PplWare Mobile

Apple quer banir Java

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Fork says:

    Voces deviam fazer o trabalho de casa.

    A versão de Java que a Apple considerou Obsoleta é o próprio port feito pela Apple. A Apple não vai proibir que se installe Java no Mac OS. Nem proibe o Flash.

    Como a Apple quer aumentar a sua quota no mercado empresarial, vai permitir á Oracle lançar updates ao JDK e JRE mais rápida para Mac OS. Invés do Mac OS ander sempre umas versões atrás.

    • Exactamente. Esta notícia não me parece correcta.
      O que li pel net, foi que a Apple vai deixar de ser ela própria a desenvolver Java e vai incorporar o Java da Oracle por este se encontrar mais desenvolvido.

    • Vítor M. says:

      Mas é o que diz no texto, que a Apple vai deixar de actualizar a sua versão e passar essa tarefa para a Oracle. Ainda diz no texto que nas regras expostas ao developers a Apple proíbe a utilização de tecnologias obsoletas e deu como exemplo Java e Rosetta.

      Logo não vejo onde possa não estar correcta a notícia.

      Tens é de ler o post todo e não só o primeiro parágrafo.

      • individo says:

        Pela maneira como o texto esta escrito, a começar pelo titulo fiquei com a sensaçao de a Apple remover o Java de futuros SO’s.
        Tanto que os 2 comments descrevem uma situaçao bastante diferente.

      • pph says:

        Mas isto esta noticiado ao estilo Correio da Manha, lemos o titulo sensacionalista para depois ao ler o artigo ver que não tem nada a ver. Já sabia da noticia de ante mão, e li o artigo porque me pareceu estranho o titulo.

        O texto pode estar correcto, mas o titulo esta 100%errado.

      • Ppietra says:

        Se querias referir a opção da nova loja, então dizias que a Apple bane o Java da AppStore.
        Dizer que a Apple quer banir o Java implica uma acção completamente diferente e futura, vs uma medida já tomada.

        • Vítor M. says:

          Mas afinal bane ou não?

          É que parece-me que pairam algumas dúvidas 😉

          Mais um pouco e o títuto: Apple quer banir Java

          e o primeiro desenvolvimento:

          “A versão de Java que a Apple usa nos seus sistemas operativos é obsoleta. Isto quer dizer que a Apple tem vindo a prestar pouca atenção a esta tecnologia, indiciando um possível abandono total nas futuras versões do Mac OS X.”

          … estão correctos… mas pronto. Enfim!

          • Ppietra says:

            Já nem ninguém liga às desculpas!!
            O objectivo era claramente para incendiar…

          • individo says:

            @Ppietra
            ri-me desse teu comentario por ser ridiculo

            parece que nao sabes aceitar criticas construtivas…

          • Ppietra says:

            @ individuo
            por acaso tb me rio, mas por ter sido tao mal escrito!
            quanto ao teu juizo de valor falha redondamente, pois esta longa conversa já parecia terminada, com o que parecia ser acordo sobre desacordo…
            reavivá-la não pareceu nada simpático, muito menos a deturpação de frases…

      • José Xavier says:

        Que não queiras admitir que estás errado tudo bem agora dizeres que está correcto o que escreves-te lá em cima! Parabéns pela coragem 😉

      • Paulo says:

        =/ É um bocado triste ver um titulo sensacionalista e deslocado da noticia real num blog que costumo ler com tanta frequência.

        • Vítor M. says:

          Bom, parece que não lês, se lesses irias ver que não tem nada de sensacionalismo. Aliás, perto do que dizem os sites como o The Register, Engadget… entre outros, até mesmo a jornalista da CNet que faz a cobertura de todos os assuntos Apple, este é muito soft.

          Por isso, lê e não digas asneira nem venhas com água benta que não faz sentido. Lê, interpreta e não venhas fazer fretes a ninguém.

          Raios parta os cogumelos…

  2. a Friend® says:

    Quer o Flash quer o Java é preferivel ser as proprias marcas a fazerem o update que virem já pré-instalados, porque o que acontece é que depois normalmente não são actualizados e as pessoas nem dão conta disso. (a não ser que sejam profissionais que usem essas tecnologias).

    Ou seja, o ideal é mesmo não vir pré-instalado porque assim quem quer usar essas tecnologias sabe que terá que ir ao site das empresas em questão e instalar. Para além de manterem uma versão actualizada, irão ter sempre o suporte da empresa com auto-updates, coisa que é o dever delas e não da Apple uma vez que são tecnologias de terceiros.

  3. RaCcOn says:

    Juro que quando comecei a ler, estava a pensar “Steve Steve, agora acho que estás a ir longe demais.”
    Isto porque o titulo do post está incorrecto e induz em erro…
    Depois de mais alguns segundos a pesquisar acerca do assunto e depois de ter lido o post todo, vejo que…

    Apple deixa de desenvolver o runtime para Java, no entanto não o está a banir no MacOS…se a Oracle quiser, deverá desenvolver a sua tecnologia para que esta possa trabalhar no MacOS…isso já acontece no Windows…não é a Microsoft que desenvolver a tecnologia de terceiros…

    Quanto ao flash, no caso do sistema operativo MacOs é exactamente a mesma coisa…deixa de vir pré-instalado tal como acontece com o Windows, e quem quiser utilizar deverá instalar.

    No que diz respeito a não aceitarem aplicações desenvolvidas em outras linguagens, tais como JAVA na sua MacOS Store, estão no direito deles como é natural.

    • Ppietra says:

      Acho que eles aceitam outras linguagens, o que não aceitam é aplicações que usem tecnologia que deixa de ser suportada ao nível do sistema operativo pela a Apple – o caso do Java. Imagino que possam usar Perl, Ruby…

    • Vítor M. says:

      Ele está a banir sim senhor. O Mac OS X Lion já não tará Java pré-instalado, logo…

      Outra questão são as regras para os developers que possam estar interessados em desenvolver aplicações para a Mac App Store, nas regras diz claramente “Apps that use deprecated or optionally installed technologies (e.g., Java, Rosetta) will be rejected”. Ora é outra forma de banir o runtime Java, obsoleto da sua App Store para Mac OS.

      É uma questão de interpretação.

      • jorge santos says:

        O Windows também não trás o Java nem o Flash. Têm de ser instalados pelo utilizador. E isso não significa que o Windows esteja a banir essas tecnologias.

        Pelo que já transpareceu irá ser sempre possível ao utilizador instalar, ele próprio, o Java e o Flash.
        As aplicações Java têm pouca performance, não são tão fluídas quanto aplicações nativas… veja-se o caso das aplicações da DGCI para preenchimento das declarações fiscais. É lógico que são óptimas para os programadores, que não se preocupam com plataformas diferentes, mas não são boas para os utilizadores.
        E não vamos falar nas falhas de segurança do Flash e do Java…

        Sempre que procuro aplicações para determinadas tarefas evito sempre as baseadas em Java… sempre! E com o Flash faço o mesmo!

        • Vítor M. says:

          Lá está, mas no Windows a Oracle/Sun desenvolveu uma versão optimizada, e não tens isso para Mac.

          Mas, em tempos, a Java Virtual Machine para Windows era também desenvolvida pela Microsoft, a Microsoft embora não embutisse a JVM, tinha-a para download.

