Nova patente da Apple pode ajudar Siri a aprender palavras e frases recém-criadas
Quando se fala em assistentes virtuais, a Siri, da Apple, parece ser a que menos tem evoluído e a menos capaz, quando comparamos com outras opções como o Google Assistant ou a Amazon Alexa.
Finalmente, a Apple parece querer equipar a Siri com mais inteligência. Para isso a empresa recebeu uma patente relacionada com a descoberta de trending topics nos pedidos de voz. Vamos perceber do que se trata.
Assistente virtual - Às suas ordens
Não tenhamos dúvidas que o futuro próximo colocará na nossa vida um novo sistema virtual, uma espécie de assistente, que falará connosco, responderá a questões e terá uma "vida" ativa para nos servir.
Estamos a palmilhar terreno tecnológico para desenvolver estas tecnologias que nos ouçam, interpretem e respondam ao que lhes é solicitado. Não é fácil, para estes sistemas aprenderam à nossa velocidade, principalmente porque com o passar do tempo novas palavras e frases são inventadas e começam a ser usadas na sociedade - como “criptomoeda” e “meme”. Esses são os tipos de palavras e frases que a patente visa ensinar.
Palavras trendy
À medida que as frases e palavras são usadas com mais frequência nas redes sociais, nos artigos de notícias e nas pesquisas na web, a patente descreve o sistema como capaz de pesquisar ficheiros de tráfego em tempo real e de fala recente para descobrir se estão a ser informados a um assistente.
Nesse sentido, as notificações serão geradas para identificar o significado e o contexto das palavras e frases, de forma a fornecer estatísticas de utilização - coisas que podem ser úteis para garantir que um assistente digital saiba quando uma palavra ou frase está a ser usada adequadamente.
Siri precisa de inteligência
A tecnologia pode ser útil. Tal como a Apple descreveu no registo de patentes, os assistentes digitais podem ficar desatualizados à medida que a linguagem muda ao longo do tempo, mesmo que essas mudanças sejam subtis. Quando o assistente virtual está desatualizado, torna-se cada vez menos útil - e, no momento, a Siri precisa de toda a ajuda possível para ser um pouco mais útil.
Claro, só porque a Apple recebeu a patente, isso não significa que será usada em breve. Esta patente é, na verdade, uma continuação de uma patente que foi apresentada em 2015. Ainda assim, o que a patente significa é que a Apple está a trabalhar ativamente por forma a tornar a Siri numa melhor assistente virtual e que poderíamos definitivamente ver uma versão melhor num futuro próximo.
Mais patentes para a Apple
A Apple recebeu várias patentes nos últimos tempos, como referimos aqui. Na semana passada, a empresa recebeu uma patente destinada a abordar o chamado “choque de luminescência” que pode ocorrer quando a exibição de um telefone é ligada no escuro. Antes disso, a empresa recebeu uma patente relacionada ao uso de baterias flexíveis.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
vai acabar por aprender mau português
Só uso para ditar SMS em alta voz. Funciona razoavelmente bem, se não houver ruído ambiente.
(Siri em iPhone)
Funcionalidades de software podem ser “patenteadas” ?
A Siri brasileira é uma fraude! É raro acertar com uma! Peço para tocar Because The Night e sai be cose tonight… Que miséria, nunca mais aparece em português de Portugal!