Apple lançou o OS X 10.9.3 – As novidades apontam o caminho
A somar à actualização 10.9.3 do OSX, a Apple adicionou também nesta actualização, se bem que num pacote à parte, uma nova versão do iTunes.
iTunes 11.2
São também várias as melhorias que podem encontrar no iTunes 11.2, sendo a maioria centrada nos podcasts. As melhorias presentes na actualização 11.2 do iTunes são:
- Navegação melhorada nos episódios
- Encontre rapidamente os episódios que ainda não reproduziu no novo separador "Por reproduzir";
- Percorra os episódios que estão disponíveis para descarga ou streaming no separador Feed;
- Guarde os seus episódios favoritos para os manter no computador;
- Os episódios podem agora ser apagados automaticamente depois de serem reproduzidos;
- Esta aplicação também corrige um problema em que o iTunes pode deixar de responder durante a actualização do Genius, e melhora o desempenho e a estabilidade em geral. É recomendada a aplicação Podcasts para iOS 2.1 ou posterior durante a sincronização de episódios de podcast.
Podem encontrar informação acerca dos conteúdos de segurança desta actualização na página oficial.
Para terminar as actualizações da Apple, e tirar proveito de todas as novidades associadas aos podcasts do iTunes a Apple lançou também a versão 2.1 da aplicação para iOS Podcasts.
Mas esta nova versão traz duas novidades que mostram que a Apple está também a preparar a integração completa dos seus sistemas e das suas ferramentas.
O Podcasts 2.1 traz integração com o Sir, permitindo que lancem episódios ou a aplicação directamente deste assistente pessoal.
A somar a isso está também sua integração no CarPlay, tornando esta aplicação disponível neste novo modo.
Podcasts 2.1
Esta actualização inclui várias melhorias que tornam a reprodução dos seus podcasts favoritos ainda mais fácil:
Navegação melhorada nos episódios
- encontre rapidamente os episódios que ainda não reproduziu no novo separador “Por reproduzir”;
- percorra os episódios que estão disponíveis para descarga ou streaming no separador Feed;
- guarde os seus episódios favoritos para os poder reproduzir quando quiser, mesmo sem ter uma ligação activa;
- os episódios podem agora ser apagados automaticamente depois de serem reproduzidos;
- toque nas ligações apresentadas nas descrições do podcast e do episódio para as abrir no Safari.
Siri - basta pedir
- active Siri e peça para reproduzir episódios do podcast — basta dizer “play podcasts”;
- para reproduzir estações ou podcasts específicos, basta pedir para serem reproduzidos por nome, como, por exemplo, “play TEDTalks”.
Melhorias adicionais
- a aplicação Podcasts agora suporta a funcionalidade CarPlay;
- comece a reproduzir uma estação directamente a partir da lista de estações — basta tocar no botão Reproduzir junto ao nome da estação;
- partilhe ligações para os seus podcasts favoritos por AirDrop.
Esta actualização também corrige problemas de reprodução depois da sincronização com o iTunes e melhora a estabilidade durante a descarga de podcasts.
São várias e muito interessantes as novidades da Apple. Não se restringem ao novo OSX 10.9.3 e trazem também novidades ao iTunes e ao próprio iOS.
Se querem estas novidades no vosso Mac só precisam de procurar por estas actualizações na App Store. O Podcasts 2.1 está disponível na App Store do iOS.
Homepage: OSX
Homepage: iTunes
1 2
Este artigo tem mais de um ano
foi ás 11h praí. eu mal recebi notificação atualizei-o logo. 🙂
E suporte de ecrãs 4K para os macbooks Air (2014) não fizeram 🙁 ? Percebi bem?
um bocadinho fraquinho para aguentar 4K. 😛
O meu MBP late 2013 aguenta um video 4K no monitor retina + SmartTV LED fullHD a dar na resolução máxima 4K também.
Será que a gráfica intel aguenta 4k? e o cpu?
O GPU/CPU não tem capacidade para ecrãs com essa resolução, só mesmo os MacBook Pro de 15, pois nem os de 13 conseguem!