          Neste momento não há alternativas, depois da Apple ter banido a única versão existente para Mac OS X…. 😉

          • RaCcOn says:

            Vitor, permite-me discordar de que banir é diferente de deixar de dar suporte, que é o que na realidade a Apple deixou de fazer…dar suporte ao Java no seu sistema operativo.
            No caso da sua MacosStore, pode de uma forma ou de outra dizer que estão a banir, no entanto e mesmo assim para banir era necessário que algum dia tivessem possibilitado que elas lá estivessem.

            just my 0.02€

          • Vítor M. says:

            RaCcOn ele não vai deixar de dar suporte, ele na App Store, nas regras para os developers… baniu a utilização da tecnologia Java usada actualmente (única existem portanto).

            Podem andar e desandar, mas têm é de ler tudo oq ue foi escrito.

            Aliás, até estás errado, ele nas versões Leopard e Snow Leopard continuará a dar suporte. Irá banir na futura App Store para Mac e irá banir, se a Oracle não tomar em mãos o desenvolvimento da tecnologia, no Mac OS X Lion… está escrito, escusam de insistir.

      • Ppietra says:

        O Java pode não ser pré-instalado com o Lion, mas isso não implica que não acompanhe no disco de instalação – ainda não foi dito nada sobre isso.
        Nem diz que o Rosetta foi banido pela Apple por não vir pré-instalado, estando no disco de instalação

    • João Cardoso says:

      concordo que ao principio também fiquei confuso

      • Vítor M. says:

        Mas leste tudo, como deve ser, e percebeste verdade? 😉

        Alguns é que não se deram ao trabalho de ler o que escrevi, até ao ponto final.

        A verdade é que a Oracle tem de optimizar um runtime Java para o Mac OS X, ou… nada feito.

        • David says:

          Nem por isso. Li tudo e só percebi realmente ao ler os comentários.

          • Vítor M. says:

            Sim isso pode acontecer… não somos todos iguais, não é nada de anormal.

          • Pedro S. says:

            Vítor,

            A tua atitude está a ser o oposto de uma pessoa que dá a cara por este website deve ter.

            Aconselho-te a repensar um pouco essa atitude do “eu é que sei”. O título está errado. A Apple vai descontinuar um produto. Não vai bani-lo. são termos diferentes. “Apple descontinua runtime Java” era um título eficaz e mais perceptível.

          • Vítor M. says:

            Se tu o dizes… é porque é. Aliás, ando nisto vai para 6 anos e já aprendi muito com alguns como tu e com alguns diferentes de ti. Um homem vive para aprender meu caro… mas temos de viver com atitude… não alinho em carneirada, tenho opinião própria que foi talhada pela experiência e pelo que aprendi com todos os que já passaram pelo Pplware… visitantes, colaboradores, amigos, inimigos…. todos. Aprendo sempre alguma coisa. Pensa nisso!

            Tem um bom fim-de-semana. 😉

  4. tide says:

    Desde a introdução de java no Mac OS, essa tarefa sempre foi feita pela Apple levando a que por vezes se criticasse a Apple de atrasos em correcções a falhas no motor de java. O que a Apple pretende, é que da mesma forma que as plataformas Windows e Linux o fazem, os utilizadores Apple passem a fazer as suas instalações da Oracle e recebam ao mesmo tempo que as outras plataformas as actualizações ou correcções.
    Assim sendo eu diria mesmo que quem programa terá acesso imediato a documentação e alterações propostas podendo introduzir melhorias em seus projectos de forma atempada tal como acontece noutras plataformas.
    Esta alteração apenas pretende responsabilizar a Oracle/Sun de forma a dar a mesma importância que dá ás outras plataformas.

    • Vítor M. says:

      Exacto, mas desta forma está a banir Java do novo sistema operativo, não o quer pré-instalado no novo SO. E quem utilizar o runtime Java obsoleto será rejeitado na nova App Store.

      Se a Oracle não actualizar o runtime, este não irá ser utilizado inserido pela Apple, que assm, bane do Mac OS X Lion esta tecnologia.

  5. Pedro Gomes says:

    Realmente, viva o sensacionalismo.

    Não posso discordar que o Jobs perdeu o interesse no Java, mas como ele próprio disse a versão que vinha embutida no OS X era sempre uma versão anterior à suportada nos outros sistemas. Cabe agora a Oracle arranjar uma versão para mac, mas com o conhecido caso das APIs secretas do mac OSX, vamos la ver como corre…

    • alfa20 says:

      De qualquer das formas, a ser verdade o que vem veiculado na notícia, o Mr. Steve baniu mesmo o Java, não no MacOS mas na Mac app store…

      • a Friend® says:

        A intenção dele na Mac AppStore é fazer um local de boas aplicações, nativas, com qualidade e performance. Para quem vai ali, sabe que tem as melhores aplicações para Mac.

        Mas aparte disso não impede que ninguém instale apps Java, por ex.

        É sempre bom o rigor. À pala desse rigor da Apple é que o Office para Mac agora sim está mesmo excelente… rápido, fluido..até mesmo melhor que para Windows, por incrivel que pareça, coisa que na versão anterior era simplesmente uma dor de cabeça por certos periodos de lentidão e crashes constantes, por usarem API’s antigos e obsoletos.

        • Vítor M. says:

          Mas foi o que ele sugeriu à Adobe, a questão é exactamente a mesma. Colocando o ónus da optimização na Oracle e determinando os padrões de desenvolvimento, a Oracle aceita ou não, como foi sugerido à Adobe, verdade ou não?

          • a Friend® says:

            Exacto, mas foi o que disse mais abaixo.. o que está a gerar confusão é o suporte nativo com o impedimento na AppStore.

            O titulo levou muita gente a crer que seria banido radicalmente, sem possibilidade de usar fosse que forma fosse… 😛

            Mas é como dizes… basta ler e interpretar a noticia.

          • Vítor M. says:

            a Friend mas as pessoas têm de ler o texto todo, para isso é que o escrevo. Na actualidade… agora nesta altura… foi banido.

            E se a Oracle não quiser desenvolver uma versão para Mac?

            É que neste momento o que tens é isso, o futuro, embora seja a minha convicção que a Oracle estará brevemente com uma versão, não sabemos.

      • Vítor M. says:

        Claro que baniu…

        As pessoas têm de ler o que lá está. Ele baniu, não fechou a uma versão optimizada, de acordo com as regras da Apple, mas também não o fez à Adobe. a Adobe apenas bateu o pé, coisa que acredito que a Oracle não fará.

        E atenção, como diz no texto, o Mac OS X Lion também viu banida a pré-instalação do Java.

      • a Friend® says:

        Penso que o que está a gerar confusão é a exclusão do suporte ao JAVA dado pela Appe ( ou seja, o runtime).

        E o banimento da tecnologia JAVA na Mac AppStore.

        Num ele exclui o suporte nativo, por achar que este deverá ser dado pela Oracle. Noutro é não aceitar (e banir) esse runtime nas aplicações da AppStore.

        • Vítor M. says:

          Atenção, o suporte continua, a versão desenvolvida pela Apple foi banida até do Mac OS X Lion, não foi só da App Stores for MAC OS.

          “Não aceitar” e “banir”… é semântica 😉

          • a Friend® says:

            Mas atenção, não é o banir.. impedir a entrada no LION… ele simplesmente não terá o suporte como o Leopard e Snow Leopard tem, nativo, e actualizado via “Apple Software Update” mas isso não impede (ou bane) a Oracle de fazer o seu trabalho e continuar a suportar o MacOsX, mesmo no LION.

