Afinal a Apple não apaga as Notas ao fim de 30 dias no iCloud
Os serviços Cloud da Apple têm caraterísticas que os seus utilizadores conhecem e que usam para seu proveito. Uma das mais interessantes é a possibilidade de recuperar tudo o que é apagado no prazo de 30 dias.
Ao fim desse tempo a Apple garante que os elimina de forma definitiva, deixando de ser possível aceder-lhes. A questão é que se descobriu agora que isto não é verdade e estas notas podem ser acedidas mais tarde.
A confiança dos utilizadores nos produtos que a Apple disponibiliza é elevada, principalmente nas componentes de segurança. Esta confiança tem tido alguns altos e baixos, com a descoberta de pequenas falhas que depressa são resolvidas.
O mais recente caso foi descoberto pela empresa russa Elcomsoft, que conseguiu provar que as notas que estão armazenadas no iCloud não são eliminadas ao fim de 30 dias, como a Apple anuncia.
Não é a primeira vez que a Apple tem problemas destes no iCloud, também eles revelados pela Elcomsoft. Antes das notas, tinham sido as fotografias eliminadas e o histórico do Safari a ficar no iCloud por mais tempo que o definido.
A descoberta destas notas por apagar foi feita recorrendo a uma ferramenta da empresa, tendo sido possível ver algumas que tinham 2 semanas e outras que remontavam a 2015.
Mesmo sendo uma falha que vai contra o estabelecido pela própria Apple, não é uma situação que deva preocupar os utilizadores. Para explorar esta situação é necessário ter acesso ao Apple ID e à palavra-passe do utilizador.
Tal como nas situações anteriores, a Apple deve resolver este problema nos próximos dias, eliminando de forma permanente e garantindo que esta situação acontece novamente no futuro.
Quando revelou publicamente esta falha, a Elcomsoft deixou no ar duas perguntas interessantes. A empresa questiona que outros dados estão ainda por eliminar e se estes são mesmo apagados ou se a Apple apenas os move para outro local, longe da vista dos utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Sistemas completamente fechados… podem dizer o que quiserem.
Foste tu que planeaste e desenvolveste a plataforma? Com a certeza com que falas, deves ter sido tu o criador dos sistemas da Apple.
A apple e a privacidade sempre tiveram uma relação complicada. A apple pode ser tudo, mas, dai a ser um farol de privacidade vão anos luz!!! Quem compra sabe ao que vai… gato depois de uma semana a marinar e com uma pitada de marketing até parece lebre…
Resposta a outro comentário? É que no meu, a única certeza é que o sistema é fechado, há dúvidas disso?
Não fui o criador, não sei o que lá está, logo “podem dizer o que quiserem”, entendido?
Os utilizadores devem ter a consistência que a partir do momento que colocam os seus dados em “equipamentos” de terceiros ex:cloud é outros estão sujeitos a estarem expostos, nunca se sabe quem é que está a olhar para os nossos dados. Engane se aquele que pense o contrário
…”a Apple apenas os move para outro local, longe da vista dos utilizadores.”
Concordo!
Por os dados estarem lá armazenado, um dia ainda começam a dizer que a culpa é da MS (Azure), da Google (Google Cloud Platform) ou até mesma da Amazon (AWS).
Já não é a primeira vez que isto acontece. A Apple na altura resolveu o problema (era em relação a outro serviço) e a culpa foi apontada precisamente para as plataformas usadas.
A Apple neste momento está a criar a sua própria plataforma para não estar dependente dos serviços de empresas terceiras
O mesmo já ocorreu anteriormente com o historico, não me parece que seja um erro por parte da Apple
“Mesmo sendo uma falha que vai contra o estabelecido pela própria Apple, não é uma situação que deva preocupar os utilizadores.”, como assim eu apaguei os meus planos terroristas e mesmo assim a NSA continua a conseguir a eles depois do prazo???
*conseguir aceder
Não, a NSA só lá vai se a Apple deixar e isso, como se viu nos casos anteriores, não acontece.
Sim sim. Eu também acredito no pai natal.
Se te informares primeiro antes de criar uma opinião, talvez chegues a uma conclusao melhor.
Bom dia caro Pedro,
não é assunto relacionado com o topico em questão se puder esclarecer agradeço a ajuda!
fiz a minha primeira encomenda na Gearbest ontem , hoje estão a solicitar que envie copia do cartao de credito e documento de identificaçao ou factura da agua luz ou telefone . é procedimento normal ?
obrigado
Pedro, vou dar alguns exemplos, já que como você trabalha num blog da área das tecnologias, já devia saber que nenhum software é infalível e que essa da apple não deixar, não cola na minha parede.
http://news.thewindowsclub.com/microsoft-secure-boot-key-leaks-online-opens-firmware-attackers-85570/
https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=INTEL-SA-00075
http://appleinsider.com/articles/17/03/23/latest-leaked-cia-hack-focuses-on-apples-macos-utilizes-patched-thunderbolt-efi-exploit
https://security.stackexchange.com/questions/137496/how-can-empty-usb-sticks-contain-malware
Software, apenas estão apresentados exemplos de software. Aqui tratamos de serviços e de uma empresa que tem um bom historial de falhas.
Do que se tem visto, não apenas na Apple mas também na Microsoft e na Google, as falhas que permitem acesso normalmente estão relacionadas com os utilizadores e o facto de darem os seus dados de acesso sem questionarem a fonte do pedido.
Por acaso estava a referir-me ao global, inclusive meti exemplos que afetam os 3 principais SO. O que quero dizer é que hoje em dia, confiar em demasia nos serviços online e em empresas que guardam os nossos dados, estamos a sujeitar-nos a expor as informações sem autorização. Seja com ou sem autorização da apple, google, microssoft, etc
Sempre do contra. Não é disso que se fala. Até ao momento , não há registo da Apple ceder dados a ninguém. Se achas que factos são um ataque pessoal a ti, reconsidera.
Nao é sempre do contra. Voçes é que têm uma falsa ideia de segurança. Ha países que preferem o open source em grupos governamentais por alguma razão. E confiar os dados na cloud??? É o mesmo que meter informação em servidores alojados em países estrangeiros…. Sendo que qualquer bug no software permite a quem o descobre, aceder a tudo. E ninguém disse que sao um ataque. Apenas nao confio em sistemas fechados para uso de dados sensiveis e nao acredito no que ele disse. Independentemente de ser factos ou apenas marketing.
E o facto de nao haver registos da apple ceder os dados, nao significa que nao deixem. Agora acreditem no que quiserem.
O mesmo ja ocorreu com o historico do safari, não me parece que seja propriamente um erra da Apple
Nada como sistemas open source. É muito mais seguro.
Seguro, não propriamente, mas transparente sim.
Exato, tens razão.