Apple lançou atualizações de segurança para modelos do iPhone com 10 anos
As atualizações são sempre um tema complicado no que toca ao Android e ao iPhone. Se a Apple garante atualizações por períodos muito grandes, isso não acontece no Android e nas diferentes marcas que usam esse sistema da Google.
A provar a sua posição única, a Apple veio agora lançar uma atualização especial de segurança. Mesmo com 10 anos de mercado, alguns modelos do iPhone estão ainda a receber correções de segurança essenciais, algo que dificilmente aconteceria nos smartphones Android.
Apple traz atualizações de segurança
Foi há dias que a Apple lançou a mais recente atualização do iOS. A versão 16.3 chegou com melhorias de segurança e com a correção de alguns problemas. Ao mesmo tempo, e de forma muito discreta, a Apple apresentou também o iOS 12.57 e o 15.7.3.
Estas duas atualizações são dedicadas aos modelos mais antigos e procuram corrigir algumas situações de problemas de segurança, que a Apple quis corrigir. O mais interessante é mesmo o facto destas atualizações serem para modelos muito mais antigos.
Do que foi revelado pela Apple, estas duas novas versões procuram corrigir uma falha de segurança que poderia permitir que invasores executassem código arbitrário nos dispositivos. Dada a sua importância, e a necessidade de ser corrigida, rapidamente foi tratada pela empresa.
Modelos do iPhone abrangidos
Estas novas versões estão já acessíveis para serem instaladas e a marca recomenda que esse processo seja realizado de forma rápida, para os diferentes modelos do iPhone e iPad não estejam expostos. A lista completa dos equipamentos suportados está abaixo:
iOS e iPadOS 12.5.7
- iPhone 5s
- iPhone 6
- iPhone 6 Plus
- iPad Air
- iPad mini 2 e iPad mini 3
- iPod touch 6
iOS e iPadOS 15.7.3
- iPhone 6s
- iPhone 6s Plus
- iPhone 7
- iPhone 7 Plus
- iPhone SE de 1ª geração
- iPad Air 2
- iPad mini 4
- iPod touch 7
Com ciclos de atualizações que rodam os 6 anos, não é anormal que a Apple disponibilize atualizações para o iPhone fora desta janela de tempo. Normalmente são correções de segurança, algo que não é visto no Android, mesmo com as novas políticas de atualizações da muitas das marcas.
Este artigo tem mais de um ano
Parabéns Apple, já agora podiam também atualizar o Safari dos Ipads mais antigos, tenho dois Ipads 3, e quase que só sorvem para pisa papeis, digo eu que se fosse possível lançar uma atualização do Safari sempre dava para continuar a utilizar para visitar páginas de Internet
Entendo o teu lado, mas o iPad 3 saiu em 7 de março de 2012, o que faz dele quase um dinossauro no que a tecnologia diz respeito, e querendo ou não são quase 11 anos, é natural e expectável que algumas coisas deixem de funcionar (até porque o hardware fica para trás).
Ser pisas papeis não é mau, e no teu caso tens um pisa papeis que ainda liga e funciona minimamente, tens muitos tablets android dessa altura que hoje em dia nem sequer ligam ou funcionam minimamente.
E a Apple nesse ponto não se pode apontar o dedo, muito faz ela em atualizações e afins
Em relação ao Android não é bem assim, eu tenho também um Samsung GT7500, que foi lançado na mesma altura e com uma room alternativa ainda funciona relativamente bem.
E para ir a Internet um Ipad 3 ainda dá para desenrascar, não sendo super rápido eu compreendo que seja quase impossível dar assistência a todos os modelos, mas pelo menos ao Safari dava jeito
Certo, mas lá está, usas uma ROM. O que é válido, fiz isso muitas vezes quando estava no mundo Android, mas aqui o ponto é ser suporte oficial.
No caso do teu Samsung, se não fosse a ROM hoje em dia funcionava?
Não sei qual a versão onde ficou oficialmente, mas se é dessa altura tenho as minhas dívidas também
Quem me dera que a Samsung fosse assim. O meu Note 9 é um tijolo e foi comprado como espada.
No android os problemas detetação em menos de 10 anos 😉
No android actualizações até aos dois anos (se forem simpáticos) 🙂
escreveste mal ‘4 anos’
Escreveste mal “Se sequer vier a ter actualização”. :p
O samsung galaxy S9 nem 18 meses teve..
Um telemóvel que custava 800 paus. Vergonhoso.
Tenho um Galaxy S7 com 6 anos e teve ha´um par de meses uma actualização de segurança! Mamba, menos maças faxavore!
Mas que boa atitude! Acho que concorrência devia seguir o exemplo.
Os produtos da apple podem ter um preço elevado (para a minha carteira, é MUITO elevado), mas ninguém pode negar que os utilizadores acabam por ficar beneficiados, especialmente a longo prazo.
Samsung tira notas….o s9 nem 18 meses teve
Aqui um Galaxy S7 com 6 anos e teve uma actualização há dois meses… Menos maçãs faxavore!
Actualização do SO? Não me parece…….
São de segurança, as mesmas a que se refere o artigo.
São de segurança, ou seja, as mesmas que falam no artigo.
18 meses? xD nem 12
É por isso que os iPhones usados e recondicionados não perdem muito valor. Além disso, no essencial, o iPhone 5s ainda serve para quase tudo, desde comunicações, CarPlay, GPS, Homebanking, mensagens, notificações, fotos, vídeos, etc., incluindo todos serviços iCloud… é obvio que a Apple não faz isso por ser bondosa, faz por que sabe que ainda há muitos iPhones 5S a comprar jogos na AppStore e a pagar serviços iCloud. Ganha assim a fidelidade dos consumidores, mas quem ganha também são os consumidores.
Quando não se transformam em pisa papéis…
Eu não o consigo atualizar o meu pisa papéis e ele tá na lista
Qual é o modelo?
Ipad mini 2
Esse não está na lista. E só suporta no máximo o iOS 12.5.6 (foi descontinuado em 2017)……
Correcção, Está na do iOS 12.
Veja em https://support.apple.com/pt-pt/HT209084