            Esta é a info que tenho:
            http://www.9to5mac.com/wp-content/uploads/2010/10/Screen-shot-2010-10-21-at-15.07.32-670×162.jpg

            Que explica mais ou menos isso.

          • a Friend® says:

            Já agora acrescento também a opinião de um programador de JAVA, onde está essa noticia:

            “As a Java developer, I find that Apple’s Java build gets more in my way than anything else. I’d rather have a Java implementation that I can install and upgrade on my own, instead of using Apple’s stock build that may or may not be what I need, and that I almost always have to work around.

            Java is good for many things. But like X and Rosetta, it should be an optional component or service. Most users and applications won’t need it. If you do, you can install it and you’re done.

            The OS does not need to have a kitchen sink. Java should go, as should other generally optional components.”

            http://www.9to5mac.com/31749/apple-hints-no-java-in-tigers-tank

            É um testemunho muito importante para se perceber o que se está a passar. 😉

          • Vítor M. says:

            Desculpa. O que está dito é que baniu o que hoje existe de Java para Mac, não fala no futuro. Não está dito que banirá a versão da Oracle, está dito que baniu Java actualmente desenvolvido e actualizado pela Apple.

            Mas isso é convicção (a minha também) “The OS does not need to have a kitchen sink. Java should go, as should other generally optional components.”

          • a Friend® says:

            Vitor M

            Não, repara nesta linha:

            “The Java runtine shipping in Mac OS X 10.6 Snow Leopard, and Mac OS X 10.5 Leopard, will continue to be supported and maintaineg through the standard support cycles of those products”

            Ele irá continuar a suportar o actual, mas o projecto de futuro é que talvez irá deixar de o fazer (via Apple Software Update).. passando assim a pasta para a Oracle.

          • Vítor M. says:

            Mas isso está no texto:

            Por sua vez, pode ser lido que o Java runtime existente no Mac OS X 10.6 Snow Leopard e Mac OS X 10.5 Leopard, continuará a ser suportado e mantido através dos ciclos de suporte normais desses produtos.

            Reparei e coloquei essa informação. Baniu na App Sore for Mac OS e baniu no Lion. Só!

            É óbvio que a Oracle irá criar, como foi feito há uns anos para Windows, uma versão para Mac. Agora, neste momento e sem uma resposta da Oracle, e lembro que esta acção data do dia 21, não há versão para continuar o legado Java nos Mac.

    • Ppietra says:

      APIs secretas!?
      Estás a falar das politicas para a nova loja?
      Mas isso não exclui a instalação por outras vias… aliás este tipo de coisa nunca iria ser instalado pela loja de qualquer maneira, dado necessitar de permissões de administrador para instalar no sistema!

    • Vítor M. says:

      Agora não percebi, onde está o sensacionalismo… ou escorregaram-te os dedos nas teclas?

      Baniu ou não Jobs, Java do nosso Mac OS X Lion?

      Se a Oracle, assim como foi dito à Adobe, não desenvolver Java para Mac este irão entrar no Mac OS X? Não pois não?

      Então ou a Oracle actualiza, optimiza e trabalha de acordo com as regras da Apple ou… é banida… é verdade ou não?

      é uma questão de leres e interpretares, na verdade ele quer responsabilizar, como fez como a Adobe, a marca no desenvolvimento da tecnologia.

      A Adobe bateu o pé, não quis ir ao encontro das pretensões da Apple, provavelmente a Oracle irá aceitar… Mas, para já, fica a saber que Java, pré-instalado no Lion… acabou!

      Não vejo onde esteja o sensacionalismo se não na tua imaginação.

      • Liteira de Spam says:

        Não baniu.

        Se a Oracle não actualizar o Java, está a excluir-se do OSX ou a excluir os utilizadores do OSX de terem uma versão “oficial” do java.

        Dificilmente se pode entender desta posição que a Apple baniu o Java do OSX ou então, por semelhança, a Microsoft também baniu o Java do Windows visto que o Java não é instalado juntamente com o SO e a Microsoft não tem a seu cargo o desenvolvimento do runtime para o windows.

  6. Ricardo Leal says:

    a apple apenas vai acabar com esta maneira de termos o JAVA

    http://www.java.com/en/download/apple_manual.jsp?locale=en&host=www.java.com

    no meu ponto de vista ainda fica com melhor suporte.

    • a Friend® says:

      Exactamente. Não fazia sentido a Apple estar a fazer esse trabalho quando o Java é da Oracle, não da Apple.

      Andava-mos com atrasos desnecessários no Java à pala disso, porque pela Apple dar o suporte, a Oracle não se preocupava muito, daí a boca do S.Jobs:

      “..Apple não irá ter a preocupação de actualizar essa tecnologia, devendo ser a Oracle a aperfeiçoar e fazer evoluir Java para Mac, é nisso que eles são bons e que se não o fizerem a Apple deixa para trás essa tecnologia.”

      Nem mais, sempre ouvi dizer: “Quem não nos acompanha só nos atrasa.”

  7. Acácio Bernardo says:

    Acho que deviam corrigir o titulo deste post bem como o texto.
    Não fazia ideia do pplware como um site que apoia este tipo de noticias sensacionalistas e falsas que só servem para lançar as pessoas em discussões não fundamentadas e erróneas.

    • Concordo. O título é completamente falso! E a notícia deturpada.

      • Vítor M. says:

        Não concordo. Titulo certíssimo e notícia complemente recheada de detalhes que são actualizados e verídicos.

        Foi e é a minha interpretação.. diz-me a tua então.

      • aver says:

        Por acaso pesquisei no Google por “Apple Java” e, com base nos mesmos factos, em muitos sites há posts com títulos iguais ou parecidos.
        Facto 1 – A Apple diz que não desenvolve mais a sua versāo do Java e que pasa a ser a Oracle a responsável pelo desencolvimento do Java para Mac OS.
        Facto 2 – A Oracle ainda nāo respondeu.
        Quando a Oracle disser “Está bem, nós tratamos disso” o título é falso. Enquanto isso nāo acontecer o título é bastante provável, especialmente quanto a banir app da App Store feitas usando Mac OS (com Java desactualizado).

        • Vítor M. says:

          Ora aí está… obrigado pela correcta interpretação do post.

        • Ppietra says:

          Não concordo, porque em lado nenhum foi anunciado que a Apple vai deixar de fornecer o Java, ele continua lá. Pode ser que essa seja a consequência na próxima versão, mas enquanto não for anunciado que deixa de haver qualquer versão Java no Mac não estou a ver como e que se diz banir, palavra que implica impossibilidade de se ter algo.
          O que se poderia interpretar é que a Apple não quer gente interessada no Java.

          • a Friend® says:

            E não só, a Apple não quer perder tempo com uma tecnologia que não lhes pertence. Porque razão iriam continuar a dar o suporte se a Oracle o faz e bem para Linux e Windows?

            É uma posição, a meu ver, certa. E depois não é só isso, se eles não querem Apps na AppStore baseadas em Java dada a lentidão e suporte de terceiros, seria contraditório suportar uma linguagem nativamente, que depois não a queriam na AppStore.

