Apple tornou público o código fonte do Kernel do iOS e do macOS
A Apple, uma empresa que todos julgam ser fechada para a comunidade, tem por hábito disponibilizar o kernel do seu MacOS, aquando do lançamento de uma nova versão do seu sistema operativo para computadores. Desta vez não foi diferente e com o macOS High Sierra na rua, o Kernel desta nova versão foi tornado público.
Também o iOS teve direito ao mesmo tratamento e o kernel deste sistema operativo foi também tornado público, uma vez que a sua base é a mesma do que o macOS usa. Estas novas versões permitem saber um pouco mais do cerne do macOS e do iOS a quem aceder a esses dados agora divulgados.
Para quem desconhece, o kernel é, muito basicamente, o núcleo do código fonte do sistema operativo e no qual as aplicações, a interface gráfica e outros elementos vão ser executados. É também ao kernel que compete a execução da integração entre hardware e software.
A Apple desde as primeiras versões do OS X divulga sempre esse código fonte. Não é algo extremamente útil ou valioso, mas permite descobrir um pouco mais sobre os sistemas operativos da marca de Cupertino.
Mais recentemente foi divulgado também o código fonte do iOS e, ao analisar a informação inserida no código fonte dos dois sistemas operativos, foram encontrados fragmentos de código que remetem, naturalmente, para dispositivos com arquitetura ARM.
Isto poderia ser muito interessante para quem pretendesse fazer versões alteradas do iOS para outros dispositivos mas, neste caso, o código divulgado pela Apple não será muito útil visto que contém apenas o kernel do sistema operativo, faltando ainda muitas camadas de informação necessárias à execução do sistema operativo.
A somar a isto, tem ainda a inflexibilidade das licenças de utilização deste código fonte por parte da Apple, não sendo sequer idênticas às licenças do Linux ou outros sistemas abertos.
Alguns rumores indicam ainda que a Apple poderá estar a preparar o MacOS para ser executados em dispositivos com arquitetura ARM. Tal hipótese não é completamente descartada, mas o facto de o kernel do MacOS ter código que poderá indiciar isso não quer dizer obrigatoriamente que a Apple está a preparar algo nesse âmbito. Resta-nos esperar mais informações e novidades provenientes de Cupertino.
Este artigo tem mais de um ano
A transparência, além da autenticidade e sindicância são os elementos chave para o sucesso de uma marca.
Se a exposição à luz do sol é o melhor desinfectante a exposição do código fonte é a maior segurança possível na medida em que expõe todas as pontos fortes e fracos de um sistema em ordem ao reforço daqueles e anulação destes passando a marca a contar com toda uma comunidade de utilizadores apostada em propor medidas em reforço do sistema.
Independente do sistema em causa, atrevo-me a dizer que tal transparência deveria ser estendida às camadas ainda na sombra incluindo as aplicações proprietárias, código este protegido por um sistema de patentes cuja violação seria ainda mais sindicável. A segurança do sistema sairia a ganhar e a concorrência ganharia um novo estímulo. Tal como na electrónica onde tudo está à vista.
Trata-se de escolher de entre um mundo de sombras ou um mundo de luz para obter eficácia e segurança.
+1
isso nao e um requesito da para poderem usar o codigo dessa kernel?
Nope, é algo que fazem á 16 anos … 🙂
Foi noticia agora porque passou a incluir a versao ARM (Ios) .
Abc
versão ARM do macOS
A Apple não usa código abrangido por licenças que obrigam a partilhar o código todo, sendo que o kernel é da Apple, de modo que seria a Apple a definir como faz a partilha do conjunto do kernel.
Sim, mas nao vi o código, por isso nao sei dizer se é o caso, mas algumas licenças obrigam a isso. Podia ser uma coisa que podia ser esclarecida aqui na noticia, se for o caso.
Sim. Tenho ideia que o kernel IOS é baseado em BSD, por isso não sei até que ponto não há obrigatoriedade em publicar o código fonte.
https://developer.apple.com/library/content/documentation/Darwin/Conceptual/KernelProgramming/BSD/BSD.html
Licenças BSD (usado pelo FreeBSD) não obrigam a publicar código fonte, sendo que duma forma geral a Apple até tem partilhado muito do código que modifica derivado do FreeBSD.
Como nota. O kernel do iOS não é baseado em BSD, parte do seu código é que é derivado do FreeBSD, mas é um kernel muito diferente.
A “fechada” Apple contribui mais para o Open Source que muitas empresas dadas como “abertas”…
o que era bom era pode aceder ao blog através do safari.
Já estou assim há muito tempo pensando que isto iria ser um erro temporário mas sempre que tento aceder ao blog pelo browser da Apple não faz o load do blog, só vejo mesmo a imagem de background em azul. nem tenho o adblock ativado portanto não sei se será erro vosso ou se será mesmo meu
Ivo, podes contactar-nos, pelo Facebook, para que possamos despistar esse problema? Já testámos nas mais recentes versões e nas mais antigas e não conseguimos replicar o problema. Obrigado
Idem aqui… afinal não sou o único!
Será que finalmente veremos alguma distro linux rodando os softwares do macOS?
O código do kernel da Apple é partilhado há 17 anos!!!!!
Ter o kernel não é suficiente para “rodar” programas do macOS, falta o resto sobre o qual os programas são criados – as APIs do Cocoa, o sistema gráfico, etc
O que corre sobre X11 podes, o problema, é quem iria querer usar? lol
O que corre sobre X11 são programas compatíveis com Unix, nada de específico ao Mac.