Apple tem patente que encontra o seu iPhone mesmo desligado
A Apple tem um sistema que já recuperou milhares de iPhones aos seus donos. O sistema Encontrar iPhone apareceu em 2009 e permite que os dispositivos Apple possam ser localizados quando estão perdidos ou são roubados.
O sistema, contudo, tem um ponto fraco. Se quem roubou o seu iPhone desligar o dispositivo, tirar o cartão SIM ou colocar o aparelho em modo Voo... nunca mais o irá encontrar. Calma... a Apple afinal tem a solução para isso.
Como podemos ler aqui, deu entrada no Departamento de Marcas e Patentes dos Estados Unidos um sistema que revela como a Apple poderá detectar o seu iPhone mesmo que este esteja desligado.
A patente número US20160323703, aprovada no dia 6 de Maio deste ano, detalha como adicionar a um iPhone uma funcionalidade que permite ao iPhone informar a Apple do seu estado mesmo que exista periodicamente um "estado de incapacidade de transmitir dados da sua localização".
Como funciona o sistema?
A Apple poderá colocar um temporizador para ligar periodicamente uma parte do dispositivo a partir de um estado desligado. Nessa altura, serão activados os módulos de serviços de localização que irão determinar a localização do dispositivo e enviar logo de imediato a informação recorrendo a um ou mais canais de transmissão.
Seriam enviados os códigos de localização via -mail ou por mensagem de texto. Também seriam enviadas imagens, voz e outros dados que poderão ajudar o proprietário do iPhone a criar um padrão que o leve ao larápio ou a quem tem um iPhone que pertence a outra pessoa.
Não está claro se o recurso iria trabalhar em iPads e MacBooks usando somente Wi-Fi. Isto porque nem os iPads WiFi nem os MacBooks têm capacidade de transmitir dados sem estar ligados a uma rede conhecida.
Mas não será pelo cartão SIM?
A lógica diz-nos que não, assim como actualmente o Encontrar iPhone fica praticamente inactivo se o cartão SIM for removido, o sistema terá de usar outros meios que salvaguarde a integridade da comunicação. Há vários sistema que comunicam nos dois sentidos e que podem ser aperfeiçoados.
Esta patente não está dedicada ao iPhone ou ao iPad, contudo, tendo em conta a atitude da Apple face à segurança, poderá ser de facto um trunfo a apresentar já no próximo iPhone 8.
Este artigo tem mais de um ano
Bem jogado, mas acho que convém ter bateria suficiente para ele fazer o “Phone Home”, ou seja, também vão ter que impedir que a bateria chegue aos 0% por software, o que alias já devem fazer.
sem rede nem wifi vão ligar-se como? por telepatia?
As chamadas de emergência também são por telepatia?? comunicação existe…
Se nao houver nenhum tipo de cobertura gsm/lte/umts/etc nao e possível realizar qualquer tipo de chamada de emergencia.
Sim, mas também para que alguém há-de querer um iphone se não for para utilizar.
Para pisa papeis num local sem rede é um objeto interessante.
Esses protocolos de partilha de rede são inteiramente exclusivos, nunca podendo ser usados para transmissão de dados. Apenas funciona para voz e para o número 112.
Lê a patente.
Dá sinal para outros iPhones, que chibam o iPhone roubado.
Caso não saibam o iPhone já comunica com a Apple sem o SIM, usa as antenas gsm (acordos com os operadores), testado por mim telefonei para a Apple porque tinha o equipamento bloqueado e não sabia a password, mandaram enviar por email factura de compra, passado 4 horas ligaram.me para efectuar o desbloqueio e para meu espanto sem cartão sim é sem WiFi ligado apareceu um código no ecrã que eles me pediram para dar por telefone, e foram eles que enviaram o código. E pronto vastou isso para me desbloquear o equipamento.
Que conhecimento vasto. Vasta ler isso.
Se bem percebo, eles conseguem ligar módulos, logo poderão ter conseguido ligar o WiFi do teu tlm e enviar o código!
em qualquer smartphone tb podes ligar ao 112 sem o cartao SIM 😉
É cada invenção que aparece por aqui!
Invenção? Tens um Iphone? Faz o que eu te digo bloqueia o mesmo e telefona para lá a dizer que perdes-te a passw e que não sabes.
Eles pedem uma factura e a seguir ligam para ti e explicam que tens que estar com o equipamento na mão que vai aparecer um código (sem wifi e sem SIM) e eles querem esse código e pronto só desligar e ligar ao itunes ja está desbloqueado.
Por isso eles usam o GSM, não sei como mas usam. Mas testem!
Agora até já vens com outro nome! Tanta invenção dá dinheiro? Deves ser algum “escritor” de ficção, embora mais aspirante do que escritor
que eu saiba o sinal gsm sem “sim” apenas é permitido em chamadas de emergência!
espera a’i…vamos ver do outro lado da moeda.
