Apple: inicia esta semana o fim das apps de 32 bits no macOS
A Apple decidiu, há algum tempo, terminar o suporte para aplicações de 32 bits nos seus sistemas operativos. Se no caso do iOS este processo já decorreu e estará já terminado, no macOS ainda está a dar os primeiros passos.
Com metas bem programadas e prazos bem definidos, inicia esta semana o fim do suporte para estas apps no macOS. É já a 31 de janeiro que as apps de 32 bits deixam de poder ser enviadas para a App Store. Mas há outras medidas em campo.
Com todos os seus equipamentos a suportarem já apps de 64 bits, é hora da Apple dar o passo de eliminar de vez as aplicações de 32 bits. Com vantagens óbvias, esta migração deverá ocorrer nos próximos meses.
Notificações nas apps de 32 bits no macOS
Na primeira dessas medidas, e que será tomada para criar consciência nos utilizadores, a Apple irá alertar sempre que uma app com dependências 32 bits for lançada. Esta chegará com o macOS 10.13.4, que começou agora a ser testado publicamente. A Apple apresentou esta medida nas notas de lançamento desta versão.
Para preparar uma futura versão do MacOS em que o software de 32 bits deixará de funcionar sem compromissos, começando no MacOS High Sierra 10.13.4, o utilizador será notificado no lançamento de uma aplicação que depende do software de 32 bits. O alerta aparecerá apenas uma vez por aplicação.
A ideia é mesmo alertar os utilizadores, preparando-os para a mudança e criando consciência para a necessidade de atualização destas apps. Estes alertas vão ser mostrados apenas uma vez por aplicação.
As medidas definidas para a App Store
O foco na App Store será também importante, uma vez que é por aí que os utilizadores têm acesso às novas aplicações e às atualizações das que atualmente usam. A primeira medida é tomada já no dia 31 de janeiro, com o fim das novas apps de 32 bits. A partir desse dia apenas apps com suporte para 64 bits vão poder ser enviadas para a App Store, conforme foi anunciado.
A partir de 31 de janeiro, as novas aplicações submetidas na Mac App Store devem suportar 64 bits e as atualizações das aplicações Mac e as aplicações existentes devem suportar 64 bits, a partir de junho de 2018. Se distribuir as suas aplicações fora da Mac App Store, recomendamos que distribua com binários 64 bits para garantir que os seus utilizadores as possam continuar a executar em futuras versões do macOS. Crie e envie as suas aplicações usando o Xcode 9.2.
Mais tarde, em junho deste ano, as apps atuais vão ter de ser convertidas para 64 bits, garantindo assim a conversão total da App Store para esta nova arquitetura.
O princípio da conversão das apps de 32 bits do macOS
Este artigo tem mais de um ano