É preciso ter em conta que é uma resolução muito elevada, tão elevada que o HDMI actual mal suporta – obriga a usar a 30Hz o que acaba por dar uma má imagem. Só a próxima versão 2 é que permite, ou então é usar o DisplayPort/Thunderbolt 2
MBP 13 funciona. Pelo menos dá grande imagem. melhor que uma workstation que tenho com Asus ATI HD7770 num monitor de res 1600×900. o meu retina 13” consegue ter mais res e maior dpi por isso tem que aguentar 4k.
O hardware não suporta resolução de 4k a 60Hz, e se repares a própria Apple indica que o suporte é apenas para Mac Pro e MacBook Pro de 15’. A própria Intel dá uma resolução máxima inferior a 4K para o GPU/CPU usado.
Podes ligar a um monitor 4k, mas a resolução usada não é 4k. Com este update o de 13 polegadas consegue chegar a essa resolução só por HDMI, limitado a 30Hz, mas o processador é demasiado limitado para uma boa utilização nessas condições!
http://www.anandtech.com/show/8023/apple-releases-osx-10-9-3-improved-4k-display
Não interessa. dá 4K ou não dá? 😛 a 60 ou não o que interessa é que funciona 😛
Se bem que para mim é indiferente.
Só que antes não dava! Lê o artigo para perceberes as limitações.
30Hz pode ser suficiente para algumas coisas, mas a usares continuamente o Mac vai ver demasiados artefactos, já que todas as animações do sistema são a 60Hz, já para não falar que estando no limite das capacidades do processador, poderás notar impacto na performance.
O mbpr de 13 dá para ligar por miniDP a 4k, até 30hz.
@ Nelson
o MBP 13 tem problemas em fazer isso pelo Thunderbolt segundo a Anandtech!
@nunes, segundo um tópico nos fóruns da Apple, dá para utilizar por TB a 30hz desde o 10.9.3.
Não dão os 60Hz, porque para isso, é preciso mais de 10Gbps da especificação TB 1.0, e a gráfica não suporta esse modo.
@ Nelson
Segundo a Anandtech os de 13’ têm problemas em usar o thunderbolt mesmo a 30Hz – ele fala em usar HDMI para o efeito!
depois de ler o teu outro comentário, creio que estás a fazer alguma confusão entre conseguir ler conteúdos 4k, com controlar um monitor a resolução 4k!
Os GPUs nos MacBook Pro de 13″ têm capacidade de correr 4k por display port a 30Hz (24Hz se for por HDMI). Se calhar o resultado não era satisfatório e por isso a Apple não disponibilizou esse modo.
Esta foi uma das razões pela qual quando comprei o meu MBP retina, comprei o de 15″. A Apple deveria de substituir o CPU por um que não fosse low voltage. Os low voltage fazem sentido nos MacBook Air, não nos MacBook Pro.
hum aquecia mais, menos autonomia. Os Intel Xeon também tem baixa voltagem. é por isso que usam-se em servidores porque gasta pouco, e são duradouros.
Os processadores nos MacBook Pro não são low voltage, têm consumo bastante superior aos do Air.
A questão aqui é que o único GPU da Intel com capacidade para isso é o IRIS Pro 5200, e tal só existe nos i7 de topo (ou em versões para desktop).
Lamento mas estás errado. Os CPUs do MacBook Pro de 13″ são Low Voltage. Não são Ultra Low Voltage como os do MacBook Air.
A resolução máxima da Iris 5100 e da Iris Pro 5200 são exactamente iguais. Estas suportam 3840×2160 a 60Hz se o CPU for da série H. Se for da série U então só consegue a 30HZ.
https://software.intel.com/en-us/articles/quick-reference-guide-to-intel-processor-graphics
@ Nuno Vieira
Os processadores no MacBook Pro não são verdadeiros low voltage. O TDP é 28W, e frequência de relógio alta. Os low voltage têm TDP pelos 15W. E há que ter cuidado para não tirar conclusões só por aí quanto a performance.
Quanto aos GPUs, o IRIS 5100 só se encontra num pequeno número de processadores – por sinal a Apple parece ter todos como escolha para o Macbook Pro. O IRIS 5200 só mesmo na série superior em i7.
Quanto à resolução, não entendo a Intel… Na série H há gráficos Iris 4xxx, com performance significativamente inferior. Mas seguindo literalmente o que aparece na tabela, com IRIS 5100 a resolução máxima não é igual ao 5200, pois os dois GPU encontram-se em séries diferentes.