            A AppStore foi a principal razão da Apple tomar este posição. E a meu ver fez bem. Do pessoal que programa em Java achou correctissima a posição da Apple, porque segundo eles, o suporte não era o mesmo e por vezes eram forçados a fazer certos “workarounds” para ter o Java ao mesmo patamar de actualizações que o Windows e Linux.

    • Vítor M. says:

      Acácio Bernardo lê e deixa de fazer esses juízos de valor… não passaste do titulo e deverias ter lido tudo.

      A verdade está no post, lê… não sabia que não sabias ler. Com isso levas pessoas, como podemos já ver em baixo o Ganha dinheiro na net, a comentar uma situação que provocaste erroneamente.

      A verdade está no post. Eu ajudo-te:

      A Apple baniu da App Store para Mac o runtimer Java obsoleto.

      A Apple baniu da instalação do Mac OS X Lion o runtime Java, quem o quiser que o instale.

      Depois, como diz no texto: Foi ainda comunicado por Jobs que a Apple não irá ter a preocupação de actualizar essa tecnologia, devendo ser a Oracle a aperfeiçoar e fazer evoluir Java para Mac, é nisso que eles são bons e que se não o fizerem a Apple deixa para trás essa tecnologia.

      Se lesses não dizias asneiras.

  8. Ppietra says:

    Acho que o primeiro parágrafo em nada coincide com o que está na notícia!
    O Java continua lá! Ao contrário do Flash.
    Mas temos que ser honestos nenhum dos anúncios diz os verdadeiros motivos. Existem outras tecnologias que a Apple tb inclui, como o Rubi e o Perl, nas quais não vai “mexer”… aliás essas são muitas vezes substituidas pelos utilizadores por outras versões.
    É esperar que realmente tenham um acordo com a Oracle, mas não deixa de ser caricato que façam o anúncio antes de ter algo para substituir.
    A imagem que passa é que não querem beneficiar essas tecnologias! E até pode ter muita lógica na estratégia e ser benéfico. MAs a Apple tem levado tanto na cabeça por fechar as portas a algumas tecnologias que isto só vem piorar a ideia das pessoas.

    • Miguel says:

      Concordo com o Ppieta.

      Algunas pessoas que aqui comentam são defensores da Apple e arranjam sempre desculpas para todas as decisões que a Apple faz, sendo as mesmas boas ou más.

      • Ppietra says:

        Aqui o meu problema é com a falta de tacto. As pessoas continuam a poder fazer o que quiserem e podem instalar o que quiserem, nisso acaba por não ser diferente das outras plataformas. O efeito em si é a mensagem que transmitem, que na minha opinião e desnecessária e provocatoria, e lança demasiadas duvidas sobre o que irão fazer no futuro.

        • Vítor M. says:

          Pois eu entendo, e foi com essa intenção que produzi o texto, que a Apple apenas pretende passar a responsabilidade do desenvolvimento dessa tecnologia para a legitima detentora da mesma.

          Entendo que ao ter esta atitude, já terá pretendido isso mas sem sucesso e agora com esta atitude “obriga” a Oracle, como a Sun fez com a Microsoft, a tomar conta quem tem de o fazer. É uma questão de custos, é uma questão de responsabilidade e é, acima de tudo, uma questão de operacionalidade.

    • Vítor M. says:

      Mentira. Flash continua lá. No MAC OS X tens flash.

      • a Friend® says:

        O Flash no Macbook Air, por ex, foi excluida a pré-instalação, para obrigar os clientes a irem instalar sempre a versão mais recente, ou seja.. evitar aqueles problemas de vir pré-instalado e não actualizado e assim ficar depois não ter o melhor suporte, performance e claro, segurança.

        • Vítor M. says:

          Exacto, o mesmo que aconteceu agora com o runtime Java.

        • RickyA says:

          a Friend, desculpa esta minha pergunta de ignorante… mas se a Oracle deixar de dar suporte ao software MAC, deixarás por exemplo de poder entregar a tua declaração de IRS online???

          • Vítor M. says:

            Olha que é uma pergunta pertinente.

            Não deixará se usar o Snow Leopard, mas se ele fizer o upgrade para o Lion… terá de recorrer a uma solução de recurso… mas a questão é por aí sim!

          • RickyA says:

            … como diria a minha avó “a ver vamos” … mas pintura parece um pouco borrada…

          • a Friend® says:

            Não, porque repara a própria Apple tem um port do Java… mesmo que a Oracle não estivesse disposta a fazer algo, alguem faria.

            Se eles suportam Linux e tem menos market que o Mac, penso que em breve teremos boas novidades. Até o próximo verão muita coisa rola (que é quando sai o Lion). Esta acção da Apple e aviso foi já atempadamente para preparar a Oracle para pôr mais à obra, chega o verão estão ambos prontos. 😉

          • Vítor M. says:

            a Friend ora aí está. Esta posição da Apple vem um pouco com essa intenção.. “mesmo que a Oracle não estivesse disposta a fazer algo, alguem faria.” Pos claro, mas como no Windows é a Oracle que se preocupa com isso, a Apple quer fazer o mesmo para Mac.

            Vai dizer quais os requisitos e deixar ao cargo do utilizador a responsabilidade da instalação e ao desenvolvedor a responsabilidade da actualização 😉

      • Ppietra says:

        Não é mentira nenhuma a Apple já anunciou publicamente que a partir de agora todos os computadores que saiam da fabrica vêm sem flash, mas o Java continua lá. E só para rematar a Apple nunca disse que deixaria de fornecer o java com o sistema.

  9. Sergio says:

    Pela titulo e pelos posts do Victor M, creio que acredita que é uma outra forma de encapotar o banir. Que não será um corte rápido como no Flash, mas um corte progressivo até que ao fim de uns tempos (provavelmente anos) estará em desuso e acaba por desaparecer. É esta a tua convição, não é Victor?
    As aplicações feitas em java, muito provavelmente não conseguirão passar nos parametros da app store, acabando para ser relegadas para o mercado tradicional. Acontece com conhecendo os utilizadores da Apple, muito provavelmente ignorão as apps fora da Apple Store (pelo menos a sua esmagadora maioria)
    Não ponho de parte essa versão, mas custa-me a crer. Mas admito que possa ser isso

    • Vítor M. says:

      O texto está explicito. A Apple baniu a versão que sustentava de Java, do seu novo sistema operativo e da Apple Store. Passou para as mãos da Oracle essa preocupação.

      O impacto não será como o que foi com a Adobe, pelo facto do Flash ser uma tecnologia proprietária e Java não.

      Se a Oracle não estiver dispostas a aceitar as normas de desenvolvimento do java, impostas pela Apple… então o caminho será o mesmo que foi visto com o Flash para outros segmentos Apple.

      As pessoas têm de ler tudo até ao ponto final. Alguns não passam do título, depois com questões de semântica enganam-se e tentam enganar os outros 😉

      Na verdade o que está no texto é mesmo isso, como dizes, mas acrescento que não é uma questão só de convicção, são factos já avançados e documentados.

      A minha convicção é que a Oracle irá desenvolver em parceria com a Apple um runtime decente e dentro dos padrões.

    • Liteira de Spam says:

      Com a quota de mercado da Apple, era preciso ter um grande ego para achar que a exclusão do Java iria matar esta tecnologia ou ter um impacto significativo.

      E para esclarecer a diferença entre banir e não suportar o desenvolvimento:

      – O flash foi banido do iOS. Mesmo que queiramos, não é possível instalar o flash ou correr aplicações em flash.

