Apple poderá comprar a Perplexity para apostar forte na IA
A Perplexity começa a destacar-se nos meio das gigantes tecnológicas. A jovem empresa criou um motor de pesquisa popular que responde às perguntas dos utilizadores combinando tecnologias de IA com conhecimento disponível na Internet. É também um grupo de talentos pelo qual a Apple parece começa a estar muito interessada.
Apple poderá comprar a Perplexity
Para voltar à corrida da IA generativa, a Apple precisa de mais do que uma ferramenta de tradução em tempo real ou outras ferramentas que revelou durante a última WWDC. A empresa está a lutar para acompanhar o ritmo estabelecido pela OpenAI, Meta e Google. É por isso que não é surpresa saber-se agora que a empresa da maçã está ponderar fazer aquisições. E uma das startups mais procuradas do momento é a Perplexity.
A empresa desenvolveu um "mecanismo de resposta de IA" que se apresenta como um concorrente direto do Google e de assistentes como o ChatGPT. Serve para pesquisas de informação documentada. Pode aprofundar um tópico e obter respostas bem fundamentadas e com fontes fidedignas. Ao contrário de outras ferramentas de IA, o Perplexity enfatiza a transparência da fonte.
Segundo a Boomberg, os executivos da Apple terão começado a interessar-se pelo Perplexity. Aqui inclui-se Adrian Perica, responsável de fusões e aquisições da empresa, e Eddy Cue, vice-presidente de serviços. As discussões ainda estão numa fase inicial, mas a ideia ganha força em Cupertino.
Será para apostar forte na sua IA
Esta compra traria dois benefícios imediatos. O primeiro é que a Apple ganharia imediatamente os talentos da Perplexity, especialistas na IA prontos a resolver os problemas relacionados com a Siri que causaram uma grave crise interna. O segundo é o próprio motor de pequisa.
Até ao momento, nada foi decidido. E se a Apple iniciasse hostilidades, tal não aconteceria antes da decisão final dos tribunais americanos sobre o assunto. Mas, se tal acontecesse, seria a maior aquisição alguma vez tentada pela fabricante. A maior até à data foi a da Beats, por 3 mil milhões de dólares, em 2014.
A última ronda de financiamento da Perplexity avaliou a startup em 14 mil milhões de dólares e a empresa atrai muito interesse. A Meta queria, alegadamente, comprá-la, antes de apostar na Scale AI, onde adquiriu uma participação de 49%, por 14,3 mil milhões de dólares. Falta também saber se as entidades reguladoras aprovarão o negócio da Apple. Este tipo de aquisições é atualmente visto com desconfiança.