Os ULV têm o TDP na ordem dos 15W, o TDP dos LV são significativamente maior.
A Apple não oferece os GPU como escolha. Os MacBook de 13″ Só têm a Iris 5100, os MacBook de 15″ têm disponível a Iris Pro 5200 sozinha ou emparelhada com a GeForce GT750M. O CPU mais fraco do MacBook Pro de 15″ é um i7.
Mas eu disse uma asneira no ponto anterior. Pelos vistos a Iris Pro 5200 apenas existe nos CPUs da série H, não havendo disponível para a série U e Y
@ Nuno Vieira
Creio que estás mais correcto do que eu, embora nenhum esteja propriamente correcto!
As séries Y e U usam as mesmas voltagens, as séries M e H usam voltagens ligeiramente superiores. Por isso tecnicamente o chip é ULV e os chips no 15’ são LV.
Mas em termos do que a Intel inicialmente associou aos ULV em termos de marketing, tal não se aplica aos chips do de 13’ – baixa velocidade de relógio, baixo consumo! Aproveita melhor eficiência com poder elevado, para ter consumo mais moderado que chips da série M.
Quanto ao GPU, não é excelente, mas tb não se pode dizer que escolheu o pior. Aliás até oferece melhor performance em OpenCL do que muita gente pensa, e é nisso que a Apple parece estar a apostar!
Tu sabes o que é um CPU low-voltage?
Tem um U no modelo? Não, não têm! Logo é um CPU normal da Intel.
Só para se achar superior pois comprou um de 15″… Lol… Uma dica: ninguém que saber
Na verdade os de 13’ até têm um U no modelo, mas não são low voltage.
http://www.everymac.com/systems/apple/macbook_pro/specs/macbook-pro-core-i5-2.4-13-late-2013-retina-display-specs.html
tem U sim
Tens razão, agora os de baixa voltagem são os Y.
Insultos? Como se já não fosse de esperar.
Sim o CPU do MacBook Pro de 13″ são da série U e sim são LV.
A desculpa da série Y não resultou. Todos os processadores da série U são ou LV ou ULV. Os da série Y são ULV de muito baixo consumo e são indicados para tablets e híbridos.
Eu não me acho superior a ninguém, nem é o computador que uso que me vai fazer superior ou inferior a alguém, ao contrário de ti.
E toma a dica, para a próxima pensa antes de postares.
É, Nuno Vieira, é…
Que típico, nem consegues admitir que estavas errado…
estabilidade? LOL
instalei o pior os desde o windows vista, o mavericks está completamente bugado. eu que uso windows e mac há mais de 10 anos digo que sinto o mesmo que senti quando descobri o osx tiger, mas desta vez em relação ao w8, melhor OS de sempre, atenção que sou mac user, e trabalho com programação e vídeo
só se for contigo 🙂
Eu não entendo onde encontram tantos bugs … Tenho o maverick e win8.1 e estou satisfeito com os dois. Continuo a encontrar no os x uma maior produtividade (alem da possibilidade de desenvolver para iOS) mas não tenho nada a apontar a nenhum deles.
Lucky me 🙂
Bugs??
Para mim, o Mavericks foi o OS mais “limado” e “redondo” que saiu logo na primeira versão.
E apenas 3 actualizações desde que saiu, mostram bem isso.
Se tivesses a falar do Lion, eu percebia, mas o Mavericks? Acho estranho! Será que fizeste somente upgrade? Eu tinha assim antes e de facto estava mau, mas um clean install e fica muito mas mesmo muito bom!
Claro…
O facto de só terem lançado 2 updates, e este update, olha-se para o changelog, e vêm-se que tipo de problemas tem… claro que é o SO mais bugado!!!!!!
Uso-o desde as betas… no prob.
Eu uso num mac alu de 2008 e 0 problemas. Acho que tiveste azar ou a tua instalação tinha cenas corrumpidas.
Pode ser problema da minha instalação mas já na versão anterior do itunes que navegar na secção de podcasts torna-me o itunes super lento. Esperava que esta actualização resolve-se essa questão mas estou a ver exactamente o mesmo comportamento qualquer clique que faça na secção de podcasts do itunes “pendura-me” a aplicação por vários minutos.
Mais alguém sofre da mesma situação? Ou alguma ideia de solução?
“Existem outras melhorias, que podem encontrar com grande detalhe na página oficial de informação desta actualização.”