Se queremos estar anonimos (com o telemovel desligado) agora vai ser possivel alguem saber onde estamos mesmo com o tlm desligado?
isto nao me cheira mt bem em termos de privacidade…
Bem… quem nao tiver NADA a esconder e que nao esteja fugindo de ninguém, nao tem de quê temer.
toda a gente tem algo a esconder. chama-se privacidade, direito à sua vida privada. só um total asno acha o contrário e mesmo esses recusam mostrar a vida toda.
E eu preocupado com a Apple saber onde eu estou ou neste caso, onde o meu telefone está, preocupava era se a minha mulher soubesse onde estou.
(Joking).
Ou seja, mesmo que desliguemos o telemóvel eles continuam a ver e ouvir onde estamos e o que falamos 😀
Mas a desculpa da segurança é boa 😀
+1
Qualquer dia tudo é patente… só falta patentearem o uso das cores…
É nisto que a Apple ganha à Google. Segurança. Quem rouba um iPhone hoje em dia já não faz muito com ele. O mesmo não se pode dizer de um Android… 🙁
fia-te na virgem!
Rouba um iPhone então… Se tiver o iCloud bem configurado, não fazes mais nada com ele.
Estas bem enganado, existe pessoal a programar a nand com novo serial e desbloqueado.
Sim? ofereço iPhone 6S a quem desbloquea-lo!!
MiguelDias, lol! mais invenções, deves ter apanhado uma boa veia
seria otimo se me desses uns contactos. tenho lá em casa uns quantos que me ofereceram como pisa papeis e ainda não descobri ninguém que os consiga ressucitar com um serial legal. obrigado
MiguelDias, como é que alguém vai programar o nand com alguma coisa nova se o os dados no nand são encriptados com chaves geradas pelo aparelho? Isto é, só podes colocar alguma coisa na nand se tiver sido o próprio aparelho a encriptar esses dados, o que não seria o caso. A alternativa seria conseguir obter o UID do aparelho para de alguma forma gerar novas chaves de encriptação, mas isso está fora de questão pois é inacessível, dado que está “fundido” no próprio processador.
Mike/MLopes há pessoal que substituiu a NAND e CPU de uma motherboard queimada… Existe um vídeo no YouTube a exemplificar… Se quiserem disponibilizar um dos “pisa papéis” (iPhone 6S) e enviá-lo para mim na Alemanha (pago os portes), estou tentado a experimentar, já que tenho uma motherboard que foi “à sanita” por uns minutos… 😉
MikePT, mas para isso acho que precisas de chips de aparelhos não bloqueados.
Marco, mas eu tenho NAND e CPU de um iPhone desbloqueado 😉
MikePT, como disseste que tens uma motherboard queimada, assumi que os chips estariam “queimados” (passe a expressão), o que terá sido um salto de raciocínio a mais. Contudo, há alguma probabilidade que pelo menos um deles tenha sido afectado.
Lol, só os recentes é que não, os mais antigos (IOS) é só colocar factory reset e mudar o IMEI se quiseres e prontos 😉 (dark web knows)
Eu sou adepto de Android mas ele tem razão, não há nenhum Android que depois de roubado ou achado não se possa usar, o mesmo não se pode dizer de um iPhone, basta o dono bloquea-lo na conta Apple e não há nada mais a fazer, fica tijolo ou devolves ao dono!
Não é bem assim, de maneira geral os Android qq um mesmo sem conhecimento de roms e eproms consegue os da Apple mais recentes são difíceis mesmo.
Basta provar que o telemóvel é nosso, declarar o IMEI à nossa operadora e no espaço europeu o telemóvel fica barrado na ligação às operadoras e daí, zero chamadas, zero dados, zero mensagens. Só dá mesmo para usar por wifi..
Não é verdade para o espaço europeu, é apenas para alguns países na Europa e depende das operadoras. Para além disso não há falta de países fora da Europa, quem se dedica a isto não é burro.
O bloqueio de IMEI é de eficácia limitada…
Avast anti-theft com root faz o mesmo
Como é que faz o mesmo? É apagar e instalar um novo ROM e deixas de ter Avast. Nem sequer a Avast anuncia este tipo de funcionalidade que o Mike refere.
Não te esqueças é que esses sistemas também servem para a empresa saber TUDO sobre ti, pois não os podes desligar e aceitas que estejam a ser usados, quando aceitas as condições de compra do telemóvel.
É muito bonito dizer que “se mo roubarem, posso pedir a localização dele, mesmo que tenha sido desligado ou lhe tenham trocado o cartão”… também serve para “se andar com ele, a empresa sabe de tudo o que faça, mesmo tendo desligado o acesso à internet, ter a privacidade no máximo e nem usar o gps.”
