PplWare Mobile

Apple explora parceria com a Google para adicionar funcionalidades Gemini nos iPhones

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. Hugo says:

    Mas depois a Apple não partilha dados com a Google nem Facebook nem nada. É segura e privada. Mas quer por no seu super privado sistema operativo uma IA da Google a saber tudo o que os utilizadores fazem e como fazem. Realmente assim se vê o quanto a Apple inova que nem para desenvolver uma IA tem habilidade. Mas isso não me surpreende vindo de uma empresa aque usa subrancelhas e 2024 quando há 8 anos atrás já tinham sido excluídas dos android, que só introduz ecrãs oled depois de 7 anos a trás já serem usados em androids, type c, windows manager no macos até hoje como é possível ainda ter de instalar magnet para a tarefa que mais se executa num pc, etc etc. Mas a maçã é que é boa…

  2. Aves says:

    A Apple tem feito pela vida na área da IA. Em 2023, comprou 32 start ups na área e foi a empresa tecnológica que mais comprou. Este ano foi conhecida a a compra da canadiana DarwinAI.
    Seja como for, a IA generativa com base em modelos LLM é que está na ordem do dia. Diz a Bloomberg que: “Desde início de 2023, a Apple vem testando o seu próprio modelo LLM com o nome de código Ajax. Alguns funcionários também têm experimentado um chatbot básico chamado Apple GPT. Mas a tecnologia da Apple continua a ser inferior a ferramentas da Google [Gemini] e outros concorrentes [ChatGPT (OpenAI) e Copilot (Microsoft] tornando uma parceria uma opção melhor”.
    Sim, faz sentido uma parceria Apple-Google na área da IA – com a Apple a pagar neste caso, semelhante à que existe no serviço de pesquisa pré-definido do Safari (Google Search) – com a Google a pagar. Está-se a falar de 2,2 mil milhões de equipamentos existentes com iOS instalado.
    Se houver parceria Apple-Google a Microsoft vai protestar … e vai haver mais investigações anti-monopólio.

  3. DFS says:

    Se tal acontecer, significa que a Apple está atrasada, é é uma pena, haverá menos opções e concorrência.

  4. Mestre Interespacial says:

    “Há uma pressão enorme sobre a Apple para alcançar os concorrentes no campo da IA, como OpenAI, Microsoft, Anthropic e até mesmo a Google.” Realmente, é de admirar como a Apple ficou tão para trás no campo da inteligência artificial. Microsoft e Google tão empenhadas neste assunto e a Apple a vê-las por um canudo ?? Acho estranho…

    • Aves says:

      A IA não é apenas a IA generativa (baseada em modelos LLM, em que cada empresa desenvolve os seus). Mas não há dúvida que ao nível da IA generativa, muito difícil de desenvolver e extremamente cara, a Apple ficou para trás (o que não é o mesmo que não ter feito nada).
      Mas não se está a falar da IA (e da IA generativa) em geral – o que a Apple pretende é a IA no smartphone, usando sobretudo a capacidade do hardware do iPhone e do sistema operativo (iOS, incluindo o Siri). Há muito caminho para andar.

  5. gFan says:

    Perdem na corrida dos carros eletricos, perdem na corrida do IA… enfim mas a apple é que é boa.

    • Aves says:

      Ao contrário da OpenAI, da Microsoft e da Google – a Apple não vende ferramentas e serviços de IA (incluindo IA generativa), a quem quiser comprar. Vende, ou melhor, vai vender equipamentos com IA (incluindo IA generativa). São dois planos distintos que convém não confundir.
      No final do ano, se se disser que a concorrência tem smartphones com melhor IA instalada no smartphone (a que acrescem recursos obtidos via internet) do que o iPhone – é que se pode começar a falar em perder a corrida da IA – nos smartphones.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.