O link da “página oficial” vai parar a sites muito duvidosos…
Bisks que mac é que tens? Não achas melhor fazeres cuma cópia de segurança e formatar por completo? Tive alguns erros por instalar o mav por cima do Lion mas depois de faEr um clean install ficou na boa. Tenta isso.
Se encontrares muitos bugs mesmo após o clean install então é porque alguma coisa não anda bem porque em 5 anos de Mac, se tenho uma mão cheia de bugs é muito.
(E trabalho muito com o pc desde edição de vídeo em Final Cut Pro, Photoshop, webdesign e trabalho com ferramentas de produtividade normais (office), internet e mails…….)
Cumps
já pensei nisso, mas o estranho é que é mesmo apenas nesta secção de podcasts do Itunes e só me afecta mesmo o iTunes, que de resto tudo corre 5 estrelas como é costume no OS do Mac.
Também já o tenho há 2 anos e só me apercebi desde erro quando lançaram o itunes 11, porque antes nunca me deparei com isto. Pesquisei nos fóruns da apple e há mais gente a queixar-se do mesmo e apontam para problema do itunes mesmo.
é que é mesmo o único bug que encontro em todo o OS, nada de grave mas é irritante porque torna quase impossível ouvir podcasts pelo itunes.
Eu ouço a mixórdia de temáticas no itunes, e funcionar lindamente :s
Para mim a unica coisa que o OS X tem de muito mau é o Safari! Continua uma porcaria em relação aos outros browsers! Contudo eu continuo a usar por causa a integração com o iOS. Mas já perdi a conta de quantas vezes estou a fazer alguma coisa no safari e tenho de ir abrir no Chrome! Pdf nem os consigo ler no Safari! MacBook Pro 13 Retina!
engraçado. o meu corre lindamente sem problemas. consigo ler pdfs online também. eu até estou muito contente com o safari.
Não te esqueças que o safari gasta menos energia que o firefox ou google chrome 🙂
Eu tive esse problema no safari 6 e resolvi com uma solução encontrada nos fóruns da Apple:
1. No safari, vai às preferências e remove os Cookies, depois do Develop Menu esvazia a cache (se não estiver activo, activas o Develop Menu nas preferências).
2. Desliga o computador e desliga a ficha da tomada durante um minuto. isto faz reset à SMC.
3. Arranca carregando na tecla alt e escolhe o Recover Disk. Abre o utilitário do Disco e faz “Verificar Permissões”. Se encontrar algum erro faz “Reparar permissões”.
4. Desliga o computador e arranca com as seguintes teclas premidas: Alt, Command, P e R. Solta estas teclas só depois de ouvires duas vezes o som de arranque. Isto faz reset à PRAM.
Depois destes passos deve ficar o problema resolvido.
Ora mostra lá o problema…
Eu tenho um MBPr 13 e não tenho problema qualquer com o Safari, o int3, também não…
Quanto a pdf, não pode falhar, até porque os PDF fazem parte das funcionalidades core do OSX. Já que todo o sistema é baseado no PostScript há mais de 20 anos…
“Melhoria da fiabilidade das ligações VPN através de IPsec” – daqui a uns tempos descobre-se um bug qualquer por causa deste update 😛
Mac OS X 10.6.8 (10K549)
Versão do núcleo: Darwin 10.8.0
Volume de arranque: OSX
Modo de arranque: Normal
Nome do computador: MacBook Pro 15″
Modelo: MacBook Pro
Identificador de modelo: MacBookPro2,2
Nome do processador: Intel Core 2 Duo
Velocidade do processador: 2,16 GHz
Número de processadores: 1
Número total de núcleos: 2
Cache L2: 4 MB
Memória: 2 GB
Velocidade do BUS: 667 MHz
Quando vou ás aplicações e tento instalar alguma, dá esta msg:
Não é possível instalar Pocket em OSX, porque é necessário ter instalada a versão 10.7 do Mac OS X, ou uma versão posterior.
Quando pretendo aplicar a atualização do sistema dá esta msg:
Não é possível instalar o OS X Mavericks neste computador.
O que poderei fazer para ultrapassar esta dificuldade??
Muito obrigado
João Paulo.
esse computador não é compatível com o Mavericks. Creio que a última versão suportada é o OS X 10.7