Apple retirou aplicações de VPN da App Store chinesa
As políticas de controlo de acesso à Internet na China são muito restritivas e procuram sempre evitar o acesso à informação de fora do país. A última medida proibia a utilização de VPNs, tendo agora a Apple dado um passo para implementar essa solução, removendo as apps de VPN da versão chinesa da App Store.
O governo chinês tinha recentemente dado ordens aos ISPs do país e a várias empresas para banirem a utilização de VPN, limitando assim o acesso à informação e controlando-a.
Essa ordem deverá ter sido implementada de imediato, mas abria a porta a outras medidas que necessitavam de ser aplicadas. Esse passo foi agora dado, com a Apple a remover essas aplicações da sua loja no território chinês.
Sabe o que é uma VPN?
Esta situação está a ser comunicada aos criadores das aplicações, alertando-os para a necessidade de cumprir as regras da Apple, que impedem a presença de apps que vão contra as diretivas locais de cada país.
Claro que esta medida não está a ser bem recebida pelas empresas que disponibilizam este serviço, acusando a empresa de dar suporte aos agentes de censura chinesa e bloqueando o acesso à liberdade de expressão. A Apple até agora não reagiu a esta acusação e nem apresentou qualquer informação sobre a medida tomada.
Não existe para já informações sobre se este passo foi também tomado no Android, uma vez que a loja de aplicações da Google não tem presença no território chinês.
Este é mais um passo que vem reforçar a posição do governo chinês e permitir o controlo do acesso à Internet. Por seu lado, a Apple parece apenas estar a limitar-se a cumprir as leis impostas pelo governo chinês, evitando assim outras sanções previstas.
Este artigo tem mais de um ano
E é se quer vender iphones lá.
apple, facebook, e outras é so o governo pedir que abrem as pernas!
Pronto, lá vêm os “espertinhos” aplicar isto para coisas que não têm nada a ver.
Neste caso, é claro, e tanto a Apple tirasse ou não, as VPN estão a ser cortadas directamente pelos chineses, por isso, atira os foguetes e vai apanhar.
Pronto, lá vêm os espertinhos a inventar desculpas a todo o custo.
As Apps foram retiradas porque o governo chinês assim o quis. Perder o mercado chinês não dava muito jeito para a Apple
Se as autoridades chinesas criaram a lei, como é que querias que a Apple mantivesse as aplicações?
Pois isso é óbvio. As Apps foram retiradas a pedido das autoridades chinesas, mas existe sempre alguém que inventa desculpas.
O mesmo acontece com qualquer outra empresa, basta ver o que aconteceu com a MS e Google.
@ Toni, as apps foram retiradas porque há legislação chinesa que regula as VPNs, não é um mero pedido!
Olha que não, a Apple não prejudica os seus clientes por governo nenhum 😀
🙂
Santa ignorância, Joel!
O objetivo da Apple é o lucro. Não os direitos humanos.
Jamais poriam em jogo o acesso ao primeiro mercado mundial, porque o negócio deles é outro.
Acorda para a realidade, rapaz,!
A sério?! 😎
o que é uma VPN algum partido politico?
Já la tens um link no artigo. abr
Estado fascista. E todos lhes compramos ou vendemos. Vão ser um grande país imperialista, só que ao contrário dos USA, sem voz ao direitos humanos.