meu velhinho 3GS 16G! Neste momento, é um bom iPod…

    • Benchmark do iPhone 6 says:

      Que desperdício. Encontrei facilmente quem quisesse o meu. O problema foi que usava outra rede – e eu tinha comprado o meu a pronto, bloqueado, mas sem período de fidelização. Resultado – €150 pelo desbloqueio e já tinham passado mais de três ano da data da compra. Que roubo.

      Se o tivesse comprado, bloqueado na mesma, mas com período de fidelização, o preço por desbloquear era uma ridicularia ao fim de dois anos.

      Moral da história: gente sensata só compra o que pode – logo, só compra a pronto (se não pode pagar a pronto não compra) – e no fim lixa-se. Comigo acabou-se os iPhones bloqueados.

  8. Nokall says:

    A apple pode retirar o que quiser agora roubar um termo portugues é que nao… Qualquer dia esta patentado tambem…. IN wikipedia
    Vintage é um termo antigo português que se refere ao conhecido Vinho Do Porto. Atualmente os EUA querem comprar este termo.
    Vintage, Antiguidade e Retrô, Diferenças
    Antiguidade é qualquer peça que tenha, ao menos, 100 anos de idade.
    O Vintage, é qualquer peça que tenha pelo menos 20 anos e menos de 100 anos, pois, a partir de 100 anos a peça já é considerada antiguidade.

    O iphone 3G e 3Gs onde tem 20 anos? LOLL

    • Nunes says:

      que comentário mais “estranho”
      Vintage é uma palavra inglesa, é um anglicismo no Português.
      Vintage não precisa de implicar antiguidade, pode aplicar-se a anos de bom trabalho/produto!

      • Nokall says:

        Nao é estranho… Pode ir ler a wiki…
        OBSERVAÇÃO 1: Como substantivo, a palavra significa “vindima, colheita da uva”. O adjetivo conota “velho e bom”, como um vinho de boa safra. Refere-se a coisas antigas que conservam ou aumentam de valor com o passar do tempo. Ja agora porque tem que ser estranho? Porque estamos a falar de produtos apple?
        Tambem sou cosumidor de produtos apple. Tanto falo bem como mal… Sou consumidor, nao sou cego e nem uso duas palas nos olhos para ser defensor de qualquer tipo de marca.

  9. Mari says:

    Querem falar de obsolescência programada? que tal meu Galaxy S3, que depois de um ano de uso, sem qualquer utilização inadequada não prestava mais pra nada? o do meu marido, a mesma coisa… me poupem! Obsolescência “mais programada” e rápida do que dos aparelhos da samsung não tem!

  10. Silverr says:

    Cá ainda tenho um 3G em casa da AT&T com unlock feito pelo jailbreak e ainda funciona +/-, mas está lento. Desenrasca de vez em quando fico sem telemóvel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.