      – O java vai, supostamente, deixar de estar instalado de origem nas máquinas da Apple, mas não deixa de ser possível instalá-lo e de correr aplicações feitas em Java.

      O título do artigo não reflete a posição da apple.

  10. Carlos Almeida says:

    entao pelo que percebi a apple quer banir Java para que os programadores nao possam usar os seus macs para programar aplicaçoes para outras empresas?

  11. DCA says:

    Que título tão sensacionalista…já parece a imprensa habitual do nosso Portugal!

    • Vítor M. says:

      Isso não passa da tua imaginação. É, como já estive a ver, é o mesmo sentido existente nos maiores sites da especialidade.

      Por isso usares esse credo que Portugal tem isto ou tem aquilo é ridículo e mostra uma falta de capacidade de argumentação não trazendo nada inteligivel para a discussão.

      • Ppietra says:

        Quando quase todos dizem que o título nada tem a ver com o conteúdo, acho que é melhor repensar um bocadito essa posição. Em lado algum se interpreta que a Apple quer banir o Java. Não lhe dar relevância é muito diferente de banir.

        • António says:

          Tal como Uma senhora dizia, “o meu filho é o único que está a marchar bem…”

        • Vítor M. says:

          Pois, alguns dizem mesmo que a Apple quer matar o Java!!!

          Ppietra, para não estares a dizer coisas nem nexo, lê aqui sff:

          Agora olha o que diz Stephen Shankland acerca do assunto:

          First Flash, now Java?… ver aqui

          Oficialmente, tens aqui o comunicado, onde diz “As of the release of Java for Mac OS X 10.6 Update 3, the Java runtime ported by Apple and that ships with Mac OS X is deprecated. Developers should not rely on the Apple-supplied Java runtime being present in future versions of Mac OS X”

          Depois aqui podes ler: “3.3.1 Applications may only use public APIs and frameworks included in the default installation of Mac OS X or as bundled with Xcode as provided by Apple, deprecated technologies (such as Java) may not be used.”

          Documenta-te antes de falares. É que depois aparecem os “Antónios” (sem ofensa claro ao António) que batem palmas e nem sabem porquê, mas como outros também estão a bater…

          Sugiro-te que leias o que diz aí, interpreta e não te incomodes por serem muitos ou poucos a dizerem o mesmo, por norma alguns nem leram o que se escreveu, suporta-te nos factos, não nos aplausos da bancada.

          • Liteira de Spam says:

            O que diz é que os developers não devem assumir que vai haver um jre disponibilizado pela Apple. Isso não é o mesmo que dizer que a Apple não permite que seja instalado UM jre no OSX.

            Quanto à Mac App Store, a Apple está a excluir do seu ponto de venda aplicações que eles não “certificam” como de boa qualidade. Um dos critérios da Apple para definir qualidade é as aplicações serem nativas para o SO.

      • DCA says:

        Falta de capacidade de argumentação? Não meu caro, só não gosto de estar sempre a ler a mesma coisa e por isto não vou presentear os visitantes a ler mais um post a apontar os defeitos, como a maioria já apontou.

        Portanto, se achas que és o deus da razão e se achas que o público tem falta de capacidades mais valia fechar a secção de comentários e assim impedir opiniões. Sim porque o meu comentário foi opinião, concordas ou não concordas, partir para essa tua abordagem é que sinceramente…dispensável dado o contexto em que se insere a minha opinião, juntas com as demais.

    • David says:

      LOLOLOL Concordo.

  12. Tiago Fernandes says:

    banir o java é acabar com metade das aplicações lol

    • Pedro Gomes says:

      Por amor de Deus, se isto é banir então também a Microsoft baniu o Java e o flash do Windows. Que eu saiba eles não vêm instalados ou vêm?? Para além que o jdk do Windows já foi suportado pela Microsoft, e a Sun acabou por tomar conta da distribuição. (Embora aqui foi a Sun que retirou os direitos por a Microsoft se armar em esperta…)

      O que o senhor Jobs quer já toda a gente sabe, mas dai até o Java desaparecer do OS X vai muita coisa.

    • Ppietra says:

      O Java continua lá. Somente deixa de investir na introdução das novidades. São poucas as aplicações em Java que interessam à generalidade das pessoas, é exagerada a ideia que fazes passar.

  13. Filipe Moreira says:

    Pois, o titulo não está muito “sugestivo”…

    Pelo que se lê na noticia, a Apple não vai é preparar o Java para os seus sistemas, mas sim deixar a Oracle faze-lo…

    “Foi ainda comunicado por Jobs que a Apple não irá ter a preocupação de actualizar essa tecnologia, devendo ser a Oracle a aperfeiçoar e fazer evoluir Java para Mac, é nisso que eles são bons (…)”

    Banir seria se a Apple não deixasse o MAC correr Java, isso sim… Tirar o flash é uma coisa, tirar o Java seria outra muito muito pior, principalmente para os programadores…

    • Vítor M. says:

      Sim… será a Oracle… será. Estamos convictos disso, mas neste momento não temos ainda uma resposta da Oracle.

      Mas sim, não creio que a Oracle não crie uma versão para Mac. Agora, a versão actual… foi banida… finito 😉

      “Banir seria se a Apple não deixasse o MAC correr Java, isso sim… Tirar o flash é uma coisa, tirar o Java seria outra muito muito pior, principalmente para os programadores!

      Mas quem disse que a Apple quer tirar o flash? O que a Apple quer é que a Adobe aperfeiçoe uma versão de flash capaz de responder às exigências da Apple, tanto é que a Apple não bloqueou no Mac OS X o plugin de flash, ele funciona e a Adobe desenvolve uma versão para Mac OS X.

      O que a Apple fez foi banir e bloquear flash nos seus dispositivos mobile.

      Neste caso baniu do pacote de instalação do Mac OS X Lion a versão existente de Java para Mac e proibiu a utilização do mesmo para desenvolver aplicações para a App Store Mac.

      • Ppietra says:

        Correção a apple ainda não disse nada sobre o Java no lion. É sempre possível que apareça, embora não seja provável.

        • Vítor M. says:

          “As of the release of Java for Mac OS X 10.6 Update 3, the version of Java that is ported by Apple, and that ships with Mac OS X, is deprecated,” the notes read.

          “This means that the Apple-produced runtime will not be maintained at the same level,” the note continued, “and may be removed from future versions of Mac OS X. (…)”

          Portanto, aquando do lançamento do Mac OS X Lion este (o runtime java) será removido.

          • Ppietra says:

            “may be removed” traduz-se com “poderá ser removido”… não é uma certeza!

            É como eu disse pode aparecer, embora não seja provável!! Eu deixo isso claro, ao passo que dizes com certeza absoluta que não irá aparecer.

          • Liteira de Spam says:

            may be = poderá ser

      • a Friend® says:

        Então mas foi o que disse mais acima. Baniu a utilização na AppStore apenas. Não baniu o uso no MacOSX.

        Deixou foi de suportar, ou melhor, fazer o port por eles mesmo, sugerindo à Oracle que o fizesse, como faz para os outros sistemas.

        Como foi dito e bem, banir (no caso do MacOSX) seria mesmo proibir (fosse de que forma fosse) o uso do Java, mesmo que a Oracle tivesse disposta a fazer e confirmasse já isso.

