Testar o Apple Music deixou de ser gratuito em alguns países
Os serviços de streaming de música têm conseguido conquistar o mercado, quer pela sua qualidade quer pelos seus modelos de negócio. Se o Spotify opta por dar uma opção gratuita, o Apple Music toma outra abordagem ao permitir apenas 3 meses gratuitos.
Esta era a política da empresa até agora, mas tudo parece estar a mudar. Em alguns mercados já não é possível testar o Apple Music gratuitamente.
A nova medida da Apple ainda não é global e parece estar apenas a ser aplicada a alguns países, mas muda completamente a primeira experiência de utilização do Apple Music.
Em vez dos normais 3 meses de experiência do serviço que existia, a Apple passou a cobrar um valor reduzido para que o serviço possa ser experimentado. Estes 3 meses custam agora 99 centimos.
Os países onde o serviço é agora pago para ser testado são a Espanha, a Suíça e Australia. Há ainda informação de que esta nova política se possa estender a outros países muito em breve.
Não se sabe ao certo a razão desta mudança de posição da Apple, mas especula-se que esteja relacionada com o não pagamento de royalties aos artistas durante este período, que recentemente gerou várias queixas, e que deverá mudar agora.
A reação da Apple foi, como é normal, curta e muito sucinta. A empresa apenas se limitou a revelar que os preços e promoções dos seus serviços podem variar de país para país.
Pricing and promotions for Apple Music vary from country to country.
O período gratuito era uma forma da Apple conseguir cativar alguns utilizadores a aderirem ao Apple Music, que assim acaba por perder. Quando comparado com o Spotify, que tem uma versão gratuita e assente em publicidade, o Apple Music deixa de ser tão interessante, não pelo preço, mas pela variedade de artistas que tem no seu catálogo.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Que acabem é com o iTunes!
Se pedires com mais força, eles fecham!
Acabar com o iTunes? Porquê? Prefiro mil vezes comprar musica por lá que ouvir do Apple Music.
É simples perceber porque fazem isto. Certificam-se de que quem está a testar o serviço tem um cartão de crédito ou débito funcional e com dinheiro, e que pode vir a pagar realmente a subscrição. Há muitas pessoas que testam sem qualquer intenção de potencialmente vir a pagar depois, quer goste quer não. Confesso que eu até faço isso, porque tenho curiosidade em experimentar coisas novas, claro.
Pessoal, estou a tentar associar um cartão MBnet à minha conta iTunes (em Windows) para poder ter os 3 meses gratuitos mas dá erro, alguém sabe como resolver?
Qual é o erro que dá?
Não uso o MBnet, mas pode ser que já alguém tenha tido o mesmo problema.
Diz que o cartão foi recusado e pede dados de um cartão válido. Uso este cartão para outras coisas e não dá problema. Já vi na net pessoas com o mesmo problema mas ninguém encontrou uma solução.
Acabem com isso.