PplWare Mobile

Apple junta-se ao projecto Open-Source do JAVA

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. lmx says:

    boas..
    realmente…a Aple é uma empresa estranha, altamente proprietária e tenta ao máximo fechar as suas plataformas, mas por outro lado é uma empresa que contribui para o sw livre, é este o factor que ainda me faz te-la(a Aple) numa posição muito superior a MS.
    Venha daí essa interface grafica de preferencia mais levezita que a actual e todas essas melhorias…o java é um munddoooo hehe 😉 .

    cmps

    • a Friend® says:

      Exactamente.

      Tem uma contribuição no Open-Source imensa mesmo e desde sempre… e aquela que tem um enorme destaque na actualidade é o WebKit que move o Chrome, por ex.

      Mas eles próprios promovem e muito o open-source e o próprio MacOSX é feito sobre projectos open-source que assim continuam, como é o exemplo do Darwin.

      Sempre tiveram até página mesmo dedicada a esses projectos no próprio site oficial.

      http://opensource.apple.com/

    • Ivo Mota says:

      Apple não Aple

    • Paulo Pereira says:

      A microsoft também tem contributos para o mundo do open Source, como é exemplo o Joomla ou a Wikipedia e envolvimento com o Cloud.com e lançamento do NuPack. Aproveita e visita http://www.codeplex.com/
      Mas a estas empresas só lhes interessa a parte que faz as suas máquinas correrem bem. O resto é paisagem!

  2. Alucard says:

    Outro exemplo é o CUPS (Common Unix Printing System) que é usado também pelos sistemas Linux.
    A Apple é uma dicotomia estranha: se por um lado produz software proprietário e fechado, também tem alguns projectos que contribui para a comunidade open-source. Para além que a Apple, open-source ou não, há que reconhecê-lo, faz software de qualidade. Já da M$ não se pode dizer o mesmo…
    Espero que esta entrada da Apple no OpenJDK sirva para estimular o desenvolvimento do projecto, já que comparado com o Sun Java proprietário, ainda está alguns furos abaixo, facto que me leva a usar ainda este último no Linux. Se a Apple colaborasse com a malta do gnash, em vez de mandar vir tanto com a Adobe também seria interessante.

    • a Friend® says:

      Mas a razão também é compreensivel, a Apple tem fortes motivos para fechar certas areas da sua plataforma.

      Fiabilidade e segurança… e outro factor que convém não esquecer que é a propriedade intelectual da empresa. Se fosse open-source eles não valia de nada vender o MacOsX nem tão pouco iriam arranjar receitas para estar sempre na vanguarda da tecnologia que este sistema tem proporcionado.

      Ele continua a ter muita coisa que outros sistemas não têm e isso deve-se à forte protecção que a Apple lhe dá. Mas de louvar é que por outro lado, muito do que compõe o MacOsX é open-source, e eles proprios contribuem muito para a comunidade open-source e fornecem sempre todos os códigos. A propria Apple já resolveu problemas do Chrome, por ex… isso está num dos changelogs de correcções o autor “Apple”.

      É disso que faz esta empresa a meu ver única e graças a muitas peças do MacOsX serem open-source que existem os Hackintoshes… uma delas que facilitou todo esse processo é o próprio Darwin.

  3. Armando says:

    😀
    Não tinham banido o Java?
    ( brincadeira)

    • lol says:

      “Se me disseres onde está errado… eu “dou a mão à palmatória”.” by Vitor M.

      “Por isso, lê e não digas asneira nem venhas com água benta que não faz sentido. Lê, interpreta e não venhas fazer fretes a ninguém.” by Vitor M.

      “Bom, parece que não lês, se lesses irias ver que não tem nada de sensacionalismo.” by Vitor M.

      😀

      • Armando says:

        😀 (como disse… e só por ter acompanhado a discussão anterior, escrevi que era brincadeira)
        Não leves a peito!
        São opiniões, pontos de vista e argumentos, e/ou se concorda ou se contra opina-se!

        Agora ninguém é obrigado a ficar calado, só se o faz quando do outro lado se percebe que existe dificuldade em entender outras posições!

  4. Emannxx says:

    E resolveu-se um problema de forma favorável.

  5. racpxt says:

    Óptimo ver contribuições destas para esta plataforma. Enquanto houver uma plataforma Java independente e fora do domínio da Oracle, durmo mais descansado.

  6. Paulecas says:

    Agora fiquei confundido.
    Então a Oracle não comprou a Sun que por sua vez detinha o Java? E agora a mesma Oracle participa no desenvolvimento duma versão open-source alternativa?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.