        Estilo: Escusam de fazer porque o Java não entra no MacOsX, seja de que forma for…… Técnicamente isso sim seria BANIR… e .. tecnicamente seria tarefa dificil… 😀

        • Vítor M. says:

          Não, isso era bloquear. Banir é retirar o que já lá entrou (expulsar), é diferente.

          • Ppietra says:

            Então se banir é expulsar (o que é correcto), explica como é que a Apple vai expulsar o Java do Mac se:
            – continua a ser instalado e a sofrer os pequenos updates de segurança e afins da Apple
            – se a Apple não diz que vai deixar de haver Java nas próximas versões (apenas levanta essa possibilidade – imagino que depende do que acontecer no futuro)
            – se pretende que a Oracle passe a fazer o trabalho com o Java
            – se continua a ser possível usar o Java da mesma maneira e não vai fazer nada para impedir isso

            Aliás, como foi muito bem apontado por alguns, o Java é muito importante a nível empresarial… certamente que a Apple não iria impedir Java no Mac, e perder a possibilidade de continuar a crescer nesse mercado!

          • Vítor M. says:

            Ppietra, vou voltar a repetir. O que foi banido da App Store Mac (da recente criada app store) foi a versão actual… não existe outra.

            Foi igualmente dito que não irá a Apple avançar com este runtime na próxima versão do Mac OS X Lion.

            Foi banido nesses cenários… tudo o resto é interpretação livre.

            “Aliás, como foi muito bem apontado por alguns, o Java é muito importante a nível empresarial… certamente que a Apple não iria impedir Java no Mac, e perder a possibilidade de continuar a crescer nesse mercado!”

            Depende, também Flash o era ou não?

            Não compares. Depois o futuro… a Deus pertence e o se’s… agora não passam de se’s 😉

          • Ppietra says:

            Eu volto a repetir, andas a interpretar mal o que foi dito pela Apple.
            Como referes mais acima:
            “and may be removed from future versions of Mac OS X. (…)”;
            “may be removed” traduz-se com “poderá ser removido”… não é uma certeza!
            Já para não dizer que eles podem muito bem fornecer uma versão feita pela Oracle!!
            Enquanto não disserem algo em concreto sobre isto, o que tu dizes não passa de especulação.

            Se querias referir a AppStore dizias que foi banido, pois é um facto consumado e anunciado!
            Nunca dirias “quer banir”!
            Isso implica uma intenção, e não um acto realizado. Ainda para mais dito duma forma tão vaga!!!

            Não compares a realidade empresarial com o Flash no iPhone!
            As coisas movem-se muito mais lentamente nas empresas… o investimento nas aplicações Java não é atirado pela janela, e será para continuar porque muito software empresarial está a apostar no Java!!
            Se recorrerem ao Java na sua produtividade, podes ter a certeza que um computador normal que não pode ter Java não é comprado.
            Não é a mesma coisa que adquirirem um telemóvel ou um iPad, que trazem vantagens e não pretendem fazer tudo que um computador faz – por enquanto pelo menos!

          • Vítor M. says:

            Qual versão da Oracle?

            Ela existe?

            Não sou eu que estou a interpretar mal.. és tu. Eu digo que eles baniram a única versão existente, tu dizes que eles podem incluir uma versão que nem existe.

            Bahhh

          • Ppietra says:

            Pronto, acho que não nos vamos entender nisto e é melhor acordar em discordar!
            A tradução do inglês em nenhum lado dá a certeza de ausência do Java no futuro – e eu não estou a dizer que esse até não pode ser o resultado final, até é provável.
            Mas enquanto não houver um responsável que afirme preto no branco que deixa de haver, falar em banir não passa de especulação exagerada, dada a realidade.

          • Ppietra says:

            Ah! E só para recordar um pequenino facto para as pessoas verem que a Oracle pode muito bem continuar com o Java no Mac!!
            Larry Ellison, CEO da Oracle é um grande amigo de Steve Jobs, tendo já pertencido à direcção da Apple há uns anos atrás.
            Pode parecer estranho, mas tem a sua influência, não vai ser por falta de boa vontade que isto não acontece.

          • Vítor M. says:

            Ppietra não digo o contrário, é muito provável que a Oracle dentro de dias apresente uma versão do runtime Java para Mac, mas o que Steve disse está dito e só não entende quem não quer.

            Não entro, como foi dito no The Register que a Apple quer matar o Java… nem pensar!!! São estratégias.

  14. Miguel Cabral says:

    O titulo diz que a Apple quer banir o java, não diz que baniu.
    Uma vez que a apple deixa de suportar o java e rejeita as aplicações em java para a apple store, é uma tentativa de banir a tecnologia. Tão simples quanto isto. Agora se querem justificar uma acção da apple com um título que não compreendem…boa sorte…

    • Ppietra says:

      Estás a confundir a politica da AppStore com a aceitação ou não no Mac!
      Por essa ordem de ideias tb se poderia dizer que a Apple quer banir o Office, o Photoshop, etc!
      É óbvio que a atitude transmite a mensagem de que o Java não é apoiado, mesmo que nem fosse essa a intenção! Mas isso de modo algum tem o mesmo significado que banir.
      O suporte continua, eles próprios o dizem, contudo, passa a batata quente para outros para introduzirem as novidades do Java! Claro que não é de todo amigável, sem dizer preto no branco que tem um acordo para continuar a existir Java através da Oracle.
      Quando anunciarem que deixa de haver Java no Mac, então sim, o Java é banido.

      • Vítor M. says:

        Xiii tu estás mesmo confuso.

        Completamente desorientado, estamos a falar numa decisão sobre uma tecnologia obsoleta, desenvolvida pela Apple e tu já metes Photoshop e afins…

        Óh! Over and Out!

        • Ppietra says:

          Dou-te o mesmo recado que pareces gostar de dar a toda a gente! Lê tudo como deve ser incluindo o comentario ao qual respondo! Não leias na diagonal…

          • Vítor M. says:

            Miguel Cabral:

            O titulo diz que a Apple quer banir o java, não diz que baniu. (…)

            Ppietra:

            Estás a confundir a politica da AppStore com a aceitação ou não no Mac!
            Por essa ordem de ideias tb se poderia dizer que a Apple quer banir o Office, o Photoshop, etc! (…)

            Isto começando por cima, já que ele começa com uma questão pertinente ao qual ou não respondes ou esquivas-te da resposta com um cenário de distracção 😉

          • Ppietra says:

            Já não me interessa ter que fazer desenhos a explicar o óbvio! Acho que muitos aqui ficaram um bocadinho fartos do teu jogo com as palavras…
            Deixo-te um enxerto:
            O “runtime produzido pela Apple não será mantido no mesmo nível, podendo mesmo ser removido já na próxima versão”
            Como diz e muito bem, a remoção é uma possibilidade mas não uma certeza!
            Quem é que escreveu isto!??
            Tá no teu texto original.
            Obviamente vais dizer que isto quer dizer que vai desaparecer, mas pronto…
            não nos chateemos com estas coisas, estás a fazer o teu trabalho

  15. aver says:

    Voltando ao título “Apple quer banir Java”. Acho que o termo banir (expulsar, proibir) não está a ser bem aceite, quando relacionado com o Flash que de facto foi banido do iOS da Apple.