Não queres que saibam sobre ti, simples, deixa o tlm em casa q
Não queres que saibam onde andas deixa o tlm em casa na próxima vez que não quiseres ser seguido.. que raio de mania de perseguição… para eles tu és um número, um cliente em milhões…
o problema nem é a empresa. mas para perceber isso é preciso pensar durante mais de 10 segundos.
Lendo a noticia, Com esta patente, bem que podes desligar a net, meter em modo de avião ✈, tirar o cartão faças o que fizeres o sistema vai estar a enviar a tua localização para a Apple.
Se fosse outra empresa chamava isso outra coisa, mas que é seguro é.
Nem mais, mas espera que daqui a uns tempos quando a Samsung ou Microsoft fizerem isto, os fanáticos dizem logo isso e depois vamos ter que lhes relembrar esta notícia, mas prontos é assim a vida 🙂
Eu sei que não há à muitos anos nenhum caso em que uma anomalia num avião seja atribuída ao uso do telemóvel, no entanto pedem sempre para activar no modo avião e no entanto o iPhone lembrasse e liga o GSM para comunicar…
As companhias aéreas vão gostar tanto dos iPhone’s como dos Note 7…
Voo com muita regularidade e nunca ligo o modo de voo. Até hoje nunca caiu nenhum.
É uma patente, não é um produto. A própria patente indica que seria o utilizador/dono a definir se queria esta funcionalidade ligada, e que só funcionaria dentro de certas circunstâncias – o que segue um princípio idêntico ao que já acontece para o sistema de localização de aparelhos perdidos.
É uma patente, não é um produto.
É uma patente, não é um produto. A própria patente indica que seria o utilizador/dono a definir se queria esta funcionalidade ligada, e que só funcionaria dentro de certas circunstâncias – o que segue um princípio idêntico ao que já acontece para o sistema de localização de aparelhos perdidos.
É uma patente, não é um produto. A própria patente indica que seria o utilizador/dono a definir se queria esta funcionalidade ligada, e que só funcionaria dentro de certas circunstâncias – o que segue um princípio idêntico ao que já acontece para o sistema de localização de aparelhos perdidos.
Quando é que tira cafés e estrela ovos ? Isso é que era
Palhacos treta de noticia entao envia sms etc etc desligado. Das duas 3 ou se liga a bateria ou ao wifi ou a rede movel:) lol p de jornalismo
Todos os telemóveis podem usar as BTS/NodeB’s e EnodeB (2G/3G e LTE) para comunicar, mas apenas para os serviços de emergência e são identificados por IMEI.
Podes idolatrar a Apple, mas ao ponto de inventares? acho que devias de pôr os pés no chão e pares de sonhar.
Mas há alguma lei que impeça o equipamento de usar a rede GSM/3G ou 4G sem cartão? Os operadores não permitem o acesso porque senão tem cartão tão a perder dinheiro, agora se a Apple chega a um acordo para que todos os seus telemóveis possam realizar uma comunicação para um número deles o que é que isto tem de anormal, não me parece que seja de todo descabido.
é só gente bem informada.
então se é possível usar as BTS/NodeB’s e EnodeB (2G/3G e LTE) para comunicar, porque raio não poderão ser utilizadas exatamente as mesmas coisas para comunicar? 😉 agora fiquei baralhado…
Apple como sempre tardia…Samsung patentou um sistema inovador no Galaxy Note 7, o de auto explosão….se o usuario explode nao tem roubo, logo nao tem necessidade de rastreio.
kkkkk ja ja burlam isso, assim como o icloud, bloqueio de imei…etc…na 22 de março o que se tem de desbloqueioo de iphone é facil. Enquanto tiver vulnerabilidade nenhum sistema é confiavel.
Eheh pelo menos já se sabe que o Vitor da PPLWARE é um verdadeiro fanático da Apple, com tanto produto ”do Vitor Martins”
Um modo da NSA saber sempre onde andamos, mesmo com o tlm desligado
A Apple a oficializar os resultados da sua parceria com a nsa, fbi, cia e outras agências manhosas. Depois ainda vão fazer show off para os tribunais.
Novidades? Falamos de algo que já existe deste o primeiros tempos das telecomunicações…
Já estou a ver a Google e a Microsoft Windows dizer aos seus colaboradores, se tem iphone tem de deixá-lo na caixa a entrada para a Apple não ouvir e ver as nossas conversas. Lol
Privacidade? Lol!
Patentes não faltam a Apple mas depois quando lança os seus produtos, as inovações passam por retirar portas e substitui-las por adaptadores.
Pode ser que com esta nova tecnologia não se perca o verdadeiro objetivo do Find My iPhone, que é a entrega ao dono, já que nas versões até à data não o fazem, apenas permitem o telemóvel virar tijolo… ou melhor, dependendo das mãos em que caiem, nem isso.