Apple quer que se perceba para que serve o Controlo da câmara no iPhone 16
O iPhone 16, em toda a sua gama, trouxe várias novidades ao dispositivo, apesar do aspeto ser praticamente o mesmo. Bom, praticamente porque foi incluindo o botão Controlo da câmara. Este novo botão tem mesmo utilidade? A Apple quer mesmo que tenha e lançou uma mensagem nova.
Controlo da câmara... para que serve?
A fotografia, o fotografar e o gravar vídeo, são ações cada vez mais usadas pelos utilizadores dos smartphones. Atualmente, estas máquinas são mais para captar e gerir imagem, que propriamente para fazer e receber chamadas. Então, as marcas só têm de se adaptar e adaptar a oferta.
O botão Controlo da câmara parece ser a tentativa da Apple de refinar o iPhone para o tornar mais uma câmara fotográfica. Contudo, como o hábito faz o monge, os utilizadores poderão não estar na mesma linha de pensamento.
Como tal, a Apple lançou um novo vídeo promocional para o iPhone 16, destacando a nova funcionalidade: o botão de Controlo da câmara. Enquanto o primeiro anúncio se centrava nas futuras funcionalidades Apple Intelligence, este último vídeo destaca o poder do novo botão.
Tal como foi visto durante a apresentação do iPhone 16, este botão permite o acesso rápido à câmara e suporta gestos para ajustar as definições na aplicação nativa da Apple. Por exemplo, pode ser utilizado para alterar caraterísticas como o zoom ou a profundidade de campo, bastando para tal premi-lo ou arrastá-lo.
Este botão, disponível em todos os modelos do iPhone 16 (incluindo as versões básica e Pro), torna a captação de fotografias mais intuitiva.
Apple apresenta um vídeo explicativo
O vídeo destaca particularmente o facto de o botão Controlo da câmara funcionar de forma ideal no modo paisagem. Embora o botão esteja acessível em qualquer orientação, a Apple parece ter concebido esta funcionalidade para ser utilizada com duas mãos. Sim, nem todos temos mãos de guarda-redes. Como tal, a como a Apple faz questão de mostrar, este botão é para usar o iPhone na horizontal.
Isto pode explicar por que razão alguns utilizadores, habituados a tirar fotografias no modo retrato (a segurar o iPhone na vertical), têm dificuldade em tirar o máximo partido de todas as opções concebidas pelos engenheiros. O mesmo se aplica aos utilizadores esquerdinos, uma vez que o botão está localizado à direita.
Só com o iOS 18.2 o iPhone ficará pronto
Temos visto inúmeros testes ao ecrã, às câmaras, baterias e desempenho ainda com as versões que deram corpo ao lançamento do novo iPhone. Mas ainda não está lançado o sistema operativo que tire total proveito do que foi lançado de hardware. Nem em qualidade, em quantidade. Isso só acontecerá com o iOS 18.2.
Nesta versão a Apple planeia melhorar ainda mais o seu novo smartphone, e principalmente esta funcionalidade que dizem respeito ao novo botão. Em particular, esta atualização permitirá que o botão bloqueie automaticamente a focagem e a exposição com um único toque leve, melhorando a sua usabilidade no modo retrato.
Isto deverá tornar a ferramenta mais versátil e eficaz, independentemente da orientação escolhida pelo utilizador.
Assim, após o botão de ação do ano passado, a Apple adicionou outro botão para todos os fotógrafos, amadores ou profissionais. Mas, desta vez, não é apenas para os modelos Pro.
Claro que com a vinda do Apple Intelligence este botão, assim como o de ação, poderão ganhar mais vida. É mais uma opção para todo o potencial que este iPhone promove. Mas... será que este botão faz assim tanto sentido para estar em todos os modelos?
Só o tempo vai determinar o sucesso ou fracasso deste botão. Pode ser um sucesso, ou desiludir como aconteceu com a “touch bar” dos MacBook Pro.
https://m.youtube.com/watch?v=ONb0a3DiX8U&pp=ygULbWFubnkgb3J0aXo%3D
Continuo a usar a “touch bar” do MacBook Pro muito satisfeito. Nem percebo sequer o motivo das criticas – só se for por a Apple ter anunciado mais utilizações do que na prática a generalidade dos utilizadores usa.
Mas, já se sabe que, para a larga maioria, em tudo funciona a lei da inércia, a lei do menor esforço – mas a touch bar também se usa perfeitamente para quem quer fazer o que (mais) precisa sem qualquer dificuldade, visto que é personalizável.
Uns usarão mais/melhor o botão Controlo da câmara e outros menos, é normal.
Não há nenhuma crítica (explicita ou implícita) à touch bar dos Mac, apenas uma constatação de que uma feature pode não ganhar a aceitação global para a qual foi projectada, e esse terá sido o motivo pelo qual foi descontinuada nas linhas mais recentes.
o problema nao foi a touchbar foi o que removeram do portatil…
Se outrora a moda foi tirar botões do display, e com razão, pois libertou área de de display. Agora ocupar as laterais com mais botões julgo que irá criar problemas no manuseio do iPhone. Mas lá está vamos ver se não é algo que vingue no mercado de avanços palidos.
… manuseio do iPhone … na fotografia e vídeo, entenda-se.
este botão é o touch bar dos macbooks. inutil.