    Mas o que lá está escrito é “quer banir” (tem intenção/vontade de banir) e não que vai banir imediatamente. A quantidade de posts que dizem o mesmo … como este: “Se o Steve Jobs está a matar o Java no Mac, como parece” (penúltimo parágrafo deste post http://www.theregister.co.uk/2010/10/22/jobs_on_java_for_mac/ )

    P.S. Não é verdade que seja só a Apple que estava a desenvolver a sua própria versão do Java. A IBM e outros também o fazem. Por isso, enquanto a Oracle não garantir que assegura o desenvolvimento do Java para Mac OS a situação é preocupante para os que usam, em computadores Apple, kits de Java para o desenvolvimento de aplicações, incluindo para Android, como aí diz o The Regiter.

  16. João Dias says:

    Li para aí uma coisas, mas acabei por não perceber, afinal de contas, quais são as vulnerabilidades do Java que referem aí em cima.

  17. Gabriel says:

    1) Não alimentem os trolls.

    2) http://macmagazine.com.br/2010/10/22/apple-encerra-desenvolvimento-de-maquina-virtual-java-integrada-ao-mac-os-x/
    (PT-BR)

    “Conforme foi notado pelo AppleInsider, o fim de um ambiente de execução Java controlado pela Apple não sugere que ela deixará de tomar parte no progresso dessa tecnologia no Mac OS X, embora nós tenhamos que aguardar por uma posição da Oracle sobre o que será definido de fato na “passagem da bandeira”. A mantenedora da plataforma deverá usar o mesmo utilitário padrão do Mac OS X para lidar com autorizações de execução de aplicativos em um formato mais adequado para instalação de máquinas virtuais de terceiros.”

  18. António says:

    Tal como o flash o java tb foi banido do iOS e desde o inicio e ninguém se queixou.

    Agora a grande questão é que os programadores em !Portugal estão cada vez mais a usar Macs para programar e aproveitam o tempo livre para fazer umas apps em objective-C, mas são as outras linguagens, mais precisamente o java que lhes põe o comer na mesa e lhes paga as contas. Não podendo ganhar dinheiro num OSX, vão escolher outros tipo Linux e como não há XCode para Linux, o numero de Apps pode começar a reduzir…

    Aqui vão umas boas leituras

    http://nighthacks.com/roller/jag/entry/steve_jobs_comments_on_apple
    http://www.grailbox.com/2010/10/from-one-steve-to-another-its-about-the-developers/
    http://www.mindbug.org/2010/10/java-for-mac-not-oracles-business.html
    http://milesparker.blogspot.com/2010/10/venal-empire-apple-locks-eclipse-out-of.html
    http://www.dzone.com/links/r/dear_oracle_get_a_clue.html
    http://javageek.org/2010/10/22/good_news_apple_deprecated_java.html

    • RaCcOn says:

      Muito o pessoal tem o vicio de confundir as coisas…
      No iOS java e flash foram “banidos” pois faziam por várias razões tais como a performance e a questão da bateria durar menos tempo.
      Para além disso, foi apenas possibilitado que as aplicações fossem instaladas através a AppleStore visto que assim poderiam garantir que o equipamento funcionaria em pleno para além de obrigar a que todos os programadores tivessem o máximo cuidado optimizando o seu código com a penalisação de caso isso não fosse feito veriam as suas App a serem rejeitadas.
      Já que como todos nós sabemos, ou pelo menos a maioria dos que por cá andam deveriam de saber, 90% dos problemas deste tipo de equipamentos prende-se com software…

      No caso de MacOS, ninguém proíbe de fazer absolutamente anda, de instalar seja o que for…aliás até Windows se pode instalar sem qualquer tipo de problema.
      A única coisa é que deixaram de trazer Java e Flash pré-instalado, passando assim a responsabilidade do desenvolvimento do runtime para as empresas detentoras do software…

      Tudo bem que o tópico sendo lido na diagonal não retrata uma realidade, no entanto tem de vir sempre logo o pessoal para falar mal…

    • Vítor M. says:

      António é óbvio que nesta altura a Apple quer usar o seu poder de influência para “obrigar” a Oracle a produzir uma versão devidamente segura e optimizada para Mac.

      Steve Jobs, para forçar a Oracle a fazê-lo” tomou as devidas acções que estão vistas e assinaladas no post que fizemos e nos que apresentaste. Não deixa de ser uma posição de força.

      • Liteira de Spam says:

        http://www.appleinsider.com/articles/10/10/21/apple_deprecates_its_release_of_java_for_mac_os_x.html

        Apple deprecates its release of Java for Mac OS X

        By Daniel Eran Dilger
        Published: 03:00 PM EST

        Apple’s latest release of Java SE 6 for Mac OS X marks the end of the company’s efforts to maintain Java releases for the Mac platform itself.

        Yesterday, the company released “Java for Mac OS X 10.6 Update 3,” which brought Apple’s bundled support for Java SE 6 in Snow Leopard up to version 1.6.0_22, and “Java for Mac OS X 10.5 Update 8,” which similarly updated Leopard.

        However, the company now notes that “as of the release of Java for Mac OS X 10.6 Update 3, the version of Java that is ported by Apple, and that ships with Mac OS X, is deprecated.

        “This means that the Apple-produced runtime will not be maintained at the same level, and may be removed from future versions of Mac OS X. The Java runtime shipping in Mac OS X 10.6 Snow Leopard, and Mac OS X 10.5 Leopard, will continue to be supported and maintained through the standard support cycles of those products.”

        Jettisoning Java

        Apple has also reorganized how Java runtime homes are installed on Mac OS X, apparently in an effort to facilitate third party releases of the Java virtual machine. This would enable Oracle (which recently acquired Sun) to release Java for the Mac itself, rather than waiting for Apple do maintain its own Java release for Mac users.

        Apple’s bundled Java Preferences app (below) enables multiple Java releases to be installed at once, from different vendors, and allows the user to prioritize which will be used.

        Apple’s releases of Java for the Mac have long dragged behind the official, latest builds produced by Sun. However, Sun’s Java was once a critical priority for Apple as it worked to launch Mac OS X and draw interest from Java developers in bringing their code to the Mac platform.

        Since the late 90s however, Java as a platform for creating desktop software has failed to take off, leaving it largely relegated to serve as a server side platform in web application servers and custom enterprise development.

        As Java receded from its expected role in providing a cross platform “write once, run anywhere” environment, Apple has increasingly focused its attentions on Cocoa on the Mac desktop, and subsequently Cocoa Touch for mobile devices.

        No Java on iOS

        In fact, because there’s so much overlap between Java and Cocoa, Apple took the rather bold step of leaving Java off the iPhone entirely upon its launch in 2007, a step that made the iOS’ Cocoa Touch the only way to deliver native apps. While chief executive Steve Jobs initially said Adobe Flash was a “maybe” on the iPhone, he was clear that Java was getting a “no” from Apple on the iPhone from the start.

        Putting Java on the iPhone would have doubled its system software runtimes while only encouraging existing mobile developers to bring their weak Java Micro Edition apps to the iPhone. As things worked out, Apple’s focus on Cocoa Touch resulted in a unified library of hundreds of thousands of apps that don’t require a separate Java runtime and all the work that would be involved in maintaining both Cocoa Touch and a port of Sun’s Java ME.

        In contrast, RIM’s Blackberry OS and Google’s Android are both Java-based platforms; RIM hosts a licensed Java Virtual Machine while Google opted to create a Java-like environment that did not license its technology from Sun. That has since resulted in a lawsuit from Oracle, which claims Google’s Android software infringes on its Java-related patents acquired from Sun.

        Being exclusively Cocoa Touch, Apple’s iOS devices benefit from having a single development environment and runtime in that the company isn’t tasked with maintaining parallel versions of code that do the same thing just to support different platforms. Apple has also focused its efforts into building something the company owns, rather than benefitting the ecosystem of the third party Java platform.

        Java on the Mac

        A decade ago, Apple took the lead in bringing Java to the Mac out of fear that its unique platform would grow obsolete were it to fail to hop on the Java bandwagon. Sun continued to maintain Java VM releases for other platforms, while Microsoft actually took Java and turned it into a way to write Windows applications, splintering Sun’s original intent of Java.

        At this point however, Apple is not desperate for the attentions of developers. Its Mac platform now has greater than 20 percent market share among US retail PC purchases, it has hundreds of thousands of developers, and its core platform is being buoyed up by a massive influx of new iPhone and iPad developers on the iOS end.

        With the announcement of its Mac App Store, Apple is making it clear that, while development of various platforms can continue on the Mac, Apple’s focus will be on the modern Cocoa. And more importantly, the business model supporting easy to buy apps and instant downloads will benefit Apple’s own Cocoa platform exclusively.

        Apple’s submission guidelines specifically target Java and Rosetta (PowerPC legacy code) as being among the “deprecated or optionally installed technologies” that approved apps must avoid. While developers can continue to release Java apps for Mac, or use Macs to build server-side projects in Java, it won’t play any role in creating software for the Mac App Store.

        It remains to be see how important Oracle views the availability of Java on the Mac; while Apple isn’t immediately yanking its support for Java on the Mac entirely, it is committing fewer resources to maintain its own Java releases, likely with the hope or assurance that Oracle will step in and support the Mac as it does other platforms, just as Adobe maintains Flash for the Mac itself, and as Microsoft maintains Silverlight for the Mac on its own.

  19. alberto says:

    Em alguns anos as pessoas precisarão fazer “jailbreak” em seus macbooks para instalar as apps que quiserem. 🙂

    • Vítor M. says:

      Mas olha que esta coisa da Apple App Stote for Mac OS 😉 vai condicionar alguma pirataria e, como falaste e bem, obrigar a um tipo de jailbreak agora no Mac OS X hehehe é para isso que se caminha está visto.

      • a Friend® says:

        Como? Se a AppStore não vai impedir a instalação tradicional…

        Convém não misturarem o iOs com o MacOSX.. conceitos totalmente diferentes mesmo. A aproximação de ambos é apenas no que toca a interface, agora transformar o MacOsX num iOS a fundo isso não vai acontecer.

        Até porque, nem é preciso jailbreak caso tal acontecesse… o Mac dá para instalar outros sistemas operativos, se é que me faço entender 😉

        • alberto says:

          “Como? Se a AppStore não vai impedir a instalação tradicional…”

          Sim… Por enquanto. 😉 Acredito que está nos planos da Apple vetar a instalação de apps no OS X. Tudo isso para o bem do user, é claro. 🙂

          • a Friend® says:

            Claro que não… isso é pensar superficialmente no sistema.

            Para eles fazerem isso teriam que bloquear os downloads.. teriam que bloquear uma série de programas..envolvia uma mudança tão grande de toda a infrastrutura, ainda por mais num desktop que é muito usado por profissionais que enfim… é um assunto indiscutível. Não pensem sequer nisso.. a Store é apenas para facilitar a vida a muitos utilizadores e acima de tudo incentivar ainda mais programadores a vender e disponibilizar aplicações para Mac e estas serem de fácil acesso, sem ter que procurar no Google, porque para Windows há uma maior divulgação que para Mac e ainda existe muito o Mito que para Mac não há nada.. assim com uma store, tudo à mão, até vai incentivar muita gente a comprar e desmistificar aos que desconhecem verdadeiramente o MacOSX os milhares de aplicações iguais ou alternativas que existem. 😉

          • Ppietra says:

            Podes estar descansado que a Apple irá de tomar essas medidas…
            É bastante fácil de explicar porquê!!
            A Apple demonstrou muito bem com o iPhone que se conseguir mobilizar os programadores para a sua plataforma, consegue obter aplicações muito interessantes e utilizadores entusiasmados!
            O que é que os programadores, novos e velhos, precisam para fazer as suas aplicações!? Um Mac
            Se um programador não puder usar o seu computador como ferramenta multifuncional, onde faça tudo o que quer, ele desiste e passa para outra!!

          • Ppietra says:

            🙂 não irá tomar essas medidas!!!
            fugiu a boca para a verdade

          • a Friend® says:

            Melhor exemplo que este?

            iTunes. É uma Store de Mp3. O Mac faz download de mp3 pirata?

            Sim.. faz… via sites, torrents, e afins..

            Foi preciso “banir” os downloads ilegais pra vender que se farta?

            Aparentemente não. Ficou simplesmente a Store numero 1 de vendas de música Mp3, ultrapassando mesmo as vendes fisicas.

            Epa…é assim que querem fazer da Mac AppStore. Uma boa Store de confiança, produtos sempre “à mão”… fáceis de adquirir.. preços competitivos… coisas que apelem e incentivem a compra e não a pirataria, tal e qual como fizeram com o mp3.

            E desta vez sou eu que aposto os meus €0,02 😀

  20. Micael says:

    Digam me uma coisa o novo MacBook Air ainda permite a teclonogia da adobe o flash

  21. Armando Monteiro says:

    Hehehe…. esta noticia é daquelas que não tem nada que se lhe diga, mas como vem do mundo Apple é um marco!
    Enfim, o mundo java vai muito, mas muito alem das aplicações desktop (acredito que não é a melhor tecnologia para isso), mas não termina aí!
    Não será ao acaso usada pelo google no Android (mas parece que a Apple fica chateada pelos clientes usarem o seu S.O. para desenvolver produtos para outros S.O. – parvalheira)!
    Viva ao Linux!

    • Vítor M. says:

      Correctíssimo, alias Java é uma tecnologia cada vez mais usada. Não está em causa a continuação desta tecnologia no mundo Mac, apenas é uma pressão feita por Steve Jobs para passar o ónus da responsabilidade para as mãos da Oracle.

  22. Carlos says:

    Volta 24 horas…estás perdoado! LOL

    • Vítor M. says:

      Carlos, o teu contributo foi importante… realmente foi. Nota-se uma elevada cultura nesse teu comentário.

      São nestes pormenores que se percebe e distingue o trigo do joio. E levas um LOL como prova do fair play 😉

  23. L.Mata says:

    Tanta parvalhice de comentários que leio por aqui. Enfim.

    O que eu acho impressionante é que mesmo com notícias destas os fanboys da apple não destornam. O Steve é que é um génio. Ainda diziam que o Bill é que vendia a banha da cobra 🙂

  24. Eles sabem jogar com as empresas!

  25. Ppietra says:

    “Oracle and Apple announce OpenJDK Project for Java on Mac OS X”
    A Apple continuará a fornecer o seu Java6 no próximo sistema operativo, e irá ajudar a Oracle com a versão 7 no Mac!
    Será que agora reconhecem que andavam a interpretar mal o que era dito, e assumir coisas antes de terem factos para provar!??

    http://www.appleinsider.com/articles/10/11/12/oracle_and_apple_announce_openjdk_for_java_on_mac_os_x.html

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.